Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

09
Nov12

Analise TOC Issue #50 Shonen Jump 2012

Dark-Fenix

 

00-Hungry Joker (Estreia, Capa e Pagina Colorida de Abertura)
01-Assassination Classroom
02-One Piece
03-PSI Kusuo Saiki
04-Nisekoi
05-Retsu!! Date Senpai
00-Kuroko no Basket (Pagina Colorida)
06-Naruto
07-Toriko
08-Sket Dance
09-Haikyuu!
00-Katekyo Hitman Reborn! (Pagina Colorida, Fim)
10-Beelzebub
11-Gintama
12-Bleach
13-Kochikame
14-Medaka Box
15-Cross Manage
16-Kurogane
17-Koisome Momiji

Shonen Jump Issue 51 de 212 - Informações
Rookie Policewoman Kiruko-san (Estreia, Capa e Pagina Colorida de Abertura)
Hungry Joker (Pagina Colorida)
PSI Kusuo Saiki (Pagina Colorida e Pôster Especial)
Beelzebub (Pagina Colorida)
One Piece (Ausente)

Ranking Real
01-Assassination Classroom
02-One Piece
03-PSI Kusuo Saiki
04-Nisekoi
05-Retsu!! Date Senpai
06-Naruto
07-Toriko
08-Sket Dance
09-Haikyuu!
10-Beelzebub
11-Gintama
12-Bleach
13-Medaka Box
14-Cross Manage
15-Kurogane
16-Koisome Momiji

Capitulos Rankeados
Assassination Classroom 012
One Piece 681
PSI Kusuo Saiki 019
Nisekoi 043
Retsu!! Date Senpai 003
Naruto 601
Toriko 204
Sket Dance 250
Haikyuu! 030
Beelzebub 173
Gintama 415
Bleach 508
Medaka Box
Cross Manage 002
Kurogane 052
Koisome Momiji 020

 

 

Uma das tocs mais estranhas desde que acompanho as tocs semanalmente, mas antes de comentar sobre as grandes surpresas, finalmente Hungry Joker estreia, admito já pensava que a Jump tinha desistido do manga, dado o tanto tempo já estava em espera para estrear, mas confirmou-se assim que a Jump tem bastante interesse que o manga funcione, afinal toda a gente já reparou que o género de batalha está bem em baixa actualmente na Jump, sem nenhum manga de relevo estreando desde Toriko e além disso mais um vencedor da Golden Future Cup cancelado não ajuda nada na credibilidade do concurso.

 

Basicamente actualmente existem apenas 4 mangas de batalha, 5 com Hunter x Hunter e agora 6 com Hungry Joker, então é essencial que o manga sobreviva e que tenha sucesso, já que Naruto e Bleach também não vão, ou não deveriam, ficar por muito mais tempo na Jump. E como disse nos comentários isso é algo que pode prejudicar, e muito, Hungry Joker, que inevitavelmente já estreia com os leitores colocando altas expectativas.

 

Pela raw não dá para dizer muita coisa em termos de qualidade, mas a impressão que fiquei não foi muito diferente da impressão que tive ao ver a raw de Cross Manage, foram feitas alterações para pior. Mas espero sinceramente que isso seja só uma impressão errada e que o manga seja realmente de qualidade e que tenha sucesso. Sobre esse problema no género batalha, acho que o grande problema é o primeiro funcionar, depois de um ter sucesso vão aparecer mais, já que a barreira das expectativas já foi ultrapassada.

 

Agora sobre as surpresas, que foram muitas, Assassination Classroom derrota tudo e todos conseguindo mais um primeiro lugar, o manga está com tudo, até no que diz respeito às vendas, que basicamente se tornou o manga da Jump mais vendido no primeiro volume desde que a Oricon começou a publicar as vendas, digo isto considerando que Bakuman teve ajuda por ser dos mesmos mangakas de Death Note e também teve mais dias de venda que AC. Só acho que o manga está a fazer sucesso rápido demais e que pode acabar sofrendo com isso, mas é esperar para ver no que vai dar.

 

 

One Piece perdeu o primeiro lugar e mostra bem como esta saga não está a ser o que se esperaria do primeiro grande momento no Novo Mundo. PSI continua com excelentes resultados, pena que a scanlator americana está bem atrasada, essa subida de Nisekoi foi meio do nada, se fosse o capítulo da confissão da Onodera até percebia, mas esse foi bem o básico de Nisekoi.

 

Para fechar o top5 a maior surpresa da toc, a maioria, para não dizer toda a gente, já considerava Date Senpai carta fora do baralho e ainda acho que seja uma questão de tempo até ser cancelado, mas esse quinto lugar complica e muito as contas do final da toc, principalmente a vida de Kurogane que fica em maus lençóis. Além desse lugar ser surpreende o que é mais surpreendente é ver-se 3 gags mangas no top5, fora Nisekoi que também não é um battle shounen e ainda o facto de serem 4 novatos no top5, sem dúvida foi uma toc estranha.

 

Kuroko ganhou páginas coloridas, para manter a popularidade em alta. Para muitos, eu inclusive, esta pode ser considerada a melhor toc do ano e isso tem um motivo, o final de Reborn, por mim a Amano pode continuar o manga na Square daqui a alguns meses ou anos, mas pelo menos terminou de vez na Jump e isso que importa. Vale ressaltar também que mais uma vez a Jump não colocou o manga finalizado muito acima na toc, mesmo que tenha ficado melhor que Bakuman.

 

Cada vez que vejo Naruto fora do top5, não tantas vezes assim, penso que isso tem algo a ver com alguma escolha dos editores da Jump, na última vez percebi a ideia, neste não consigo ver um padrão para o manga aparecer fora do top5, a não ser que a Jump tenha aproveitado para dizer, olha aí estamos a apostar nos novatos. De qualquer maneira gostava que esse resultado tivesse sido mesmo pelos japoneses não terem gostado de quem é o Tobi e de esses dramas ridículos do Obito, porque aí sair do top5 seria mais que justo. Depois dos óptimos resultados nas últimas semanas esse sétimo lugar de Toriko também é meio estranho.

 

Sket Dance bem rankeado, Haikyuu continua estável e é isso que importa, Beelzebub sofreu uma queda sem qualquer sentido, até porque essa regra de -7 estiver correcta o capítulo rankeado merecia o primeiro lugar. Gintama à porta do bottom, mesmo que isso cada vez importe menos, já que o manga sofre praticamente do mesmo estatuto de Kochikame e Hunter x Hunter.

 

 

Bleach abre o bottom 5 e depois de algumas semanas parecendo que afinal esta saga ainda poderia terminar em alta no que toca a popularidade, e também qualidade, o manga volta ao bottom e mesmo que de certa forma me surpreenda também não fico assim tão surpreso por ver que os fãs não tem ligado muito para o Yamamoto, já que o Kubo não soube trabalhar o personagem ao longo do manga.

 

É bom que Medaka Box continue aí nos últimos lugares, era preciso muito azar, ou muita sorte, para ver o manga cancelado já em Fevereiro, mas se manter-se por aí e os novos mangas terem sucesso o manga fica em má posição e espero que seja o suficiente para a Jump mandar os mangakas fecharem o manga antes que seja cancelado. Cross Manage é uma questão de tempo até ser cancelado, Kurogane está em má posição, principalmente depois da subida de Date-Senpai e Koisome Momiji deve acabar cancelado para a semana.

 

Para a semana estreia mais um novo manga e é claramente o que tem menos destaque dos 3 e isso pode jogar a seu favor ou então ser o cancelado em menos de 20 capítulos desta leva, esperar para ver, a imagem promocional não me chamou muita atenção, mas a ideia de ser um manga policial pode ajudar a ter sucesso.

 

Hungry Joker com página colorida, como normal nos segundos capítulos, PSI depois de um óptimo resultado ganhando página colorida e poster, na sequência do destaque que a Jump está a dar aos novatos e Beelzebub também com página colorida, por um lado é bom, mas estava curioso sobre o lugar que o manga iria ocupar para a semana. Por fim, One Piece mais uma vez ausente.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Dave 10.11.2012

    Não me quero meter na tua discussão e do Dark sobre Naruto, mas venho só aqui dizer que essa analogia do Obito ao Harvey Dent está errada, porque li três versões desse capítulo em inglês e nenhuma diz isso. É verdade que os tradutores tomam certas liberdades muitas vezes e foi por isso que eu deixei de ler em português. Mais vale ler uma tradução, do que uma tradução de uma tradução, porque pode perder-se muito o significado das frases.

    Em relação ao flashback do Obito, antes de o analisar, apenas digo que o Kakashi graduou-se na academia com 5 anos, tornou-se chunin com 6 e Jounin aos 13. O Obito graduou-se aos 9 e tornou-se chunin aos 11. No flashback dos ultimos capitulos parece que tudo aconteceu no máximo em 2 anos e que todos tinham a mesma idade o que é mentira. Não julgo a idade de despertar o MS, pois pode acontecer com um grande choque a qualquer idade. O Sasuke despertou primeiro o Sharingan do que o Itachi, mas despertou o MS depois.

    Todos gostamos de alguns personagens secundários, seja o Rock Lee, o Neji, o Shikamaru, whatever. Mas todos sabemos que a partir de uma certa de uma história bons personagens têm de ser deixados para trás para o autor se focar noutros. Gostando ou não disso, é a mais pura verdade.

    O Barba Negra é overpower, mas foi mostrado que ele tem medo do Shanks e do Akainu antes do time-skip. Ele é overpower porque têm duas Akumas no mi, mas isso será explicado no futuro e sabe-se que ele fez alguma coisa para absorver a fruta do Barba Branca, agora o quê não se sabe. E eu ainda espero que o inimigo final seja o Governo Mundial e o Gorousei.

    O Tajuu Moku Bushin no Jutsu do Madara foi suspenso pelo fim do Edo Tensei, se não me engano. Até o "Susanoo Megazord" como chamaste foi suspenso. Ele libertou-se da técnica e derrotou os Kage off-screen. O que custa é não o terem ferido e ele cada vez que era atingido tinha sempre uma técnica mais forte que a última mostrada para os vencer.

    Sobre a estratégia, qualquer luta tem estratégia. O problema é que não basta a estratégia para vencer. No Naruto clássico uma shuriken (aliás duas!) e uma kunai foram suficientes para libertar o Kakashi do Zabuza e o Naruto derrotou o Neji com um soco e o Gaara com uma cabeçada (mas aí não houve muita estratégia). Agora por muito que haja estratégia, o jutsu mais forte ou mais overpower irá sempre ganhar. Ou no caso do Sasuke em quase o Shippuden todo, se tiver a Karin ao lado para o curar. Naruto tem lutas de estratégia, mas poucas foram assim decididas. A maior parte foi sempre quem tinha o jutsu mais poderoso. Não estou a dizer que não há estratégia, só estou a dizer que não há assim tanta como querem passar.

    Em One Piece falou-se da possibilidade do Ace voltar dos mortos com a Kage Kage no Mi do Gekko Moriah, mas o Oda no fim da guerra fez com que o Moriah ficasse fora do baralho.

    Não compares FMA com Naruto, se faz favor. Gosto muito de Naruto, mas FMA é muito melhor. O melhor Shonen desde 2000. A Alquimia Reversa do Hohenheim não apareceu do nada como o Chakra dos pais do Naruto no selo. Muitos capítulos antes da batalha final mostra-se o Hohenheim a pôr partes da sua pedra filosofal no solo de Amestris, já o selo do Naruto ter o chakra do pai veio do nada e 80 capítulos depois, como se não fosse nada o selo também tinha o chakra da mãe. Se o selo tinha o chakra dos dois, porque não apareceram os dois ao mesmo tempo? E em relação ao Mustang e ao Kakashi, o Mustang recuperou a visão graças à pedra filosofal, o que desde muito cedo em FMA sabia-se que era capaz de recuperar os corpos dos irmãos Elric, eles é que não a queriam usar porque continha vidas humanas. Já a técnica para reviver veio do nada, como prova o facto dos os tão chamados seis caminhos de Pein serem afinal sete, com o último a dar o controlo da vida e da morte.

    Em OP se alguém matasse a tripulação do Luffy ele nunca iria falar com o inimigo. Simplesmente iria partir para cima dele.O "Talk no Jutsu" é próprio do Naruto assim como o "Kishimoto no Jutsu" é próprio do Sasuke.

    Antes do início da história, o Luffy treinou 10 anos com o Avô, um marinheiro que lutou igual para igual com o Rei do Piratas.

    O Obito quer um mundo onde seja feliz. Ele que se ponha em frente a um espelho e que use um Genjutsu. Não é preciso por o mundo todo.
  • Sem imagem de perfil

    Dave 10.11.2012

    E não, assisto o anime até X, mas quando chego até ao último episódio e quero acompanhar o manga, eu começo do início do manga para, além de rever, ver algumas cenas que possam passar erradas para anime. Aliás na luta do Shodai e do Nidaime contra o Sandaime, o Nidaime usa o Genjutsu do Escuridão, enquanto quem o usa no manga é o Shodai.

    Plotholes é um bocado diferente. No caso do Hiraishin, eles explicaram que eram os guarda-costas do Yondaime. Agora nunca foi explicado como é que o Sasuke consegue invocar falcões.

    Assim como o Kagami, havia quem dissessse que era o Fugaku, o pai do Sasuke e do Itachi, porque nem sequer estavam em casa quando aconteceu o ataque da Kyuubi. Mas como disse no início do post anterior, o meu problema não é a idade do Tobi ao lutar com o Minato. O Sasuke também venceu o Danzou. O meu problema é a idade do Kakashi e do Obito não baterem certo, como mostrou este flashback. No Gear Second do Luffy, ele desde que perdeu para o Aokiji diz que treinou mais para lutar de igual forma com pessoas mais fortes (One Piece não mostrar arcos de treino, apenas diz que passaram semanas, assim como Toriko), no anime parece muito pouco porque meteram fillers no meio, mas no manga o Aokiji aparece logo na ilha do Foxy, em Long Ring Long Land. E ele só desenvolveu o seu Soru em Gear Second depois de lutar contra o CP9.

    Essa da espada jedi e do Zoro não consigo comentar, mas ri-me muito. Sei que foi um exemplo, mas espero que estejas a brincar.

    Sobre o Gedo Mazo e o Rinnegan, tens razão. Só o Rinnegan é que pode invocar, e só houveram dois até agora, o do Eremita dos Seis Caminhos e o do Madara. A invocação logo pode ser feita por Obito e por Nagato porque têm implantes.

    "Criticar mangás, você está aqui pra isso ;)" - Todos nós estamos aqui para isso. O maior exemplo pode ser dado pelo próprio Dark-Fenix que critica a actual saga de One Piece, assim como muita gente, mas é porque estão mal acostumado desde Marineford. Muita gente se acompanhá-se o manga em Skypiea ou em Thriller Bark, teria dropado o manga. Habituámo-nos a ver muitos capítulos ou episódios de seguida e apanhámos em manga grandes e boas sagas, que depois quando há alguns capítulos ou episódios mais secantes reclamamos inteiramente da saga. Eu sei que a expectativa do Novo Mundo é enorme, mas ainda estamos na primeira ilha e já tivemos grande momentos e bons rumos em termos de plot. E isto vale tanto para One Piece, como para qualquer outro manga, incluindo Naruto ou One Piece. Eu também critico Naruto, não porque sou hater, mas porque já fui muito "fanboy". E custa ver uma série que eu adorava tornar-se algo banal por erros ou falta de coragem do autor (ou pressão dos editores). Aliás, entre Naruto, One Piece e Bleach (os chamados três grande da Jump, embora Bleach já perdeu o lugar) eu considero que Naruto é o que tem o melhor universo e a maior possibilidade de acontecimentos, só não seguiu por esse caminho porque não quis.
  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 10.11.2012

    Tentei fazer uma procura rápida pelas idades dos personagens, mas não encontrei nada de especial, de qualquer maneira essas idades mostram uma grande diferença entre o Kakashi e o Itachi para o Obito, eles eram génios, mas no final foi o Obito que em um ano desperta o sharigan, o mangekyou sharigan e controla a Kyubi.

    Sim é verdade, mas a guerra era a altura certa para o Kishimoto dar destaque a esses personagens, algo que não fez, além demais com o destaque que tiveram no clássico era esperado mais destaque deles no Shippuuden, nem que fosse para mostrar a diferença entre eles e o Naruto e o Sasuke.

    Finalmente alguém que concorda comigo, Governo Mundial e Gorusei para vilões finais. E sobre a explicação da estratégia é exactamente isso que penso. De Full Metal Alchemist e One Piece nada a acrescentar.

    Actualmente já não assisto animes, ou melhor já não começo nenhuma história pelo anime, então isso já não me acontece, mas na altura como a maioria começava pelo anime e depois passava para o manga. Por isso até hoje não ter lido os volumes iniciais de Bleach, Naruto e Reborn, de Reborn nem me vou dar ao trabalho de ler, já Bleach e Naruto sem dúvida vou rever eventualmente.

    O que dizes é verdade e até já comentei antes sobre isso, esta saga em si é bem parecida com outras sagas anteriores de One Piece e por ler semanalmente é bem mais fácil de criticar, actualmente estou a reler One Piece pela Chrono e vejo muita coisa irritante que na altura nem liguei e que critico actualmente em One Piece. Mas acima de tudo as minhas críticas a esta saga são o vilão, o facto de já ser a segunda saga seguida abaixo das expectativas e a maneira estranha com o Oda abordou o Novo Mundo, chega vão parar a uma ilha bem criativa, mas ficamos parados ali por algum tempo, quando se pedia algo rápido como a saga de Alabasta, que teve várias passagens rápidas por várias ilhas antes de chegar a Alabasta. E as minhas críticas a Naruto é exactamente pelo mesmo motivo que o teu, já ter gostado bastante do manga, mesmo que não concorde com o Universo de Naruto ser melhor que o One Piece, apesar de que isso é discutível, já que o Kishimoto não explorou nem 5% do potencial que esse Universo de Naruto tinha.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub