Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

03
Dez12

Shonen Jump 2012: Dados e Curiosidades

Dark-Fenix

 

Com o final do ano comercial da Shonen Jump é normal saírem as listas com os dados do ano, inicialmente era para vir comentar sobre os dados que já acompanho há 3 anos de um fórum italiano, mas o Shinuki acabou postando no Forum Project e vou utilizar os dados dele.

 

Faltou a parte das curiosidades, mas o forum project bloqueou o acesso a pessoas fora do Brasil, caso volte nos próximos dias logo edito.


MANGÁS QUE ESTREARAM EM 2012:
-Haikyuu!
-Pajama na Kanojo
-Koisome Momiji
-PSI Kusuo Saiki
-Sensei no Bulge
-Assassination Classroom
-Takamagahara
-Retsu!! Date Senpai
-Cross Manage
-Hungry Joker
-Rookie Policewoman Kiruko-san
-Shokugeki no Soma

 

Até ver os dados deste ano e comparando com os dos anos anteriores não tinha tomado muita atenção, mas a Jump nos últimos anos tem estreado cada vez mais mangas, em 2010 estreou apenas 8, em 2011 estreou 10 e agora em 2012 estreou 12, esperando que essa tendência para aumentar o número de estreias termine neste ano, porque mais estreias também querem dizer mais cancelamentos e assim fica difícil algum se estabilizar.

 

É só olhar para esses números 30 estreias em 3 anos, de 2010 não sobra nenhum, de 2011 só resta Nisekoi, que relembro estreou praticamente no final do ano, e Kurogane, que deverá ser cancelado ainda este ano. Só de 2012 se têm mantido, mas ainda é cedo para dizer. De qualquer maneira houve boas estreias neste ano, Haikyuu, PSI e AC foram as melhores e esperando que Hungry Joker se junte ao grupo.

 


MANGÁS FINALIZADOS E CANCELADOS:
-Kagami no Kuni no Harisugawa (29 Capitulos)
-ST&RS (39 Capitulos)
-Bakuman (176 Capitulos)
-Genso! Kodatsu Seibutsu-shi Pakky (23 Capitulos)
-Inumaru Dashi (180 Capitulos)
-Nurarihyon no Mago (208 Capitulos na Shonen Jump)
-Magico (66 Capitulos)
-Pajama na Kanojo (26 Capitulos)
-Sensei no Bulge (16 Capitulos)
-Takamagahara (17 Capitulos)
-Katekyo Hitman Reborn! (409 Capitulos)
-Koisome Momiji (28 Capitulos)

 

Um dado interessante ao ver os mangas que foram cancelados é ver que este ano, ao contrário dos anteriores, dos 12 cancelados, apenas 2 não chegaram aos tão falados 20 capítulos e que acima de tudo foram concluídos 4 mangas acima dos 100 capítulos, incluindo Reborn que já passava dos 400, ou seja a Jump já está a tomar algumas atitudes diferentes dos anos anteriores e esperando que no próximo ano também se despeçam da revista pelo menos uns 3 ou 4 mangas com mais de 100 capítulos.

 

Também não houve nenhum cancelamento muito injusto, no geral foram cancelados os piores, o máximo que se poderia dizer seria Harisugawa, mas como o manga não dava para ser muito longo o autor até conseguiu fechar bem a história, parecendo mesmo a muitos olhos que foi concluído e não cancelado.

 


MANGÁS QUE MAIS FICARAM EM PRIMEIRO LUGAR:
-One Piece (17)
-Naruto (14)
-Toriko (10)
-Assassination Classroom (3)
-Gintama (2)
-Bleach (1)
-Kuroko no Basket (1)

 

One Piece este ano não controlou como era costume nos anos anteriores, o trio de mais populares se manter na ordem actual, mas muito equilibrado com apenas 7 primeiros lugares separando One Piece de Toriko, com Naruto exactamente a 3 de cada, seguindo a tendência para estabilizar Toriko para o ano pode fazer uma bela surpresa.

 

No que diz respeitos aos primeiros lugares ainda está tudo muito centrado no top3, mas AC no final do ano conseguiu surpreender e quem sabe se a popularidade se manter por um ano não possa também meter-se nas contas com os 3 grandes da Jump. Para quem acompanha a toc há pouco tempo u não ter uma mémoria muita boa pode ate achar estranho Gintama estar aí, mas sim o início de 2012 foi excelente para Gintama.

 

Bleach com o final da saga dos Fullbringers conseguiu um primeiro lugar, contrariando todo o mau ano de Bleach na Jump, o motivo para o primeiro lugar depende de quem o analisar. E Kuroko a maior surpresa do ano conseguiu um excelente primeiro lugar e tendo em conta as últimas tocs tem tudo para voltar a recriar a faceta, nem que seja uma única vez.

 


MANGÁS QUE MAIS FICARAM ULTIMO LUGAR:
-ST&RS (12)
-Takamagahara (8)
-Nurarihyon no Mago (6)
-Sensei no Bulge (4)
-Magico (3)
-Pajama na Kanojo (3)
-Kagami no Kuni no Harisugawa (2)
-Genso! Kodatsu Seibutsu-shi Pakky (2)
-Koisome Momiji (2)
-Kurogane (2)
-Inumaru Dashi (1)
-Retsu!! Date Senpai (1)
-Kuroko no Basket (1)
-Hunter x Hunter (1)

 

Ao contrário do primeiro lugar, o último é muito mais frequentado, nem que seja pelo facto óbvio que quem fica em último tem tendência a ser cancelado. St&rs é sem surpresas o campeão, afinal o facto de se ter mantido na Jump tanto tempo foi mais por sorte do que qualquer outra coisa. Takamagahara também não surpreende e só não tem mais porque foi cancelado entretanto, o mesmo para Sensei no Bulge.

 

Infelizmente Nura Mago frequentador habitual do último lugar, de resto é tudo manga cancelado ou que vai ser cancelado nos próximos tempos, excepto Hunter x Hunter e Kuroko, que fez a faceta de no mesmo ano ficar em último e em primeiro, apesar de não aparecer aí Bleach também não esteve longe de fazer o mesmo.

 


MANGÁS QUE GANHARAM CAPA:
-Naruto (6)
-Jump Cast (4)
-Toriko (3)
-Bleach (3)
-Sket Dance (3)
-Medaka Box (3)
-One Piece (2)
-Assasasination Classroom (2)
-Haikyuu! (2)
-PSI Kusuo Saiki (2)
-Kuroko no Basket (2)
-Nisekoi (2)
-Gintama (2)
-Bakuman (2)
-Beelzebub (2)
-Kochikame (1)
-Pajama na Kanojo (1)
-Koisome Momiji (1)
-Sensei no Bulge (1)
-Takamagahara (1)
-Retsu!! Date Senpai (1)
-Cross Manage (1)
-Hungry Joker (1)
-Rookie Policewoman Kiruko-san (1)
-Shokugeki no Soma (1)

 

Esta sempre foi a categoria onde Naruto e One Piece mais estavam equilibrados, mas neste ano One Piece perdeu feio, ou não, depende da perspectiva, já que One Piece podia ter 5 capas se não fosse o amnga mais popular da revista, o que faz com que tenha de ocupar na maioria das vezes o protagonistas nas issues duplas.

 

De resto sem muito o que destacar, só que até nisso a Jump mostra que está a investir mais nos seus mangas e não só nos mais populares, com muitos mangas novatos e mangas menos populares a ter duas capas, no aspecto negativo de destacar que mesmo com Medaka tendo ganho 3 capas não serviu para aumentar a sua popularidade em nada, na verdade a cada semana que passa parece que ainda caí mais. De destacar também Gintama que tem 2 capas, mas nem sequer teve uma página colorida este ano.

 


PAGINAS COLORIDAS DE ABERTURA:
-Naruto (6)
-One Piece (5)
-Toriko (5)
-Bleach (4)
-Kuroko no Basket (4)
-Sket Dance (3)
-Beelzebub (3)
-Bakuman (2)
-Haikyuu! (2)
-PSI Kusuo Saiki (2)
-Assassination Classroom (2)
-Kochikame (1)
-Medaka Box (1)
-Nisekoi (1)
-Pajama na Kanojo (1)
-Koisome Momiji (1)
-Sensei no Bulge (1)
-Takamagahara (1)
-Retsu!! Date Senpai (1)
-Cross Manage (1)
-Hungry Joker (1)
-Rookie Policewoman Kiruko-san (1)
-Shokugeki no Soma (1)

 

A lista de maneira geral é parecida com a de cima, com a diferença que aqui dá para ter uma ideia melhor do que a Jump está realmente a apostar, sem surpresas Naruto, One Piece e Toriko no topo, seguidos de Bleach, numa tentativa de ainda sair algo de bom desta saga final, mas que não tem sortido muito efeito, e Kuroko, a surpresa do ano, a par de AC.


De resto também é bom ver que a Jump destribuiu melhor o destaque dado a cada manga, algo que nos últimos anos se tinha resumindo aos 3 grandes.

 


PAGINAS COLORIDAS (TOTAL):
-Kuroko no Basket (13)
-Medaka Box (12)
-Haikyuu! (11)
-Katekyo Hitman Reborn! (10)
-Bleach (9)
-Beelzebub (9)
-Nisekoi (9)
-PSI Kusuo Saiki (8)
-Toriko (7)
-Naruto (6)
-Kurogane (6)
-One Piece (5)
-Assassination Classroom (5)
-Bakuman (5)
-Nurarihyon no Mago (5)
-Kochikame (4)
-Sket Dance (4)
-Pajama na Kanojo (4)
-Koisome Momiji (4)
-Sensei no Bulge (3)
-Magico (2)
-Takamagahara (2)
-Retsu!! Date Senpai (2)
-Cross Manage (2)
-Hungry Joker (2)
-Rookie Policewoman Kiruko-san (2)
-Hunter x Hunter (1)
-Kagami no Kuni no Harisugawa (1)
-Genso! Kodatsu Seibutsu-shi Pakky (1)
-Shokugeki no Soma (1)

 

De destacar logo o facto de Gintama não ter tido sequer uma página colorida, mas mostra bem a força do manga e o que o manga significa para a Jump, ou seja que não precisa de ter destaque para continuar a ser um dos mangas mais importantes da revista. Esta também é normalmente a lista que os grandes da revista mais perdem, afinal páginas coloridas são um incentivo para os leitores e quem precisa de ser destacado são os novatos ou quem está em ascensão, por isso sem surpresas de Kuroko ser o manga com mais páginas coloridas.

 

Por outro lado Medaka volta a mostrar que tanta publicidade não lhe serviu de nada, Haikyuu também recebeu um bom tratamento por parte da Jump e apesar de não ser um sucesso incondicional, o facto de estar mais que estável na toc, mostra bem a força do manga. E de resto nada de especial a dizer.

 

 

MELHOR ESTREIA:
-Assassination Classroom

 

DESTAQUE DO ANO:
-Kuroko no Basket


PIOR ESTREIA:
-Takamagahara


SHOUNEN:
-One Piece
-Naruto
-Toriko
-Hunter x Hunter
-Bleach
-Katekyo Hitman Reborn!
-Nurarihyon no Mago
-Sensei no Bulge
-Takamagahara
-Hungry Joker

 

Um género sem muito sucesso nos últimos anos, pelo menos no que diz respeito às estreias, esperando que Hungry Joker acabe com o enguiço, mas tenhas as minhas dúvidas tendo em conta as posições onde a Jump o colocou nas últimas tocs. Actualmente na revista apenas, One Piece, Naruto, Toriko, Hunter x Hunter, Bleach e Hungry Joker.

 


GAG E COMÉDIA:
-Kochikame
-Gintama
-Sket Dance
-Beelzebub
-Assassination Classroom
-PSI Kusuo Saiki
-Inumaru Dashi
-Genso! Kodatsu Seibutsu-shi Pakky
-Retsu!! Date Senpai
-Rookie Policewoman Kiruko-san

 

Um género há alguns anos ninguém ligava e até criticava apenas porque sim, hoje em dia é mais tem tido sucesso na Jump, com AC se tornando num dos mais sucessos dos últimos e tendo em conta apenas dados, diria o maior desde One Piece e PSI que a cada semana teima em sair dos primeiros lugares na toc.

DESPORTO:
-Kuroko no Basket
-Haikyuu!
-Kurogane
-Cross Manage

 

Depois de anos a viver só de Kuroko este ano foi bom para o género na Jump, com Kuroko tendo finalmente sucesso e com Haikyuu tendo estreado bem e sendo excelente do ponto de vista qualidade. Cross Manage é apenas uma questão de tempo até ser cancelado e Kurogane deve seguir o mesmo caminho, mas pelo menos este ano mostrou que afinal é possível publicar mangas de desporto na Jump.

COMÉDIA ROMÂNTICA:
-Nisekoi
-Magico
-Kagami no Kuni no Harisugawa
-Koisome Momiji
-Pajama na Kanojo

 

Género que a Jump teima em publicar novos mangas, apenas para acabarem cancelados, lista relativamente extensa, mas que basicamente resume-se apenas a Nisekoi.

 


SLICE OF LIFE/OUTROS:
-Bakuman
-Medaka Box
-ST&RS
-Shokugeki no Soma

 

Mais alguns meses e esta categoria, Outros, pode deixar de existir, mas era bom que a Jump apostasse noutros géneros, o público já pede há um bom tempo por algo de mistério.

 

 

 

OnePiece 1,6
Naruto 2,4   
AnsatsuKyoshitsu 2,6
Toriko 2,9
PSIKusouSaiki 4,6
Nisekoi 5,3
Bakuman 5,6
Haikyuu 6
Sket Dance 6,3
Gintama 6,3

Beelzebub 8
KurokonoBasket 8,8
Bleach 9,1
Katekyou Hitman Reborn 9,8   
InumaruDashi 10,3
Kochikame 10,4
Retsu!!DateSenpai 10,7
Kurogane 11
MedakaBox 11,4
Genso! Kodai Seibutsu-shi Packy 11,9
PajamanaKanojo 11,9
Magico 12,3
KoisomeMomiji 12,5

HunterXHunter 13,3
Kagami no Kuni no Harisugawa 13,5
Nurarihyon no Mago 13,9
Cross Manage 14
SenseinoBalge 14,1
Takamagahara 15,5
ST&RS     15,9

 

Esta lista, foi feito pelo Rafinhadfl, usuário do fórum project, como tudo não é uma lista perfeita, já que não leva em conta muitas outras variaveis, mesmo assim reflecte bastante bem a realidade dos mangas da Jump, agora não levem isso há letra, por exemplo Takamagahaea e Sensei no Bulge foram fracassos maiores que St&rs, mas por causa de St&rs só ter tido últimos lugares este ano acaba ficando pior rankeado. O mesmo para a PSI e Nisekoi, os dois tem um registo muito parecido, mas PSI neste momento está à frente porque Nisekoi estreou antes e por isso logo já está mais instavel que PSI.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 04.12.2012

    St&rs teve sorte, não foi cancelado logo em Novembro, então fez bastante tempo extra e realmente o autor não pode culpar alguém além de si próprio.

    Depois dos mais de 8 milhões neste ano e dos bons resultados nas últimas tocs é bem provável que Kuroko consiga neste ano fazer melhor do que no anterior, no que diz respeito às tocs, já nas vendas duvido muito.
  • Sem imagem de perfil

    Pepito 04.12.2012

    Sobre o que era ST&RS ?
  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 04.12.2012

    Era um manga sobre astronautas, ou melhor uma escola sobre astronautas, já que não teve tempo para se tornarem astronautas de verdade.
  • Sem imagem de perfil

    Pepito 04.12.2012

    Eu tinha procurado umas informações a muito tempo, mas não lembrava direito. Seria uma boa temática para um BS. Alguém que soubesse explorar um universo assim realmente iria longe. Alienígenas e outras coisas do espaço estão longe do conhecimento humano usual, o que faz com que seja um tema dependente unicamente da criatividade do autor. Abre portas para todo o tipo de personagem e batalha intrigante.
  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 04.12.2012

    Também acho que aliens seria uma excelente premissa para um battle shounen, pena que os editores da Jump ainda não perceberam como usar essa premissa, fazer um manga sobre astronautas e fecha-los numa escola, St&rs, ou manga sobre aliens e não ter saído do planeta de origem, Sensei no Bulge, é pedir para cancelar na Jump.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub