Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

07
Jul12

Top Protagonistas Shonen Jump

Dark-Fenix

 

Como prometido ontem aqui está o meu top de protagonistas da Jump, de lembrar que podiam ter sido mais que 48, podia ter incluído aqueles protagonistas que apesar de nunca ter lido o manga sei que são excelentes ou os protagonistas de mangas como Double Arts ou Akaboshi, mas no final seriam apenas personagens para preencher lugares, já que não tiveram tempo de mostrar serviço. Por fim, em vez de amontoar todos os protagonistas de mangas echi que li nos últimos lugares preferi colocar o Manaka como representante desse género de protagonista.

 

Como sempre gosto de deixar o mistério, com os primeiros lugares para o fim do post, então o post será apresentando por grupos e o top10 individualmente. De lembrar também que para isto não ficar gigantesco dei à maioria dos protagonistas apenas um comentário breve, então se houver alguma dúvida sobre um personagem em questão, comentem que logo respondo.

 

Antes de passar ao top, eu pessoalmente não sou fã de protagonistas é raro encontrar um protagonista bom e mais raro ainda encontrar um protagonista que consegue ser o melhor personagem de uma história, mas mesmo assim existem excelentes protagonistas e a Jump está cheia deles, sinceramente mais do que esperaria.

 

 

48ºTsuna (Reborn)

47ºSumio Haiba (Enigma)

46ºSeya (Sant Seya)

45ºManaka (Ichigo 100%, representando todos os protagonistas de mangas echi)

44ºShion (Mágico)

43ºKazuki (Busou Renkin)

42ºClare (Claymore)

41ºLag Seeing (Tegami Bachi)

40ºAllen Walker (D. Gray-Man)

 

O últimos 9 são os típicos maus protagonistas, sendo na sua maioria praticamente do mesmo género, Allen Walker, Tsuna, Seya, Sumio e Lag Seeing são praticamente idênticos, com certas diferenças que fizeram uns ficarem piores que outros, o Tsuna não poderia ocupar outra posição que não a última, mesmo que nos últimos capítulo tenha evoluído alguma coisa, foram mais de 300 capítulos com o mesmo protagonista irritante.

 

O Manaka está na lista a representar todos os protagonistas de mangas echi e sem mais nada a dizer. Gosto de Claymore, mas um nunca conseguirei gostar da Clare, provável pior personagem do manga. Outra coisa que nunca irei compreender é como o Watsuki cria um personagem como o Kenshin e depois consegue criar uma desgraça como o Kazuki.

 

 

39ºKouji Kabuto (Mazinger Z)

38ºRin (Ao no Exorcist)

37ºMedaka (Medaka Box)

36ºKuroko (Kuroko no Basket)

35ºIchigo (Bleach)

34ºNaruto (Naruto)

33ºAgeha (Psyren)

32ºAshirogi Muto (Bakuman

31ºRikuo Nura (Nura Mago)

 

Mais 9 protagonistas, Mazinger Z é um clássico e o Kouji Kabuto representa precisamente um protagonista dessa altura, do tipo que eu pessoalmente não sou fã. O Rin é outro personagem que não é assim tão diferente do Tsuna e companhia, mas em poucos capítulos já foi mais trabalhado do que o Seya ou o Allen, por isso ter ficado de fora dos últimos lugares. Kuroko no manga passa despercebido e como protagonista no geral também, não é dos piores, mas também não é dos melhores. Medaka, a segunda de 3 mulheres que aparece na lista, também não acrescenta muito ao manga em si. O Ageha é outro protagonista bem normal, mas acabo gostando dele porque apesar de todas as falhas de Psyren foi um dos primeiros mangas que li e isso sempre marca.

 

O Nura Rikuo só não acabou ficando melhor porque tem duas faces, a de humano e a de yokai, a de yokai merecia melhor, já a de humano merecia ficar entre os últimos então 31º lugar até que não é mau para o personagem. O mesmo para Ashirogi Muto, decidi contar com os dois para não colocar o Mashiro entre os últimos, assim contando também com o Takagi balanceou melhor, claro que estou deixando de lado o Takagi dos últimos 20/30 capítulos. Naruto e Ichigo tinham tudo para serem melhores protagonistas, mas fracassaram em quase todos os aspectos, actualmente estão muito equilibrados, o que ditou o desempate entre os dois foi que o Naruto era um bom personagem no clássico, enquanto o Ichigo é o mesmo desde o inicio do manga.

 

 

30ºDai (Dragon Quest)

29ºTsubasa (Captain Tsubasa)

28ºLight Yagami (Death Note)

27ºOga (Beelzebub)

26ºEchizen (Prince of Tennis)

25ºGon (Hunter x Hunter)

24ºRyo (Kochikame)

23ºToriko (Toriko)

22ºTaikoubou (Hoshin Engi)

21ºYugi (Yu-Gi-Oh)

 

Apesar Do manga de Dragon Quest nunca me ter conquistado, o Dai é um bom personagem. Nem sei bem o que achar do Tsubasa, adoro Captain Tsubasa, um dos animes que guardo com mais carrinho da minha infância, mesmo que olhando agora seja uma completa desgraça, seja como for o Tsubasa não é um mau protagonista, mas também está longe de ser o melhor personagem do manga. O Echizen é outro Tsubasa, é um bom protagonista, mas está longe de ser o melhor personagem do manga.

 

O Light começou como um excelente personagem, mas igual a Death Note com o tempo foi perdendo a sua importância e carisma, tinha tudo para ser um dos melhores personagens da Jump, mas no final tornou-se irritante e perdeu o seu propósito. Entre Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter escolho Hunter x Hunter, mas entre Yusuke e Gon, sem dúvida é Yusuke, Gon não é um mau protagonista, simplesmente faz o seu papel, mas não está ao nível do manga e Chimera Ants reflecte na perfeição isso.

 

 

Oga é um protagonista que nunca sei bem o que pensar, por um lado o facto de ele falar pouco é o melhor do personagem e a sua imagem de marca, por outro lado ele falar pouco também faz com que o personagem não tenha muito destaque. A única coisa que li de Kochikame foi o primeiro capítulo, mas mesmo assim sempre achei o protagonista bastante carismático, então um 24º lugar está bem aceitável. O Toriko é um bom personagem, mas ainda não o considero um dos personagens mais carismáticos de sempre, mas tem tudo para daqui a alguns anos melhorar uns bons lugares na minha lista.

 

O que li de Honshin Engi foi o que a Bizarre lançou, pessoalmente consigo ver que é um bom manga, mas não consigo gostar de Hoshin Engi, o mesmo se aplica ao seu protagonista Taikobou, mesmo não conseguindo gostar do personagem, não dá para negar que é um óptimo personagem. O Yugi até pode não ser um dos melhores protagonistas da Jump, mas Yu-Gi-Oh é provavelmente o anime que mais influenciou a minha infância, principalmente as cartas e por tudo isso, acabo gostando bastante do Yugi.

 

 

20ºJotaro Kujo (Jojo Bizarre Adventures)

19ºTaison Maeda (Rokudenashi Blues)

18ºJaguar (Jaguar)

17ºHareluya Hibino (Hareluya Boy)

16ºKawato (Rookies)

15ºBossun (Sket Dance)

14ºYusuke (Yu Yu Hakusho)

13ºKinnikuman (Kinnikuman)

12ºRyo Saeba (City Hunter)

11ºSenna (Eyeshild21)

 

Jojo Bizarre Adventures é outro manga excelente que está longe de estar entre os meus favoritos, o mesmo para os seus 8 protagonistas, acabei escolhendo o protagonista da terceira fase, já que foi o usado na popularidade e por ser o mais famoso dos 8. O 20º lugar é mais por respeito do que propriamente o meu top20 pessoal, seja como for, gostando ou não de Jojo Bizarre Adventures há que admitir que é uma obra-prima e um dos melhores mangas já publicados.

 

A maioria deve achar o Maeda melhor que o Kawato, nem que seja pelo facto de que Rokudenashi Blues saiu primeiro que Rookies, para mim os dois estão praticamente o mesmo nível, mas acabo preferindo o Kawato, sem qualquer motivo especial para isso. Pouco li de Jaguar, mas tendo em conta Sexy Comando, os poucos capítulos que li já deu para colocar Jaguar entre os melhores protagonistas de sempre da Jump. Outro protagonista que conseguiu em poucos capítulos me conquistar foi o Hibino.

 

 

O Bossun é um óptimo personagem tem tudo para daqui a uns anos entrar no top10 de protagonistas da Jump, mas Sket Dance e o Bossun ainda não tem o estatuto de clássico, que sempre influencia muito quando se está em dúvida entre personagens, então por agora Bossun não merece ganhar das lendas, mas sem dúvida pode ser cotado para se tornar uma no futuro. Como disse acima Hunter x Hunter>Yu Yu Hakusho, mas Yusuke>Gon, o Yusuke é um personagem excelente e diferente do padrão de protagonista shonen da Jump, mesmo sendo um óptimo personagem acho que lhe faltou alguma coisa para ficar entre os melhores dos melhores.

 

Kinnikuman e Ryo Saeba são dois protagonistas de outros dois mangas clássicos que apesar dos poucos capítulos que li já me conseguiram mostrar um enorme carisma, não consigo exactamente explicar o porquê das suas óptimas posições, mas quem já ter lido sabe que são dois excelentes protagonistas. O último antes do top10 é o Senna, ele esteve praticamente no top10 o tempo todo, mas há última da hora decidi coloca-lo fora, por não ter estatuto para entrar no top10 de protagonistas. De qualquer maneira o Senna é um protagonista que podia ser mais um Tsuna ou Seya, mas que acabou sendo excelentemente trabalhado e mostrou que é possível um bom em nada se tornar um génio e manter a coerência.

 

10ºKenshiro(Hokuto no Ken):

 

Desde quando elaborei o top pela primeira vez e agora na altura de postar o Kenshiro já deve ter pulado entre o 10º e 11º lugar umas 5 vezes, mas o 10º lugar acho que seja o mais justo para o personagem, ele não é um dos meus protagonistas favoritos, mas é impossível deixa-lo de fora quando se fala dos melhores protagonistas de sempre da Jump, afinal Hokuto no Ken é um dos mangas mais populares de sempre da Jump e o Kenshiro vem representar os protagonistas de outros tempos.

 

9ºLuffy (One Piece):

 

Esta pode ser uma das maiores surpresas da minha lista, mas eu não considero o Luffy o melhor protagonista da Jump, na verdade nem o considero um dos 8 melhores, ele até pode vir a subir na minha lista e provavelmente vir a ocupar um excelente resultado, mas actualmente não o consigo ver como melhor que o Kenshin, o Sakuragi ou o Goku.

 

Quando One Piece terminar e o Luffy deixar de dar as caras todas as semanas, pode ser que comece a bater a nostalgia e aí sim ele suba para quinto lugar, quem sabe, mas actualmente Luffy é um óptimo protagonista e está a ser construído com maestria, mas enquanto Luffy não vence os maiores protagonistas de sempre da Jump.

 

8ºYoh Asakura (Shaman King):

 

O exemplo perfeito do que disse sobre o Luffy é o Yoh, Shamna King estreou na Jump depois de One Piece, mas como o manga já terminou e não vejo a cara do Yoh toda a semana, pensar em Shaman King é pensar naquele desenho animado que via na infância e que adorava. Nem considero o Yoh um melhor personagem que o Luffy, mas prefiro o Yoh ao Luffy.

 

7ºMasaru (Sexy Commando):

 

Apesar de gostar do Kenshiro, do Luffy e do Yoh, vejo uma grande diferença dos 7 primeiros para os restantes e esse top7 começa com o protagonista mais no-sense de sempre, Masaru, nunca pensei gostar de um gag manga como gostei de Sexy Commando e irei para sempre relembrar o Masaru como um dos melhores protagonistas da Jump e das suas falas sem nada a ver com o assunto.

 

O vídeo acima é exactamente um desses momentos no-sense do manga e mais especificamente do Masaru, obviamente pode não ser um manga que agrade a todos, mas isso não retira em nada a glória do Masaru.

 

6ºHikaru (Hikaru no Go):

 

Já falei sobre o Hikaru acima, mas ainda tenho uma coisa a acrescentar, Hikaru no Go é um dos melhores mangas já publicados na Jump, mas o manga não seria a mesma coisa se não fosse a construção enquanto personagem do Hikaru, quem lê Hikaru no Go em formato maratona só se apercebe que o Obata vai aumentando a altura do personagem, quando pára para pensar e volta 10 volumes atrás e vê no volume 1 uma criança e no volume 10 um adolescente, é uma evolução lenta e constante, algo muito difícil e raro de ver num manga, principalmente na Jump.

 

5ºSon Goku (Dragon Ball):

 

Tive quase para dividir o Son Goku em dois, a criança e o adulto, o adulto deveria ter ficaria no 16ºlugar, já a criança ficaria sem dúvida no primeiro. Começando pelo fim, o Goku adulto é um personagem extremamente carismático, afinal não fosse Dragon Ball Z o anime de maior sucesso de sempre, mas em si o personagem tem várias falhas e além de não se comparar com quando era criança também fica atrás de todas essas lendas que ficaram no top15.

 

Já como criança o Goku é o protagonista perfeito, o Akira Toryama tem bastante facilidade para criar personagens carismáticos, na verdade não acredito que ele tivesse chagado onde chegou se não fosse o carisma que praticamente todos os seus personagens têm e acima de todos esse personagens que ele criou está a obra-prima, o Goku criança, que nada mais é que uma versão masculina da protagonista do seu primeiro manga.

 

4ºKenshin (Rurouni Kenshin):

 

Samurai X foi mais um dos animes que me marcou a infância, mas ao contrário de Dragon Ball, Cavaleiros do Zodiaco, Captain Tsubasa, Yu-Gi-Oh e Shaman King, vi muito pouco de Samurai X na minha infância, mas esse pouco chegou para nunca ter esquecido do anime e sem dúvida foi um dos principais motivos pelo qual hoje em dia gosto de mangas, já que foi por causa de Samurai x que procurei por novos animes e mais tarde por mangas e hoje em dia sou fã.

 

Então basicamente Samurai X é um dos meus mangas favoritos e o Kenshin por consequência um dos meus personagens favoritos, mas como disse na parte de Captain Tsubasa não é só por ter marcado a infância que nesta altura ainda iria gostar do personagem. O Kenshin não está em quarto lugar por ter marcado a minha infância, mas pelo óptimo protagonista que é. Kenshin é lenda e um terceiro lugar não seria de todo injusto.

 

3ºGintoki (Gintama):

 

Já o disse várias vezes no blog, pouco li do manga e apenas assisti a 25 episódios do anime, mas isso chega para considerar Gintoki um dos melhores protagonistas de sempre, ele merece todos elogios que recebe, é um personagem excelente e encaixa na perfeição em Gintama. Não consigo explicar direito o porquê de Gintoki no 3º lugar, mas quem já assistiu ou leu Gintama sabe que o Gintoki merece.

 

2ºArale (Dr. Slump):

 

Nunca houve muitas protagonistas femininas na Jump é só olhar para a lista tem a Clare que nem da Shonen Jump é, e a Medaka que é protagonista de um manga que à partida seria de fanservice. Mas mesmo com a falta de mulheres como protagonista, há uma que deixa praticamente todos os protagonistas para trás e é a Arale.

 

Arale e Goku criança são dois personagens praticamente idênticos, com a diferença que ela é mulher e ele é homem e que ela é robô e ele um macaco, tanto um como o outro são personagens perfeitos, então porque disse que o Goku criança estaria em primeiro e a Arale está em segundo? Por causa do manga, Dragon Ball clássico tinha um potencial gigantesco, enquanto Dr. Slump se restringia a uma pequena vila, mas isso não quer dizer nada, afinal toda a gente sabe o que acontece no fim, Arale>Goku, Dr. Slump>Dragon Ball.

 

Antes de passar ao nº1 dizer que a Arale podia muito bem ser a nº1, tanto ela quando o Sakuragi são protagonistas perfeitos para os seus respectivos mangas. Também de dizer que num hipotético, não vou fazer, top 100 melhores personagens de sempre, incluindo séries, livros, filmes, mangas e tudo mais, a Arale e o Sakuragi seriam os únicos dois personagens desta lista que teriam hipótese de entrar, isto para mostrar o que disse logo no inicio.

 

1ºSakuragi Hanamichi (Slam Dunk):

 

Não há muito por onde fugir, a Jump tem vários bons protagonistas, mas o melhor será sempre o eterno génio. Akira Toryama não seria o mesmo sem a sua habilidade para criar personagens carismáticos, mas Slam Dunk não seria a mesma coisa sem o Sakuragi. Na maioria das listas feitas pelos japoneses Slam Dunk é considerado o melhor manga já feito, claro que a arte e história têm muito a ver com isso, mas o Sakuragi tem uma cota parte considerável a ver com o sucesso de Slam Dunk.

 

Sakuragi é um personagem bem irónico, não vou resumir aí todo o seu trajecto ao longo de Slam Dunk para não falar spoilers, mas ele nunca seguiu as regras de protagonista de manga de desporto. Além da sua personalidade única, ele também foi construído na perfeição, ele e o Rukawa, em Haikyuu houve aquela cena dos dois principais serem rivais e estarem no mesmo clube e terem de se dar bem, isso foi resolvido em poucos capítulos, agora imaginem uma relação assim ser construída durante 31 volumes, a carga emocional naquele simples momento é gigantesca. E a relação dele com o Rukawa seria apenas um exemplo, entre vários.

 

E não há muito mais o que dizer sobre o Sakuragi, quem já leu Slam Dunk é só pensar nos melhores momentos do personagem, há vários, desde os mais sérios aos mais cómicos, para quem ainda não leu está a perder o melhor manga já publicado na Jump.

 

Concluindo, obviamente há sempre injustiças e daqui a uns tempos já não faria a lista exactamente da mesma maneira, mas mesmo assim acho que no geral até está bem coerente e não acho que o top10 poderia ser diferente.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub