Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

26
Abr12

Qual é seu mangá favorito?

Dark-Fenix

 

O site japonês Zenkan Dokuha realizou uma pesquisa onde perguntou a seus leitores: Qual é seu mangá favorito? A pesquisa levou cerca de um ano para ser finalizada, começando no dia 1º de Abril de 2011 e encerrando este ano a 31 de Março de 2012.

 

Os resultados foram divididos em 5 faixas etárias, aos quais podem ver os resultados abaixo:

 

Pessoas a partir de 10 anos (nascidas entre 1992 a 2001)

1º – One Piece

2º – Hunter x Hunter

3º – Zatch Bell!

4º – Gintama

5º – Naruto

6º – Katekyo Hitman Reborn!

7º – Slam Dunk

8º – Hayate no Gotoku!

9º – Bleach

10º -  Fairy Tail

 

Pessoas a partir de 20 anos (nascidas entre 1982 a 1991)

1º – One Piece

2º – Hunter x Hunter

3º – Gintama

4º – Naruto

5º -  Slam Dunk

6º – Fullmetal Alchemist

7º – JoJo’s Bizarre Adventure

8º – Bleach

9º – Vagabond

10º – Nana

 

Pessoas a partir dos 30 anos: (nascidas entre 1972 a 1981)

1º – One Piece

2º – Slam Dunk

3º – Hunter x Hunter

4º – Kaze Densetsu Bukkomi no Taku

5º – Jin

6º – Fullmetal Alchemist

7º – Saint Seiya

8º – Gintama

9º – Bleach

10º – Usagi Drop

 

Pessoas a partir dos 40 anos: (nascidas entre 1962 a 1971)

1º – One Piece

2º – Jin

3º – Slam Dunk

4º – Dragon Zakura

5º – Fullmetal Alchemist

6º – Naruto

7º – Detective Conan

8º – Hunter x Hunter

9º – Kimi ni Todoke

10º – Fighting Spirit

 

Pessoas a partir dos 50 anos (nascidas entre 1952 a 1961)

1º – One Piece

2º – Jin

3º – Kami no Shizuku

4º – Naruto

5º -  Slam Dunk

6º – Chihayafuru

7º – Baby Steps

8º – Ore no Sora

9º – Taiyou no Mokushiroku

10º – Katekyo Hitman Reborn!

 

Para verem o top10 devidido por sexo, cliquem aqui.

 

É algo simplesmente incrível, mas que está longe de ser surpreendente, One Piece leva o primeiro lugar em todas as 5 faixas etárias, fora o facto de levar o primeiro lugar tanto do lado feminino quanto do masculino, numa vitória esmagadora, o Japão rendeu-se a One Piece.

 

Deixando de lado One Piece há outros resultados inesperados e curiosos, de destacar de imediato as surpreendentes ausências de Dragon Ball, Dr. Slump, Death Note e Hokuto no Ken, principalmente de Dragon Ball, considerando que mangas muito menos famosos acabaram em excelentes lugares.

 

 

Fiquei surpreso com a grande popularidade de Hunter x Hunter, principalmente na faixa etária dos 10 aos 20 anos, apesar de certa maneira até entender, afinal ainda me enquadro nessa faixa etária. Tirando o facto de Dragon Ball nem aparecer no ranking, a maior surpresa de longe é a incrível popularidade de Zatch Bell, nunca li o manga, apesar de sempre ter tido curiosidade para ler, mesmo assim não esperava tamanha popularidade por um manga que passa muitas vezes despercebido e que já foi concluído.

 

Gintama é dos mangas que melhor ficaram rankeados nesse estudo, curiosamente os mais novos são os que preferem o manga, o que achava completamente o contrário, de qualquer maneira com base no top10 da faixa etária dos mais de 50 não chega a ser assim tão surpreendente, mas já lá chego. Naruto não está nada mal rankeado no geral, apesar de estar longe do que se esperaria do segundo manga mais popular da Jump, Reborn por outro lado mostrando que a queda das vendas e na toc não lhe afectou tanto assim a popularidade. Outra surpresa foi ver Hayate no Gotoku.

 

Surpreendente ver Sant Seya em algum dos rankings, apesar de mostrar bem que só afectou as crianças da sua geração e nada mais, ao contrário do resto do mundo, os Caveleiros do Zodiaco estão longe de ser um dos mangas mais populares do Japão. Full Metal Alchemist manteve-se estável e Bleach até que teve razoavelmente bem. Jin é claramente o campeão junto do público mais velho, o que não chega a ser surpreendente já que o manga chegou a ser adaptado para Novela e é direccionado a esse mesmo público.

 

 

Excepto One Piece, Slam Dunk é o único a figurar no top10 dos 5 rankings o que lhe torna o segundo melhor rankeado no geral, também não chega a ser surpreendente, já que mesmo tendo sido concluído há uns 15 anos, o manga nunca deixou de ser um dos favoritos dos japoneses, essa pesquisa mostra bem isso. Já agora não é só Slum Dunk que é idolatrado pelos japoneses, o seu criador, Takehiko Inoue não fica assim tão atrás do manga, tanto que é o único mangaka a conseguir colocar dois mangas nessa pesquisa, apesar de ser só na faixa etária dos 20 aos 30 anos.

 

O público da faixa etária de mais de 50 anos é simplesmente a coisa mais estranha que existe, porque no mesmo grupo se juntam as pessoas que cresceram, que nunca deixaram de ler mangas, mas que seguiram o rumo natural e partiram para coisas para as suas idades, mas ao mesmo tempo tem-se aqueles que a mente já não funciona muito bem, porque no mínimo é estranho uma pessoa de 50 anos gostar de ler Reborn, para não falar de que é a faixa etária que tem mais fãs de Naruto.

 

Fico sempre em dúvidas qual considerar o meu manga favorito, Slam Dunk ou One Piece. Mas hoje estou mais virado para Slam Dunk, e qual o vosso manga favorito?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 27.04.2012

    A surpresa nem é ser popular na faixa dos 20 e 30 anos, mas sim não o ser na dos 40 e 50, que fazia mais sentido preferirem Gintama a Reborn ou Naruto. Um dos motivos de até ao momento ainda não estar em dia com as scans de gintama é por causa dessas referencias, que no manga acabam muitas vezes por serem incompreensíveis e sem graça, seja pelas diversas traduções que sofreram ou pelo simples facto de ser um manga, no anime é mais fácil gostar de gintama.

    Agora pensei, a ausência de Dragon Ball pode ser por causa do manga ser do tipo, toda a gente adora e conhece, mas não é o favorito, apesar de que isso faz mais sentido em mangas como Bakuman ou Death Note. Sobre Slam Dunk, os unicos mangas de desporto que chegam perto da popularidade de Slam Dunk são Touch e Ashita no Joe, de qualquer maneira Slam Dunk nunca será esquecido, porque Slam Dunk não é apenas o mais popular do género desporto, mas sim um dos mangas mais populares de sempre.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub