Opinião Semanal #24
Desculpem o atraso, foram vários motivos juntos que acabaram me tirando tempod e finalizar o post, que já estava metade feito no Sábado. Acabei deixando alguns capítulos de fora, todos os que saíram de Sábado até agora, porque simplesmente ainda não os li. Estreia de dois mangas nesta edição, primeiro Nura Mago, que vinha sendo adiado faz tempo, mas que agora vai finalmente e o outro acabou sendo uma surpresa até mesmo para mim Buyuden, manga de desporto da Sunday.
13ºBleach 491:
Depois de pela primeira vez desde que acompanho Bleach ter ficado empolgado para ler o próximo capítulo, o autor apresenta o capítulo 491. A sério, Tite Kubo? Depois de um capítulo que termina com os Vandenreich a invadir a Soul Sociaty esperava-se que o próximo se focasse nisso, mas não foca-se no Hueco Mundo, na luta do Ichigo, mas pior que isso voltou a colocar em cena aquelas hollows fracas e sem qualquer interesse, porquê?
É por causa de capítulos como esse que não dá para levar Bleach a sério, e é melhor ter sempre um pé atrás, mesmo quando as coisas correm minimamente bem.
12ºNaruto 585:
Vou começar, usando o que comentei na toc desta semana, houve tempos onde Uchihas queriam dizer bons capítulos, mas nesta saga nem o Itachi. O capítulo em si não se pode dizer que foi mau, mas está longe de ser bom, além de que, pelo menos para mim, está super desinteressante, por vários factores, muita enrolação, Itachi já não sendo o que era, Sasuke sendo o que é desde que começou a fase Shippuuden e o Kabuto estar longe de ser o Orochimaru.
No final do capítulo o Itachi é cortado ao meio e nem sei bem o que dizer disso. Será que é um gengutsu, ou será que morreu mesmo e tudo ficará nas mãos do Sasuke que terá de eliminar o Kabuto da mesma maneira que fez com o Orochimaru.
À espera que esta luta termine para passar para o Naruto vs Tobi, outro dos motivos pelo qual esta luta não está tão interessante quanto deveria.
11ºReborn 384:
Capítulo um pouco melhor que o da semana passada que estava a ir razoavelmente bem até aparecer o teste de nota 0 do Tsuna. Uma coisa há que admitir não é surpreendente é a cara do manga, pelo menos nisso Reborn é coerente. Mas também é exactamente por essa sua coerência que Reborn ficou em 11º lugar, é completamente ridículo a nota do Tsuna ter sido a inspiração para o Reborn participar do torneio.
Tirando isso é incrível o quanto de destaque a Chrome tem, depois de ser o destaque no capítulo anterior, neste esperaria-se que a sua parceria com o Mukuro servisse para alguma coisa, o que acabou servindo, mas tirando o facto de estar na capa e a referência do Bermuda, ela não teve qualquer destaque no capítulo. Ok, se calhar por isso o capítulo foi um pouco melhor que o da semana passada, mesmo assim é incrível o quanto a autora respeita a personagem que criou.
10ºFairy Tail 282:
Contrariando todos os meus ideais de o que é um bom capítulo e um bom enredo, onde quando se cria um torneio deve-se leva-lo até ao fim e não ser interrompido a meio por uma causa maior, na maioria das vezes sem qualquer sentido e lógica.
Mas em Fairy Tail, em específico nesta saga, o torneio está tão mau, que é melhor ser interrompido o mais depressa possível, para não aturar mais coisas do género, já que o autor está-se pouco lixando para criar uma boa história.
Como já era esperado o capítulo foca-se na ex-maga da Sabertooth, que do nada vai entregar as duas chaves do zodíaco para a Lucy, que não aceita, adiando um pouco o plano supremo do vilão desta saga. De qualquer maneira ela encontra-se com o Natsu que não podendo ver uma mulher a chorar já saí atacando o mestre da guilda mais forte de Fiore.
Concluído o manga continua com seu nível actual, mas pelo menos agora não se deve voltar a assistir a lutas idiotas criadas sem o menor sentido e os resultados ainda piores. E lá ver o que saí desta saga que parece estar ligada aos assuntos principais do manga.
9ºNew Prince of Tennis 75-77:
O mangaka de New Prince of Tennis está a enrolar tanto que consegue ser pior que o Tite Kubo, já são 7 capítulos com este primeiro jogo e ainda faltam dois sets para terminar. Sete capítulos para um manga semanal não seria nada, nem chegaria a 2 meses, mas para um manga mensal já vai 4 meses, contando com o que ficou sem lançar capítulos.
Isso implica muitas coisas, o autor dando muito destaque para este primeiro jogo vai acabar tirando destaque de outras partidas, principalmente as próximas 2 ou 3, já que se não nem em 2015 se sairia disso, antes dizia menos porque me tinha esquecido que iriam ser 3 sets, pensava que iria ser o normal em Prince of Tennis de apenas 1, mas sendo 3 terminar em 2015 pode ser uma previsão optimista.
O lado bom dessa lentidão neste jogo é dar destaque ao Niou, personagem que nunca recebeu tanto destaque, na verdade nem me lembro dele na série clássica e que por causa deste destaque nos últimos tempos se tornou num dos meus personagens favoritos. Outro lado bom foi o Kabaji finalmente agindo por contra própria, mesmo que para isso tivesse que interferir no jogo.
Por fim foi exactamente essa interferência que fez New Prince of Tennis ficar em nono nesta semana, como é que dá para ganhar por 50-49?
8ºAo no Exorcist 35:
Depois de um arco importante, o que melhor do que um capítulo para descontrair e que cliché maior do que ir passar umas férias na praia e aparecer um Kraken. Até ai tudo bem, tem que haver capítulos de transição entre arcos, e juntar um Kraken a uma viajem à praia não é má ideia.
Então qual o problema, simples foi o que disse no inicio, UM CAPÍTULO, um e apenas um, numa espécie de capítulo fechado e no próximo mês já começando a criar um novo arco. A autora decidiu dividir o capítulo em dois e na minha opinião isso foi um erro, agora pensando bem, espero bem que seja apenas dois mesmo.
7ºHungry Joker:
O one shot em si não foi desenvolvido da melhor maneira, mas sem dúvida o potencial está lá, apenas melhorar em alguns aspectos e está aí um manga que pode vir a ser um sucesso, a minha única dúvida é se o mangaka está preparado para lidar com uma história semanal, mas isso é algo que se vai evoluindo com o tempo, no inicio é importante é construir bem o Universo do manga e ver se no futuro não se contradiz.
Sobre a história em si, gostei do protagonista, apesar de que ele tossir sangue a toda a hora irritou um pouco, a ideia da história está longe de ter um potencial enorme, mas bem trabalhada pode funcionar, a arte não ajuda nem atrapalha, bem normal e tem um pouco de fanservice, mas abaixo da média dos mangas do género shounen de batalha.
Basicamente é isso um manga cheio de potencial, mas com total cara de novato, se calhar por isso a Jump ainda não lançou o manga, já que não podem fracassar uma terceira vez consecutiva com o vencedor da Future Golden Cup e o manga apesar de bastante potencial tem muitas coisas a ser ajustadas para uma versão serializada.
6ºGin no Saji 37:
Mais um capítulo regular de Gin no Saji que se focou em dois assuntos, o cão do Hachiken e basebol. Com o primeiro assunto sendo o destaque do capítulo, com destaque para a página 7 onde o Hachiken é completamente destroçado pela fofura do Vice-presidente. Além dos bons momentos com o Hachiken tentando se tornar o macho alfa, que na verdade não teve dificuldade nenhuma.
Para o final do capítulo o destaque se vira para o Komaba e o clube de basebol, que tem vindo ganhando destaque durante o arco de Outono. O que irá acontecer só se saberá quando se ler o próximo capítulo, de qualquer maneira as coisas não começaram bem para o Komaba.
5ºBuyuden:
Buyuden estreou há mais ou menos um ano na revista semanal, Shonen Sunday, do mesmo autor de Major, um dos mangas de desporto de maior sucesso dos últimos tempos, Buyuden em um pouco mais de 50 capítulos já mostrou que vai seguir o mesmo caminho de Major, seguir a vida de jovem pela sua carreira desportiva, em Major era Basebol, em Buyuden é Boxe.
Neste momento Buyuden já passou da sua primeira fase, Escola Fundamental, quando os protagonistas ainda são crianças, basicamente como tudo começou, como típico de mangas de desporto que seguem o padrão de criar a carreira de um personagem criam o manga a passo de caracol para amarar todas as pontas, por isso mangas de desporto funcionam tão bem na Sunday e principalmente na Magazine, do que na Jump.
É sobre essa parte que vou comentar, o protagonista é aquele tipo de personagem inteligente e bom em desporto que se acha melhor que os outros, até encontrar uma garota melhor do que ele tanto no desporto quanto nos estudos. Ela pratica boxe e devido a algumas circunstâncias ela acaba sendo o motivo dele começar a praticar.
O autor não tem presas de colocar o protagonista logo a praticar boxe, o que como já comentei é sempre algo bom para esse tipo de manga, primeiro era apenas um treino matinal para o protagonista passar tempo com a garota que gosta, com o tempo acabam entrando para um ginásio e nessa altura surgem os rivais, praticantes com a mesma idade que ele e como sempre ele acaba treinando para ser melhor que eles, algo normal no ser humano, ainda para mais quando se fala de desporto.
Basicamente o manga é a forma perfeita de criar um bom manga de desporto realista. Não é nada de genial e nem vai ser muito mais que isso, além de que de certeza terá muitos volumes, mas para os fãs do género é um excelente manga para ler, ainda para mais porque se vai acompanhar desde o primeiro capítulo uma história de um jovem boxeador.
4ºOne Piece 666:
O capítulo já começa excelente, com a boa noticia que o Bon-chan está vivo e como já suspeitava é o novo chefe dos okamas em Impel Down, obviamente que se ele tivesse morrido aquela cena dele no final do arco de Impel Down teria tido mais impacto, mas desde o momento que não ficou claro que isso aconteceu, tinha 95% de certeza que estaria vivo, até porque o Oda não mata personagens sem motivo de força maior.
Sobre o capítulo em si, começou bem, com a conversa entre o Ceasar Clown, o Law e a Monet, essa é sem dúvida a parte mais interessante da saga neste momento, já que tudo o resto enrola e não avança nada. Apesar de mesmo nessa parte o manga pouco ter evoluído, sempre continua a manter o mistério, fora que se fica a saber que há 3 nomes importantes na ilha, Caesar, Law e Joker.
Caesar deve ser o vilão do arco, principalmente pela sua incrível parecença com o Mangellan, no que trata de akuma no mis. O Law de certeza está só de passagem, já o Joker se torna o maior mistério da ilha e aí que penso que possa ser o um personagem conhecido do público, mas com outro nome, o que explicaria o facto do Law o conhecer e também confirmaria a minha teoria de algumas semanas atrás, de que na primeira saga no Novo Mundo o Luffy deveria enfrentar alguem conhecido.
Já o resto já está a começar a ficar irritante, com principal destaque para o drama do Barba Castanha que já devia saber que não deve ser amigo de vilões, já agora como é o Oda ficaria muito surpreso se ele realmente tivesse morrido. Por outro lado o melhor dessa parte do capítulo foi ver que os Yetis Cool Brothers são realmente gigantes, o que não tinha ficado claro no capítulo anterior.
Para concluir, não foi um mau capítulo, mas a saga está a esfriar um pouco, lá ver se o Oda para de enrolar e começa a responder a algumas perguntas.
3ºBeelzebub 155:
Um final de arco melhor do que o seu clímax, mas é mesmo assim que Bellzebub é, melhor nos momentos de convívio entre o pessoal da escola do que nas batalhas em si. Não há muito o que dizer do capítulo, foi o clima de despedida ao estilo de Beelzebub onde se destaca, novamente, o triângulo amoroso entre os bebes.
A única crítica ao capítulo é novamente o facto do autor não saber quando deve fazer páginas duplas, nos últimos capítulos fez páginas duplas mais pelo olhar de alguém, no confronto do Oga contra o Aiba e o Toujou contra o Aiba, mas durante o combate do Oga contra o Aiba nada, também nada no confronto alguns capítulos atrás entre as duas pequenas garotinhas pela posse do Beel e agora não o fez para a imagem que abre o comentário de Beelzebub.
Página essa que representa tudo o que Beelzebub faz melhor, com destaque para o Furuishi que por pouco não aparecia na foto e para o Alaindelon debaixo do banco, já que não podia deixar de marcar presença.
2ºToriko 186:
O capítulo me si dividiu-se em duas partes, uma primeira com o caminho das bolhas e o segundo com a chegada dos personagens que apareceram no capítulo anterior.
Começando pela segunda parte, mostrou que com muita força dá para quebrar o respeito à comida, isso serve para novamente mostrar que o Toriko ainda tem muito o que apreender.
Já sobre o caminho das bolhas, novamente o Shimabukuro mostra que gosta de exagerar e cria o caminho de bolhas muito mais difícil do que o caminho da serpente e também mais coerente, já que ao contrário do Toryama não inventa, já que o Goku tinha sido o segundo que conseguiu terminar o caminho da serpente e depois praticamente todos os personagens que morreram na saga do Frieza também conseguiram.
E quando ele fala que o Aimaru terminou o caminho das bolhas em poucos dias fiquei logo com a impressão que o caminho em si não tinha final, mas sim que era uma prova para dar o seu melhor. O que meio que se veio a confirmar no fim, com o Toriko quase que a morrer, mas mesmo assim agradecendo.
1ºNura Mago:
Levou tempo, muito tempo, mas finalmente fiquei de vez em dia com o capítulos lançados no Japão. Só para verem, Nura Mago foi dos primeiros mangas que peguei para ler, antes mesmo de Bleach, numa altura que tinha terminado de me actualizar em Naruto e One Piece, além desses dois tinha lido no máximo uns 3 mangas quando peguei de vez para ler 5 mangas da Jump, Nura Mago, Toriko, Bakuman, Beelzebub e Psyren.
Li o primeiro capítulo de cada um e acabei escolhendo uma ordem de leitura a partir desse primeiro capítulo, Nura Mago ficou logo arrumado de lado, não gostei do manga, Toriko gostei, tinha potencial, mas preferi os outros 3. Beelzebub apesar de ter preferido a Toriko, também não me conquistou à primeira e gostei bastante de Bakuman e Psyren, sinceramente nem me lembro qual dos dois li primeiro, de qualquer maneira não interessa, o interessante é que neste momento depois de ter lido todos os capítulos disponíveis desses mangas, o nível e qualidade é completamente o oposto do que comecei a ler, ou seja Psyren sem dúvida tinha um óptimo potencial, mas acabou se perdendo, Bakuman a mesma coisa, Beelzebub é bom, mas falta alguma coisa e os dois que menos gostei nessa altura, são dois dos melhores mangas da actual Jump.
Essa é a verdade, depois de mais de 3 ou 4 oportunidades que dei ao manga, e ao anime, finalmente consegui ficar em dia e melhor que isso poder dizer, Nura Mago, neste momento é um dos melhores mangas da Jump, junto de Toriko, One Piece, Hunter x Hunter, Sket Dance e Gintama. Pessoalmente nem sou fã de histórias de espíritos, ou no caso japonês, de yokais. E esse foi o principal motivo pelo qual não simpatizei com a obra, na verdade esse ainda é um dos motivos que apesar de elogiar a alta qualidade da história, está longe de ser um dos meus mangas favoritos.
Nura Mago divide em 4 partes, o início, toda a fase de preparação para o que vai vir, que apesar de não ser má, não é nada demais, basicamente quem gosta de histórias de yokais já vai adorar o manga desde o seu início, quem não, como eu, pode sofrer um pouco com essa parte.
A segunda, que também é a primeira metade do final da batalha final, é sem dúvida o melhor arco até ao momento, apesar de que facilmente deve ser superado pela quarta e última parte. Nesta fase que o manga sofreu o seu maior hype, quando ganhou anime e teve grande destaque na revista. Foi nesse arco que o manga passou de um manga razoavel com uma arte boa, para um manga excelente com uma arte melhor ainda.
A terceira fase é sem dúvida a pior, não exactamente pela qualidade, mas sim porque no arco anterior deu um hype gigantesco para o manga rumar para um final, e este arco acabou esfriando tudo, já que pouco gira em torno do final do manga. Mas o arco não é mau, o problema é que se quer ver o que acontece a seguir e este arco está no meio, com uns 50 capítulos que servem para enrolar. Não é surpresa nenhuma depois do que disse que este foi o arco que fez com que Nura Mago se situasse de vez nas últimas posições da toc.
Por fim, o quarto e último arco está começando, e que promete um final de manga incrível, como há muito não se vê na Jump, algo que tem vindo a faltar em Naruto e Bleach, principalmente em Naruto, já que este cada vez mais se aproxima do fim. Devo dizer que o facto do manga ocupar constantemente os últimos lugares da toc e o apoio por parte da Jump ajuda na qualidade do manga, já que não pode enrolar neste último arco e vai terminar no tempo certo, o que de certeza não aconteceria se o manga estivesse constantemente no top5.
Então é isso, a partir da próxima semana vou comentar sobre a recta final de um dos melhores mangas da Jump.
Ranking:
1ºNura Mago
2ºToriko 186
3ºBeelzebub 155
4ºOne Piece 666
5ºBuyuden
6ºGin no Saji 37
7ºHungry Joker
8ºAo no Exorcist 35
9ºNew Prince of Tennis 75-77
10ºFairy Tail 282
11ºNaruto 585
12ºReborn 384
13ºBleach 491