Mangas mais vendidos de 2010

http://www.freewebs.com/arismeister/One_Piece_Title_9.png

Como todo ano a esta altura, a Oricon divulga os dados dos mangas mais vendidos do ano, tanto em séries, quanto em individualmente em volumes. O ano passado foi completamente dominado por One Piece, vendendo muito mais da concorrência, tanto num como noutro, apesar de a diferença se acentuar mais no ranking por série.

 

Este ano, não há surpresas, a não ser os números astronómicos da diferença do primeiro lugar para o segundo, em séries, e do top5 para o resto em volumes. O que eu não sei é por qual começar este ano a falar, tanto num ranking como no outro, as diferenças são monstruosas, mas que seja, começo por séries, que é mais pequeno.

 

http://sosotaku.files.wordpress.com/2010/08/kimi-ni-todoke-wide.jpg

Ranking por Séries:

Acho que não é surpresa para ninguém, mesmo para quem não é fã, para quem vai o primeiro lugar, One Piece, a surpresa é a diferença para o segundo, Naruto:

 

1One Piece                           32,343,809

2Naruto                                 7,409,068

3Kimi ni Todoke                     6,572,813

4Fairy Tail                              5,739,526

5Bleach                                  5,204,193

6Fullmetal Alchemist              5,165,052

7Gintama                               3,978,439

8Katekyo Hitman Reborn!      3,479,219

9Nurarihyon no Mago            3,269,379

10Nodame Cantabile             3,246,355

Link:Aqui

 

Tinha sido mencionado há uns 3 meses atrás que One Piece tinha vendido 20 milhões, quer dizer que em 3 meses vendeu 12 milhões. One Piece vendeu este ano mais do que qualquer manga equaciona vender durante toda a sua duração. Não me admirava que para o ano os números aumentem, sim é difícil, mas se só se contar com os volumes lançados este ano, One Piece teria vendido aproximadamente 13 milhões, com o Databook, o que quer dizer que praticamente 20 milhões foram dos volumes antigos, que continuam a vender. E pronto chega de falar de One Piece os números falam por si.

 

https://1.bp.blogspot.com/_90JL0RmwAIc/TNHzoIjP8uI/AAAAAAAAAT8/z6zmzp_h94g/s1600/naruto_shippuuden+++classico.jpg

Naruto ficou em segundo, não pensem que por ter ficado em segundo que vendeu mal, muito pelo contrário, qualquer manga queria vender isso e 7,5 milhões já é muitas vendas, One Piece é que já está noutro patamar, é como competir com Sazae-san em animes, impossível.

Agora as surpresas, Kimi ni Todoke, este foi o seu ano, o manga subiu consideravelmente nas vendas e se juntou ao grupo Nodaime Contable e

 

Naruto, naquele patamar, abaixo de One Piece e Full Metal Alchemist, mas isso já vem na próxima lista. Não me admirava nada que para o ano ocupasse a vaga de Full Metal Alchemist como o manga que vende melhor por volumes. Mais um aspecto, Kimi ni Todoke, só teve 3 volumes vendidos este ano, que se juntasse dava um pouco mais de 3 milhões ou seja 3 milhões das vendas são dos volumes anteriores.

 

Fairy Tail, cada vez mais a melhorar nos rankings, não vende tão bem por volumes, ficando abaixo dos seus rivais, mas mesmo assim vende sempre muito bem, juntando os actuais com os volumes antigos e com isso o seu quarto lugar.

 

http://www.watchanimesub.com/thumb/gintama-episode-99-english-subbed.jpg

Bleach cada vez a se afundar mais e foi por pouco que não perdeu para Full Metal Alchemist, mas o motivo é simples, Full Metal é um manga que vende bem quando os volumes são lançados, mas não vende tão bem os anteriores, como One Piece, Fairy Tail e Kimi ni Todoke.

 

Este ranking mostra bem quem é o quarto grande da Jump, em vendas totais, Gintama, apesar de em volumes a história ser diferente, seguido de perto por Reborn e depois por Nura Mago, que apesar de vender bem, não vai assim tão bem nos rankings, mas isso é outra história. Para finalizar o top10, Nodaime Contable, que só teve dois volumes lançados este ano e mesmo assim consegue estar no top10 é algo extraordinário.

 

 

http://requestview.files.wordpress.com/2008/10/largeanimepaperwallpapers_full-metal-alchemist_tama-neko_15483.jpg

Ranking por Volumes:

Agora algumas da coisas que falei acima irão fazer mais sentido, o ranking por volumes, One Piece lançou 5 volumes este ano, alguém quer tentar adivinhar o top5?

 

Por um questão de tempo, fica ai só o top10:

1One Piece #59                  2,593,580

2One Piece #57                  2,578,730

3One Piece #58                  2,557,356

4One Piece #60                  2,492,183

5One Piece #56                  2,480,124

6Fullmetal Alchemist #25    1,340,772

7Fullmetal Alchemist #24    1,298,292

8Nodame Cantabile #23     1,241,997

9Fullmetal Alchemist #26    1,214,468

10Naruto #49                     1,211,849

 

O resto podem encontrar nesses dois links, o ranking contém os 50 volumes mais vendidos.

Link Part1:Aqui

Link Part2:Aqui

 

Nem vou falar de One Piece, não é surpresa, afinal a cada volume One Piece batia recordes.

 

Full Metal Alchemist é completamente o segundo classificado, vale lembrar que Nodaime Contable só ganhou ao volume 56 de Full Metal, por causa, que esse volume foi lançado na semana passada e nem o ranking ainda foi lançado, mas está ai Full Metal Alchemist vendeu 1,2 milhões em uma semana, agora fico a pensar se Full Metal tivesse continuado não teria chegado à marca de 2 milhões, no futuro volume, afinal One Piece vendia isso há dois anos.

 

http://spacesheriff.files.wordpress.com/2010/05/nodamecantabile1.jpg

O volume 23 vendeu bastante, já o 24 não foi tão bom, nem de 1 milhão passou. Mesmo assim o manga vende bastante bem, para quem não é da Shueisha.

 

Depois vem Naruto e Kimi ni Todoke, a disputar os lugares seguintes, com uma leve vantagem para Naruto, mas como disse acima, provavelmente Kimi ni Todoke, para o ano só perde para One Piece, Kimi ni Todoke é considerado o novo Nana, manga que está em hiato, mas que antes de ir para hiato disputava lado a lado com One Piece. Já Naruto deverá manter as vendas ou até diminuir, depende de como Kishimoto irá fazer a guerra.

 

E esses 5 mangas, One Piece, Full Metal, Nodaime Contable, Naruto e Kimi ni Todoke, o ranking deste ano teve 17 volumes a passar a marca de 1 milhão, para não falar nos 5 a passarem a marca dos 2 milhões.

 

http://gugastavo.files.wordpress.com/2009/09/hxhmaincrew1.png

Hunter x Hunter está em hiato e é lançado um volume por ano, no máximo dois, mas mesmo assim quando e lançado um volume vende sempre bem, o volume 27 ficou pertíssimo de chegar à marca de 1 milhão. Uma pena o autor não levar o manga a sério, podia ser que hoje em dia One Piece tivesse concorrência.

 

Parece que os japoneses gostaram de Saint Young Men, uma sátira sobre como seria a vida na terra, nos dias actuais, de Jesus e Buda, li alguns capítulos e gostei, mas a maioria das piadas é sobre o Japão, então que não é japonês ao ler aquilo fica completamente à toa. Outro que vende bem como tudo é Neo Genesis Evangelion, este ainda consegue ser pior que Hunter x Hunter, mas os japoneses adoram robôs e principalmente Neo Genesis Evangelione isso se reflecte nas vendas.

 

http://www.animenet.com.br/wp-content/uploads/2008/08/bleach.jpg

Bleach, seis volumes lançados, que se reflectem nas 6 posições seguintes, de 22 até 27. Dá para ver por esses números como vai o manga, estava bem no inicio do ano, começou a perder um pouco, recuperou, mas o último volume lançado está muito abaixo da média de vendas, nos próximos anos isso ainda se irá reflectir mais e Tite Kubo falou que o manga teria mais 5 anos, então precisa trabalhar no futuro de Bleach, senão o caminho só será a cair.

 

E não é que Kuroshitsuji vende super bem, me perguntei há algum tempo quem vendia mais Kuroshitsuji ou Soul Eater, o que foi confirmado neste ranking, Kuroshitsuji será o sucessor de Full Metal Alchemist, apesar de precisar de muito para conseguir chegar ao mesmo nível e às grandes vendas de Full Metal Alchemist.

 

Agora a partir daqui vem as surpresas, apesar de Gintama vender muito bem, no seu total, como dá para ver no ranking acima, Gintama nem aparece no ranking. Reborn ocupa os melhores lugares depois dos mangas citados nos parágrafos anteriores.

 

http://media.animewallpapers.com/wallpapers/reborn/reborn_1_640.jpg?m=1286755699

Reborn teve vários volumes lançados este ano e que se espalham por o resto do ranking e dá para perceber que Reborn é outro em ritmo de descida, a cada volume vende menos. Detective Conan é outro em ritmo de descida, mas é normal, afinal manga com 70 volumes é difícil de manter no topo das vendas. Detective Conan ainda se pode dar ao luxo de dizer é que o manga com mais volumes a aparecer no ranking.

 

Thermae Romae é para falar a verdade o único manga daqui que não sei do que se trata, apesar de pelo título dar para perceber que é algo sobre história, mais precisamente de Roma, de qualquer maneira no seu primeiro volume vender mais de 500 mil cópias deve ser um manga que já era esperado o seu inicio e o autor deve ser bem famoso, apesar de não ser nada acerca nem do autor nem do manga.

 

D.Gray-Man também teve direito a aparecer, li o manga e não gostei, história bem confusa, de qualquer maneira parece ter os seus fãs e vende bem, provavelmente se tivesse continuado na Shounen Jump, em vez de passar para a Jump Square teria vendido mais e seria o quarto grande título da Shounen Jump.

 

O sexto volume relacionado a One Piece a aparecer na lista, desta vez até um Data Book consta entre os mais vendidos. Por falar em One Piece novamente, falo já do volume 55, que mesmo tendo sido lançado no ano passado ainda consta na lista. Ou seja em 50 volumes, 7 são de One Piece.

 

Vou deixar os mangas de Inoue para o fim, Real e Vagabond. Kuroshitsuji, afinal parece que também caiu nas vendas e eu que pensava que o manga está a vender muito bem, quando apareceu num ranking semanal, à um tempo atrás, afinal os volumes anteriores vendiam ainda mais. Yotsuba também tem o direito a aparecer, pelo que sei é um manga para crianças, lançado numa revista adulta, no intuito de que os pais comprem a revista, leiam os mangas que querem e deixem os filhos ler Yotsuba, pelo menos foi o que percebi e parece que é bem popular entre as crianças.

 

https://1.bp.blogspot.com/_9_5x1rOXSVo/TNQnfIBUpMI/AAAAAAAAAe0/_A3nZ2ilmL8/s1600/1243414035_1024x768_fairy-tail-wallpaper.jpg

Fairy Tail é a par de Gintama e pode-se considerar também Nura Mago, um dos mangas que vendem bem no seu total, mas por volumes ainda ficam a desejar. Fairy Tail vai crescendo aos poucos, só não sei é se conseguirá algum dia chegar nem que seja às vendas de Bleach, mas sendo que Fairy Tail cresce e Bleach cai, é provável.

 

Em último destaque antes de falar dos mangas de Inoue, está Ookiku Furikabutt, que para falar a verdade nunca ouvi falar, mas parece ser entre todos os vários de basebol no Japão o mais popular, repetindo o que digo sempre, Basebol é o desporto rei no Japão.

 

http://img390.imageshack.us/img390/6695/real9gchg2.jpg

Por fim os mangas de Takehito Inoue.

 

Quando terminei de ler Vagabond, até aos capítulos actuais, me perguntei qual seria o manga de Inoue mais popular, por este ranking a resposta é Real, um manga de basquetebol em cadeira de rodas. Já Vagabond vende bem, mas um pouco menos e entra com dois volumes no ranking, Vagabond é um manga que tem como maior atractivo a arte do autor, que se não é o melhor é um dos melhores, tenho que ler Berserk para ter a certeza de quem é o melhor em arte, por falar em Berserk, percebi que não consta no ranking, agora fiquei curioso para saber quanto vende em média um volume de Berserk.

 

Sinceramente é difícil escolher qual o melhor manga de Inoue entre esses dois, apesar de ser fácil escolher qual o seu melhor de sempre, Slam Dunk, junto com Dragon Ball os únicos que One Piece ainda não ultrapassou, estou a falar da média de volumes Impressos/Vendidos. Ao contrário de Slam Dunk, Real e Vagabond são mangas para adultos, Vagabond tem uma arte que ninguém pode contestar e Real é bem desenhado, afinal é o mesmo autor, mas não dá para mostrar tudo de si em basquetebol, mas dá para o fazer em paisagens, o caso de Vagabond. Real é um manga psicológico, que trata a vida depois de ficar paraplégico e que tentam-se agarrar ao basquetebol em cadeira de rodas, como uma maneira de lidar melhor com o problema que têm.

 

Sinceramente prefiro Real, mas Vagabond é um excelente manga, com o único defeito, que a história não foi inventada por Takehito Inoue, ou seja o manga só foi criado para o autor poder mostrar todo o seu potencial com desenhador.

 

Com o final fica claro quem é o meu mangaka preferido, Takehito Inoue.

http://jeansnow.net/wp-content/uploads/2008/09/080903-vagabond.jpg

publicado por Dark-Fenix às 14:50