Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

27
Mar13

Opinião Semanal #64

Dark-Fenix

 

Finalmente saindo o post, peço desculpa pela ausência nas últimas semanas, mas desta vez acredito que coloque tudo em dia, já tenho todos os posts da tocs em atraso preparados, só falta o desta semana e colocar as imagens nos outros.

 

Era para colocar mais um manga no post, mas acabei adiando para a próxima edição, se tudo correr bem. Sobre os que estão nesta edição, a maioria dos que comentarei são os que estavam no ranking da primeira vez que reuni os mangas para fazer o post, logo ainda nada de Kuroko, Shingeki no Kyojin e Kiruko-san, e estou atrasado em Beelzebub, Dorohedoro e qualquer outro capítulo que não apareça no post. Também sem Cromartie High School, só li os restantes capítulos hoje, então só no próximo.

 

Sobre os lugares no ranking, só tenho a dizer que tive várias dúvidas sobre o top3 e que não tenho 100% sobre a maneira como distribui os 3 mangas.

 

20ºFairy Tail 322-324:

 

Os capítulos 323 e 324 até foram razoáveis, dentro do que Fairy Tail pode oferecer, mas o 322 muito provavelmente deve ser o pior capítulo de sempre do manga e sobre isso só tenho uma coisa a dizer, que me irrita bastante ver um mangaka destruir um manga que tinha potencial e mesmo assim lhe dedicar tanto trabalho, afinal foram 14 páginas extras, dentro delas 3 coloridas e isto sendo que o Mashima raramente folga.

 

 

19ºRouruni Kenshin 4:

 

Nem foi tão mau, mas já perdi totalmente o interesse nesta versão.

 

 

18ºKoi Suru Edison 1:

 

Apesar da má classificação, devo dizer que fiquei com uma boa impressão do manga, o que foi apresentado na primeira página pode muito bem funcionar, juntar Thomas Edison, um parafuso e uma personagem completamente maluca, está aí uma premissa com total cara de gag manga, além disso o manga vem realmente como todos os mangas gags deveriam vir, com poucas páginas.

 

Apesar dessa boa impressão inicial, todo o resto do capítulo não me conquistou, um dos motivos foi a maneira como o “poder” da protagonista foi usado, a primeira impressão é que conta e em vez do autor usar esse primeiro capítulo para apresentar algum poder mais interessante, e quem sabe logo desde aí começar a fazer referencias como fez com Dragon Ball num dos próximos capítulos, acaba usando esse poder em cenas forçadas e bem exageradas, o que sendo gag até poderia ser um elogio, mas não é.

 

O manga estreou mal na Jump e o mais provável é se tornar um novo fracasso do autor. Seja como for que pelo menos traduzam até ao capítulo que o manga faz referência a Dragon Ball.

 

 

17ºNanatsu no Taizai 8-9:

 

Ainda acho estranho ver um gigante no grupo principal. De resto os capítulos acabam focando no novo personagem dos Sete Pecados Mortais, que numa cena ainda mais cliché do que no capítulo 7, saí da cela, e no capítulo 9 ainda consegue a proeza de cortar o cabelo e fazer a barba, com a espada do adversário, no meio de uma batalha, essa nem o Eduardo Mãos de Tesoura faria.

 

 

16ºBleach 529-530:

 

Só eu que achei estranho a maneira como o Kubo introduziu o flashback? É porque tendo em conta o capítulo anterior, e a lógica, o flashback deveria ser contado pelo Ishin ao Ichigo, mas o Kubo decidiu colocar entre o capítulo anterior e o início do flashback neste uma conversa entre o Renji e um dos membros da Guarda Real, então fica a ideia que a história está a ser contada por ele ao Renji, o que não faz lá muito sentido. De qualquer maneira na página seguinte o Kubo relembra a quem realmente o flashback pertence, então pode ser resumido a uma interrupção sem sentido e propósito por parte do Kubo, como ele gosta de fazer.

 

Uma outra coisa que já me incomoda há algum tempo, e que acabei não comentando no post de retorno do blog, é esse membro da Guarda Real ter criado as zanpakutos, mas aí entra a idade e a velocidade a que os shinigamis envelhecem, quem sabe ele não acaba sendo mais velho do com que se parece, até porque senão estou em erro eles já as usavam há 1000 anos atrás. Seja como for não acho que fosse preciso haver alguém que criou as zanpakutos e muito menos o criador parecer mais novo que o Yamamoto.

 

Sobre o flashback, começo com o típico humor do Kubo, pelo menos desta vez com menos destaque que o normal, e por fim Aizen, porque nunca poderia deixar de aparecer, fica a questão se isso será positivo ou não, esperando para ver e torcendo para que valha a pena. Também de mencionar que tudo o que vai ser mostrado agora teria ficado muito melhor encaixado se o Kubo tivesse seguido o que os fãs queriam e tivesse criado o Turn Back to the Pendulum II e já agora também teria ficado melhor se não fosse mais um motivo para adiar tudo o que o Kubo deixou pendente nas semanas/meses anteriores, ou seja nomear o flashback com o nome de um dos arcos que melhor funcionou em Bleach, coloca-lo na altura certa, que de certeza não era esta, e se calhar ter um assunto um pouco mais abrangente que a família do Ichigo.

 

 

Sobre o que aconteceu no 530, a maioria dos mangas shounen, e não só, acabam sempre batendo na tecla dos protagonistas sempre terem um pai famoso, e as mães também, além disso também fazem uma série de coincidências familiares que deixam quase todos os personagens da história em família. Os exemplos são mais que muitos, na verdade o mais difícil é encontrar exemplos do contrário, de qualquer maneira Bleach está levando isso para um nível quase imaginável, com o Ichigo pertencendo a todas as raças possíveis, mas não bastava ele ser parte quincy, ele tinha de ser logo familiar do Ishida. Seja como for, também não é algo que nunca tenha passado pela cabeça da maioria dos leitores.

 

A última página poderia colocar o manga mais elevado, mas prefiro esperar para ver o que vai acontecer.

 

 

15ºWorld Trigger 4-5:

 

Sabem aquele ditado “falem bem ou falem mal o que interessa é que falem”? A partir dessa expressão saiu esta outra, “para ter sucesso ou tem de ser muito bom ou muito mau”, essa última frase é mais usada para se referir a cantores. O que isso tem a ver com World Trigger? É que World Trigger não se encaixa nem numa nem noutra, World Trigger nem é muito bom nem muito mau, mas pior que isso a maioria das pessoas não falam bem e mesmo a ideia geral estando mais virada negativamente, também não há quem fale muito mal.

 

Isto para dizer novamente que World Trigger não é a pior coisa do mundo e quem sabe com tanto manga para cancelar, ou a fazer hora extra, na Jump o manga não possa acabar sobrevivendo, mas a falta de sal, o que em mangas se resume a uma arte apelativa, personagens carismáticos e história interessante, mata completamente o manga, simplesmente porque World Trigger não é mau, mas existem outros 500 iguais e melhores.

 

 

Sobre os capítulos, até ao capítulo 3 o manga realmente tinha-se focado mais em diálogos em vez de lutas e até estava a achar isso interessante, mas depois nesses 2 capítulos World Trigger foca nas batalhas. O que me lembra, principalmente pela estrutura dos capítulos, dos capítulos 2 e 3 de Hungry Joker, que coincidência ou não também tem o seu melhor momento no final do par de capítulos, Hungry Joker com a viagem e World Trigger com os personagens que aparecem no último quadro.

 

PS: Não que eu acho que World Trigger tenha mostrado muita coisa para ser comparado de imediato com Bleach, há mangas muito mais parecidos tanto com um como com o outro, mas é difícil não comparar com Bleach depois do autor ter feito o maior cliché do Kubo, cortar braços aos personagens.

 

 

14ºBeelzebub 195:

 

One Punch Man versão Beelzebub.

 

PS: Ainda não li os capítulos seguintes.

 

 

13ºNisekoi 59-63:

 

No capítulo 59 foi publicado o resultado do concurso de popularidade, sem grandes surpresas, confirma o que tinha sido publicado há algum tempo, que a maioria dos leitores de Nisekoi era do sexo masculino. Apesar da Kirisaki na maior das vezes ter mais destaque no manga, personagens do estilo da Onodera raramente perdem, ainda para mais no Japão. De destacar o maluco que mandou 1500 votos para a Marika.

 

Sobre esse arco, até que foi bom, nem que seja por criar algo além de capítulos aleatórios sem nada que mude algo no Universo do manga, mesmo que no que diz respeito ao tema principal, continue tudo na mesma, até porque o próprio autor fez questão de ser dessa maneira, já que tocou no assunto no final do arco, mas foi mais uma vez apenas para dizer, “ainda não me esqueci”.

 

 

PS: Esse é provavelmente o melhor quadro de todo o manga.

 

 

12ºOne Punch Man 25:

Onepunchman-robo

 

Foi genial? Foi, mas chega né Murata. Essas sequencias sem dúvida acabam sendo um diferencial interessante e original do manga, mas essas páginas devem ser algo para ser visto como um bónus e não algo que aparece em todos os capítulos. De qualquer maneira no próximo capítulo parece que a história volta a andar.

 

 

11ºAssassination Classroom 33-35:

 

Vou-me acabar repetindo, e se calhar sem grandes motivos para isso, de qualquer forma lá vai. Assassination Classroom continua bem e recomendasse, mas ao mesmo tempo disso também parece que estabilizou, não no sentido de o autor não ter boas ideias, mas sim porque ainda não conseguiu surpreender de verdade, ainda não mostrou nada que não tenha feito no primeiro capítulo.

 

Seja como for sobre este arco do jogo de basebol, foi uma boa escolha por parte do autor, porque acaba, em poucos capítulos, focando em vários personagens da turma E, e não só, dessa maneira dando destaque aos alunos, para os leitores se importarem mais por eles. Apesar disso sem dúvida algumas decisões podiam ter sido diferentes, está certo que a fase inicial com os jogos entre as turmas não tem muito interesse, mesmo assim ficou estranho o autor passar logo para o jogo final, mas aí se calhar teria sido mais proveitoso se a turma E tivesse sido incluído na fase inicial e não apenas como bónus.

 

 

No capítulo 34 a turma E acaba ficando por cima do jogo, sem dúvida acaba sendo de certa maneira forçado pensar que uma turma onde apenas 1 teria lugar na equipa de basebol, tenha conseguido surpreender a equipa da escola. Apesar disso até que faz sentido se treinar-se com bolas a 300km/h é óbvio que bolas a menos de 150km/h não seria grande coisa e apesar de não entender muito de basebol, os mangas do Adachi não ajudam, essa história dos Bunts funciona, principalmente se no final o último batedor fizer um home run. Seja como for acho que era possível fazer toda a cena sem tanto exagero, mas aí se calhar o arco não ter apenas um jogo ajudaria, novamente.

 

Por fim, está sendo um bom jogo, mas tendo em conta toda essa história da turma dos rejeitados, tenho bastante receio que o autor acabe exagerando e fugindo para os clichés, uma derrota por pouco seria se calhar a melhor opção, mas também depende de como o autor quer desenvolver o resto do jogo. E como sempre o Duro de Matar não desilude, mesmo quando o seu papel no manga se resume a ser uma bola de basebol, reacções épicas para o personagem que leva o manga do momento nas costas.

 

 

10ºGintama 423:

 

Já li o capítulo há umas semanas atrás então vou ser rápido, a ideia é boa, e fez-me lembrar do famoso filler de Dragon Ball em que o Goku e o Picollo aprendem a conduzir, só que em Gintama é a escola de ninjas. Apesar da boa ideia, achei que o desenvolvimento acabou ficando aquém, mesmo assim mais um bom capítulo de Gintama.

 

 

9ºShokugeki no Souma 8-10:

 

Comentando apenas desses porque não tenho a certeza se os outros capítulos que tenho aqui para ler já enceram o próximo “Shokugeki” do manga e prefiro não ficar a meio, até por isso ainda não os li. De qualquer maneira sobre estes 3 capítulos, o 8 acaba finalizando a introdução do Dormitório Estrela Polar, no 9 é explicado o que é o Shokugeki e no 10 o primeiro desafio do Souma, de forma resumida Shokugeki no Souma continua sendo cliché, mas ao mesmo tempo consegue se manter interessante, e novamente digo o manga poderia facilmente funcionar sem o fanservice, mesmo que em alguns casos acabe sendo um extra interessante.

 

Tendo em conta o que foi mostrado no capítulo 9 e 10 o mais provável é o manga não seguir propriamente para a ideia de uma escola normal, mas sim se basear bastante nesses duelos entre os personagens, mas só dará para ter uma ideia daqui mais a um tempo, quando o manga realmente se estabilizar e se ter uma ideia mais sólida do futuro.

 

 

Por fim, a referência a Ashita no Joe, dessa maneira Shokugeki no Souma acaba entrando para uma lista já bem longa de mangas que homenagearam Ashita no Joe, sendo que Shokugeki no Souma sem pudor lembrou logo a lendária cena. Não sei se proposital ou não, mas quando o cabelo dele foi cortado ficou bem parecido com o Ryu, da Espada de Madeira.

 

 

8ºGreen Blood 20-22:

 

Inicialmente, quando só tinha lido o capítulo 20, o manga era para ficar em segundo no post, e realmente merecia pelo óptimo final do capítulo, mas os outros 2 acabaram se não estragando tudo, pelo menos estragando uma boa parte do trabalho final do capítulo 20. Mas aí entra o que já tinha dito antes, a facilidade, e não no sentido positivo, em que o autor troca os momentos sérios do manga pelos momentos battle shounen.

 

O capítulo 20 é o exemplo de como isso pode beneficiar o manga, já que passa de um momento que lembra de Samurai X e a sua metralhadora, para uma excelente página dupla e um final excelente e impactante. Já o 21 é o inverso, passa de toda essa situação tensa para o “vilão” perdoando o Brad e o Luke, aí pedia-se um pouco mais de coragem ao autor, de parte a parte, tanto do Luke como do líder dos Grave Diggers.

 

A história entre o pai do Brad e o líder dos Grave Diggers também roda o cliché, de qualquer forma esperando aqui que o Edward se vire para o Luke eventualmente no manga e diga a mítica frase, “Luke i’m your father”. Já agora será que o Edward acaba tendo o mesmo fim do Edward Stark?

 

 

7ºBaby Steps 6-9:

 

Infelizmente parece que a Elite Scans vai paralisar o manga por tempo indeterminado, logo no meio do primeiro jogo do E-chan, mas reclamar do quê, quando eu tenho Ahiru no Sora parado há uma eternidade. De qualquer maneira sobre o que interessa, o capítulo 6 finaliza a disputa entre o E-chan e o Takuma, finalizado da melhor maneira, mesmo que pelo meio o Takuma tenha arriscado um bocado, já que com a bola indo cada vez mais perto, sempre havia a possibilidade do E-chan se sair melhor que o esperado e ter um golpe de sorte, de qualquer maneira finalizado com o Takuma mostrando superioridade, como tinha de ser.

 

Nos outros 3 capítulos o foco é o primeiro jogo oficial do E-chan, jogo esse que também acaba sendo como o esperado, apesar de achar que o E-chan está a evoluir demasiado depressa, mesmo que combine na perfeição com a sua personalidade perfecionista, e o capítulo 9, com o início do jogo, é o melhor exemplo disso, ele no que trata de rebatar o serviço já está num excelente nível, já que treinou até há exaustão, mas na simples técnica de serviço ele ainda é um total iniciante, como ele bem diz, dentro do tempo de treino que teve ter um serviço assim ainda está dentro da média.

 

Para concluir, esperando que a Elite Scans volte com Baby Steps, que o E-chan acabe tendo um bom jogo, mas que sem dúvida perca.

 

 

6ºOne Piece 701-702:

 

Antes de mais, boa mudança de ares na história de capas, que já fazia algum tempo que estava bem tanto faz, agora esperar como será as futuras aventuras do Che Guevara de One Piece.

 

Sobre o 701, como acaba sendo normal em One Piece, os primeiros capítulos numa nova ilha pouca coisa acontece, mesmo que o Oda sempre coloque algum mistério no ar, isso basicamente resume como foi o capítulo 701. Chegada à ilha, os mugiwaras já se começam a separar, o Oda mostra as bizarrices da ilha, neste caso brinquedos, e por fim novo personagem misterioso. Capítulo simples, mas bom, de destacar também os grupos completamente desproporcionais, os mais fortes foram no grupo do Luffy, e os que sobraram foram no grupo do Law e a proteger o navio acabam ficando os mais fracos, lá ver no que isso vai dar.

 

 

Sobre o 702, achei estranho o Zoro deixar a guarda em baixo e lhe roubarem uma das espadas, de qualquer maneira é algo que dá para aceitar, tanto pela desatenção ser um personagem forte como pela possibilidade de isso acabar dando em algo excelente no futuro é grande. A partir daí o grupo ainda se separa mais, e com isso o Luffy acaba ficando sabendo sobre a akuma no mi do Ace e juntando isso ao facto do Oda já ter apresentado o torneio pela Mera Mera no Mi dá para dizer que pelo menos por agora, o Oda está andando relativamente rápido, o que é bom para o manga.

 

Sobre o torneio, não pensava que o Oda iria colocar algum torneio no manga, pelo menos não algo além do que fez no arco do Dave Back Fight, mas sem dúvida se era para colocar um torneio em One Piece esta era a altura certa, ou melhor dizendo não havia lugar melhor que na ilha do DoFlamingo e ainda para mais tem um prémio bem interessante. Agora esperar que “Os melhores, dos melhores, do Novo Mundo” não sejam apenas personagens randoms, porque senão o torneio vai acabar se virando muito para mugiwaras vs bando do DoFlamingo e isso não será propriamente um torneio.

 

 

PS: Infelizmente não fui eu que o encontrei, mas olhem aí o Pandaman.

 

 

5ºMolester Man 2-3:

 

Igual a Gintama já faz um tempo que li e isso acaba não sendo benéfico para sair um comentário melhor, de qualquer maneira no caso de Molester Man o pior não é não me lembrar ao certo do porquê de ter gostado ou não do capítulo, mas sim porque ao ler o capítulo tinha alguns pequenos detalhes para comentar e que agora não me lembro.

 

Também de dizer que é bem provavelmente que durante esta experiência, que deve ser relativamente curta, de ler Molester Man, acabarei comparando muito com Densha Otoko, o Homem do Comboio, pelas parecenças entre as duas histórias, só dizendo isto porque querendo ou não acabarei sempre comparando os dois, que fique claro também as comparações nunca serão para idolatrar um em demérito do outro, pelo menos essa nunca será a intensão.

 

 

Sobre os capítulos, dois excelentes capítulos, em especial o segundo, até porque o terceiro quase pareceu um filler. O autor preferiu dar apelidos aos personagens e sinceramente gosto dessa escolha, até porque numa história curta como é o caso Molester Man o nome dos personagens não importa realmente muito, então porque não generalizar a história, e no caso especifico de Molester Man, de Densha Otoko também, isso ainda faz mais sentido.

 

Uma coisa que estou a sentir falta em Molester Man e que é um dos grandes atrativos de Densha Otoko, é as reacções das pessoas ao ler a história do protagonista na internet, que de certa forma acaba representando os leitores que estão lendo a obra, mas o que Molester Man perde por isso acaba ganhando na dupla de protagonistas, onde tudo parece que flui melhor, principalmente nos momentos em que ele tenta falar algo bonito e ela acaba respondendo apenas, sim, acho que sim.

 

O capítulo 3 como disse acaba parecendo um filler, já que pouco adianta à história, de qualquer maneira foi um bom capítulo

 

 

4ºDorohedoro 68:

 

Ainda não li os outros dois capítulos que saíram, por isso vai ser um comentário curto. Capítulo pós morte do En e como seria esperado é um capítulo para ver como o mundo reagiu ao que aconteceu, capítulo simples, que se limita ao necessário e sem pressa, dar destaque aos membros do grupo do En, em especial ao Fujita, já que foi ele que encontrou o En.

 

 

3ºToriko 225-227:

 

Antes de mais essa página que abre o comentário de Toriko deveria ter apenas os dois personagens num fundo preto, o Shimabukuro ou usava essa página mais à frente no capítulo ou tirava o próprio símbolo de Toriko da página, que para todos os propósitos deveria servir como capa do próprio capítulo, seja como for excelente página.

 

Curiosamente o meu atraso em lançar o post acaba apanhando exactamente os capítulos da luta entre o Tommyrod e o Sanny, com o Shimabukuro mostrando como se cria uma boa luta num manga shounen. Coincidência ou não, mas também seguindo a ideia de 3 capítulos, princípio, meio e fim, com o Tommyrod “saindo por cima” no final do capítulo 225, o Sanny no 226, e o ataque final no 227. Entre aspas porque a luta dos dois foi sempre bem equilibrada e apesar do Tommyrod parecer sair por cima no capítulo 225 a ideia final que fica é a superioridade do Sanny.

 

 

No meio da luta o Shimabukuro também aproveita para jogar ainda mais exagero no seu próprio manga, com o cabelo do Sanny sendo capaz de matar o planeta Terra, será que o Mundo Gourmet não irá chegar para o Shimabukuro? Parece que eles os 4 acabarão ganhando novos poderes por causa da genki-dama lançada no arco anterior, esperando para ver o que acontecerá com os outros 3 Reis.

 

Por fim, o Shimabukuro mostra a terceira facção, que já estava mais que na hora de aparecer, afinal o manga estava ficando muito OIG vs Bishokukai, e haver apenas um vilão acaba não sendo uma solução viável. A traição do Zaus já era esperada, senão para eles para a Bishokukai, também alguns outros personagens relativamente importantes no grupo, agora espero alguma entrada um pouco mais surpreendente no futuro. Para concluir, se o manga continuar assim sem qualquer dúvida estamos perante o melhor arco do manga.

 

 

2ºHaikyuu 29-33:

 

Os atrasos no Opinião Semanal acabam prejudicando uns e beneficiando outros, Haikyuu está no segundo grupo, já que o atraso faz com que o meu comentário saía sobre todo o jogo entre os corvos e os gatos, em vez de ir dividindo o jogo nas últimas semanas. Ainda antes de comentar sobre os capítulos, acabo sempre surpreso em como Haikyuu com tão pouco consegue ser, ou parecer ser, tão bom, numa comparação com o futebol Haikyuu seria como o Málaga este ano na Liga dos Campeões, no meio de tanto monstro do futebol, uma equipa modesta consegue chegar aos 8 melhores do ano, ou mais especificamente para os portugueses seria o Paços de Ferreira, que ainda mais modesto luta este ano por uma vaga no playoff da Liga dos Campeões.

 

Mas sobre os capítulos, é basicamente o que tenho vindo a comentar ao longo do último ano, Haikyuu está cheio de clichés, de pequenas coisas irritantes, de pequenos exageros de personalidade, mas depois na altura que tem de mostrar qualidade não falha, os melhores exemplos nesses 5 capítulos seriam, o final do capítulo 29 e do 30, a página colorida dupla do capítulo 30, com a referencia a animais que espero que venha a ser usada mais vezes ao longo do manga, a maneira como eles perdem o segundo set, mas principalmente pela ideia deixada ao longo de todo o jogo, que no início eles pareciam uma boa equipa, mas no final ainda tem de melhorar bastante.

 

Ou seja melhor momento do manga até ao momento e que continue assim que vai longe.

 

 

1ºNaruto 623-624:

 

Até sair o capítulo 624 não tinha qualquer dúvida que colocaria Naruto em primeiro, de qualquer maneira decidi manter Naruto em primeiro na mesma, mesmo que Toriko ou Haikyuu fossem dois grandes vencedores na mesma. O 623 fez exactamente o que tinha de fazer, um capítulo que vi como o melhor deste flashback, simplesmente porque em poucas páginas faz o que o Kishimoto raramente conseguiu fazer, principalmente nesta segunda fase do manga, na relação entre o Naruto e Sasuke.

 

O único ponto fraco é o final extremamente forçado, mas como reclamar quando faz pouco mais de um mês a Academia atribuiu o óscar de melhor filme a um filme que também teve um final a beirar o cliché? Só um aparte Argo não era o melhor, mas mereceu e esse final em nada estraga tudo o que foi feito de bom no resto do filme. Resumindo, em Naruto foi a mesma coisa, sim foi cliché, mas não destrói tudo o que o autor fez de bom no resto do capítulo.

 

 

Se no 623 o Kishimoto mostra a relação deles como crianças, no 624 mostra a relação deles já adultos, e não sei se por aí já se pedir uma maturidade extra, mas esse capítulo já não foi tão bom quanto o anterior ou os restantes do flashback, e aí destaco dois problemas. O primeiro, percebi que a ideia era em dois capítulos mostrar duas realidades diferentes, mas enquanto essa velocidade rápida funcionou no 623, o 624 acabou prejudicado por ser rápido, e segundo dá para desculpar atitudes como a do final do capítulo em crianças, mas adultos? Aquele final foi forçado, mesmo assim dando o benefício da dúvida.

 

 

Ranking:

1ºNaruto
2ºHaikyuu
3ºToriko
4ºDorohedoro
5ºMolester Man
6ºOne Piece
7ºBaby Steps
8ºGreen Blood
9ºShokugeki no Souma
10ºGintama
11ºAssassination Classroom
12ºOne Punch Man
13ºNisekoi
14ºBeelzebub
15ºWorld Trigger
16ºBleach
17ºNanatsu no Taizai
18ºKoi Suru Edison
19ºRouruni Kenshin
20ºFairy Tail

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub