Três Décadas de Popularidade na Shonen Jump

Estava à procura de notícias, coisa que tem sido escasso nos últimos dias e é quando me deparo com esta super noticia no blog, maximu cosmo. Um ranking dos mangas mais populares da Shounen Jump dos últimos 30 anos, uma pena não ter os anteriores, na maioria concordo, apesar de alguns que fiquei surpreso e outros que não concordo, fica ai o ranking:

 

Shonen Jump

 

https://1.bp.blogspot.com/_OcVFIOUlfDM/TCkfDeu7mDI/AAAAAAAAACA/7VY5ymAypm0/s1600/DrSlumpUSA1.JPGEssa tabela só mostra os rankings a partir do ano 1981, ano em que Akira Toryama estava em alta com o seu primeiro manga, Dr. Slump, manga de comédia que colocou em alta o mestre dos mangas shounen, Akira Toryama, nessa altura os mangas de comédia tinham bastante valor, diferente de hoje que os títulos de comédia na Jump são mantidos a meio da tabela e raramente são destaque, mas logo chego aos mangas actuais por agora a década de 80. Ainda sobre o ano de 1981, sou sincero só conheço além de Dr. Slump, Captian Tsuabasa e já ouvi falar um pouco de Cat´s Eye, mais pela influência de estar a ler actualmente City hunter, que é do mesmo autor.

 

Em 1982 além dos 3 anteriores mencionados só conheço Kinikuman, o qual tive curiosidade de ler depois de saber quais os 15 mangas com melhores vendagens médias da Jump, em qual Kinikuman constava. E para variar mais um manga de comédia, que só nunca chegou a ser o manga mais popular em nenhum ano, por causa de Hokuto no Ken e Dragon Ball, que chegaram na altura em que Kinikuman estava a subir aos primeiros lugares. De resto em 82 não tenho mais nada para dizer já que não conheço nem o 1º nem o 2º lugar.

 

Hokuto no Ken estreia em 1983 e desde logo é estreia absoluta, claro que primeiro lugar no seu primeiro ano ninguém consegue, a não ser que Dr. Slump o tenha feito, já que não dá para saber os dados dos anos anteriores, de qualquer maneira Hokuto no Ken mostrou para o que vinha e consegue o 3º lugar, Hokuto no Ken. Kinikuman a subir, Cat’s Eye e Dr. Slump a descer e Captian Tsuabasa a se manter.http://www.regengirl.com/HokutoNoKen5.jpg

 

O ano de 1984 marcou o inicio da pouca rotação de mangas na Jump, não porque começaram a haver menos mangas, pelo contrário, cada vez a revista colocava mais, o que estou a falar é da rotatividade do primeiro lugar, uma pena não dar para ver os dados anteriores, mas o resultado seria a cada ano um manga a ocupar o 1º lugar ou no máximo a ocupalo por 2 anos seguidos e a perde-lo depois, mas a partir de 1984 o 1º lugar só foi ocupado por 6 mangas diferentes.

 

O ano de 1985 marcou o nascer do manga de maior sucesso no Japão e no mundo, que alguém já viu, impulsionado pelo autor já famoso pelo manga de sucesso Dr. Slump, no inicio Akira Toryama estava a fazer algo bem-parecido com Dr. Slump, comédia, mas aumentou o nível para um shounen de porrada que fez sucesso pelo mundo todo. Mas como tinha dito nem Dragon Ball fez sucesso imediato, apesar de estrear logo em 2º lugar. Hokuto no Ken mantinha a liderança, Captian Tsubasa e Kinikuman mantêm a sua popularidade, City Hunter estreia bem.

 

http://blig.ig.com.br/nandexramos/files/2008/11/2008_dragon_ball_short.pngO final da popularidade dos mangas de comédia diria que acabaram em 1986, com a descida de popularidade de Kinukaman, dá para ver melhor pelo ano seguinte, onde não aparece e por Dragon Ball começar a tornar-se num manga mais virado para porrada do que comédia. Hokuto no Ken na liderança e o resto normal.

 

A ascensão de Dragon Ball ao primeiro lugar e a estreia de Cavaleiros do Zodíaco marcaram esse ano, apesar de Cavaleiros do Zodíaco não ter feito tanto sucesso no Japão, fez um estrondoso sucesso à volta do Mundo, o Brasil é um exemplo, onde Cavaleiros do Zodíaco fez mais sucesso que Dragon Ball, em Portugal, foi junto com Dragon Ball e Samurai X os animes que marcaram a infância.

 

Dragon Ball continuava a dominar completamente e se verá ainda melhor nos anos seguintes. Cavaleiros se mantinha em 2º lugar e nada mais a acrescentar em 1988, já que dos outros 6 mangas só conheço City Hunter. Em 1989 houve duas estreias de peso, que iriam entrar para o grupo dos 15 mangas que melhor média tem de vendagens, Fly e Rokudenashi Blues. Fly inicialmente com mais destaque, Fly que era conhecido no Japão por Dragon Quest Dai no Daiboken, fez sucesso imediato, mas começou a descer nos anos seguintes, o contrário de Rokudenashi Blues, que não começou tão bem, mas que fez sucesso depois.

 

http://www.animepalm.com/images/anime-movies/yu-yu-hakusho-the-movie.jpgE nisso que se resume os anos de 1990 e 1991, Dragon Ball em 1º, Rokudenashi Blues em 2º e Fly em 3º. Mas apesar de esses 3 mangas serem o trio desses dois anos, o destaque de 1990 e 1991 vai para Slam Dunk, o manga que fez o que nunca pensei que algum manga de Desporto e ainda por cima de Basquete fizesse se tornar popular, isto até 1991, porque o curiculo de Slam Dunk não se fica só por se ter tornado popular.

 

Os dois anos seguintes foi a altura em que Jump tinha as melhores vendagens de sempre e também não admira realmente, já que publicava ao mesmo tempo 5 mangas de super sucesso, Dragon Ball, Slam Dunk, o estreante Yu Yu Hakusho e os antigos nº 2 e 3, Rokudenashi Blues e Fly. E é em Yu Yu Hakusho que me vou focar neste paragrafo, o manga é relativamente pequeno comparado com os outros mangas de maior sucesso, eu diria que ó Death Note fez tanto sucesso com tão poucos volumes, apesar de alguns outros mangas tivessem feito sucesso, mesmo que não tivessem tantos volumes, o que é pena é Yu Yu Hakusho ter terminado cedo, ou não, porque podia acabar como Bleach sem rumo na história, mas acho que se tivesse continuado teria sido um mega sucesso maior do que foi.

 

Em 1994, Yu Yu Hakusho já tinha terminado e Capitan Tsubasa voltou das cinzas para ocupar o 3º lugar. O mais estranho foi Kochikame, que pelo segundo ano consecutivo aparece entre os mais populares, Kochikame estreou em 1976, mas só apareceu entre os mais populares nos anos de 1993 e 1994, isto pelo menos depois do ano 1981. Algo surpreende já que o manga é o maior de sempre, em tamanho e como é de comédia é raro aparecer bem classificado. 1994 também foi o ano em que Dragon Ball terminou para dar o lugar a Slam Dunk, depois de 8 anos consecutivos em 1º lugar.

 

http://www.levanaesportiva.com.br/wp-content/uploads/2009/07/slamdunk.jpgAgora o currículo de Slam Dunk, o manga com a maior vendagem média da Jump, 3.87 milhões por volume, comparado com os 3.57 de Dragon Ball e os mais de 3.32 de One Piece, Mangas que mais venderam por volume. Slam Dunk é considerado o melhor manga da década de 90 e de sempre, Slam Dunk melhor manga de sempre. Resumindo Slam Dunk se tornou o melhor manga de sempre, um manga que até me fez gostar de basquete, que até não gostava muito e começar a ver os mangas de desporto de outra forma. O ano de 1995 foi o ano de estreia de outro manga de grande sucesso Samurai X e Kochikame ainda mais popular, não consigo entender, mas foi o último ano de Kochikame no ranking. Apesar de Slam Dunk ter o melhor currículo de todos os mangas, o máximo que conseguio foi ficar 1 anos como o melhor da Shounen Jump, uma pena ser serializado na mesma época que Dragon Ball. Imagino o que pensam os autores agora na Shounen Jump, porquê One Piece?

 

Em 1996 as vendagens da Jump começaram a descer e muito, se é mal ser serializado na mesma altura que Dragon Ball, Slam Dunk ou One Piece há a sua parte boa, porque sabem que as vendagens são maiores e por consequência maior probabilidade de alguém ler. E olha que ano fraco, Samurai X praticamente leva a revista nos ombros, sim, porque Yu Gi Oh estava a começar e o 2º lugar, Houshin Engi é um manga que se calhasse na altura dos 5 monstros, Dragon Ball, Slam Dunk, Yu Yu Hakusho, Rokudenshi Blues e Fly, provavelmente não apareceria no ranking, não estou a dizer que o manga seja mau, mas não dá para comparar com o resto dos clássicos da Jump.

 

http://oppfansub.files.wordpress.com/2010/08/onepiece2721.jpgO ano de 1997 foi o ano de estreia de One Piece, que ocupa desde logo o 2º lugar, atrás apenas do seu mestre, sim porque Eiichiro Oda foi aprendiz de Nobuhiro Watsuki. Em 1998 o aprendiz venceu o mestre e One Piece e Samurai X trocaram de lugar. Também foi o ano de estreia do outro aprendiz de Nobuhiro Watsuki, o autor de Shaman King, que não teve tanto sucesso quanto Oda. Além de Shaman King estreou também um novo manga do autor de Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter, que se não fosse pela preguiça ou doença, seja qual for o nome que o autor lhe chame teria se tornado num manga que podesse lutar par a par com One Piece pelo 1º lugar, mas como dá para ver pelo anos seguintes o manga só desceu de popularidade até não aparecer mais no ranking, apesar de que vende muito bem, comparando entre Naruto e Bleach actualmente.

 

One Piece mantem o seu reinado em 1999, ano de estreia de Naruto, ano em que Principe do ténis aparece pela primeira vez no ranking e ano em que Hikaru no Go se torna o 2º mais popular da Jump, o que é realmente algo engraçado já que Hikaru no Go e Yu Gi Oh estão no mesmo tipo de manga, mas um teve um grande sucesso e o outro um sucesso bom, apesar de que Yu Gi Oh ter tido fora dos mangas um sucesso estrondoso, como o titulo de jogo de cartas mais vendido do mundo e um gigante leque de spin offs de outros animes e mangas com a marca Yu Gi Oh. O ano de 2000 foi igual ao de 1999 salvo algumas mudanças, praticamente os mangas são os mesmos.

 

http://www.narutoimagens.com/img/naruto2121385104.jpgAno de 2001, a estreia de Bleach, a subida de Naruto ao segundo lugar, a melhor classificação de Yu Gi Oh de sempre e One Piece a se manter na liderança, além da volta de um sucesso de um manga de comédia, Bo Bo Bo. O ano de 2002 deve ter sido o ano mais estranho de todos, tirando One Piece e Naruto, teve 1 manga que depois viria a ser cancelado, Shaman King, 2 mangas de desporto em 2 e 3º lugar e 2 mangas de tabuleiro, em 5º e 6º lugar, Ultra Red não conheço. E para piorar a bagunça total, Naruto decaiu para o 4º lugar. Não estou a falar que tenha sido um ano mau, mas sim meio estranho já que não é normal ver tantos mangas de desporto em destaque na Shounen Jump, ainda por cima no topo e no mesmo ranking dois títulos de tabuleiro. Já me esquecia Bleach nem apareceu, parece que não foi mesmo um ano mal para os shounen de batalha, já que só sobraram 3 e só One Piece não desceu.

 

Naruto subiu ao 2º lugar e os 2 acima desceram, One Piece mantém a liderança, Bleach e Bo Bo Bo voltaram ao ranking e teve a estreia do novo manga de Nobuhiro Watsuki, Buso Renjin, que não chegou nem de perto ao sucesso do seu anterior manga, mas foi razoável. A partir de 2004 é o trio, salvo 2005 e 2009 em que Naruto por milagre ganhou a One Piece, sim deve ter sido por pouco mesmo, porque em vendas não foi, porque One Piece vendeu o triplo de Naruto em 2009. De qualquer maneira trio, 1º One Piece, 2º Naruto e 3º Bleach.

 

http://diariodemaria.com/wp-content/uploads/2009/11/death-note_poster2.jpgO que não consigo entender é Death Note, o manga de maior sucesso em 2004 e 2005 fica somente com um 5º lugar, Death Note sim fez muito mais sucesso que Naruto e One Piece nessa altura, provavelmente o que levaram em conta ao fazer esse ranking foi os toc semanais, mas mesmo assim não consigo imaginar Death a ir mal nos toc. O mais estranho é Death Note nem sequer aparecer em 2005.

 

Em 2005 Naruto ganhou a One Piece e como disse deve ter sido por muito pouco, afinal One Piece pode vender mais, mas pode não ir assim tão bem nos mangas semanais. Entra mais um manga de comédia, Gintama, se Reborn não tivesse descido nesse estaria se a ver um trio de mangas de comédia. O que estou a confirmar ao ver este ranking é que Eyeshild 21, que ainda não li o manga nem vi o anime fez bastante sucesso.

Em 2006 e 2007 tudo na mesma, o trio, Eyeshild 21, Reborn e Gintama, a ocuparem os 6 primeiros lugares. Vou comentar os últimos 3 anos juntos por são muito parecidos. Em 2008 estreou um manga que está e vai tirar o lugar a Bleach da trindade, Toriko, para mim está mais que obvio que no ano de 2010 o 3º lugar deveria ter ido para Toriko, ultimamente tem sido raro, quando fica diferente de 1º One Piece, 2º Naruto e 2º Toriko, raramente muda, mas se não foi em 2010 será em 2011. Reborn e Gintama estavam bem colados, a diferença deveria ser por causa de Reborn ter estreado primeiro que Gintama, o que lhe dava um pouco mais de votos, mas um manga de comédia com o tempo começa a perder o ritmo, o que fez a diferença entre Reborn se manter e Gintama cair é que Gintama foi fiel ao seu estilo e Reborn evoluiu, se não o tivesse feito estaria a lutar para ver se não seria cancelado, provavelmente, já que em comédia prefiro muito mais Gintama.

 

https://1.bp.blogspot.com/_13lxvsNyntU/TCuQOGVczoI/AAAAAAAAJLc/QrE6Hnctpjc/s400/Toriko_3.jpgEyeshild 21 deu os seus últimos suspiros na Shounen Jump no ano de 2008. Esse ano também foi o ano de estreia de mais um manga da mesma autoria de Death Note, mas este manga eu consigo compreender a classificação, estreou razoável, em 2009 piorou e voltou com tudo em 2010. Em 2009 a estreia de Beelzebub, que realmente teve uma estreia em grande, se considerarmos que os mangas actuais mudam pouco, estrear em 6º é excelente, não sei como piorou em 2010, apesar de não ir tão bem, tanto tem capítulos que está nos primeiros como no a seguir desce para quase os últimos 5, mesmo assim acho que tem ido melhor que Nuramago e já Bakuman também tem ido melhor que Nuramago.

Inumuradashi foi uma das maiores surpresas nesse ranking todo e não só nesse ano. Nuramago apesar de ser mais antigo que Toriko, Beelzebub e Bakuman só aparece nos 8 primeiros em 2010 e ainda assim acho que foi exagerado, Bakuman e Beelzebub tem ido melhor e já agora Kuroko que não aparece no ranking, mas ainda dá para compreender, afinal o manga apesar de agora não sair do top5 esteve algumas semanas nos lugares de cancelamento.

 

http://diegomaryo.files.wordpress.com/2009/07/fnksh01pc3gi2.jpgTexto enorme, mas para falar de um gigante leque de mangas não dá para fazer num texto pequeno, apesar de ser grande ainda me faltou falar de muitos mangas e houve outros que falei demais, o que contribuiu para o aumento do texto.

 

E já agora, para não mexer mais no texto acima, estive à procura para saber quem eram os primeiros lugares do ano de 1982 e 1983, que eu nunca tinha ouvido falar e a minha surpresa é que Masami Kurumada, autor de Cavaleiros do Zodíaco teve mais um manga além de Cavaleiros do Zodíaco, o maior sucesso do autor fora do Japão, e Ring ni Kakero, o primeiro e o maior sucesso do autor no Japão, que foi serializado e acabado antes de 1981. Masami Kurumada criou o manga que é o primeiro classificado no ano 1982, Fuma no Kojiro, que por acaso contesta o que tinha dito lá em cima que nenhum manga conseguiu na sua estreia ocupar o primeiro lugar, sim porque Fuma no Kojiro estreou em 1982, o que fiquei surpreso é que só terminou em 1984, mas não aparece nos 2 anos seguintes no ranking.

publicado por Dark-Fenix às 20:03