Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

18
Jul12

Opinião Semanal #33

Dark-Fenix

 

Para variar atrasou novamente, era para sair a primeira metade no Domingo, faltava apenas Sensei no Bulge, a verdade é que na Segunda praticamente concluí o post e continuava a faltar Sensei no Bulge e Toriko, por isso as críticas a esses dois mangas terem ficado longe do que queria, mesmo assim não dava para adiar mais.

 

De resto uma semana bem fraca.

 

14ºFairy Tail 291:

 

Sem muito o que dizer, mais uma vez o Mashima cria um bom jogo, mas novamente só dura um capítulo. Capítulo dedicado ao fanservice e que terminou com mais um daqueles desnecessários dramas do Mashima. Resumindo capítulo normal de Fairy Tail.

 

13ºBleach 500:

 

O capítulo 500 é uma marca história para qualquer manga, então é de esperar que aconteça algo de extraordinário nesse capítulo, a verdade é que na maioria das vezes não acontece, simplesmente segue o que está a acontecer no manga, mas normalmente também tem algo de relevante, já Bleach apresenta um capítulo 500 sem nada de especial.

 

O pior é que deixando completamente de lado ser o capítulo 500 a verdade é que o capítulo não foi nada demais, obviamente não estaria em penúltimo, mas também não estaria muito acima. O que interessa é o que acontece na Soul Sociaty, tudo o que envolve o Ichigo neste momento está repetitivo, enrolado e completamente desinteressante.

 

O Kubo ainda mostrou um pouco da Soul Sociaty, mas era melhor que não o tivesse feito, posso ser apenas desatento, mas não percebi em que momento o Ichigo ganhou o estatuto de ser o salvador da Soul Sociaty ou melhor ter a confiança total dos capitães, como se ele fosse o Son Goku ou algo do género.

 

 

O melhor momento do manga foi essa página acima, uma das poucas vezes onde o Kubo usa o preto em vez do branco, página por si só interessante, mas também com significado, pena que todo esse momento esteja em roda do Ichigo, o Salvador da Soul Sociaty.

 

Para concluir tinha dito duas coisas que poderiam acontecer no capítulo 500, o Ichigo chegar à Soul Sociaty, o que não aconteceu e mostra bem quanto o Kubo está a enrolar. Já a segunda era ter a derrota do quincy como o cliffhanger do capítulo 500, a verdade é que meio que a derrota do quincy foi o cliffhanger, apesar de que o verdadeiro cliffhanger foi quem o derrotou, agora é esperar para ver quem é.

 

 

12ºTakamagahara 1-2:

 

Antes de ler o primeiro capítulo vi tanta gente a criticar que tinha quase a certeza que seria a típica história dispensável que eu iria gostar, depois de ler o primeiro capítulo não passou muito longe da verdade, realmente é uma história bem fraca, mas que eu não detestei, já o segundo mostrou que o quinto lugar de Takamagahara na Golden Cup do ano passado não foi de maneira alguma injusto, porque o manga é mesmo dispensável.

 

Mesmo que não tenha a menor coerência, gostei da ideia do plano maior, dos 5 irmãos, do protagonista querer ser um mangaka e até do dejavu de Captain Tsubasa, só que ao contrário, em Captain Tsubasa o Tsubasa atira a bola para o Benji (não sei o nome do personagem no orignal) de cima de uma colina, já aqui ele atira a bola de basebol do campo até à colina. E o autor sabe desenhar cenas de luta ou pelo menos o golpe final, então apesar de não poder dizer que o primeiro capítulo foi bom, também não foi a pior coisa do mundo.

 

 

Mas o capítulo 2 simplesmente mandou o pouco que tinha por água abaixo, com as piadas sem graça tomando a maior parte do capítulo, completamente desnecessário o líder da gang que ele derrotou no primeiro capítulo se tornar seu subordinado, o mestre do Yamato é capaz de ganhar o prémio de personagem mais aleatório, para não falar no personagem que tira uma espada da mão.

 

Resumindo, manga sem qualquer coerência, e não de uma maneira boa como os filmes Adrenalina ou o manga Riki-Oh por exemplo., além disso parece querer seguir um caminho de comédia, mas as piadas não tem qualquer graça.

 

Na verdade há uma piada que me fez rir, é toda a vez que ele mostra o seu manga a alguém e eles dizem que não presta, parece que é uma piada interna, com o Yamato sendo o autor de Takamagahara, o manga do Yamato sendo Takamagahara e o ex chefe da gang sendo a Shonen Jump ou seja só a Jump e o autor conseguiram achar Takamagahara bom o suficiente para ser publicado na Jump.

 

 

11ºBeelzebub 164:

 

O final do capítulo anterior tinha-me deixado com esperança que este podia ser um excelente capítulo, mas no final o Oga e o Beel entraram juntos e não aconteceu nada demais, foi muita estupidez junta aquela cena de que as coisas que fazem os outros se odiarem fazem eles os dois gostarem ainda mais um do outro. Para além do mais se confirmou, a demónio tem zero carisma e ainda menos de piada.

 

Sempre digo que Beelzebub é o meu segundo manga favorito da Jump, mas a verdade é que desde que acompanho o manga semanalmente foram raras as vezes que o manga me agradou como no seu primeiro arco e essas raras vezes ou acabaram por não fazer sentido com o final fraco do arco ou foram aqueles capítulos aleatórios, que infelizmente são a única coisa que o autor parece acertar.

 

Isto para dizer que não faz sentido continuar a dizer que Beelzebub é o meu segundo manga favorito da Jump, quando claramente já não gosto do manga da mesma maneira quanto gostava no se inicio. Dito isto Sket Dance se tornou o meu segundo manga favorito.

 

PS: Ainda acredito que possa sair algo de jeito da pintura, mesmo que esteja com receio que saía uma piada sem graça.

 

 

10ºKoisome Momiji 3-4:

 

Sem muito o que dizer de Koisome Momiji continua a ser padrão demais, até mesmo a entrada da nova personagem, obviamente que ela tinha de ser a outra protagonista do programa de televisão e claro que tinha de ter uma relação com o protagonista do manga e ainda mais óbvio ela tinha de ser a aluna substituta que entra na turma do protagonista é tudo muito cliché demais.

 

 

9ºSensei no Bulge 4-7:

 

Pensava que aquela lengalenga da minha família isto, minha família aquilo, iria ser apenas nos primeiros dois capítulos, depois que eles estivessem instalados no palácio seguia-se para assuntos mais interessantes de que a personalidade do protagonista e o seu amor pela família. Não estou a criticar o protagonista gostar da sua família e querer fazer tudo para poder sustenta-los, mas sim ao facto de parecer ser obrigatório o personagem mencionar a sua família uma vez por página.

 

Isso foi o que principalmente me incomodou ao ler os 4 capítulos, parece algo estúpido, mas pelo menos a mim irritou-me bastante, achei um drama demasiadamente forçado. De resto nem foram maus capítulos, principalmente a batalha que foi bem feita, mesmo assim parece que falta alguma coisa.

 

 

E o capítulo 7 fez-me lembrar porquê, no one shot Sensei no Bulge já começa no espaço, já nesta versão serializada o manga começa num planeta e parece que não está assim tão perto de ir para o espaço. Pessoalmente prefiro uma história bem trabalhada, ou seja tecnicamente primeiro deveria desenvolver o planeta do Astro e depois seguir para o espaço e para as aventuras esperadas, mas tendo em conta o que Sensei no Bulge mostrou até agora, diria que o melhor a fazer seria não demorar muito tempo para entrar no espaço, porque o manga já mostrou que a sua maior qualidade são os aliens e o manga se focando em aventuras em terra e em monstros em vez de aliens parece sempre que falta alguma coisa.

 

Por fim, gostei da personagem feminina, pode ser que com ela venha bons capítulos, esperar para ver o futuro do manga e apesar das criticas espero mesmo que o manga faça sucesso, porque mesmo cometendo alguns erros, a verdade é que um manga shounen repleto de aliens e aventuras no espaço tem tudo para funcionar a longo prazo.

 

 

8ºNaruto 593:

 

Ver o Orochimaru de volta meio que é o principal motivo para Naruto nesta semana ter saído dos últimos lugares, até pode ser mais uma das coisas que o Kishimoto fez e que não faz nenhum sentido, mas num manga que perdeu completamente o foco faz tempo, nem é mau ver algo que faz relembrar os bons tempos do manga, ou melhor que meio que é a verdadeira fronteira entre o bom e o mau Naruto.

 

Normalmente fala-se da divisão do time-skip ou do anime, não é totalmente errado, já que ver o Naruto crescido e ainda burro foi algo ridículo e o primeiro passo, mas o passo principal para o manga chegar onde chegou foi o queridinho do Kishimoto matar o melhor vilão do manga e um dos melhores de sempre da Jump.

 

O regresso do Orochimaru foi meio sem graça, como se ele realmente tivesse em todo o lado, foi retirado de um dos seus selos como se nada fosse. Mas pelo menos já regressou chamando a atenção, pelo que parece finalmente se vai ficar a saber o maior segredo dos Uchihas, mais um para hypar ainda mais esse clã.

 

Esperar para ver como serão os próximos capítulos e rezando para que o Kishimoto não enterre o Orochimaru com este regresso, como quase fez com o Itachi.

 

 

7ºNisekoi 21-22:

 

Só deu tempo para ler dois, mas para a semana já devo ter lido mais uns quantos.

 

Estava a adorar o monólogo da Kirisaki, outra faceta da personagem e bem mais interessante do que a maneira vista pelos olhos do Raku ou de maneira geral pelo manga. De qualquer maneira o interesse pelo capítulo caiu a pique no começo excursão escolar, me pergunto se o objectivo de todos os personagens masculinos do manga é fazer o Raku criar um harém.

 

Porque primeiro foi o amigo do Raku, com 4 garotas no grupo o plano perfeito dele é ir sozinho no autocarro e colocar o Raku no meio delas as 4 no banco de trás. E por falar do banco de trás, não sei como é no Japão ou em qualquer outro país do mundo, mas em Portugal, o banco de trás no autocarro, principalmente na escola, é para os mais populares, então é no mínimo estranho ver o grupo do Raku como o mais popular da escola.

 

 

Já no 22 foi a vez do Claude mostrar que seu o plano secreto para acabar com a vida escolar do Raku é coloca-lo dentro das fontes termais femininas, a sério parece que só existe um personagem masculino no manga e o sonho de todos os outros personagens é que o Raku tenha o seu próprio harém, pelo menos nos mangas echi padrão, existem aqueles personagens que odeiam o protagonista pela sua sorte, em Nisekoi parece que todos são gays.

 

Sobre o final do capítulo 21, gosto bastante de cliffhangers e plot twists, mas não gosto nada deles em Nisekoi, exactamente pelo motivo que eles não são uma coisa nem outra, deveriam ser plot twists, mas no final são apenas cliffhangers que dão a entender que na semana seguinte vai haver uma revelação importante e no final segue tudo como se nada tivesse acontecido. Tipo nesse caso em especifico, ele está ali com a cicatriz à vista e ela com a chave, pensam um pouco, fazem uma pergunta e vão embora como se nada fosse.

 

 

6ºKurogane 34:

 

Nas últimas semanas tenho criticado bastante Kurogane, não retiro nada do que disse, o arco anterior falhou em muita coisa, em destaque ter prometido que os 3 novatos iriam participar no torneio para evoluir e depois acabam por ganhar o torneio, com relativa facilidade, com o Kurogane o típico bom em nada a vencer como capitão e nem precisar combater na final.

 

Mas deixando isso de lado, o capítulo 34 trouxe de volta os capítulos mais simples que levou Kurogane a durar mais do que se esperaria à partida, pena que as tocs não reflectem isso, provavelmente a maioria deve ter abandonado o manga no arco anterior e dificilmente volta aos bons capítulos de anteriormente.

 

O capítulo em si não foi nada demais, mas trouxe de volta o clima simples dos primeiros capítulos, apenas um dia normal na vida os novatos do clube de kendo, onde vão comprar novas shinais. Além disso, introdução do novo personagem, o típico personagem que os japoneses adoram, quando vi o personagem na raw não gostei, mas neste capítulo gostei da personalidade do personagem, só espero que não aja muito drama à volta da sua entrada no clube de kendo.

 

 

5ºReborn 393:

 

Página colorida ao estilo de Reborn, colorida demais, de resto está boa.

 

Há um tempo atrás, numa boa fase de Reborn, quase que contava o nº de capítulos que Reborn estava interessante, isto porque Reborn se manter interessante por muitos capítulos é algo raro e algo a ser mencionado, e este capítulo fez-me lembrar dessa altura, porque depois de excelentes capítulos, bem acima da média de qualidade de Reborn, a Amano vem e deita praticamente tudo o que construiu para o lixo.

 

Há capítulos atrás o Reborn sabia que o plano do Bermuda era o correcto, não o melhor, não o que ele queria seguir, mas o que tinha de ser feito, agora o Bermuda em vez de ser visto como um mártir é visto como um vilão, o Checker Face meio que saiu da história, eles só se importam em derrotar o Bermuda, mas para o Checker Face, o verdadeiro vilão, não há nenhum plano de verdade, tudo o que conta no momento é derrotar o Bermuda, depois logo se vê o que se faz com o Checker Face.

 

Mas a verdade é que isso é Reborn, os excelentes capítulos anteriores é que estavam fora do padrão, esses é que não tinham nada a ver com Reborn, o manga agora só voltou à sua qualidade habitual e tendo em conta que dificilmente a autora irá reverter isso, deverá se manter nesse nível até ao final da saga, que espero que seja o final do manga.

 

Esse quinto lugar de Reborn engana, deveria estar mais abaixo, mas com uma semana bem fraquinha, acabou se mantendo por aí mais pelos capítulos anteriores do que propriamente por este.

 

 

4ºOne Piece 674:

 

Parece que o Oda vai começar mais uma história de capas, desta vez se passando na ilha dos tritões, lá ver como corre, mas estou interessado, porque pode ser que desta vez se fique a conhecer mais da ilha, já que na saga anterior pouco ou nada se viu dessa ilha.

 

One Piece continua meio desinteressante, principalmente tudo o que envolve neste momento o Caesar Clow, ou seja praticamente o capítulo inteiro, mas mesmo One Piece continuando meio desinteressante, a verdade é que o Oda consegue manter a história a um nível de no mínimo qualidade aceitável e por isso a regularidade exemplar de One Piece ao longo de quase 700 capítulos.

 

Falta carisma ao Caesar Clow, mas isso até pode ser deixado de lado se a saga em si compensar, mas neste capítulo o Oda apelou demais e nisso não há volta atrás, uma lógia de gás ou veneno, ok, faz todo o sentido, principalmente com o Luffy tendo enfrentado o Mangellan anteriormente, já apelar e dizer que ele pode controlar o ar não faz sentido nenhum, é overpower demais ele poder controlar o oxigénio.

 

Outra coisa que irrita é o Oda não matar ninguém, não dava para deixar o Barba Castanha lá morto, ele não faz qualquer falta ao manga. De resto deu para ver um pouco do que estava a acontecer nos outros sítios, com uma passagem rápida pelo grupo do Zoro e o do Luffy, o Chooper parece que vai ter um papel importante nos próximos capítulos e com isso segue-se para a última página.

 

Espero que One Piece contorne isso, porque mais uma vez o capítulo praticamente foi todo construído em torno da última página, apesar de não ter enrolado tanto como mangas como Reborn e Bleach fazem. De qualquer maneira a última página ficou meio confusa, mas parece que Punk Hazard é uma espécie de Reality Show, foi um final misterioso e que sem dúvida deixa o público interessado, esperar para poder tirar alguma conclusão, mas pode sair algo bem interessante daí.

 

Por fim o Oda tira mais uma semana de folga, não se o pode culpar por de vez em quando querer tirar uma semana de folga, afinal já lá vão 14 anos desde que começou One Piece, mas é sempre chato não haver novo capítulo.

 

 

3ºAssassination Classroom 2:

 

Capitulo simples de Assassination Classroom, mas que serve na perfeição para mostrar o futuro do manga, a maior dúvida do primeiro capítulo seria como fazer para o manga não se tornar repetitivo, obviamente que o segundo capítulo não tirou todas as dúvidas, mas pelo menos em parte respondeu.

 

Assassination Classroom vai pegar no facto de a turma escolhida pelo Duro de Matar ser uma turma problemática, para o protagonista ajudar os seus alunos a superar os problemas que os fizeram ir parar naquela turma. Neste capítulo o Duro de Matar resolve o problema do Sugino acerca do basebol e nos próximos capítulos deverá ajudar os seus alunos em outros problemas, uns mais simples outros mais complicados, seja como for, com isso arranja uma maneira de não tornar o manga repetitivo e também uma maneira de introduzir os personagens no manga.

 

Mas com isso fiquei em dúvida sobre outra coisa, como será o final do manga, 1 ano é pouco tempo, está certo que nos mangas isso é relativo, em One Piece passaram-se mais de 10 anos e no manga não chegou nem a 1, já Sket Dance levou 4 anos para eles saírem do segundo ano do colegial, mas mesmo que arraste bastante a verdade é que o final é algo estranho de se pensar neste momento, porque nessa altura o Duro de Matar e os alunos já deverão ter uma relação forte, mas por outro lado o autor não pode deixar de cumprir o que prometeu e destruir a Terra. Seja como for ainda é cedo para pensar sobre isso.

 

 

2ºHaikyuu 13-15:

 

Não há muita diferença entre estes 3 capítulos e os anteriores, manteve a mesma regularidade, mas é como disse na semana passada, a cada capítulo novo Haikyuu parece ficar melhor e esses 3 capítulos me mostraram isso e nem foi preciso aumentar a qualidade, apenas manteve o que vinha fazendo e aos poucos o manga vai se tornando maior.

 

Nem sei explicar direito, mas adorei esses 3 capítulos, não foi pelo capitão da equipa adversária, pelo capítulo 14 ser praticamente uma amostra do que poderá ser um jogo no futuro, pelo trabalho de equipa, pela vitória ou pela Divindade Guardiã, não foi por nenhum desses motivos individuais, mas sim por tudo isso ao mesmo tempo.

 

 

Tudo parece estar certo, parece que a cada nova decisão do autor ele fez uma escolha ainda melhor que a anterior, mesmo que em alguns casos sejam decisões clichés. Por exemplo o novo personagem, Oikawa Tooru, não tenho a certeza, mas quase, que em Slam Dunk no primeiro jogo também o Sendou chegou atrasado, o mesmo aconteceu em Haikyuu, foi um dejavu agradável de ver, principalmente se o Oikawa estar ao nível do Sendou.

 

O capítulo 14 veio para mostrar o que tinha dito na semana passada, o forte do autor é sem dúvida criar excelentes momentos de jogo, esse capítulo foi apenas uma amostra do que se pode esperar quando for mostrado um jogo completo. Além de ser uma amostra para o que está por vir, também trabalhou bem a personalidade do personagem dos óculos e finalizou na perfeição com o Hinata marcando o último ponto do jogo.

 

 

Já o 15 foi o rescaldo do jogo, trabalhando principalmente na relação entre o Kageyama e o seu antigo companheiro de equipa e também entre o Kageyama e o Oikawa. Resumindo, não só pela parecença entre Oikawa e o Sendou, mas também pela escola Aobajousai parecer que vai servir para o mesmo propósito que a escola do Sendou em Slam Dunk, como um primeiro obstáculo a ultrapassar no caminho para conquistar o Nacional.

 

Por fim, novo personagem a chegar, provavelmente a estrela do clube de Karasuno, isso é algo que acontece sempre num manga de desporto, um personagem importe do clube que chega atrasado, seja porque motivo for, agora restar esperar para ver como o personagem será introduzido na equipa e o que isso irá alterar, de qualquer maneira à primeira vista gostei do personagem.

 

 

1ºToriko 195:

 

Capítulo normal de Toriko, mas serviu na perfeição ao seu propósito, preparar para o começo da batalha entre os Reis e as Bestas. Um encontro causal entre Toriko, Sani, Coco e Zebra, com uma conversa normal, usando as personalidades dos 4 na perfeição, com destaque para o Zebra e o sue corte na conversa entre os outros 3.

 

Além disso o destaque vai para os animais de estimação deles os 4, novamente com destaque para o Zebra e o seu cavalo de nível de captura desconhecido. Tirando disso nada demais a dizer, o capítulo normal, mas que funciona na perfeição.

 

Ranking:

1ºToriko
2ºHaikyuu
3ºAssassination Classroom
4ºOne Piece
5ºReborn
6ºKurogane
7ºNisekoi
8ºNaruto
9ºSensei no Bulge
10ºKoisome Momiji
11ºBeelzebub
12ºTakamagahara
13ºBleach
14ºFairy Tail

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 20.07.2012

    Obrigado, espero que por agora continue sempre semanal.

    Tinha tudo para ser uma boa saga, mas o Kubo muda de cenário na altura que está a ficar interessante, para não falar que em nenhum momento o Hueco Mundo foi interessante nesta saga. Há muito que deixei de ficar empolgado com os cliffhangers de Bleach, raramente saí algo interessante.

    Eu também não gostei do inicio de Toriko, mas ao contrário de Takamagahara e tantos outros a diferença é que desde o primeiro capítulo que Toriko mostrou um grande potencial, mas faltava o carisma, algo que conseguiu no arco da Sopa do Século. Sobre Takamagahara como disse não detestei o primeiro capítulo, mas o segundo achei bem fraco, duvido que se mantenha na Jump.

    Já que leio Fairy Tail, dificil de parar de ler Beelzebub, mas nem questiono quem desistir ou já desistiu. Sim todos os 4 tiveram capítulos regulares. E sendo sincero também não consigo gostar de Nisekoi, não acho melhor que Double Arts e muitas vezes acho bem injusto este sucesso de Nisekoi em prol de Double Arts, mas o manga não é mau, apenas está longe do meu gosto.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub