Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

07
Out12

Opinião Semanal #45 Parte 2

Dark-Fenix

Como tinha dito vou comentar agora sobre os antigos capítulos feitos pela quadradim que é para o mais rápido possível apanhar as scans actuais, esta semana são 6 capítulos e para a semana irei comentar do 16 ao 25. O regresso de Hajime no Ippo com o final da luta e uma excelente semana para Bleach e Naruto.

 

E Ever ou Everstill, como preferires ser chamado, ainda estou à espera da tua resposta, pelo que percebi és tipo o Naruto, nunca dás nenhum caso como perdido, então meio que não sei se fico ofendido ou lisonjeado por pelos vistos teres desistido de me convencer. Estava interessado em ler a tua opinião, principalmente sobre a ideia, errada ou não, que fiquei de que o teu argumento para defender Naruto em 90% das questões ser "Foi o Kishimoto que fez, então está certo".

 

7ºKuroko no Basket 10-15:

 

A partir desta semana vou ler pelas antigas scans da quadradim, pelo menos 5 capítulos por semana até apanhar as scans actuais que estão a traduzir. Estes capítulos englobam o pós jogo contra o Kise e o início do torneio, com a finalização do primeiro jogo. Ainda antes de comentar sobre os capítulos, ao ler estes capítulos me apercebi da incrível popularidade que o manga teve no início, com páginas coloridas no capítulo 11 e no 15.

 

Um bom pós jogo, com a primeira derrota do Kise, como na maioria dos mangas de desporto dando o gancho para a futura desforra, o problema é que no capítulo apresenta o Midorima e as suas extravagâncias por causa do horoscopo, algo desnecessário, felizmente não ocupou muito espaço, mas logo comento melhor quando eles se enfrentarem. Boa conversa entre o Kise, o Kuroko e o Kagami, que acabou dando início a um jogo extremamente desnivelado.

 

 

Mesmo que normalmente critique as extravagancias em mangas escolares, como o caso do Midorima, uma coisa que gosto bastante em Kuroko são as extravagancias da treinadora, desde gritar o seu nome e objectivo para o resto da escola, como no capítulo 10 com a carne, com a história do Boston Crab Hold no final do 11 e no 12 com a história do sanduiche, ficou cliché, mas interessante, divertido e acima de tudo coerente com a história.

 

Do 13 ao 15 o foco é para o primeiro jogo do torneio, torneio esse que sinceramente ainda não consegui perceber como funciona, também fique com a ideia de que a autora fez o torneio da maneira como lhe dava mais jeito, a maneira como foi apresentado em Slam Dunk ou até mesmo em Eyeshild21 era mais simples e directa. Seja como for isso é algo que não interessa realmente neste momento e quando chegar a altura será explicado.

 

 

Não gostei muito desses capítulos, nem tanto por seguirem o cliché do jogador estrangeiro, mas sim pela maneira de ser dele, novamente igual ao que falei do treinador no jogo anterior, não que não seja assim, mas desnecessário num manga. Algo que também é desnecessário, mas que infelizmente é um ciclo sem fim é esse espanto ao ver o Kuroko. De resto gostei da alcunha Papai.

 

Para concluir, bom jogo e que serviu bem para começo do torneio, igual ao autor de Haikyuu o de Kuroko também sabe fazer as poses na altura certa, fazendo da cena mais impactante do que na verdade é, apesar de que afundanços, no nível colegial, se tornou algo banal em Kuroko.

 

 

6ºBeelzebub 175:

 

Na semana passada não tinha concordado totalmente com quem dizia que o flashback estava apresado, mas tinham razão e este mostrou bem isso, o autor podia ter demorado mais com o flashback e ter mostrado outras histórias interessantes, obviamente sem tirar o foco do Furuichi. O flashback tinha tudo para ser épico, mas foi rápido e cliché, servindo na sua maioria apenas para as duas grandes cenas do capítulo, o Oga lado a lado com o Furuichi e a página final.

 

Esperava uma promessa mais impactante, mas acabou caindo no cliché do Furuichi segui-lo apenas porque queria ser seu amigo, mesmo que meio por alto dei a entender que mesmo ele sempre parecendo assustado e com aquela cara de “porque é que eu me meti nisto”, ele gosta de estar ao lado do Oga e de segui-lo mesmo que não tenha força para tal, mas isso tinha que ficar explicito na tal promessa.

 

Está certo que o MK5 foi derrotado há poucos capítulos atrás, mas tendo em conta o que eles significam fazia muito mais sentido serem eles a aparecerem ali no final do que os carecas. De resto foi uma excelente cena final e espero que mesmo que o flashback não tendo alcançado as expectativas possa servir como gancho para o próximo arco, algo essencial se Beelzebub quer ter um futuro na Jump.

 

 

5ºToriko 206:

 

Sinceramente há uns tempos já me tinha perguntado quando iria aparecer o ki, nen, haki, chakra, cosmo, reiatsu, entre tantos outros em Toriko e aí está. Toriko criou a sua própria energia espiritual, o apetite, prefiro nem criticar para já sobre esse assunto, esperando para ver como isso será usado no futuro, mesmo assim foi cliché e mesmo Toriko funcionando, na sua maioria, com clichés bem utilizados, neste momento não vejo a necessidade desse novo ataque.

 

Toriko sempre se baseou, na sua maioria em lutas corpo a corpo, entrar no ramo de energias interiores e ataques de luz não vejo como irá adiantar algo ao manga, principalmente porque não dá para fugir dos outros 500 mangas que inventaram a sua própria energia. Por outro lado, com praticamente todos os nomes possíveis já atribuídos, há que dar os parabéns ao Shimabukuro por inventar um nome novo e que retrata bem Toriko.

 

 

Uma coisa também bem estranha foi o flashback do Quatro Bestas a se lembrar dos seus confrontos com as versões adultas dos animais de estimação dos Reis, tendo em conta que é dito no manga que o Lobo de Batalha é um dos monstros mais fortes que existem e tendo em conta o tamanho da Cobra quando é adulta fica difícil imaginar que tenha sobrevivido a um confronto directo com essas criaturas, até porque se assim for, acaba desmerecendo o Mundo Gourmet, já que esperaria que monstros do nível do Quatro Bestas fossem normais no Mundo Gourmet.

 

Por fim, eles realmente criaram a genki dama, ou como é chamada em Toriko, Oushoku Bansan, ou seja um final cliché para um arco que foi um pouco abaixo das expectativas, mesmo que como é normal mantenha o habitual nível de qualidade de Toriko. Apesar de algumas coisas que poderiam ser melhor e fugir do cliché durante o capítulo, a última página foi excelente, mostrando a verdadeira genialidade do Shimabukuro., se fosse uma página dupla podia muito bem ser relembrada por anos pelos fã de Toriko.

 

 

4ºHajime no Ippo 937-941:

 

Quase um mês depois a Chrono voltou a lançar Ippo e finalmente se poderá ver o final da batalha, ou troca de socos. Hajime no Ippo não é o manga de desporto mais realista, pelo menos no que trata dos combates, digo isto porque mais uma vez o autor exagerou, mas sem deixar de ser coerente com o nível do manga. O Ippo dando uma de matriz, num regresso impossível tendo em conta a lei da gravidade, mas a cena vale pelo seu simbolismo, pela força do Ippo, que se já não tinha provado antes mostrou nesta luta que é o homem mais forte do mundo na sua categoria, no que trata de luta corpo a corpo não à adversário para o Ippo.

 

Além disso no meio teve uma excelente página, com ele olhando para os adversários que derrotou e de como não pode desiludi-los agora, logo de seguida o motivo para essa mudança de comportamento do Ippo, o treinador, como disse acima a cena foi exagerada, mas vale pelo simbolismo. E como esperado do Ippo mesmo que essa tenha sido a sua vitória de consolidação, foi provavelmente a vitória que ele menos gostou e isso é retratado bem pela maneira como ele vai para os balneários.

 

E agora segue-se o Takamura, que mais que provavelmente terá uma vitória fácil, até porque já está há mais que tempo suficiente nessa categoria de peso, ainda faltam ganhar mais 4 títulos. Quando vejo a entrada do Takamura faz me lembrar do futebolista Cantona, e a sua personalidade, em especial o seu caso de agressão a um adepto.

 

 

3ºNaruto 604:

 

Sinceramente nunca pensei que este dia chegasse, um dia onde Bleach e Naruto tivessem os melhores capítulos da semana dentro os mangas da Jump. Mas felizmente aconteceu, de Bleach já falo mais à frente, já Naruto aproveitou bem o facto de ter ganho capa e páginas coloridas para apresentar um excelente capítulo. Antes de passar ao capítulo, página colorida dupla excelente e que representa na perfeição o momento actual do manga.

 

O capítulo também foi perfeito na maneira como o Kishimoto o desenvolveu e continuou com a ideia que os anteriores tinham deixado, uma ideia de que tudo está a fazer sentido, com o Kishimoto fechando as pontas soltas, neste foi a história da Rin ter sido o motivo para o Obito ter-se virado para o lado negro da força. Tudo foi um plano brilhante e bem executado do Madara, que com a ajuda do Zetsu coloca ideias na cabeça do Obito, desde os olhos se conectarem ao timing perfeito para ele sair da caverna.

 

 

A página com a Rin a morrer ficou excelente, impactante como a cena pedia, o Obito no final acabou vendo o que o Madara queria que ele visse, mesmo assim ainda ficam no ar várias questões, afinal estamos num mundo de ninjas, ele deveria saber que não se pode confiar nos seus próprios olhos, ainda para mais ele sendo um Uchiha devia saber melhor do que ninguém, já que Uchihas e gengutsu andam de mãos dadas.

 

Além desse o motivo do Obito nunca ter procurado o Kakashi, a maneira como a morte da Rin nunca tinha sido mencionada antes do capítulo 600 ou a mais obvia de todas, está certo que a Rin morreu e aos olhos do Obito pelas mãos do seu melhor amigo, mas isso é motivo para o Obito mudar de lado? Seja como for questões para os próximos capítulos, neste apenas apreciar, que da mesma maneira que o capítulo 599, o Kishimoto fez um óptimo trabalho.

 

 

2ºDorohedoro 50-51:

 

Dorohedoro era para ficar em primeiro, porque estes dois capítulos se não foram os melhores do manga até agora, estão perto disso, mas Dorohedoro terá mais oportunidades de ficar em primeiro, já Bleach duvido que muitas, então os dois primeiros da semana passada trocaram de lugar esta semana, como prémio para Bleach.

 

O capítulo 50 foi feito simplesmente na perfeição, do início ao fim, além disso era um capítulo bem esperado pelos fãs de Dorohedoro, o que ajudou ainda mais em o considerar o melhor capítulo do manga, há muito que se esperava para saber quem era o Kaiman antes de ganhar a cabeça de lagarto, mesmo que a autora já tivesse deixado claro quem era. A autora consegui fazer uma sequência final de páginas mais que excelente, sendo que não ter muitas falas retrata bem como estava a mente do Kaiman naquele momento, em completa desordem.

 

Tanto que no final do capítulo ficou aquela sensação de, será que percebi tudo certo? Mas sim, não havia por onde fugir e o capítulo 51 mostrou a pós descoberta, com uma óptima cena entre o Kaiman e a Nikaido. Ficando no ar a pergunta óbvia, se o Kaiman também já foi usuário de magia. No final a autora mudou de cena para o regresso a Hole dos amigos do Kaiman e da Nikaido, que provavelmente dará o gancho para os próximos capítulos, de destacar o homem “sem cabeça”, que mais uma vez mostra a genialidade da autora e o quão esse universo de Dorohedoro é bizarro.

 

 

1ºBleach 510:

 

Para a semana ficarei a saber se fiz a escolha certa em colocar Bleach em primeiro, não que me venha arrepender de elogiar este capítulo, mas sim se o próximo for melhor que este então deveria ter colocado Bleach esta semana em segundo, de qualquer maneira sem arriscar e já elogiando aqui o Kubo.

 

A primeira página ficou um pouco estranha, meio cara de gag manga, mas também entrou para aquele grupo de pequenos lampejos de intelectualidade que o Kubo tem de vez em quando, apesar de meio esquisito ficou bem contada a história e principalmente usando isso logo para começar o capítulo, despachando essa história logo de caras e com um ar diferente do habitual Bleach.

 

Depois foi uma sequência quase perfeita, só falhou o que venho dizendo nas últimas semanas, com o Yamamoto a ser completamente batido por uma estratégia muito bem elaborada pelo Juha Bach e que teve como principal destaque o momento que o Juha Bach fala o motivo para estar ali, o Aizen. Ou seja passados já alguns anos, o Kubo finalmente consegue fazer um arco com coerência, tirando novamente a personalidade exagerada do Yamamoto, e no final ainda dá a bomba de que o Aizen vai voltar.

 

 

Não gostei do final da saga do Aizen, mas o motivo por não ter gostado é na sua maioria porque o Kubo no final estragou o personagem, sem nenhum motivo para isso, com basicamente a mesma coisa que critiquei o Yamamoto neste arco, mas pior, o Aizen sempre foi um personagem extremamente calmo e acima de tudo calculista e no final do nada perde a paciência e a capacidade de pensar. Fora o facto de ele ter sido derrotado, claro que ficou desde logo uma grande possibilidade de ele regressar, mas na minha opinião toda a sua ideologia se perdeu naquele momento, um regresso vai ser bom, mas não tão forte como seria o Aizen realmente ter ganho e seguido com o seu plano, até porque não teríamos passado pela saga dos Fullbrings e da mesma maneira os quincys se podiam ter juntado ao Aizen.

 

Seja como for esperar para ver como o Kubo irá fazer esse regresso, já que com a derrota do Yamamoto fica claro que os qunicys ganham esse primeiro round e com isso se abrem muitas possibilidades para o futuro de Bleach e se calhar durar muito mais do que se esperaria, além disso o início deste arco ficou bem rankeado na Jump e pode ser que este seja o ponto de virada para levar Bleach de novo ao sucesso.

 

Para concluir, não sei se o futuro de Bleach será bom, mas sem dúvida este capítulo deixa uma impressão que sim, então é só não estragar tudo Kubo. Além disso fiquei com aquela sensação de quero ler Bleach, quero saber como o autor irá fazer os próximos capítulos, sensação essa que raramente tive desde que acompanho Bleach semanalmente

 

 

Ranking:

1ºBleach
2ºDorohedoro
3ºNaruto
4ºHajime no Ippo
5ºToriko
6ºBeelzebub
7ºKuroko no Basket
8ºOne Piece
9ºRookies
10ºFairy Tail
11ºKurogane
12ºAo no Exorcist
13ºNisekoi
14ºReborn

30 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub