Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

04
Mar13

Opinião Semanal #63

Dark-Fenix

 

Queria ter feito o post ontem, para ver se consigo fazê-lo sempre aos Domingos, mas o computador só deu problemas, de qualquer maneira saindo hoje. Nesta semana mais duas estreias, um manga de desporto, Baby Steps, e um gag manga, Cromartie High School, sendo este gag mais parecido com os antigos, em vez do estilo actual de gag mangas publicados na Jump. Nem foi de propósito, só reparei agora mesmo, mas os dois foram publicados na Shonen Magazine, Baby Steps ainda sendo publicado e Cromartie High School já tendo sido concluído.

 

Na semana passada tinha dito que iria distribuir os mangas que destacaria pelos vários lugares do ranking, mas a verdade é que acabei vendo nesta semana que o mais provável é mesmo os mangas em destaque acabarem sendo na sua maioria do top10, não só porque faz mais sentido comentar mais sobre os que foram melhor, como meio que adoptei a ideia que não perder tempo criticando o que foi mal, como poderão ver pelo meu extenso comentário a Fairy Tail.

 

De destacar também, principalmente para quem não lê, que Dorohedoro da semana passada para esta sofreu uma grande queda, mas nada tem a ver com a qualidade do manga, mas sim porque estou apenas a comentar sobre um capítulo extra, ou seja bem provável que para a semana Dorohedoro esteja no mínimo no top5.

 

Nesta semana termino de comentar sobre os volumes de Kuroko no Basket já lançados em português, com isso estou a pensar em qual manga irei substituir nesse lugar que meio que fica vazio, se Medaka terminar esta semana muito provavelmente será ele o substituto se não provavelmente para a próxima semana estreia mais um excelente manga no post, que inicialmente irei comentar em volumes.

 

Uma última coisa, quem lê os comentários já sabe que não gosto de colocar mangas parecidos em lugares próximos no ranking, preferindo distribuir e colocar de preferência outros mangas menos conhecidos entre os grandes que toda a gente lê e quando isso não é possível tentando sempre encaixar algo diferente como na semana passada que a dividir Naruto e One Piece ficou AC. Estou dizendo isto apenas para dizer que esse é o motivo para One Piece, Naruto e Toriko não estarem seguidos no ranking, em especial os dois primeiros. E independentemente da minha escolha pessoal os 3 estão óptimos e aceitou qualquer troca de lugares entre os 3. De qualquer maneira nenhum dos 3 está em primeiro.

 

21ºFairy Tail 321:

 

Tudo como era previsto, sem mais a dizer.

 

 

20ºKuroko no Basket Volume 12:

 

Mais abaixo no post, comentário sobre o 11, ou melhor sobre a parte do passado dos alunos do segundo ano da escola Seirin, neste fica aqui o meu breve, porque não vale gastar muito tempo criticando, sobre o pior jogo, até ao momento e espero de sempre, do manga. Também de ressaltar, infelizmente, que o capítulo 100 acabou sendo comemorado com o início desse jogo.

 

Há jogadores que por quererem ou não, acabam se tornando especialistas em faltas e principalmente em jogar com a mente do adversário, só olhar para o que o Materazzi fez o Zidane fazer no seu último jogo da carreira, com isso fez um dos melhores jogadores de sempre acabar a sua carreira daquela bela maneira, fora que directa ou inderectamente fez a França perder o Mundial. Agora uma equipa especializada em faltas? Não, aí já é exagero e o pior é que é impossível de ser concretizado, porque apesar de haver muito arbitro cego, difícil haver tanto árbitro cego num jogo de basquetebol, onde isso é muito bem vigiado. O lado bom desse jogo foi apenas ver os personagens secundários tendo mais destaque. E agora segue-se a Geração dos Milagres na Copa de Inverno.

 

 

19ºBleach 528:

 

Confirmando que se deve ficar ainda mais algum tempo afastado do Rei, da Soul Sociaty e da Guerra, dando espaço para uma das promessas do Kubo no início desta saga final, “o que é o Ichigo?” Neste capítulo o Kubo acabou sendo o capitão óbvio, que até podia passar sem ser criticado se ele não tivesse acabado o capítulo como se tivesse a dar uma mega novidade a alguém. Agora espero que no próximo capítulo já aja mais novidades e que o Kubo surpreende, porque senão essa pausa será mais sentido ainda. O desenvolvimento geral do capítulo também poderia ter sido muito melhor.

 

 

18ºNisekoi 58:

 

Já li alguns dos próximos capítulos, mas comentei sobre o mini-arco que começa no próximo capítulo para a próxima semana. Neste capítulo o autor voltou a dar destaque a uma das personagens do manga, desta vez, a única que não faz parte do harém do Raku, a Ruri. No geral até que foi um bom capítulo, o problema é o de sempre, o afastamento do autor do tema principal.

 

 

17ºWorld Trigger 3:

 

World Trigger apresenta mais um capítulo focado nos personagens em vez da acção, apesar do mangaka já ter mostrado que não é nenhum génio no que diz respeito ao roteiro é importante frisar que pelo menos está a tentar construir o pouco que tem, em vez de já partir para acção. Mas isso também tem o seu lado negativo, já que parece que o manga não anda e com isso não motiva os leitores a ler, ou seja algum balanceamento melhor entre os diálogos e acção seria o ideal, mesmo que só isso não chegasse já que a World Trigger também falta o principal, a personalidade da obra e dos personagens.

 

Resumindo World Trigger continua com o não é de todo mau, mas não convence.

 

 

16ºAo no Exorcist 41-42:

 

Foram melhores que o anterior, mesmo assim para um manga mensal pede-se um pouco mais de empenho à autora, até porque há um ano atrás era um dos mangas com mais destaque no Japão, mas com esse actual rumo do manga também percebe-se o porquê de agora estar perdendo o hype. Sobre a história, imaginem um pai tratando de assuntos importantes num parque infantil, enquanto as crianças brincam, foi mais ou menos assim que vi toda a situação do manga, de vez em quando focava nos assuntos importantes, mas nunca sem deixar de estar rodeados de crianças e os seus pequenos problemas.

 

 

15ºKiruko-san 9:

 

De maneira geral, continuo-o sem perceber o porquê do autor criar esses dois novos personagens e da Jump não reduzir o nº de páginas, felizmente escolheram o melhor capítulo do manga para as páginas extras. De resto, esse velho tem de se tornar personagem regular, melhor personagem do manga.

 

 

14ºDorohedoro Extra Volume 11:

 

Capítulo para aliviar a tensão, entre o melhor volume do manga e a espera pelo volume e saber o que aconteceu. Sobre o extra, como sempre uma história interessante e bem desenvolvida, apesar disso um final com uma chuva de hambúrgueres teria sido melhor.

 

 

13ºShokugeki no Souma 7:

 

 

Era exactamente este capítulo que eu estava à espera que tivesse acontecido no anterior e se os autores tivessem juntando o 6 e o 7 teria sido ainda melhor. Ou seja chegada ao dormitório do colégio, uma prova rápida só para mostrar o talento do Souma e logo de seguida mostrar os habitantes estranhos do dormitório. De qualquer maneira bom capítulo 7.

 

Tendo em conta umas páginas antes, já era meio esperado que ele fosse um dos 10, e se já terem lido vários mangas do tipo do Shokugeki no Souma, não digo de comida, mas sim dos mesmos padrões que este está a seguir, vão ver que é bem normal o protagonista acabar sendo amigo de alguém bem forte. De qualquer maneira final interessante e Shokugeki no Souma está indo bem.

 

 

12ºHaikyuu 28:

 

Mais um bom capítulo, começando o jogo entre os corvos e os gatos, deu para mostrar que Karasuno já tem uma equipa relativamente forte e que já comunica bem entre si, com o capítulo terminando naquele típico momento de reviravolta, com Nekoma preparando o contra-ataque. De resto, como já era esperado, o professor que ajuda o time de voleibol de Karasuno vai acabar sendo o personagem que serve para ser a desculpa para o autor explicar as regras, que nem por isso são assim tão complicadas, mas sempre precisam de algumas explicações.

 

 

11ºOne Punch-Man 23-24:

Imagem Postada

 

Essas páginas duplas seguidas no manga são excelentes, mas espero que o Murata saiba balancear isso bem, porque isso deve ser algo visto como bónus, se for feito em todos os capítulos pode acabar se tornando banal, digo isto porque em dois capítulos seguidos o autor usou essa ideia, apesar de que no segundo foi algo mais curto, então não chega a entrar tanto no grupo das outras 3 sequências.

 

De qualquer maneira essa sequência que abre o post está excelente e serve tanto para ser vista da maneira como foi publicada, como da forma inversa. De resto quando os capítulos têm essas cenas acabam se focando demais nisso e sem grande destaque para a história, deu para conhecer um dos heróis mais fortes e provavelmente deve ficar entre os dois sobre quem irá salvar a cidade e arredores. De destacar também que aos poucos o protagonista vai melhorando no ranking.

 

PS: Comentário feito antes de ter visto o que acontece no 25, que logo comento para a semana.

 

 

10ºAssassination Classroom 32:

 

Bom capítulo de AC, confirmando o que se tinha visto no capítulo anterior, principalmente no que diz respeito à turma 3-E, pode ser que agora se veja o autor dando mais destaque à turma e deixar de inserir personagens, essa relação turma-professor, tirando o carisma do Duro de Matar, sempre foi principal ponto positivo do manga e também o objectivo central, pelo menos numa primeira fase, do manga.

 

PS: Boa ideia a capa anti-professor.

 

 

9ºGintama 419-422:

 

Primeiro arco, ou no caso mini-arco, que comento sobre Gintama. Uma das principais qualidades de um manga gag, ou de comédia exagerada, é a maneria como uma situação extremamente comum consegue passar a ser a uma situação apocalíptica em poucos capítulos/páginas. Este foi o caso que aconteceu nesses capítulos, de uma situação comum onde a Kagura simplesmente levaria o namorado para o conhecer o pai, acaba caindo no exagero inicial dos pais, onde o Gintoki acaba-se metendo e mais tarde também o Shinpachi, junto a isso o namorado estranho da Kagura, de uma raça de gigantes que vai destruir a Terra e em vez de ter-se um encontro entre o namorado e o sogro, temos o apocalipse.

 

 

8ºKuroko no Basket Volume 11:

 

Antes de mais, uma boa introdução para o flashback, desde a cena final do capítulo 93, onde o Kagami houve por acidente a conversa sobre o joelho do Teppei, ao capítulo seguinte, onde os leitores são brindados com mais um óptimo filler de Kuroko no Basket, desta vez não ligado a comida, mas sim de limpeza, e onde no fim se encontra uma fotografia com os membros do ano passado.

 

Uma coisa que sempre achei interessante em Kuroko no Basket é a escola ser nova, apenas 2 anos de existência, dessa maneira o autor se protege, podendo criar mais um torneio sem precisar de prescindir de nenhum dos personagens e porque dessa forma pode contar toda a história do clube sem alongar em demasia e também dessa forma consegue explicar a ascensão rápida do clube, algo que muitas vezes falha noutros mangas de desporto.

 

 

O foco do flashback obviamente iria cair no Teppei e no Hyuga, com a cota parte de importância da Riko e claro passando um pouco pelo resto dos personagens. Apesar dos clichés da situação, mais que normais estando-se a falar sobre Kuroko no Basket, toda a criação da equipa foi bem trabalhada, principalmente por o autor ter feito relembrar da situação no telhado onde eles dizem o nome para toda a escola ouvir, nada melhor numa história que ser fiel a ela mesma e ter as suas próprias referencias internas.

 

Uma outra coisa bem interessante do flashback foi o autor ter aproveitado para mostrar a geração dos milagres de outra perspectiva, foi uma passagem rápida, como devia de ser, e ficou excelente. E depois de passar-se pela formação do clube e pela pequena aparição da geração dos milagres o autor segue para o único defeito do flashback, ser centrado na equipa que no volume seguinte acabaria tendo o pior jogo do manga.

 

 

Apesar disso nesse flashback a situação acabou sendo bem feita, porque situações dessas acontecem, só não acontecem a todas as jogadas como no volume seguinte o autor tenta fazer, logo toda a situação final com o Teppei, o Hyuga e a Riko no hospital foi excelente e criou muita bem toda a situação que se seguia, pena que o volume seguinte não está ao nível de toda essa promoção bem feita.

 

 

7ºBeelzebub 194:

 

Comemoração do quarto aniversário de Beelzebub, 4 anos de altos e baixos, desde o seu começo que se saiu melhor que o próprio Toriko e a esta fase de decadência que tem sofrido nos últimos anos, mais por culpa do próprio autor do que por outra coisa, agora de volta às origens o manga pode-se reerguer novamente, tudo depende de como se sairá este arco. A capa da Jump foi excelente e as páginas coloridas também.

 

Ainda estou em dúvidas acerca dessa distribuição de poderes demoníacos, mas seja como for só poderei tirar uma conclusão melhor daqui a alguns capítulos, por agora de notar apenas que esses poderes servem como recurso de roteiro para poder equilibrar a balança, que desde a vitória do Oga sobre o Toujou no primeiro arco do manga, nunca chegou realmente a se equilibrar, já que o Oga claramente estava acima de todo o mundo.

 

 

A escolha do primeiro “discípulo” do Oga, ou do Beel, foi mais que acertada, afinal o Kanzaki foi o primeiro adversário do Oga no manga e acima de tudo desde a entrada da Futaba na história ganhou muito mais destaque e se tornou um personagem que, com mais ou menos naturalidade, nos habituamos a ver em destaque, ao contrário do Himekawa, que cada vez mais fica deixado de lado.

 

A página onde o Kanzaki ataca o nº4 do outro grupo foi realmente exagerada, mas nem por isso menos excelente, página certa na altura certa, o mesmo se pode dizer da cena final do ataque do Oga ao Nasu, apesar de que aí também deveria ter tido página dupla, afinal essa deveria ser a cena de maior impacto do capítulo. Curioso sobre os feiticeiros e esperando que a luta entre o Oga e o Nasu não tenha ficado por aí.

 

 

6ºToriko 224:

 

Neste capítulo o Shimabukuro acaba confirmando o que maioria tinha comentado anteriormente, que os chefes são mais importantes que os próprios bishokukais, apesar disso ele devia de equilibrar a balança, que neste torneio acaba caindo, e muito, para o lado dos chefes. Além disso, parece que a guerra vai começar a se estabilizar e o Shimabukuro agora começará a focar mais em lutas 1x1, o Sanny está longe de ser o meu personagem favorito do manga, mas toda essa cena final ficou excelente e volto a dizer ele e o Tommyrod combinam na perfeição.

 

 

5ºCromartie High School:

 

Já estava para comentar sobre o manga há algum tempo, para ser mais preciso desde que fiz parceria com a Aquaria Scanlator, eles tem mantido uma regularidade bem aceitável do manga e se tudo correr bem será um manga que aparecerá aqui semanalmente/quinzenalmente no post.

 

Gag manga é um termo que nos últimos anos tem acabado sendo abrangente demais, e que eu próprio muitas vezes acabo usando na forma errada, seja porque muitos pensam que é comédia é gag, ou por causa da infantilização dos gag mangas, só ver os últimos que saíram na Jump, Inumarudashi, Pakky, aquele com que tinha alguma coisa a ver com os contos dos irmãos Grimm, o actual Edison, ou mesmo PSI, este menos infantil que os anteriores, mesmo assim longe da extravagancia e peculiaridade dos gag mangas antigos, ou de modo geral o verdadeiro gag manga.

 

 

Cromartie High School tem tudo o que se pede num gag manga, todas essas situações extremamente exageradas, plots sem pés nem cabeça e acima de tudo personagens extravagantes, que no caso de Cromartie High School seriam acima de tudo um Gorila, um Robô e o Freddie Mercury. Isto tudo num manga sobre delinquentes escolares.

 

Resumindo, se gostam de coisas mais exageradas e gags que usam a 100% o seu próprio género, fica aí a dica. Para concluir, apenas comentar o excelente segundo capítulo, onde todos falam o pior que já fizeram na vida e claramente o protagonista, mesmo não sendo delinquente, foi o que fez a pior.

 

PS: Ainda não li todos os capítulos lançados, tenho de rever aqui onde fiquei e dependendo que como correr a leitura vejo como será a melhor maneira de comentar até actualizar o manga com a Aquaria Scanlator.

 

PS2: Como a maioria dos gag mangas do género o manga tem poucas páginas por capítulo, apenas 6.

 

 

4ºNaruto 622:

 

 

Criar drama em um manga é muito mais complicado de que o fazer num filme, série ou livro, que diga-se também não é tão fácil quanto parece, e isso ainda é pior quando se está a falar de um manga shounen que não é propriamente conhecido pela sua aceitação inquestionável do público e critica. E o começo do capítulo com os exageros de personalidade do Hashirama e do Madara não ajudaram, apesar disso o capítulo mostrou uma maturidade surpreendente, principalmente na abordagem à guerra.

 

Está certo que a guerra da altura do Hashirama e do Madara é totalmente diferente da actual, mas em um único capítulo o Kishimoto conseguiu criar um cenário de guerra muito melhor do que o que tem feito nos últimos 100-150 capítulos. A morte do Itama, irmão do Hashirama era esperada desde que ele apareceu junto dos dois irmãos, afinal esse seria o único caminho tendo em conta que não tinha sido mencionado antes, mesmo assim impactante, necessária e um dos pontos fortes do capítulo.

 

O capítulo termina, onde começou e onde já o anterior tinha terminado, o Kishimoto pode acabar por estragar tudo, mas por agora esse ponto de encontro perto do rio foi uma boa escolha e que deverá continuar a ser seguido nos próximos capítulos, igualmente se pode dizer o mesmo das conversas iniciais e finais entre eles.

 

 

3ºBaby Steps:

 

Mais uma estreia, desta vez de um manga de desporto da Shonen Magazine, manga que já estava curioso para ler faz um bom tempo. Tem como tema ténis e acaba sendo uma excelente alternativa no que trata desse desporto para quem quer fugir dos exageros de Prince of Tennis e procura algo mais do estilo da Magazine.

 

A história anda à roda do E-chan, o aluno perfeito e os seus cadernos de apontamentos ainda mais perfeitos, o personagem em si acaba estranhando à primeira vista, parecendo que o manga vai destoar um pouco do realismo, mas nos poucos capítulos que li a ideia que fica é que o autor o criou assim, não para ser o típico personagem sem personalidade de manga echi, mas sim para poder ao mesmo tempo que vai desenvolvendo o lado desporto do manga, também desenvolver o lado pessoal do E-chan.

 

 

Uma coisa que chama a atenção é que o ténis não está ligado directamente à escola, como clube escolar, como é normal em mangas shounen, mas sim um clube de ténis da cidade dele, no geral não muda muita coisa, mas também pode mudar se o autor quiser, ou seja, sempre continuaram a haver torneios, mas sendo fora da escola o autor não fica restrito aos 3 anos do colégio, logo ganha um espaço bem longo de produção para o personagem e para a história do manga, se aproveita-o ou não é outra coisa, mas sem dúvidas dá mais possibilidades. Resumindo, em vez de um manga sobre uma equipa o manga pode-se tornar sobre o jogador, ou seja um manga sobre a carreira, como é Major ou Hajime no Ippo.

 

Outra coisa que o manga acerta em cheio e que nem sempre é uma aposta garantida, até diria que na maioria das vezes não o é, é a maneira como o autor finaliza os capítulos, No primeiro volume, de 5 capítulos, o autor usou piadas ou situações de comédia para finalizar dois deles, sendo a cena final do primeiro a melhor. Num deles criou um cliffhanger bem cliché, que podia dar para o torto, mas logo no início do 3º capítulo resolveu tudo. E nos outros dois deixa cliffhangers interessantes para deixar o leitor interessado, logo acho que se pode dizer que o autor tem como forte saber como terminar um capítulo, desde a comédia ao gancho real para o próximo capítulo.

 

 

Até ao momento o manga focou-se em especial nos 3 protagonistas do manga, o E-chan, a Tasaki e o Takuma, dois colegas do E-chan no clube de ténis, sendo que o primeiro volume termina numa excelente disputa entre o E-chan e o Takuma. Além deles o manga acaba tendo um ou outro personagem de destaque, como o amigo do E-chan, ou a criança irritante que ele acaba conhecendo no clube e criando desde logo alguma antipatia e rivalidade.

 

Concluindo, é um bom manga de desporto ao estilo da Magazine, ou seja, mais realista e principalmente sem pressões, o que ajuda ao autor a pensar melhor no que quer para o manga e não o que o público quer ou o que lhes vai agradar. Não sendo sobre uma equipa, pode muito bem acabar se tornando num manga sobre a carreira total do E-chan e seria interessante vê-lo ganhar algum torneio do Grand Slam.

 

 

2ºOne Piece 700:

 

Capítulo 700 de One Piece e sem qualquer previsão para quando vai terminar, para alegria de uns e tristeza de outros, pelo menos o Oda não é velho igual o George R. R. Martin então os fãs não precisam de se preocupar com ele morrer de velhice antes de finalizar One Piece. De qualquer maneira depois de 100 capítulos, sendo a maioria deles fracos ou abaixo do esperado, o Oda parece que vai vir com tudo daqui em diante.

 

Todos os capítulos em que o Oda foca no mundo e nas reacções dos personagens ao que está acontecendo raramente falha, até porque acaba sempre aparecendo um ou outro personagem que já não se via há bastante tempo e que se fica a saber um pouco sobre o seu paradeiro ou alguma informação extra. Neste capítulo viu-se por alto personagens como Bonney, Crocodile ou Jinbey e a meio do capítulo fica-se a conhecer, finalmente quem é a actual geração de Shibukais.

 

 

Geração essa que incluí o Buggy, grande aposta desde que o personagem a tal carta misteriosa já há uns bons capítulos atrás, mas sem dúvida o mais interessante dessa sua nomeação é a Marinha e o Governo Mundial realmente o considerar uma lenda viva, tecnicamente ele é, mas na realidade só mesmo fama e nome, porque ele é claramente o mais fraco dos 7. Sete, mas que ainda falta revelar qual o último, sinceramente não tenho ideia de quem seria o sétimo, mas já que ele não foi revelado é obrigatório que seja alguém já conhecido e de preferência um nome grande o suficiente para que faça sentido o Oda não ter revelado neste momento.

 

A cada capítulo que passa mais parece que o Oda vai levar o Monosuke e o pai o máximo que puder no bando, resta esperar se quando a agora de partir chegar eles vão mesmo abandonar os mugiwaras. Além disso o capítulo acaba por confirmar que a decisão do DoFlamingo prescindir do seu título de Shibukai é algo bom para o manga, o seu bando parece interessante, mas continua muito nas sombras, principalmente os de grande destaque.

 

E finalmente o cliffhanger, mostrando mais uma vez a influencia do DoFlamingo, se fosse outro personagem que tivesse adquirido a akuma no mi do Ace veria como falha, ou pelo menos com uma necessidade muito maior de explicações, mas sendo o Flamingo, que parece que sempre tem tudo o que quer, acaba sendo meio natural, mesmo que uma explicação, nem que seja para ajudar a perceber ainda mais sobre akuma no mis, é necessária.

 

 

1ºShingeki no Kyojin 42:

 

Só tenho pena de uma coisa, ter levado spoiler, antes de ler o capítulo. Nem foi um spoiler grande ou que estrague totalmente a leitura, até porque mesmo quem apanhou spoiler acabou sem dúvida surpreendido no capítulo, dado que a revelação saí totalmente do nada, de qualquer maneira sem dúvida preferia ter lido e ser completamente apanhado de surpresa, como fui por exemplo ao ler Dorohedoro na semana passada.

 

De qualquer maneira, revelação bombástica e possibilidades mais que muitas para o manga, mesmo que isso não seja grande surpresa já que Shingeki no Kyojin tem uma vantagem sobre a maioria dos mangas, que é não dar para saber o que o futuro aguarda, o autor pode seguir o monte de caminhos diferentes para o manga e todos eles possíveis, coerentes e com grandes possibilidades de sair algo fantástico.

 

 

O único defeito que aponto ao capítulo é que por causa do manga ser mensal, por eu ter dificuldades em me identificar com os personagens ou simplesmente pelo autor não ter desenvolvido os personagens secundários da melhor forma, sendo o mais provavel uma junção entre os 3 pontos, a revelação daqueles 2 personagens, sendo 2 dos 3 titãs que maior destaque tiveram até ao momento no manga, acaba tendo algum sentimento de desilusão, nem digo tanto pelo titã encouraçado, mas sem dúvida esperaria alguém menos random para ser o titã colossal.

 

De qualquer maneira capítulo excelente, múltiplas possibilidades e esperando óptimos capítulos nos próximos meses.

 

 

Ranking:

1ºShingeki no Kyojin
2ºOne Piece
3ºBaby Steps
4ºNaruto
5ºCromartie High School
6ºToriko
7ºBeelzebub
8ºKuroko no Basket Volume 11
9ºGintama
10ºAssassination Classroom
11ºOne Punch-Man
12ºHaikyuu
13ºShokugeki no Souma
14ºDorohedoro
15ºKiruko-san
16ºAo no Exorcist
17ºWorld Trigger
18ºNisekoi
19ºBleach
20ºKuroko no Basket Volume 12
21ºFairy Tail

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub