Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

30
Ago12

Analise TOC Issue #40 Shonen Jump 2012

Dark-Fenix

 

00-Bleach (Capa e Pagina Colorida de Abertura)
01-One Piece
02-Haikyuu!
00-PSI Kusuo Saiki (Pagina Colorida)
03-Toriko
04-Sket Dance
05-Nisekoi
06-Assassination Classroom
00-Inpwear Code (4º e Ultimo Participante da GFC 2012, Pagina Colorida)
07-Naruto
08-Kuroko no Basket
09-Gintama
10-Kochikame
00-Medaka Box (Pagina Colorida)
11-Beelzebub
12-Katekyo Hitman Reborn!
13-Kurogane
14-Koisome Momiji
15-Takamagahara
16-Sensei no Bulge
17-Pajama na Kanojo (FIM)

Shonen Jump Issue 41 - Informações
Retsu!! Date Senpai (Estreia, Capa e Pagina Colorida de Abertura)
Kuroko no Basket (Pagina Colorida)
Assassination Classroom (Pagina Colorida)
Sensei no Bulge (FIM)

Shonen Jump Issue 42 - Informações
Cross Manage (Estreia, Capa e Pagina Colorida de Abertura)

Ranking Real

01-One Piece
02-Haikyuu!
03-Toriko
04-Sket Dance
05-Nisekoi
06-Assassination Classroom
07-Naruto
08-Kuroko no Basket
09-Gintama
10-Beelzebub
11-Katekyo Hitman Reborn!
12-Kurogane
13-Koisome Momiji
14-Takamagahara
15-Sensei no Bulge
16-Pajama na Kanojo

Capitulos Rankeados

One Piece 672
Haikyuu! 020

Toriko 194
Sket Dance 240
Nisekoi 033
Assassination Classroom 002
Naruto 592

Kuroko no Basket 172
Gintama 406
Beelzebub 163
Katekyo Hitman Reborn! 392
Kurogane 042
Koisome Momiji 010
Takamagahara 001
Sensei no Bulge 008
Pajama na Kanojo 019

 

 

Uma excelente toc, Bleach abre a revista com capa e páginas coloridas de abertura em comemoração ao seu 11º aniversário. Pessoalmente não sou fã de capas onde o logotipo da Jump fica tapado quase por completo, a boca do Ichigo ficou super estranha e ainda mais estranho é ver que o Kon aparece mais vezes em capas da Jump do que no manga. Já as páginas coloridas foram excelentes. De qualquer maneira, ao contrário do 10º aniversário este 11º veio numa excelente altura do manga, agora é esperar que continue assim por algum tempo ou quem sabe mesmo até ao final da saga.

 

É como disse na semana passada, One Piece parece que finalmente se estabilizou e apesar de ainda estar a achar o manga meio aborrecido, os últimos já tem sido melhores e mais ao nível de One Piece. Agora a primeira grande surpresa da toc, Haikyuu ficou em segundo lugar, esse segundo lugar surpreendeu-me principalmente por causa do resultado menos bom da semana passada, que me tinha-me deixado meio a pensar se o manga não poderia sofrer nos capítulos seguintes por causa do ritmo mais lento de um manga de desporto, mas não, Haikyuu consegue um excelente segundo lugar e acho que se pode dizer oficialmente que é um enorme sucesso, pena é que as scans estão atrasadas.

 

Toriko vem melhorando nas últimas semanas, depois de algumas semanas mais em baixo, pode ser que possa disputar com One Piece nas próximas, esperar para ver. Sket Dance com um bom resultado, parece estar numa boa fase. Para fechar o top5 Nisekoi, a estreia de maior sucesso desde Beelzebub continua no top5 e por aí deve-se manter, mas gostei de ver o manga fora dos 3 primeiros e principalmente a perder para Haikyuu.

 

 

A segunda grande surpresa é Assassination Classroom, desta vez pela negativa, depois de um excelente primeiro ranking esperava que se mante-se pelo menos no top5, resta esperar pelas próximas semanas para ver como será a situação do manga, mas acredito que volte ao top5 ou se mantenha por aí, seria muita injustiça se não conseguisse, também é pena o atraso das scans.

 

De 9 em 10 tocs o segundo lugar de Haikyuu chegaria para ser a maior surpresa da toc, mas nesta aconteceu algo que não acontecia há quase uma década, Naruto em sétimo, terreasse de recuar até à edição 3&4 de 2003 para encontrar um ranking pior, ou seja nessa altura Naruto não tinha nem 4 anos de vida. Tenho as minhas dúvidas acerca desse lugar, porque sejamos sinceros é muito estranho esse sétimo lugar ter calhado justamente no capítulo onde é revelado quem é o Tobi.

 

Duvido que tenho sido por votação, ou foi o Kishimoto que se atrasou a entregar o manuscrito, como o Oda fez há uns anos atrás e acabou caindo na toc ou foi a Jump que não quis lugar Naruto mais alto, seja qual for a explicação, desde que esse dá o engate para o final do manga ou porque os editores não gostaram de quem é o Tobi, seja como for é estranho, muito estranho esse baixo resultado de Naruto.

 

Agora acabei de pensar numa hipótese meio maluca, mas não impossível, a Jump ter colocado Naruto em sétimo porque sabendo que 90% dos leitores estava interessado principalmente em ler Naruto não queria colocar o seu trunfo logo no inicio, fazendo com que os leitores tivessem que folhear a revista, passando por todos esses mangas para ler Naruto, é uma ideia maluca, mas se repararem bem todos os mangas que a Jump tem interesse que os leitores leiam está à frente de Naruto, os 4 novatos promissores e o one shot da Golden Future Cup, poderia se dizer que falta Kuroko, mas neste momento acho que Kuroko vende por si só, igual Gintama e Kochikame, já Medaka, Reborn e Beelzebub me parece que a Jump já desligou deles.

 

Mas seguindo em frente, PSI ganhou páginas coloridas, tecnicamente nem deveria de necessitar delas, já que teria um lugar fixo na Jump, mas com a estreia de um novo gag manga para a semana já explica um pouco melhor essa página colorida. PSI foi colocado num excelente lugar, até surpreendeu por a Jump colocar à frente de Toriko, já por outro lado o lugar de Medaka só demonstra o que a Jump pensa no manga actualmente dá lhe destaque, mas sem cometer o mesmo erro de há uns meses atrás, esperar para ver como a segunda temporada do anime irá reflectir na popularidade do manga, porque se for igual à primeira é um sério candidato a cancelamento.

 

 

Sobre Inpwear Code não tenho muito o que dizer, ainda não vi a raw, de qualquer maneira quando ver a raw desse one shot logo faço um post dedicado à Golden Future Cup com os meus comentários sobre cada um dos one shots. Sobre o one shot da semana passada, de forma rápida, gostei e sinceramente acredito que fosse o que poderia ter mais sucesso na Jump, mas por outro lado a Jump farta-se de encher o público com comédias românticas que provavelmente estrearia só para ser cancelado.

 

Kuroko baixou bastante, mas nada de preocupante, pelo menos para já, Gintama e Kochikame nada de especial a dizer e dessa maneira entra-se na zona de perigo. Beelzebub, neste momento, já o começo a acreditar que seja um forte candidato ao cancelamento, não digo de imediato, mas se não fizer algo para mudar algum dia acabará os escudos, Reborn seria outro candidato, mas como espero que a Amano termine o manga antes de isso ser uma realidade não vale a pena falar sobre isso.

 

Por fim, os 5 do costume, com Kurogane voltando de novo ao bottom, outro que é pena as scans não continuarem o projecto, porque fica estranho comentar bem ou mal quando o último capítulo que li não me deixa na dúvida se critico ou apoio Kurogane, de qualquer maneira tendo em conta que ainda estão mais 4 piores que ele ajuda o manga a sobreviver por um bom tempo. Koisome já deu para ver que será uma questão de tempo.

 

Takamagahara sem surpresas estreia muito mal, ficando apenas há frente de dois mangas que já estão cancelados, a não ser que melhore e muito nas próximas semanas não entendi o motivo para terem cancelado Sensei no Bulge, a não ser que Sensei no Bulge tenha sido um fracasso assim tão grande que ganhe a Takamagahara. Mas Sensei é só para a semana, nesta semana foi a vez de Pajama, que até durou mais que o esperado.

 

 

Para a semana estreia Retsu!! Date Senpai, um gag manga, pela primeira imagem que saiu na net, ou seja a do one shot que foi publicado antes, não gostei nada, principalmente pelo personagem vestido de cavalo, já pela segunda meu pareceu melhor, mas também não mostra o homem vestido de cavalo. De qualquer maneira não consigo entender a lógica da Jump em publicar um novo gag manga logo depois de publicar PSI, se quer tentar colocar 3 gags ao mesmo tempo, contando com Kochikame, tudo bem, mas faria isso numa altura que PSI estivesse estabilizado, seja como for antes mesmo de ver a raw não acredito no sucesso do manga, não só por ser um gag manga, mas sim pelo facto de ser mais um gag manga infantil e já deu para ver que isso tem mais chances de falhar do que funcionar, apenas PSI e Inumarudashi não foram cancelados imediatamente.

 

 

Kuroko e Assassination Classroom ganham páginas coloridas, não dando assim para saber os rankings dos mangas, que eram os dois que mais estava interessado em saber. Sensei no Bulge termina para a semana, como era esperado, apesar de que com o espaço vago pelo a Golden Future Cup não era preciso cancelar dois, mas nesta altura é normal a Jump publicar vários one shots, então pode ser por isso.

 

 

Para finalizar estreará na edição 42 o manga de desporto Cross Manage, que teve um one shot publicado há uns meses na Jump e que foi bem aceite pelo público, igual ao que disse quando comentei sobre o manga no blog, acho muito cedo para a Jump estrear Cross Manage e pela imagem que saiu na net sobre essa versão serializada fiquei um pouco desiludido, não que quisesse que o protagonista fosse bonito, mas é porque a nova versão parece a Jump a dizer: “Coloca o protagonista masculino um babaca para o público se identificar melhor com ele”, igual nos mangas echi, já a protagonista feminina demais nesta nova versão, de qualquer maneira esperar para tirar conclusões.

 

 

Por outro lado e contrariando o que disse pouco tempo depois de saber que o manga iria ser publicado até nem achei o timing mau para a estreia de Cross Manage, na verdade o único ponto fraco dessa estreia é que pode acabar prejudicando Kurogane, Kuroko e Haikyuu, mas mesmo nisso não vejo muito problema, Haikyuu pelo excelente resultado nesta semana e Kuroko porque se isso acontecer era uma boa maneira do mangaka e a Jump não pensarem numa segunda fase do manga, já Kurogane está praticamente cancelado mesmo.

 

Porque tirando essa parte de prejudicar os outros mangas de desporto até acho o timing de estreia certo, afinal os dois próximos cancelamentos já estão quase certos, Takamagahara e Koisome e depois devem ser Date Senpai e Kurogane, ou seja a não ser que seja um total fracasso terá mais que tempo suficiente para ganhar o seu público, não digo ter a popularidade de um Nisekoi ou Haikyuu, mas porque não meio da tabela.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Shinuki no Reborn 01.09.2012

    Eu realmente tento entender essa fucking logic da jump. "temos um gag fazendo sucesso então vamos lá estrear outro só pra bater de frente" com Cross Manage é a mesma coisa mas Cross Manage ainda tem potencial e pode se tornar algo, se é pra estrear mais um gag então que continuasse com Inumaru Dashi, tenho certeza que ia sobreviver legal, mas metem outro gag não sei pra que. Tava olhando os outros one shots que sairam juntos, Koisome tinha saido junto e foi publicado, Doppeler saiu junto, esse seria bem interessante de ser publicado, terror e suspense, até postei o one shot pra download, a Jump podia aproveitar e estrear Doppeler ja que ta faltando um mangá de mistério desde Enigma, ou poderia até estrear Muto Black tambem.
    Só sei que a Jump cagou nessa.

    Me decepcionei com essa mudança de Cross Manage, era tão mais interessante o plot do cara bonito e preguiçoso que não fazia nada e foi mudado pela garota que nem era tão apelativa, era uma garota bonita sem ser apelativa nem pro fofinho. Dai botam um cara mais feio e enfofuram a garota. Ja baixou meu hype um pouco.

    Acho totalmente precipitada a estreia, e provavelmente um mangá promissor jogado no lixo.
  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 01.09.2012

    One apesar de não estar tão entusiasmante quando a maioria dos mangas da Jump esta bem estável, o que não estava desde que chegou à ilha dos tritões, então dúvido que se veja One piece cair ou melhor sair do primeiro lugar muitas vezes daqui para a frente.

    Pelos comentário que li desse capítulo de Haikyuu e pelo spoiler que apanhei da última página realmente Haikyuu fez por merecer.

    Sket Dance é exactamente isso está bem apagado, mas o manga já conquistou o seu lugar na revista e agora eventualmente logo há de subir novamente.

    Esperando pelos próximos rankings para saber como se sairá Assassination Classroom, de qualquer maneira acredito que tenha boas posições e que este sexto lugar seja apenas um deslize. Gosto da Shin Sekai Scans, mas o que temia desde que publicaram o primeiro capítulo aconteceu, eles não são muito bons com mangas semanais, da mesma maneira como eu tenho atrasado todos os meus projectos.

    Houve capítulos bem piores do que esse de Naruto, não faz sentido não sair do top6 em 10 quase 10 anos e no capítulo da revelação ele ficar no meio da tabela. Sim claro que mesmo com todos os outros à frente iriam logo pular para Naruto, mas directamente ou indirectamente iriam ficar intrigados com todos esses mangas que ficaram à frente do segundo manga mais popular da revista e logo no capítulo da revelação de quem é o Tobi. É extrategia de marketing.

    One Piece fora do top5 sem dúvida é epico, mas dúvido que isso aconteça, pelo menos nos próximos anos.

    Inpwear Code e Idol foram os que mais gostei, o vencedor deve ser um deles, apostando em Inpwear Code, por causa de ser de batalha.

    Neste momento ainda não, mas continuando assim não está longe de ficar ao nível de Medaka, apenas à espera que acabem os escudos. Realmente este último capítulo de Beelzebub fez relembrar os primeiros capítulos.

    Kurogane ainda tem dois escudos à frente, então está seguro provavelmente até Maio de 2013, a não ser que cancelem três por volta de Fevereiro.

    Normalmente o ranking do primeiro capítulo é melhor que os seguintes, claro que há casos e casos, mas dúvido que consiga sair do bottom 5, tendo em conta que nos últimos anos normalmente não tem cancelado nenhum manga de Setembro até Fevereiro, então Takamagahara deve ser o novo St&rs.

    Vi o one shot de Doppeler, gostei, mas é dificil falar de qualidade apenas por imagens, de qualquer maneira era uma melhor escolha do que estrear mangas sempre do mesmo género, gag e desporto. De qualquer maneira acredito que se a Jump quer ter mais mangas de desporto na revista, este é o melhor momento para o fazer, Haikyuu e Kuroko estão populares e tem escudos suficientes para se dar ao luxo de arriscar.

    Agora dúvido que seja a melhor solução, principalmente por essa imagem de promoção que saiu, concordo com tudo o que disses-te, tornaram um manga original em algo padrão, só faltou mudarem o desporto para futebol.
  • Sem imagem de perfil

    Shinuki no Reborn 02.09.2012

    Gosto bastante da Shin Sekai mas eles não são scan de mangá semanal mas ainda firmaram compromisso e falaram que iam se esforçar mas até agora não lançaram nem o 6.

    Naruto ta num patamar onde não vai ter real coerencia quando sobe e cai, do mesmo jeito que primeiros lugares seriam incoerentes a queda tambem vai ser, a mesma coisa que aconteceu com OP, passou o arco dos tritões inteira sem cair e quando chegou em punk hazar caiu pra quarto.

    Pra mim foi todo mundo fraquissimo, ta faltando algum mangá do nivel de Beelzebub, Nurarihyon e Oumagadoki na GFC, o pior é que os aleatorios da revista tem muito mais potencial dos que de uma competição oficial.

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub