Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

29
Set12

Opinião Semanal #44 Parte 1

Dark-Fenix

 

Já saíram novos capítulos de Ao no Exorcist, mas logo comento para a semana, por outro lado saiu mais um one shot da Golden Future Cup do ano passado, Tsukimi no Soba, que irei comentar neste post. De resto foi uma semana sem grandes surpresas, mas por outro lado também houveram poucos capítulos maus, na verdade foi tudo no razoável.

 

Não tive qualquer dúvida nos 5 primeiros e nos 5 últimos, mas os 4 do meio tive bastantes duvidas, na verdade ainda não concordo totalmente com as posições finais.

 

14ºFairy Tail:

 

Estou sempre a repetir isto, mas a cada capítulo o Mashima dá-me mais razão, tinha tudo para fazer algo genial dessa história da Wendy conseguir falar com os espíritos dos Dragões mortos e tudo acabe servindo para um monte de piadas sem graça, sendo as principais, as que envolvem a estranha personalidade do Dragão.

 

Outro exemplo de história que podia ser aproveitada é a da Acnologia, isso poderia servir para envolver os dragon slayers em algo especial, mas provavelmente o único objectivo é tentar surpreender com o facto de um humano ter-se transformado num dragão. De resto foi mais um capítulo normal, depois do Mashima prometer tanto.

 

 

13ºReborn 403:

 

É impossível olhar para este capítulo e não se lembrar do início de Reborn, até porque a Amano faz questão de o relembrar com essa página. Na maioria dos mangas seria bom, o factor nostalgia é muito importante, mas o problema é que o início de Reborn é muito ruim, ou seja o factor nostalgia funciona completamente no sentido contrário, fazendo relembrar de algo que deveria ficar esquecido.

 

Além disso aconteceu o que todos esperavam e que tinha ficado claro no final do capítulo passado, o Tsuna conseguiu chegar ao nível do Bermuda não por treino, não coerentemente e não porque descobriu uma fraqueza, mas sim porque levou um tiro na cabeça.

 

 

12ºTsukimi no Soba:

 

Uma má semana para Tsukimi no Soba aparecer no ranking, já que todos os capítulos esta semana foram aceitáveis. Para quem não se lembra de Tsukimi no Soba, foi um dos 6 participantes da Golden Future Cup do ano passado, com este falta apenas sair WolfXRed e o próprio one shot de Takamagahara, que pensando bem até me surpreende de não ter saído até agora.

 

O one shot não foi tão negativo quanto a minha primeira impressão da raw foi, no geral Tsukimi no Soba é mais do mesmo, é uma história echi de romance igual a tantas outras, que funciona como one shot, mas nunca como série, pelo menos não dessa forma como foi apresentada.

 

 

De resto o one shot fez-me lembrar de Sekirei, desde o protagonista típico de manga echi, à protagonista feminina aparecer do nada e ele ajuda-la ao facto de tudo ser um plano maior envolvendo lutas entre mulheres. Esse seria o único ponto por onde veria uma possibilidade da história sair do one shot para uma versão serializada, mas tinha de ser melhor trabalhado, principalmente se o quisesse fazer na Jump

 

Além disso o facto da forma criança da personagem feminina parecer com o Pikachu ajudou a ser um one shot razoável, mesmo assim no geral tudo é cliché. Para concluir é a típica história que funciona como one shot, já que não tem pretensão de ser mais do que apresenta, mas como série teria de fazer muitas mudanças e nunca fugiria do factor cliché.

 

 

11ºGin no Saji 49-50:

 

O melhor exemplo do que disse acima, gostei desses capítulos de Gin no Saji como gosto da maioria do manga, mas esses foram menos interessantes que a maioria, então acabei colocando bem no fundo do ranking, mas com o aproximar do final do arco Gin no Saji tem tudo para conseguir de novo excelentes resultados.

 

Os capítulos foram centrados na Mikage e tirando o plot dela foram pequenas interações entre os personagens, que acabam sempre por ser o melhor do manga, mas o plot principal foi um pouco fraco, não por culpa da Mikage, mas sim porque ela era a única a competir, ao contrário dos capítulos anteriores onde teve o Hachiken e a outra nova personagem dava o alivio cómico necessário.

 

De resto acabou este pequeno arco, que serve de introdução para o final do arco, que tem tudo para ser excelente, como os dois finais de arcos anteriores.

 

 

10ºRookies 70:

 

O capítulo 69 foi um filler com um filling Rokudenashi Blues, já este 70 foi um filler com cara de Rookies e mostrando o Kawatou, no seu papel de professor, em ajudar os alunos, no caso aluna, com problemas. E é irónico pensar que gostei mais do capítulo com cara de Rokudenashi Blues que do com cara de Rookies, até porque eu pessoalmente gosto muito mais de Rookies.

 

A resposta a essa ironia é simples, é porque o capítulo 70 foi apenas Rookies, enquanto o 69 juntou o melhor das duas obras. E é isso o capítulo 70 foi um capítulo normal onde o Kawatou ajudou uma aluna tímida a conseguir ganhar coragem para entrar no clube de softball feminino, esperando que no próximo já volte novamente á história principal.

 

 

9ºTakamagahara 9-10:

 

Takamagahara segue o caminho de tentar convencer o leitor a ler um manga que deitou 7 capítulos/ 1 volume para o lixo, é um caminho complicado e que provavelmente já será tarde para ter hipótese de conseguir, mas há que tentar e sem dúvida alguma os capítulos 8, 9 e 10 melhoraram e muito a qualidade do manga.

 

Takamagahara até podia ter ficado melhor rankeado se não fosse o capítulo 9 e acima de tudo a revelação de que a espada afinal não fala, mas sim que ele simplesmente gosta de ser ventríloquo, além de ser uma piada sem graça, acabou desperdiçando uma boa ideia. Além disso qual a lógica de um pássaro, ou qualquer animal, ter 3 pernas?

 

De resto uma boa luta e gostei das cenas dos “portais” para entrar e sair de Takamagahara serem aquelas espécies de portas que existem nos templos, não é a ideia mais original do mundo, mas é aquela típica ideia que funciona sempre. Pelo último quadro da página 16 me deu a impressão que o autor teria jeito para um manga de boxe.

 

 

O capítulo 10 foi de longe o melhor capítulo do manga até ao momento, e o motivo para isso é o Izumo, além do estilo do personagem, fica alguns enigmas no ar e tem um técnica bem estilosa, a arma esquilo também ficou muito bem desenhada. Outra coisa que funcionou foi o facto de Takamagahara ser guardado pelos 12 animais do Zodíaco Chinês, é cliché? É, mas Takamagahara tem cara de que funciona com clichés, só tem de saber utiliza-los.

 

Algo que continua sem conseguir fazer, acerta em muita coisa e depois falha redondamente, como no caso da espada, outros exemplos são o facto da garota raptada não existir, entre outros escolhas que meio que são pequenos anti-climax’s, era só tirar isso e deixar completamente de lado o núcleo de personagens da escola e Takamagahara poderia funcionar.

 

 

8ºNaruto 603:

 

E não é que este capítulo seguiu a mesma ideia que o anterior e continua a fazer sentido, toda a gente sabe, ou deveria saber, dos erros ao longo da obra por parte do Kishimoto, algo que é impossível não levar em conta na hora de juntar todas as peças como neste momento, onde se aproxima o climax de todo o manga.

 

Mas uma qualidade importante de qualquer autor é saber como esconder esses erros, no caso do Kishimoto é impossível esconde-los a todos, até porque há umas semanas deixou alguns claríssimos no flashback do Obito, mas o que importa neste momento é ele, pelo menos por alguns momentos, conseguir fazer com que o leitor que algum tempo deixou de acreditar, acredite por esses momentos que tudo está a fazer sentido.

 

O Kishimoto conseguiu no 602 e 603, mas o grande obstáculo será consegui-lo fazer no 604, que tendo em conta que irá ter página colorida deve querer dizer que irá terminar o flashback. Mas isso logo se vê para a semana, nesta ele fez um bom trabalho, tirando as piadas sem graça ao modo do Kishimoto, o capítulo funcionou.

 

Outra coisa que funcionou foi novamente as páginas sem falas, igual ao capítulo 599 o Kishimoto conseguiu utilizar bem essa ferramenta, acima de tudo porque conseguiu passar a ideia pelo que o Obito passou para recuperar.

 

 

Ranking:

8ºNaruto
9ºTakamagahara
10ºRookies
11ºGin no Saji
12ºTsukimi no Soba
13ºReborn
14ºFairy Tail

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 02.10.2012

    Olá.

    Quando falo geralmente em erros nem é tanto erros cronológicos ou mesmo pequenos erros, mas sim erros da própria obra. De qualquer maneira sobre o que disse no texto, como disse no outro post esta semana a maioria dos meus comentário saíram meio desorganizados e agora olhando para o de Naruto de novo, é mais um deles, até porque ali era para estar um elogio.

    O que queria dizer era algo mais ou menos como isto, Naruto tem erros ao longo da obra, separados nada de muito grave, que se vão juntando e criando algo grande, mas uma qualidade importante de qualquer autor é saber como esconder esses erros e fazer parecer que tudo faz sentido, algo que o Kishimoto conseguiu no capítulo anterior e neste.

    De qualquer maneira já agora queria saber qual a tua opinião sobre alguns assuntos, primeiro o porquê do Obito estar a usar o sharigan depois de acordar no capítulo anterior e sobre esses pequenos erros é o único que me lembro agora.

    E sobre os outros assuntos que queria ver a tua opinião:
    -Do byakugan ter sido completamente deixado de lado, quando diziam no inicio estar ao mesmo nível do Sharigan;
    -De agora só não tem sharigan quem não quer;
    -Nível overpower do sharigan e dos Uchihas;
    -O nível de poder completamente desnivelado;
    -Classico vs Shippuuden, independentemente de saber que essa divisão só acontece no anime;
    -Dos zombies, que inicialmente até faziam sentido, já que era uma guerra, mas que no final não serviram para nada;
    -Do renascimento do Kakashi e resto da vila;
    -Do Shikamaru, Neji, Lee e todos os outros terem sido quase por completo esquecidos na fase Shippuuden;
    -Sobre onde foi parar a discussão inicial de génio vs trabalho duro, porque o Naruto recebe novos poderes sem grande trabalho;
    -O que comentei na semana passada, até ao momento só houve um vilão em Naruto, afinal o Orochimaru pertencia à Akatsuki, liderada até então por Pain, mas que era liderada nas sombras pelo Tobi, mas que ainda mais nas sombras foi criada pelo Madara;
    -Não propriamente um erro, mas o quão infantil é o plano da Lua.

    Esses foi os que me lembrei neste momento.

    E que fique claro não sou hater de Naruto, pelo contrário gosto bastante do manga, já até tinha dito ao Shinuki que Naruto era um dos meus 5 mangas favoritos da Jump, mas é exactamente por gostar do manga, que não gosto do caminho que o Kishimoto seguiu principalmente depois da "morte" do Orochimaru.
  • Sem imagem de perfil

    Ever 04.10.2012

    Continuado...
    Coisa que o Rinne Tensei ainda virou gancho para os planos de Madara e Tobito. Não foi uma coisa "vou reviver todo mundo just for the lulz", se fosse pra não reviver, Kakashi não teria morrido na luta contra o Pain, simplesmente mostraria ele se livrando do prego e a cena do Chouji não aconteceria. Daí a história poderia continuar. Sem Kakashi, simplesmente não dava.

    8-Shikamaru?? SHIKAMARU?? Aquele Shikamaru que ganhou uma Saga inteira só pra ele? Que até foi zuado no anime que mudaria o nome da série pra Shikamaru Shippuuden, Que até mesmo ganhou mais desenvolvimento na guerra?? Shikamaru tem desenvolvimento até demais, tanto que umas de minhas observações, seria trocar a participação do shikamaru na guerra, por outros.
    Quanto a Neji e Rock Lee, eu concordo, são os dois que mereciam algo, por isso minha observação de trocar o shikamaru que já é desenvolvido até demais, por neji e rock lee. De resto, só sobraria Kiba e Shino sem participar. Mas você ou outros só reclamam disso, por gostarem dos personagens e por isso não ficar satisfeito do seu personagem preferido não aparecer, vide que ninguém se importa com Iruka ou konohamaru por exemplo. Esses personagens tiveram participação em suas devidas sagas, agora, olha o tanto de personagem criado no Shippuuden, desde Sai à Danzou a todos os Akatsukis. Só está sendo visto, que o Rock Lee não chutou alguém, mas é esquecido de todos os outros novos.
    Ademais, eles ainda podem aparecer quando chegar a hora.

    9-Naruto?? Sem trabalho duro?? lol cara, se você falasse do Sasuke, seria de boa (até porque, é exatamente para existir esse contraste), agora Naruto?? O cara mesmo diante de todas as dificuldade que possam existir na série, continua treinando e treinando. Sem pais e rejeitado desde o começo, nunca soube fazer jutsu direito ou controlar chakra corretamente, tem um demônio em seu corpo querendo dominá-lo à toda hora, basicamente só sabe 2 jutsus, e tem que trabalhar duro diariamente para conseguir fazer uma luta de nível só com isso, perdeu até mesmo seu sensei, o quão fácil seria Naruto falar "ai, sou traumatizado, vou virar do mal"? Difícil é fazer o que ele faz, continuar no caminho 'certo' diante de todas as adversidades, tanto que está sendo contrastado agora na questão do Obito, que é basicamente um Naruto 2.0, onde um seguirá o caminho da revolta por perder a fé no mundo, e o outro que trabalha duramente pra continuar no caminho certo e sempre com otimismo para o mundo.
    Até mesmo na questão da Kyuubi, você viu o Roushi? (se não lembra, é o Jinchuuriki do 4 Caudas, aquele macaco), o quão fácil seria Naruto mandar a Kyuubi pra pqp e simplesmente usar ela como ferramenta como o Roushi fazia? Vide o 4 caudas rindo da cara do Naruto quando ele disse que queria ajudá-lo. Todo o fato da Kyuubi cooperar com o Naruto atualmente, foi todo o trabalho da vida dele, como a Kyuubi mesmo disse, o jeito do Naruto que era diferente, seu otimismo, sua capacidade de mudar os outros, Kyuubi não mudou de uma hora pra outra, ela sempre ficou dando uma de joão-sem-braço tentando não enxergar que Naruto era diferente daqueles anteriores como Hashirama, Mito ou Madara. Não queria aceitar que um humano finalmente entedera ela, o demônio que é puro ódio.

    10-Não entendi. Qual a critica aqui? Até porque em Naruto, basicamente mostra que não existe vilões, e sim pessoas com visão diferente, vide Danzou (vilão que você não citou) que usava "os fins justificam os meios" pra suas ações. Basicamente só Orochimaru e Madara são doidos por ser doidos, cada um até mesmo na Akatsuki, tem seus motivos de fazer o que estão fazendo (uns por amor, uns por dinheiro, outros por religião, etc.)

    11-Hummm, como assim? É uma solução utópica sendo colocada em prática, como em Death Note foi colocado em prática de matar todas as pessoas "más" para criar um mundo perfeito, aqui colocará todos sob uma ilusão para criar um mundo perfeito. As duas podem parecer infantis, pela severidade da solução, contrastando com a de Naruto, onde a paz seria almejada pelo perdão e não pelo poder (danzou, através da autoridade), força (tobito, através de uma ilusão) ou medo (pain, através da dor).

    Bom, se tiver mais, posta aew pra discutir =)
  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 04.10.2012

    Esqueci-me de dizer uma coisa, George R.R. Martin, criador de Game of Thrones ou as Cronicas de Gelo e Fogo, numa entrevista falou que não lia comentários dos fãs porque não queria ser influenciado, porque muitos autores ao verem as teorias dos fãs, mudam o que tinham escrito para surpreenderem o leitor, então ele saí com uma piada que representa em tudo o que eu achei do teu comentário.

    "Hoje em dia, com a internet e com as conversas diárias e partilha de teorias entre fãs é difícil, então é difícil fazer algo que realmente surpreenda o leitor, porque mesmo que apenas uma pessoa tenha pensado nisso, em menos de um dia todos os fãs já saberiam, mas eu sei que conseguiria surpreender os fãs de Game of Thrones, era só colocar aliens a invadir Westeros, mas claro surpreenderia-vos, mas não faria o menor sentido."

    Ou seja se neste momento o Kishimoto seguisse essa ideia e colocasse aliens a invadir o mundo de Naruto, seguindo tudo o que disseste acima, tu irias arranjar maneira de dizer que não é erro ou seja já lá como chamas a essas incoerências de roteiro e dizer que o autor está certo, afinal foi ele que fez.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub