Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

29
Set12

Opinião Semanal #44 Parte 1

Dark-Fenix

 

Já saíram novos capítulos de Ao no Exorcist, mas logo comento para a semana, por outro lado saiu mais um one shot da Golden Future Cup do ano passado, Tsukimi no Soba, que irei comentar neste post. De resto foi uma semana sem grandes surpresas, mas por outro lado também houveram poucos capítulos maus, na verdade foi tudo no razoável.

 

Não tive qualquer dúvida nos 5 primeiros e nos 5 últimos, mas os 4 do meio tive bastantes duvidas, na verdade ainda não concordo totalmente com as posições finais.

 

14ºFairy Tail:

 

Estou sempre a repetir isto, mas a cada capítulo o Mashima dá-me mais razão, tinha tudo para fazer algo genial dessa história da Wendy conseguir falar com os espíritos dos Dragões mortos e tudo acabe servindo para um monte de piadas sem graça, sendo as principais, as que envolvem a estranha personalidade do Dragão.

 

Outro exemplo de história que podia ser aproveitada é a da Acnologia, isso poderia servir para envolver os dragon slayers em algo especial, mas provavelmente o único objectivo é tentar surpreender com o facto de um humano ter-se transformado num dragão. De resto foi mais um capítulo normal, depois do Mashima prometer tanto.

 

 

13ºReborn 403:

 

É impossível olhar para este capítulo e não se lembrar do início de Reborn, até porque a Amano faz questão de o relembrar com essa página. Na maioria dos mangas seria bom, o factor nostalgia é muito importante, mas o problema é que o início de Reborn é muito ruim, ou seja o factor nostalgia funciona completamente no sentido contrário, fazendo relembrar de algo que deveria ficar esquecido.

 

Além disso aconteceu o que todos esperavam e que tinha ficado claro no final do capítulo passado, o Tsuna conseguiu chegar ao nível do Bermuda não por treino, não coerentemente e não porque descobriu uma fraqueza, mas sim porque levou um tiro na cabeça.

 

 

12ºTsukimi no Soba:

 

Uma má semana para Tsukimi no Soba aparecer no ranking, já que todos os capítulos esta semana foram aceitáveis. Para quem não se lembra de Tsukimi no Soba, foi um dos 6 participantes da Golden Future Cup do ano passado, com este falta apenas sair WolfXRed e o próprio one shot de Takamagahara, que pensando bem até me surpreende de não ter saído até agora.

 

O one shot não foi tão negativo quanto a minha primeira impressão da raw foi, no geral Tsukimi no Soba é mais do mesmo, é uma história echi de romance igual a tantas outras, que funciona como one shot, mas nunca como série, pelo menos não dessa forma como foi apresentada.

 

 

De resto o one shot fez-me lembrar de Sekirei, desde o protagonista típico de manga echi, à protagonista feminina aparecer do nada e ele ajuda-la ao facto de tudo ser um plano maior envolvendo lutas entre mulheres. Esse seria o único ponto por onde veria uma possibilidade da história sair do one shot para uma versão serializada, mas tinha de ser melhor trabalhado, principalmente se o quisesse fazer na Jump

 

Além disso o facto da forma criança da personagem feminina parecer com o Pikachu ajudou a ser um one shot razoável, mesmo assim no geral tudo é cliché. Para concluir é a típica história que funciona como one shot, já que não tem pretensão de ser mais do que apresenta, mas como série teria de fazer muitas mudanças e nunca fugiria do factor cliché.

 

 

11ºGin no Saji 49-50:

 

O melhor exemplo do que disse acima, gostei desses capítulos de Gin no Saji como gosto da maioria do manga, mas esses foram menos interessantes que a maioria, então acabei colocando bem no fundo do ranking, mas com o aproximar do final do arco Gin no Saji tem tudo para conseguir de novo excelentes resultados.

 

Os capítulos foram centrados na Mikage e tirando o plot dela foram pequenas interações entre os personagens, que acabam sempre por ser o melhor do manga, mas o plot principal foi um pouco fraco, não por culpa da Mikage, mas sim porque ela era a única a competir, ao contrário dos capítulos anteriores onde teve o Hachiken e a outra nova personagem dava o alivio cómico necessário.

 

De resto acabou este pequeno arco, que serve de introdução para o final do arco, que tem tudo para ser excelente, como os dois finais de arcos anteriores.

 

 

10ºRookies 70:

 

O capítulo 69 foi um filler com um filling Rokudenashi Blues, já este 70 foi um filler com cara de Rookies e mostrando o Kawatou, no seu papel de professor, em ajudar os alunos, no caso aluna, com problemas. E é irónico pensar que gostei mais do capítulo com cara de Rokudenashi Blues que do com cara de Rookies, até porque eu pessoalmente gosto muito mais de Rookies.

 

A resposta a essa ironia é simples, é porque o capítulo 70 foi apenas Rookies, enquanto o 69 juntou o melhor das duas obras. E é isso o capítulo 70 foi um capítulo normal onde o Kawatou ajudou uma aluna tímida a conseguir ganhar coragem para entrar no clube de softball feminino, esperando que no próximo já volte novamente á história principal.

 

 

9ºTakamagahara 9-10:

 

Takamagahara segue o caminho de tentar convencer o leitor a ler um manga que deitou 7 capítulos/ 1 volume para o lixo, é um caminho complicado e que provavelmente já será tarde para ter hipótese de conseguir, mas há que tentar e sem dúvida alguma os capítulos 8, 9 e 10 melhoraram e muito a qualidade do manga.

 

Takamagahara até podia ter ficado melhor rankeado se não fosse o capítulo 9 e acima de tudo a revelação de que a espada afinal não fala, mas sim que ele simplesmente gosta de ser ventríloquo, além de ser uma piada sem graça, acabou desperdiçando uma boa ideia. Além disso qual a lógica de um pássaro, ou qualquer animal, ter 3 pernas?

 

De resto uma boa luta e gostei das cenas dos “portais” para entrar e sair de Takamagahara serem aquelas espécies de portas que existem nos templos, não é a ideia mais original do mundo, mas é aquela típica ideia que funciona sempre. Pelo último quadro da página 16 me deu a impressão que o autor teria jeito para um manga de boxe.

 

 

O capítulo 10 foi de longe o melhor capítulo do manga até ao momento, e o motivo para isso é o Izumo, além do estilo do personagem, fica alguns enigmas no ar e tem um técnica bem estilosa, a arma esquilo também ficou muito bem desenhada. Outra coisa que funcionou foi o facto de Takamagahara ser guardado pelos 12 animais do Zodíaco Chinês, é cliché? É, mas Takamagahara tem cara de que funciona com clichés, só tem de saber utiliza-los.

 

Algo que continua sem conseguir fazer, acerta em muita coisa e depois falha redondamente, como no caso da espada, outros exemplos são o facto da garota raptada não existir, entre outros escolhas que meio que são pequenos anti-climax’s, era só tirar isso e deixar completamente de lado o núcleo de personagens da escola e Takamagahara poderia funcionar.

 

 

8ºNaruto 603:

 

E não é que este capítulo seguiu a mesma ideia que o anterior e continua a fazer sentido, toda a gente sabe, ou deveria saber, dos erros ao longo da obra por parte do Kishimoto, algo que é impossível não levar em conta na hora de juntar todas as peças como neste momento, onde se aproxima o climax de todo o manga.

 

Mas uma qualidade importante de qualquer autor é saber como esconder esses erros, no caso do Kishimoto é impossível esconde-los a todos, até porque há umas semanas deixou alguns claríssimos no flashback do Obito, mas o que importa neste momento é ele, pelo menos por alguns momentos, conseguir fazer com que o leitor que algum tempo deixou de acreditar, acredite por esses momentos que tudo está a fazer sentido.

 

O Kishimoto conseguiu no 602 e 603, mas o grande obstáculo será consegui-lo fazer no 604, que tendo em conta que irá ter página colorida deve querer dizer que irá terminar o flashback. Mas isso logo se vê para a semana, nesta ele fez um bom trabalho, tirando as piadas sem graça ao modo do Kishimoto, o capítulo funcionou.

 

Outra coisa que funcionou foi novamente as páginas sem falas, igual ao capítulo 599 o Kishimoto conseguiu utilizar bem essa ferramenta, acima de tudo porque conseguiu passar a ideia pelo que o Obito passou para recuperar.

 

 

Ranking:

8ºNaruto
9ºTakamagahara
10ºRookies
11ºGin no Saji
12ºTsukimi no Soba
13ºReborn
14ºFairy Tail

35 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub