Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

18
Set12

Golden Future Cup 2012

Dark-Fenix

 

Como prometido o post sobre os one shots da Golden Future Cup, irei comentar pela ordem que foram lançados, que à excepção do último estão na ordem do que menos gostei para o que mais gostei. Mas antes de tudo há que ser dito que qualquer comentário ao one shot é apenas à raw, o que pode corresponder ou não há realidade, principalmente no que diz respeito à qualidade da história.

 

Além disso no caso de se tratar de one shots e possíveis mangas serializados na Shonen Jump, o que principalmente há de ser levado em conta é qual a possibilidade do manga poder fazer sucesso e isso às vezes influencia muito no próprio resultado do concurso, por exemplo Metallica Metalluca, Ikkyuu ou o próprio Hungry Joker como one shots mostram bastante potencial, mas como séries Metallica Metalluca foi 100% cliché, Ikkyuu chato e repetitivo e Hungry Joker tinha potencial mas muitas falhas e se por isso a demora a ser publicado ou mesmo o facto de nem sequer chegar a ser publicado.

 

Ou seja one shots na maioria das vezes são um tiro no escuro e mesmo que muitas vezes o melhor ganhe a competição, a longo prazo pode se tornar uma má escolha, o melhor exemplo é o do primeiro ano do concurso, onde Takaya ganhou e Muhyo Ruji ficou em segundo, pelo que sei Takaya acabou sendo um dos mangas cancelados em 20 capítulos e Muhyo durou vários anos, mesmo que nunca tenha sido um grande sucesso.

 

A maioria dos vencedores da Golden Future Cup são mangas com potencial e na sua maioria shonens de batalha, são os melhores? Às vezes sim, como Nura no Mago e Beelzebub, noutros casos não e isso comprova-se com a maioria dos vencedores sendo cancelados em poucos capítulos ou até mesmo nem sendo publicados. Dando o exemplo do ano passado na altura estava a torcer por Hungry Joker, já que não tinha lido o one shot e me parecia bem promissor, mas olhando agora o melhor era Murahagane, o one shot que fazia lembrar Homens de Negro, mas como não tinha muito a ver com a Jump acabou não ganhando.

 

Isto para fazer uma breve introdução do que acredito que venha a acontecer, igual ao ano passado a hipótese do manga shonen de batalha ganhar é muito grande, ou seja o mais provável vencedor é Ipwear Code. É o melhor? Só lendo os one shots para saber, mas pela raw está entre os meus favoritos, mas não o acho o melhor.

 

 

Goblin Night:

 

Para começar a capa do capítulo ficou meio fraquinha, não chama a atenção e isso é algo essencial, porque apesar de não se dever julgar um livro pela capa, é algo instintivo, algo que toda a gente faz sem nem perceber e num one shot a concorrer para um concurso fica difícil, se já começa mal.

 

A minha principal crítica ao one shot é me parecer bem infantil, típica faixa etária 10-12 anos, faixa etária à qual a Shonen Sunday tem como alvo, é só olhar para os mangas lá publicados, a maioria são mangas com protagonistas mais novos do que da Jump e da Magazine. Não achei mau, mas também não achei bom, acredito que com o tempo viria a ser um manga que gostaria, mas na Jump não há esse tempo e também não tem a cara da revista.

 

Resumindo não me parece nada genial, não tem a cara da Jump, sendo infantil à maneira da Sunday e precisa de tempo, algo que não terá na Jump. Duvido que ganhe e mesmo que o faça e seja publicado teriam de ser feitas alterações para não ser mais um manga cancelado em 20 ou menos capítulos.

 

 

Cupid of Love:

 

Começo já por dizer que a possibilidade de um gag manga ganhar este concurso é muito baixa, o mais perto de disso é Beelzebub, mas nunca foi um gag manga a 100% e cada vez menos. Antes de voltar a ver a raw diria que este era o meu terceiro favorito, ganhando apenas a Goblin Night, mas agora tornou-se no meu segundo one shot favorito, como possibilidade de ser até mesmo o melhor dos 4.

 

Ao contrário de Goblin Night, Cupid of Love já entrega o seu principal ponto positivo na capa, quando se pensa no nome Cupid of Love pensasse automaticamente numa comédia romântica e quando se adiciona ao nome o género gag parece que vai ser algo infantil com um cupido fofinho, como sempre é descrito. Então surpreende ver um manga gag chamado Cupid of Love com um monstro gigante, com assas pequenas e um sorriso sombrio.

 

O que mais gostei no gag foi ver que não era apenas mais um gag manga infantil, também não me pareceu ser algo no nível de Jaguar ou Sexy Commando, mas pode bem se encaixar no de Bobobo, algo com personagens caracterizados, mas um humor um pouco mais adulto que um Pakki ou até mesmo PSI.

 

O único ponto contra é que Cupid of Love funciona como one shot, mas duvido, e muito, como seria em série, porque a ideia que fica é algo repetitivo, como PSI vem fazendo e para isso um gag manga chega, agora se o autor conseguisse criar uma história ou pelo menos seguir a mesma lógica, mas sem ser repetitivo, poderia funcionar. Seja como for, com Date-senpai e PSI é quase impossível o manga fazer sucesso e já são gags a mais.

 

 

After School Idol:

 

Pessoalmente o que eu estou a torcer para que ganhe, a maneira como este one shot foi descrito, descrição essa com a qual concordo plenamente é uma Hannah Montana versão manga. Só que em vez da protagonista ter duas vidas, uma como cantora super popular e outra uma vida normal, no one shot a protagonista sonha em ser cantora e na vida real é uma delinquente com personalidade dupla, ou seja se o autor quiser exagerar até poderia fazer a personagem ter 3 vidas diferentes.

 

A arte parece um pouco padrão, mas sem ser aquela total noção de já vi 100 histórias iguais, apesar de que eu já li um one shot extremamente parecido, Meguraian no kimi, principalmente pelas parecenças das protagonistas. De qualquer maneira gostei de ver que o autor não usou fanservice e que principalmente que isso não foi necessário.

 

Ao ver a raw do one shot me fez lembrar do one shot de Cross Manage, já que na mesma lógica, o protagonista é masculino, mas o destaque é a personagem feminina, igual em Cross Manage, protagonista masculino, mas o destaque é a equipa feminina de lacrosse. O facto de ser de música também ajuda a ter gostado do one shot, já que dentro da Jump é um tema muito pouco explorado, de cabeça só me lembro de Bremen, que era mais de batalha que música.

 

Acho que dos 4 é o que tem mais possibilidade de funcionar na Jump, principalmente tendo em conta que actualmente mangas escolares têm feito mais sucesso que os próprios shounens de batalha, o único contra é exactamente esse mesmo, excesso de mangas escolares na Jump, algo normal na Magazine, mas muito raro na Jump, que trabalha sempre com muitas fantasias e que actualmente tem muito poucas.

 

 

Inpwear Code:

 

Este é o mais complicado de comentar apenas tendo em conta a raw, porque pode funcionar ou ser mais um desastre, independentemente da qualidade do one shot, de qualquer maneira tem recebido bastante atenção dos americanos e como disse no início do post tendo em conta que é um shounen de batalha deve acabar ganhando o concurso.

 

Mas deixando isso de lado, quando olhei pela primeira vez a capa do one shot não gostei, achei bem infantil e instantaneamente pensei logo em Sensei no Bulge e Metallica Metalluca, mas depois de olhar novamente não compromete em nada o manga e gostei do protagonista, parece com o Mihawk de One Piece, pena que essa parecença é apenas na capa do capítulo.

 

Sobre o one shot em si, achei interessante, a arte é boa, só não gostei muito do cabelo da personagem feminina, as cenas de luta também foram boas, não pareceu nada de genial, mas no mínimo razoáveis ao ponto de se fracassar esse não ser o motivo. É o meu terceiro favorito dos 4 one shots, mas se fosse para apostar num vencedor seria ele.

 

 

Comentário Final:

Para concluir, a princípio fiquei meio desiludido com os 4 one shots que iriam participar da competição, mas olhando agora até que foram 4 bons one shots e ao contrário do ano passado onde só Hungry Joker tinha a cara da Jump, este ano apenas Goblin Night não combina de todo com a Jump, Goblin Night podia funcionar, Idol tem tudo para funcionar e Inpwear Code é um battle shounen, então é sempre uma incógnita.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub