Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

05
Jun12

Opinião Semanal #27

Dark-Fenix

 

Uma boa semana com a maioria dos mangas sendo bons e todos pelo menos terem algo de positivo.

 

13ºFairy Tail 285:

 

Não sei se por culpa de Toriko, mas ultimamente parece que vejo um pouco de Dragon Ball em todos os mangas que leio, por exemplo neste capítulo Fairy Tail fez-me lembrar de Dragon Ball por um pormenor, a máquina que conta a força dos ataques, acho que foi no torneio mundial antes do Babidi interferir que o Akira Toryama introduziu essa máquina para ser uma maneira mais rápida de passar das preliminares e passar ao torneio principal.

 

Nessa altura foi o Vegeta a acabar com a festa destruindo a máquina, neste capítulo foi a Kana, a grande diferença é que em Dragon Ball fazia sentido o Vegeta ter destruído a máquina, já que estavam a pedir-lhe para pegar leve, já em Fairy Tail as diferenças de força foram gigantescamente ridículas.

 

Mas com isso foi explicado como a Fairy Tail iria dar a volta ao placar, já que as duas Fairy Tails acabaram ficando nos dois primeiros lugares e a Raven Tail, num momento ridículo, ficou em último, perdendo mais pontos agora do que já tinha perdido até agora, já agora devem perder também a luta seguinte, para oficializar um brilhante 0 no final do terceiro round.

 

 

12ºNaruto 588:

 

Melhor do que os anteriores, nem que seja pelo facto de mudar de ares, de qualquer maneira não muito melhor já que mais uma vez o Kishimoto decidiu que ainda não tinha hypado demais o sharigan e inventa mais uma técnica, da qual só tenho uma coisa a dizer, me fez lembrar do Cell, com a sua terceira forma, Cell forma Perfeita, mas que depois ainda houve a quarta transformação, Cell Perfeito forma Perfeita, basicamente o que quero dizer será que ainda não haverá um Susano Perfeito Forma Perfeita?

 

Fora de brincadeiras, uma coisa que gostei, foi ver a relação entre os kages, ok, o manga chegou a um nível tão exagerado que nem mesmo os kages tem alguma hipótese, mas mesmo assim gostei de ver vê-los pela primeira vez a actuarem no papel que têm, independentemente se vão morrer eles são os líderes das vilas e não podem desistir.

 

 

E dito isto, só espero que seja o Itachi mesmo a vencer o Madara, porque apesar de ter gostado dessa cooperação entre os kages não faz sentido eles ganharem, principalmente com o final do capítulo. Resumindo espero que o Kishimoto faça o que tem de fazer e lhes dei uma última grande luta no manga, mas que no final seja o Itachi a salvar o dia, porque o Madara é overpower demais.

 

Para finalizar vou comentar sobre o inicio, simplesmente ridículo o Sasuke dizer que não irá perdoar Konoha mesmo o Itachi perdoando, não faz qualquer sentido, mas há muito que o manga deixou de fazer sentido, então porque não aumentar essa desgraça e levar tudo até à batalha final entre o Naruto e o Sasuke e provavelmente haver uma mudança repentina de personalidade por parte do Sasuke e no final ser algo parecido com o final de Harry Potter, com o Harry e o Malfoy a levar os filhos para a escola.

 

PS: Quando disse última luta não quis dizer que eles deveriam morrer.

 

 

11ºKurogane 30:

 

No geral foi um bom capítulo de Kurogane, que estava a ir bastante bem até à última página. Ou seja finalmente uma batalha onde o adversário leva uma certa vantagem e mostra a diferença de técnica, usando umas das técnicas mais básicas de desportos de combate, usar o pé direito à frente em vez do esquerdo, resumindo lutar como canhoto.

 

Provavelmente isso vai ser explicado no próximo capítulo, então não vou comentar muito sobre isso, de qualquer maneira é uma enorme diferença para um lutador destro lutar contra um canhoto. Por isso a surpresa do Kurogane durante o capítulo.

 

O problema do capítulo foi novamente a arrogância do protagonista, que em vez de respeitar o adversário e tentar apreender o máximo com essa batalha, faz exactamente o contrário é arrogante e quer vencer sem apreender nada de novo, o que na minha maneira de ver contraria a ideia inicial deste arco, a não ser que lição tenha sido para deixar de ser arrogante.

 

 

10ºMágico 55-56:

 

Dois bons capítulos de Mágico, bem ao seu estilo, provavelmente não chegaram para salvar o manga de um cada vez mais possível cancelamento, mas pode ser que pelos menos o autor consiga fechar o manga com saldo positivo.

 

Nas raws já tinha ficado com a ideia que os próximos capítulos se focariam na Anise, e no capítulo 56 vê-se o inicio do porquê ela vai ter destaque nos próximos capítulos, apesar de não ter ficado totalmente explicito do que seria. E gostei de não ter ficado explícito, é sempre bom quando o autor lança algo na sua história sem precisar de explicar.

 

A única critica que tenho aos capítulos é a técnica overpower do director, exagerando aqui ele em poucos minutos podia matar mais de 6 biliões de pessoas, na aula de ciências ou qualquer coisa do género era só fazer “Ar - Oxigénio” ou então numa forma menos realista, finalmente concretizar o único medo dos Gauleses, o céu a cair em cima das suas cabeças. De qualquer maneira é uma técnica engraçada e bastante criativa, mas deveria ter um limite, se não é overpower demais sem motivo algum para isso.

 

 

9ºBuyuden 56:

 

Um excelente capítulo que podia até mesmo ficar melhor rankeado, mas Buyuden é um manga que vale mais pela regularidade. Nunca li Major, mas pelo que já mostrou em Buyuden parece que o manga merece todos os elogios, já que o autor sabe construir uma excelente história e ainda mais desenvolver os personagens.

 

O capítulo em si se focou na dieta da Moka, que depois de parar 3 anos e engordar uns bons quilos, percebe que tudo já não é a mesma coisa, tendo muitos problemas com a sua preparação física, a juntar a isso se apercebe que na idade que tem já começam a haver grandes diferenças entre a força de um homem e de uma mulher.

 

E o Isamu está lá para a apoiar. Só achei meio sem sentido e cliché demais aquela cena dele à entrada do autocarro fazer grande discurso e depois acabar por entrar, meio sem sentido. De qualquer maneira um excelente capítulo.

 

 

8ºReborn 387:

 

-Ele era só um estudante inútil, mas quando Reborn virou seu tutor ele cresceu num piscar de olhos.

 

Esse é o resumo do motivo por não ter colocado Reborn melhor classificado esta semana, essa é a frase que o Bermuda usa para descrever o Tsuna, a maneira com que eu descreveria o Tsuna estaria mais para algo como isto:

 

-Ele era só um estudante inútil, que ganha um supor tutor, cresce a nível exponencial durante os combates, mas no fim será sempre um estudantil inútil, que não mudou nada desde o primeiro capítulo.

 

Sobre o resto do capítulo gostei das informações que foram reveladas, apesar de confessar que pessoalmente nunca percebi a ligação entre os anéis Vongola, Mare e as chupetas, principalmente porque tentam vender a ideia que são 3 lados de igual força, mas os anéis Mare são completamente secundários e isso ainda fica mais claro quando o Byakuran já foi eliminado do torneio. Os Vongola é tipo os Uchihas em Reborn, só as chupetas fazem sentido.

 

 

Depois da autora se focar em passar os Vindice de vilões para uma espécie de rivais com uma causa justa, mas no final vão acabar lutando, não seria uma critica negativa se não fosse o facto do motivo ser o Tsuna. Que fique claro não é apenas por ser o Tsuna, mas sim por o Reborn acabar decidindo tudo com base numa pessoa com uma idade cerebral de um menino de 6 anos.

 

No capítulo anterior tinha ficado com a ideia de que os arcobalenos iriam acabar mortos no final do manga, fazendo um final poético, mas depois deste, me parece que vai ser cliché, com o Tsuna e o Reborn acabarem contornando isso.

 

 

7ºOne Piece 669:

 

Capítulo meio fraquinho de One Piece, não foi mau, manteve a regularidade, mas o capítulo em si enrolou apenas para no final mostrar o Luffy sendo o Luffy.

 

Metade do capítulo foi a explicação do que realmente aconteceu com o Zoro, Sanji e Brook, uma explicação meio que feita em cima do joelho e que acabou de vez com todo o hype que os Yeti Cool Brothers tiveram, já que no finalmente não fizeram nada e ainda passaram por burros.

 

Do outro lado enquanto o Law tenta vencer nas sombras e passar despercebido por todos os perigos que estão na ilha, o Luffy não gosta desse plano e como normal vai e promete guerra com todo o mundo. Gostei de ver que agora os seus parceiros são a Robin e o Franky, já que os Zoro e o Sanji não estão junto do grupo, a Robin e o Franky são os mais indicados para entrar nas estratégias malucas do Luffy, já que o Ussop apesar do mais indicado não é propriamente o mais corajoso do grupo.

 

 

6ºBleach 494:

 

Depois de 3 capítulos de pura enrolação que só serviram para diminuir o interesse pelo manga, o Kubo volta-se a focar na invasão da Soul Sociaty, e esse capítulo serviu basicamente para isso, para de uma forma rápida aumentar o hype, que se vem perdendo aos poucos desde que a saga começou. Aumentar o interesse dos leitores foi o ponto forte do capítulo.

 

Excelente página colorida, com o único problema que originalmente essa página saiu na horizontal, o que fica meio estranho e parece que a ideia original era apenas uma página normal, mas depois que foi decidido ser dupla, então apenas a colocou na horizontal. Tirando isso excelente página colorida.

 

 

Sobre o capítulo basicamente foi o ataque dos Quincys a Soul Sociaty e serviu para de uma forma rápida mostrar a sua força, achei um bocado exagerado essa diferença de forças, mas é esperar para ver como o Kubo vai equilibrar os poderes e aí sim criticar ou elogiar. Só espero que o Kira tenha morrido, porque mais um personagem a sofrer um ataque mortal e acabar vivo, fora o facto de que novamente é o braço, o grande cliché do Kubo. Era bom que o personagem morresse para poder dar uma ideia mais realista do que é uma guerra e não batalha unilateral como tem acontecido em Naruto.

 

 

Por fim uma critica à arte do Kubo, toda a gente sabe que o Kubo não desenha cenários e que não sabe usar as páginas que tem direito da melhor maneira, com quadros gigantescos a focar na cara de um personagem, quando não é no pé, em nuvens ou alguns riscos que ocupam toda a página, entre outras coisas. Mas isso chega a ser ridículo quando ele apresenta uma página dupla como essa acima, nem sequer sei como descrever isso, porque simplesmente a única coisa que tem parecido com um pilar de luz é serem altos e rectangulares.

 

 

5ºSensei no Bulge 1:

 

O manga está tendo um hype monstruoso, sendo provavelmente a maior aposta por parte da Jump desde Beelzebub, aposta essa que vai ser a eterna promessa. A verdade é que dá para ver que tem um enorme potencial, mas está bem longe de estar no nível do hype que tem recebido.

 

Quando vi a raw tinha ficado com a ideia de que o autor iria abdicar da ideia dos aliens e quando li o capítulo a coisa que mais gostei foi ver que na verdade o autor iria manter os aliens, apenas não focou neles no primeiro capítulo para poder trabalhar a história base do manga. História essa que pessoalmente esperava mais, não é má de todo, mas é bastante cliché, uma pessoa pobre e outra da nobreza bastante parecidas que trocam de identidade.

 

 

Sensei no Bulge me faz lembrar muito Mágico, tanto a arte quanto dinâmica da história, personagens muito cartunescos, que estão sempre em movimento e a gritar, parecendo que não têm sequer tempo para respirar. Pessoalmente não sou muito fã do género, por exemplo Nisekoi segue muito essa dinâmica e em certos pontos é divertido, mas noutros torna-se irritante e repetitivo, Mágico também, basicamente o que quero dizer é que um manga tem de ser balanceado, não pode estar sempre com essa super velocidade.

 

É esperar para ver como o autor irá construir o manga, Oumagadoki Zoo também tinha muito esse estilo, mas o autor sabia balancear razoavelmente, apesar de que a verdade é que em Oumagadoki fazia mais sentido esse ritmo rápido, afinal era um Zoo, com animais que se transformaram em humanos. Já que toquei no assunto de Mágico, dizer que Sensei no Bulge apesar de não corresponder ao hype que a Jump tenta vender, consegue mostrar um primeiro capítulo e principalmente uma história com mais potencial do que Mágico, isto para dizer que numa aposta meio no escuro a Jump não irá perder nada em cancelar Mágico em prol de Sensei no Bulge.

 

 

Porquê mais potencial? Por causa dos aliens, pelo deu para ver da raw e considerando que o manga tem como tema aliens eventualmente o protagonista deve partir em busca de aventuras pelo Universo e isso poderá trazer excelentes ideias de diferentes aliens e planetas, algo que incrivelmente nunca foi muito abordado em mangas, pelo menos não me lembro de algo do género.

 

Concluindo manga cheio de potencial, mas que por agora é somente isso.

 

 

4ºBeelzebub 158:

 

Mais uma vez o autor apresenta um capítulo bastante divertido, transformando uma simples apresentação num plano muito maior, com uma espécie de revanche entre o Oga e o Toujou, que foi adiada para o próximo capítulo.

 

Antes do Oga vs Toujou, o Furuishi mais uma vez apareceu pouco, mas não deixa de ter destaque com o capítulo abrindo com uma das suas sempre épicas conversas, sendo em monólogo ou com a Lamia. A Futaba claramente está a competir com o Furuishi pelo título de melhor personagem do manga, o destaque para ela desta vez é a contar o que aconteceu, que em vez de se focar no que aconteceu para o Oga e companhia estarem no palco se foca no seu novo papel, agora como o centro do triângulo amoroso.

 

Depois de sequências do mais bizarro possível, o Rice-Boy ganha ao Capitão Poop-Cop, mas acaba enfrentando um inimigo maior ainda o Barão Don Poop, com a luta sendo adiada para o próximo capítulo. Gostei de ver essa troca de papeis, com o Toujou sendo o herói e o Oga o vilão, o que deve dar alguns momentos engraçados para o próximo capítulo, já que o Toujou tem de necessariamente de ganhar, mas o Oga não irá querer perder.

 

 

3ºNura Mago 203-204:

 

Sem muitas surpresas entre os 10 preferidos do público, o protagonista em primeiro como praticamente acontece sempre, a Yuki Onna em segundo. Provavelmente a maior surpresa, pelo menos para mim, é o Zen em terceiro, não fazia ideia que o personagem era tão adorado pelo público, também fiquei surpreso com o Ryuji em quarto, apesar de até perceber porquê.

 

Pensava que o Kubinashi fosse mais popular, igual para o Itaku, já a Yura ficou onde esperava e foi bom ver a Hagorome Kitsune, o pai e o avô do Rikuo entre os 10 primeiros. Mas a maior surpresa foi não ver o Kuro entre os 10 primeiros. Além disso saiu a informação que o manga vendeu até ao momento 11 milhões de cópias, o que é uma excelente média para o manga, 500 mil por volume.

 

 

Também não poderia deixar de comentar essa excelente capa do capítulo 204, não é exactamente a melhor capa que o autor desenhou, mas é bastante criativa e tem bastante a ver com o manga.

 

A guerra está quase a começar e a cada capítulo que chega mais perto aumenta a qualidade do manga, estes dois capítulos são bastante parecidos, num o Rikuo se despede dos amigos, já no outro se despede da mãe. A mãe dele praticamente nunca teve destaque no manga e os amigos nunca foram o ponto forte do manga, tanto é que nenhum deles está entre os 10 personagens favoritos dos fãs, mas esses momentos aumentam a qualidade do manga.

 

 

Pegando no mesmo assunto o autor aproveitou para fortalecer os laços entre a Yura e o Ryuji e da Hagorome Kitsune com o Nue, numa boa maneira de aproveitar o mesmo tema para concluir assuntos pendentes. Além de todas essas despedidas ainda houve tempo para ver o Nue finalmente saindo do inferno, dando o último passo para o começo da guerra.

 

 

2ºToriko 189:

 

Para variar um excelente capítulo de Toriko, num arco que a cada capítulo que passa fica mais perto de ser considerado o melhor do manga, mesmo que não seja tarefa fácil, Sopa do Século sempre será o arco que fez muitos olharem para Toriko de maneira diferente e isso sempre irá pesar na altura de escolher o melhor e o arco da Mellow Cola também terá sempre o factor extra de ser o arco do Zebra.

 

Mas voltando ao capítulo, tudo se baseou principalmente no Toriko modo overpower, com o Kugi Punch de 5 páginas, sabem aquela cena de saber exactamente o momento que se tem de parar, o Shimabukuro acertou em cheio, sendo sincero se ele tivesse parado com 3 págias, teria achado exagerado o ataque, mas tendo feito 5 de tão ridículo que foi se tornou bom.

 

Esse foi o grande momento do capítulo, mas o capítulo não se resumiu apenas a isso, dando destaque também para a força gigantesca do Chin, mas que não chegou para parar a Chyo. Preferia ter visto a luta entre os dois e que o Chin tivesse ganho, já que mesmo o Toriko tendo passado no treinamento, tecnicamente ainda deveria ser mais fraco que o seu mestre. Mas esperar para ver o que acontecerá a seguir.

 

PS: Ainda bem que o Toriko cortou o cabelo.

 

 

1ºShingeki no Kyojin 29-31:

 

Três excelentes capítulos que mais que merecem o primeiro lugar, por isso não ter comentado o manga na semana passada, já que até podia colocar Reborn à frente de Toriko, mas à frente de Shingeki no Kyojin aí já estaria a ser muito injusto e sem dúvida o manga merece o primeiro e queria colocar nem que fosse uma vez Reborn em primeiro.

 

Mas sobre os capítulos, os 3 são bem diferentes, no 29, o melhor dos 3, o autor coloca um capítulo praticamente sem falas e isso é algo complicado de fazer, mas quando bem feito fica a rondar a perfeição. Esses capítulos sem falas funcionam na perfeição principalmente em duas situações, capítulos tipo o que o Togashi fez recentemente em Hunter x Hunter e lutas o que é o caso desse capítulo, afinal o que melhor, uma luta que flui normalmente ou aquelas lutas em que os personagens estão sempre a falar?

 

 

O 30 continua com essa batalha entre titãs, no qual o Ehren acaba vencendo com a ajuda da Mikasa e do Rivaille. E basicamente foi isso que aconteceu no capítulo 30, a continuação da batalha, além da conclusão da batalha ainda dá tempo de mostrar a chegada da patrulha à cidade, o que dá uma perspectiva completamente diferente do que se viu no primeiro capítulo, com o Ehren agora do outro lado e vendo que afinal a chegada da patrulha não é tão bonita quando ele sempre imaginou.

 

O capítulo 31 se passa totalmente dentro da cidade, com a notícia que o Ehren está com problemas para convencer a população em geral sobre o facto de ser titã. No final do capítulo anterior foi mostrado que a patrulha não tem tanto heroísmo como o Ehren sonhava, neste mostra como policia não é muito diferente, num mundo perdido a policia pouco liga para o que acontece e sinceramente quem os pode censurar.

 

 

O destaque do capítulo vai para a fuga da cidade por parte do Ehren e os seus amigos, que ao pedirem ajuda á Annie acabam descobrindo um enorme segredo, que deve mudar o rumo dos acontecimentos. Bastante curioso para o que irá acontecer a seguir.

 

Ranking:

1ºShingeki no Kyojin
2ºToriko
3ºNura Mago
4ºBeelzebub
5ºSensei no Bulge
6ºBleach
7ºOne Piece
8ºReborn
9ºBuyuden
10ºMágico
11ºKurogane
12ºNaruto
13ºFairy Tail

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub