Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

22
Jun12

Analise TOC Issue #30 Shounen Jump 2012

Dark-Fenix

 

Toriko (Cover & Lead Color Page)
Naruto
Hq!!
Sket Dance
Nisekoi
Medaka Box (Color Page, Popularity Poll)
Sensei no Bulge
PSI Kusuo Saiki
Gintama
Kuroko no Basket
Binbougami ga! (Color Page, Capítulo Especial, 26 pg.)
Koisome Momiji (Primeiro Ranking)
Kochikame
Beelzebub
Reborn! (Color Page)
Kurogane (23 pg.)
Pajama na Kanojo
Bleach
Magico
Nurarihyon no Mago (Fim)
One Piece (Ausente)

#31:
Lead CP: Assassination Classroom (New Series, 50pg.)
CP: Nisekoi, PSI Kusuo Saiki, Kuroko no Basket

 

#32:
Lead CP: Takamagahara (New Series)

 

Depois de várias semanas sem muito o que comentar, esta semana o que não falta é assunto para comentar, algumas novidades boas, outras más e outra que foi uma completa surpresa. Como sempre vou seguindo a ordem da toc e logo comento sobre os destaques na sua devida altura.

 

 

Toriko ganhou capa, excelente e bem criativa, até mesmo a página dupla colorida ficou excelente, o que não é normal em Toriko, que um dos maiores defeitos sempre foi a arte, principalmente quando colorida. Capítulo de final de arco e inicio de um novo, com mais um daqueles encontros épicos que o Shimabukuro sabe fazer tão bem. O Novo Mundo parece que está cada vez mais perto.

 

Como tinha dito na semana passada era certo o primeiro lugar de Naruto, já que Toriko e One Piece não estão a ser rankeados, o primeiro por ganhar capa o outro por estar ausente. Já para o segundo lugar me surpreendi e ao mesmo tempo adorei, Haikyuu ficou em segundo, pelos últimos rankings que teve, dava a entender que era um forte candidato, mas mesmo assim fiquei surpreso, já que o manga tinha tudo para seguir o rumo normal e cair na toc, mas este segundo lugar mostra que o manga não teve apenas sorte de principiante, mas que está a ser bem recebido, agora esperar para que a qualidade do manga e os resultados na toc não caiam a pique igual Enigma e Kurogane.

 

Na semana passada a minha aposta seria para Nisekoi ficar em segundo se Sket Dance, Gintama ou Haikyuu não atrapalhassem, no final só Gintama não atrapalhou. Sket Dance ficou em terceiro, colocando Nisekoi em quarto e Gintama ficou para quinto lugar, para fechar o top5 com as minhas apostas. Tendo em conta que Nisekoi seria a maior aposta para o segundo lugar não considero o quarto lugar um bom resultado, não que isso seja mau, Nisekoi continua a ser um dos mangas mais bem sucedidos dos últimos anos, apenas não aproveitou a ausência de Toriko e One Piece da melhor maneira.

 

 

Medaka Box ganhou páginas coloridas, para o anuncio da segunda temporada do anime e pelos resultados do concurso de Popularidade, fiquei surpreso pelo interesse numa segunda temporada do anime, na verdade até já o tinha ficado quando foi anunciada a primeira temporada, de qualquer maneira não esperava por essa segunda temporada, porque o anime não ajudou nas vendas, melhorou no momento os rankings na toc, mas actualmente está a cair para os lugares habituais, resumindo bem surpreendente esse anuncio para a segunda temporada do anime. Ainda mais surpreendente se pensar-se que Medaka ganha segunda temporada do anime na mesma semana que Nura Mago é cancelado.

 

Sensei no Bulge e PSI ainda não estão a ser rankeados, mas falta pouco, Koisome foi rankeado nesta semana. Binbougami Ga! é um manga publicado na Jump Square e que vai ganhar anime, e com isso a Shueisha aproveitou para fazer publicidade ao manga Jump, esperando que saía a raw para ver se é interessante.

 

Kuroko numa óptima posição, algo que não tem sido muito habitual em Kuroko, esperar para ver se não subiu nesta semana e na seguinte já volta para o bottom ou se mantém-se por aí, de qualquer maneira esse sexto lugar de Kuroko deixa a entender que o manga já pode estar a ganhar frutos na toc por causa do anime, se isso se vier a confirmar é excelente para Kuroko, já que ganharia tanto em vendas quanto na toc.

 

Koisome Momiji estreou em sétimo, tecnicamente não seria uma má posição, mas a verdade é que está tão perto do top5 quanto do bottom5 e a Jump já provou bem que estrear nessas posições não é bom sinal, ainda adianto que olhando para as raws vi uma grande diferença de qualidade, pela negativa, do primeiro capítulo para os restantes, dito isto não acredito que dure muito. Beelzebub quase no bottom, lá ver como será este novo arco, já que Beelzebub está a precisar de algo novo para animar os fãs.

 

 

Agora o bottom, Kurogane continua mal, Pajama ainda pior, Mágico a fazer horas extras há uma eternidade, Bleach mal entre todos esses novatos, mas que a verdade seja dita mais que merecido esse lugar, aquele mini-arco de 3 capítulos no Hueco Mundo foi algo ridículo e nem sequer teve um fim, então um último lugar na próxima semana não seria injusto. Mas entre tantas desgraças que a Jump tem no momento decidem cancelar Nura Mago.

 

E é por aí mesmo que vou começar, com mangas como Kurogane, Pajama, Mágico e daqui a pouco tempo Koisome que claramente vão ser cancelados mais cedo ou mais tarde, a Jump decidi cancelar Nura Mago, não vejo qual o sentido de adiar por tanto tempo o cancelamento do manga, em alturas em que outros mangas não mereciam ser cancelados e agora quando o que não faltam são mangas para serem cancelados escolhem Nura Mago. Agora fico surpreso é por pensar que Kurogane e Pajama provavelmente não serão cancelados e não vejo nenhum sentido em ver esses mangas a fazer horas extras e pior se na leva seguinte de cancelamentos não serem cancelados pelo menos 3 mangas um desses 4 mangas vai sobreviver ainda mais tempo do que merecia. Esse é o primeiro motivo pelo qual esse cancelamento não faz o menor sentido, todos esses 4 mangas merecem mais o cancelamento do que Nura Mago.

 

Sobre o cancelamento de Nura Mago, pela curiosidade fui ver a raw e pelo final do capítulo que saiu esta semana é quase como se One Piece tivesse sido cancelado no capítulo anterior a começar a guerra de Marineford ou depois da disputa de poder entre Mihawk, Almirantes e Barba Branca, Marco e Jozu e ter apenas um capítulo para fazer tudo o resto e ainda dar um final digno à história. Está certo que ainda haverá um capítulo extra de 50 páginas na Jump Next, mas não vejo sentido uma batalha que foi preparada na perfeição durante 200 capítulos ser decidido em apenas um capítulo.

 

 

Ainda há a incógnita de que na Jump Next de Agosto será revelado algo sobre um novo projecto, várias opções já foram levantas na internet, desde a opção mais fraca, uma nova temporada do anime, a opção média, o autor anunciando um novo projecto, e a melhor, ser anunciada a mudança de revista. Obviamente que gostaria que fosse essa terceira opção, mas para isso o capítulo que será lançado na Jump Next não poderia ser o clímax do arco, porque não gostaria de ver o melhor momento do manga ser resolvido em 1 capítulo e depois o manga continuar numa nova saga que de certeza não estará ao nível da actual, já que todo o manga foi construído para esse momento actual.

 

Ou seja na Jump Next deveria ter um capítulo de introdução sobre Nura Mago para quem não conhece o manga ou uma recapitulação de tudo o que aconteceu até ao momento, para depois seguir para a Jump Square e ter o seu final bem planeado durante entre 1 a dois anos para ser finalizado.

 

Concluindo foi uma decisão estranha e que coloca várias questões, apesar de tudo a Jump deu-lhe tempo para concluir a história, apesar de que não vejo de modo algum o autor conseguir concluir o manga de forma exemplar em apenas 1 capítulo. Se o cancelamento se vier a confirmar e esse capítulo na Next ser realmente o último então mantém-se a tradição da Jump de nenhum manga ter sido concluído de maneira exemplar, pessoalmente não me lembro de um único manga da Jump que tenha sido concluído da maneira que se esperava e na hora que se esperava.

 

Para a próxima semana, Nisekoi, PSI e Kuroko ganhando páginas coloridas, todos eles pelos bons resultados, apesar de Psi provável vir a ocupar o lugar de Inumarudashi, ali no meio da tabela, é bom ver que ganhou página colorida e pelos comentários que vi no manga helpers parece que o manga está a ser muito bem recebido pelos japoneses.

 

 

A capa e o destaque vai para Assassination Classroom, novo manga do autor de Neuro, manga que foi publicado há alguns anos atrás na Jump e é meio que um dos mangas favoritos do público da internet, pessoalmente ainda só li um volume e meio, então ainda poderá ser cedo para julgar o manga. Sobre esse novo manga, gostei do nome, fez-me lembrar da Sala da Verdade, manga fictício de Bakuman, além disso confiando em tudo o que dizem sobre Neuro, espero um manga bem interessante.

 

Na semana seguinte estreia Tamagahara, manga que ficou em quinto na Golden Future Cup do ano passado, noticia que apanhou toda a gente de surpresa, já que ninguém esperaria um manga que ficou em quinto de 6 ser aprovado para ser serializado, além do mais o manga está longe de ter a cara da Jump, poderia ser um sucesso garantido na Shonen Champion, já na Jump não vejo como o manga daria certo.

 

É só comparar Tamagahara com Sins, os dois saíram na Golden Future Cup, Tamagahara parecia interessante ficou em quinto, já Sins que praticamente era igualzinho a Mágico, mas sem nenhum carisma e menos qualidade ainda, mas tinha a cara da Jump, por isso ficou em segundo. Ou seja não basta ser bom, também há que saber o público do manga e se esse manga sobreviver na Jump ficaria bastante surpreso, a não ser que ajam grandes mudanças.

 

Para concluir Hungry Joker neste momento já deveria ter sido serializado, esse adiamento constante ou quer dizer que a Jump não o irá publicar ou então que vai publica-lo, mas quer ter a certeza que não será mais um manga que ganha o concurso e se torna uma desilusão. De qualquer maneira uma coisa tenho a certeza, Hungry Joker precisava de muita coisa alterada para o manga fazer sucesso e não seguir o caminho de Mágico.

23 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub