Opinião Semanal #12 Parte 1
Já era para ter começado na semana passada, mas só nesta é que entrou realmente em prática, a partir de agora vou dividir o post em dois, uma primeira parte que espero que saía sempre ao Sábado, com todos os capítulos situados entre o sexto e o último, já o segundo post, saindo ao Domingo, com o top5.
Adicionei o nº de capítulo logo acima, para ficar mais fácil de acessar em vez de ter de ir até ao final do post para ter a certeza de qual capítulo estou a comentar, no caso dos mangas mais incertos.
12ºFairy Tail 271:
Qualquer um odeia estar errado, é algo normal, mas nunca odiaram estar certos? Isso acontece-me várias vezes e no que trata de mangas, Bleach, Naruto e Fairy Tail são pratos cheios, de coisas que odeio ter razão, principalmente Fairy Tail, que está numa fase que não consegue ter qualidade mais do que 3 semanas seguidas.
E este capítulo é marcado por duas decisões erradas, decisões essas que já tinha comentado nos post anteriores:
1ºO jogo do Escondido durou 1 capítulo e meio, a primeira batalha do primeiro round já durou um capítulo e ainda nem terminou, ou seja pelo menos mais uns 4 capítulos para finalizar essas batalhas do primeiro round, sendo bem optimista. A sério não entendo a lógica de deitar fora uma boa ideia para fazer batalhas entre as guildas, o pior é que o Mashima antes de começar os Jogos Mágicos disse, não exactamente nestas palavras, que não seriam batalhas o foco desta saga, mas no final parece que tudo vai mesmo ser decidido numa batalha.
2ºO personagem que aparece no fim, lembram-se do que disse logo no inicio da saga? Uma boa ideia até algum personagem ir invadir os Jogos Mágicos e não haver fim, igual aconteceu na saga anterior com o torneio Classe S. Dito e feito, ok, ainda ninguém invadiu, mas já aparecendo no primeiro round, dou no máximo até ao final do terceiro para os Jogos Mágicos pararem porque alguém decidiu acabar com a festa.
Sobre o resto do capítulo, apesar de ainda não ver o sentido na Mavis aparecer no manga, até que tem sido engraçado a primeira página com ela mostrando o estado de situação do manga. Já está a chatear aquele flashback da Wendy que aparece em quase todos os capítulos, pelo menos desta vez ela não falou sobre o super treino que tiveram que passar, onde iam quase perdendo as vidas.
A luta entre a Lucy e a personagem da Raven Tail até que não foi de todo má, só achei meio estranho, a luta entre as duas guildas ser entre essas duas personagens femininas, mas pode ser que o Mashima esteja a guardar, uma luta melhor contra a Fairy Tail B, afinal está lá o Luxus e a Raven Tail é do pai dele, isto claro se o torneio não for invadido antes.
11ºNaruto 574:
Antes de mais o facto de Naruto estar em penúltimo não tem nada a ver com o facto de eu não gostar do Sasuke, mas sim por causa do Sasuke ser o pior personagem já criado e por causa do final do capítulo. Mas antes do Sasuke, o Kishimoto decidiu mostrar por onde andam os seus antigos colegas de equipe, a Karin toda maluca, a principio não estava a gostar muito da sua aparição, mas gostei de ver que ela estava escondendo alguma coisa.
O Juugo e o Suigetsu continuam a passear, quando o Juugo dá uma de maluco e ataca o Suigetsu, falha e acerta na parede, e eureka, descobrem o laboratório do Orochimaru, super forçado. Mas uma coisa tenho que concordar com o Suigetsu, mesmo ele sendo super estranho ainda consegue ser o mais normal dos 4, o que é estranho já que em termos de aparência é o mais estranho. O Orochimaru como sempre importante para a história, pena que o Kishimoto não percebeu a sua importância quando decidiu fazer o Sasuke mata-lo.
Agora sobre o Sasuke, na primeira em que ele aparece mostra bem o que disse na semana passada, está a andar a passo de caracol e agora é parado por um bando de Zetsus, que dizem que ele derrotou o Zetsu original, isso já tinha sido dito e me esqueci ou apenas foi dito agora? De qualquer maneira é uma pequena, ainda tinha esperança do Zetsu ser o Tobi, pena o Zetsu ter sido mais um personagem pouco aproveitado pelo Kishimoto, era um dos meus favoritos.
O sharigan do Sasuke ganha o prémio de sharigan mais estranho, a sério depois de um sharigan de flores, vem este que nem sei bem o que dizer dele. Poderia dizer Sasuke modo overpower, mas ele não é forte ele apenas é o único personagem que sabe usar o jutsu mais poderoso, Kishimoto no Jutsu, basicamente tem o mesmo efeito da Exodia, quando jogada, acaba o jogo. Fora de brincadeiras, Sasuke está muito exagerado, derrota o Zetsu como se não fosse nada, está certo que o Zetsu não é nenhum Tobi ou Naruto, mas no mínimo está no mesmo nível do Kakashi.
Além disso não consigo entender qual o motivo pelo Sasuke ainda querer acabar com o Naruto, ou melhor há dois motivos, primeiro o Kishimoto quer e segundo o Sasuke ainda está chateado por não ser o protagonista, ou melhor por o manga não se chamar Sasuke. Antes de passar ao pior momento do capítulo, enquanto lia o capítulo me lembrei de umas coisas em relação ao anterior, onde é que está o Madara? E a aliança conseguiu mesmo selar todos os zumbis que o Kabuto invocou?
Agora sobre o que realmente me irritou neste capítulo, vai haver um segundo Itachi vs Sasuke, então me pergunto para quê que foi o primeiro combate dos dois? Basicamente o Kishimoto faz com que a primeira batalha dos dois nunca tenha existido, a sério não entendo o que o Kishimoto está a fazer com o manga.
Para concluir, nunca pensei dizer isto, mas parece que cada vez se torna mais real, Naruto passou o nível de incoerência de Dragon Ball na saga do Bu-bu. Fora que Naruto não tem o mesmo carisma de Dragon Ball e também não tem nenhum Hércules ou Mr. Satan, como preferirem chamar, para salvar o mundo no final da saga e também não acredito que venha a aparecer um Ub no final de Naruto. É uma pena ver um manga que foi tão bom na sua fase clássica chegar a este ponto.
PS: Agora quando vou à procura de pelo menos duas páginas para colocar no post, me apercebo o quanto o capítulo foi mau, que nem uma unica página boa.
Nisekoi Omake:
Antes de mais Nisekoi não está rankeado, porque só tenho um omake para comentar, também foi colocado neste lugar para separar Naruto e Bleach. Apesar de também ir comentar um pouco sobre o omake o que tenho principalmente a dizer é sobre alguns spoilers que li sobre alguns futuros capítulos, não vai ter spoilers, apenas comentando um factor importante.
O Naoshi, autor de Nisekoi, já foi publicado na Shounen Jump anteriormente, com o manga Double Arts, que acabou cancelado por volta do capítulo 23, a história começou bastante popular, bem mais do que Nisekoi e poderia-se dizer a mais popular desde Beelzebub, então porque acabou sendo cancelada precocemente? A resposta é simples, o autor sabendo que o manga estava popular, enrolou um pouco, algo que seria normal numa outra revista, mas não na Jump, com isso acabou cancelado. E o que isso tem a ver com Nisekoi?
Tudo, porque quando li os spoilers, a primeira coisa que pensei foi logo, o Naoshi desta vez não quer cometer o mesmo erro, então avança a história depressa, até mais do que deveria, com isso não irá cometer o mesmo erro de Double Arts, mas me parece que vai seguir o mesmo erro do Kano em Harisugawa.
Basicamente o que quero dizer é Nisekoi dificilmente vai ter muitos capítulos, tanto pelo facto do manga estar a andar bastante depressa, como pelo facto que dificilmente os leitores vão aguentar mais do que 30 capítulos, com aquele humor forçado e todo aquele ambiente de correria que o manga tem.
Sobre o omake, gostei, acho que Nisekoi ficaria muito melhor como uma história 4koma e ainda mais assim com poucas páginas, porque se lê rápido e não chega a ser tão maçante quanto um capítulo de 19 páginas.
Para concluir, provavelmente não irei comentar semanalmente Nisekoi, mas quando surgir algo importante para comentar, faço igual a esta semana, seja sem ser rankeado ou sendo, dependendo da situação.
10ºBleach 481:
Bleach continua a passo de caracol, mesmo que o Tite Kubo tenha mudado um pouco o seu estilo e tendo feito capítulos com mais falas, mas mais texto nem sempre quer dizer mais conteúdo, Air Gear é o exemplo perfeito, cheio de falas desnecessárias, diga-se por esse motivo ainda estar no volume 12, pelo contrário Shamo e Real sabem com poucas palavras avançar bastante na história, para não falar no penúltimo capítulo de Slam Dunk, que praticamente sem uma única palavra apresenta o melhor capítulo já feito.
Bleach neste momento está igual a Air Gear, com muita coisa desnecessária, nunca fui muito fã do humor do Tite Kubo, por isso não ter gostado tanto deste capítulo, para quem gosta desse humor então deve ter adorado o capítulo, mas no final não deixam de ser praticamente 14 páginas desnecessárias.
Sobre as partes importantes, a outra personagem dos Vaizards está no mundo humano, ainda à espera da explicação por parte do Tite Kubo para essa mudança de atitude dos Vaizards, principalmente os que voltaram a ser capitães. A página dupla, até podia ter sido boa, se não fosse a maneira como o Tite Kubo desenhou a Inoue, a sério, ela estava mesmo a tentar fazer pose de má?
Os novos personagens continuam completamente dispensáveis, se tivessem morrido dava um ar muito melhor a Bleach. Sobre o Ivan, acho que não cheguei a criticar o facto do Ginjou ter a cara do Aizen, mas agora 3 também já é demais, todo o vilão tem que tem a cara do Aizen.
Para concluir, apesar de todas as criticas, acredito que passado esta fase de introdução o manga possa voltar a ter uma melhor qualidade, lá ver, bastante curioso para saber como o Tite Kubo irá criar a saga, com tanto assunto ainda por resolver, além de esperar pelo momento quando o Ishida vai ser raptado.
PS: E nada do Kon, quanto mais ele não aparece, mais começo a gostar do personagem e mais quero que apareça, é ridículo o Tite Kubo se ter esquecido completamente dele.
9ºBakuman 166:
O capítulo foi bom, apenas em relação a este capítulo não tenha nada a criticar, algumas reacções exageradas, mas nada que não se esteja habituado de uns tempos para cá, de resto mostrou bem como são os problemas em relação às seyus. Quando falei em exagero falo das reacções dos personagens da Jump, não dos otakus, porque que isso representa perfeitamente a mente estranha e depravada deles.
Mas, continuou sem ver sentido nesse arco, principalmente porque no anterior, eles deram um grande destaque ao tema, qualidade vs quantidade, onde chegaram à conclusão, óbvia, que era melhor seguir a ordem natural e terminar o manga no seu devido tempo do que alongar o manga mais do que devia e perder a qualidade, com essa conclusão era esperado que eles avançassem a história, porque Bakuman está longe de ser um manga que deva ter mais de 20 volumes.
Sem muita coisa a comentar, apenas esperando que este arco não seja muito grande e que eles ganhem o anime e que o manga termine antes de Julho.
8ºHunter x Hunter 336:
Sim, Hunter x Hunter em oitavo, não é apenas por ser o Togashi que se vai aplaudir e ver qualidade em tudo o que o autor faz. Comparando com Full Metal Alchemist, quando o Togashi introduziu a Alluka na história, ela era igual a troca equivalente, quem queria um desejo tinha de concretizar três pedidos da Alluka e ela concederia um desejo, simples mas complexo. Mas agora a Alluka não é apenas uma “coisa” que não pode ser controlada, ela agora é igual a pedra filosofal de, concede o desejo que quiser sem precisar de troca equivalente.
A Alluka agora mais humanizada em vez de pura maldade, como tinha vindo a ser mostrado, não faz sentido, nem que seja pelo factor óbvio, ela é capaz de competir com o Meruem e o Netero, o que ninguém pensava ser possível, porque eles estão no nível do Chuck Norris, Nosferatu Allucard, Wolverine e Raizen. Se ela tivesse continuado incontrolável, isso não importava muito, já que nenhum personagem do manga conseguiria tirar proveito disso, mas com ela humanizada é diferente, o Illumi, entre vários outros, não vão descansar enquanto não a conseguirem controlar.
Concluindo acho que o Togashi podia ter terminado esse arco de uma melhor maneira. Agora é ver o encontro do Gon com aquela formiga que tem algo a ver com o Kaito.
7ºMágico 46:
Este capítulo num outro arco, não interessa qual, ficaria de certeza entre o top5 e quem sabe sendo generoso não lhe colocaria no top3, já que Reborn esta semana podia ser melhor. Mas sendo neste arco, sétimo está mais do que bom.
Este capítulo foi marcado, principalmente, pelas 3 excelentes páginas do capítulo, a primeira a que está acima, isso é o que Mágico deveria ser, um manga de aventura, com vários momentos engraçados com a família do Shion, com esses capítulos fofos e que por exemplo no capítulo 100 o mangaka pudesse fazer um especial com flashbacks dos melhores momentos do manga nessas aventuras em busca de concretizar os rituais, mas não, o manga continua há mais de 6 meses no mesmo arco e se neste momento o autor fizesse alguma coisa como os melhores momentos do manga, haveriam apenas imagens de batalhas e principalmente deste torneio que nunca mais termina.
Essa logo acima é a segunda grande página do manga, com o Shion se transformando num completo Dark Magician, só faltava a Enma em algum momento do manga se transformar na Dark Magician Girl. A terceira página está mais abaixo, a página dupla, que um dia se o manga se tornasse famoso podia muito bem a vir ser chamada de épica. Também poderia ter juntando a última página, que está bem desenhada, mas achei bem mais fraca que as outras 3 e também já que não vou pô-la no post fica de fora.
Por falar na última, vêem à mente algumas cartas de Yu-Gi-Oh que podia usar para comparar, mas não me lembro o nome de nenhuma, de qualquer maneira teria sido engraçado ele invocar o Blue Eyes White Dragon, apesar de ele estar mais para o lado do Pegasus, fora o facto de eles estarem a luta no Toon World.
Depois de 4 parágrafos, comentar um pouco sobre o conteúdo do capítulo, que na verdade não há muito o que comentar, já que praticamente o mangaka só enrolou mais uma vez a história, com o irmão do Shion levando vantagem no final do capítulo, só espero que o Shion vença de uma maneira coerente, porque tecnicamente seria impossível para ele ganhar. Desta vez não cheguei a ver a raw do próximo capítulo, mas espero que esta batalha acabe no próximo capítulo, já se arrastou de mais, para não falar novamente no arco.
6ºGin no Saji 27-29:
A Debu Scans voltou a lançar e como esperado veio logo em pack e com isso falta apenas um capítulo para fechar o arco de Verão, que foi longo de mais e neste momento não faz muito sentido já que é Inverno.
Foram 3 bons capítulos, mas confesso que estava à espera de algo do nível do mini arco da pizza, que fechou bastante bem o arco da Primavera e diga-se que o final do 27 e o começo do 28 davam bem a entender isso, mas no final a Arakwa não estava para aí virada. Com o que parece ser um final de arco sem festa.
Alguns destaques da segunda metade do 28 e do 29, eu sempre tive facilidades em Matemática, mas gostar dessa matéria é outra coisa, a sério tem que ter problema para gostar de estudar e principalmente de matemática. De certeza uma escola estranha, onde os rufias querem carne e em vez de roubarem ao Hachiken trocam produtos com ele, quem diria que ter carne dava popularidade a alguém, a não ser claro estar numa ilha deserta e ser o único com comida, ou qualquer outra coisa do género.
O Hachiken não aprende e agora em vez de dar nome a um porco dá logo a todos e tem originalidade para dar nomes, bacon, presunto, entre outros. Os lemas da escola são interessantes: diligência e irresponsabilidade, pelo menos ainda têm a cooperação, para balancear.
Para concluir, está certo que é um manga shounen, mas nunca na vida que um porco daquele tamanho dá tanta carne assim, ele até pode ter 50 kilos, mas a maior parte é osso, a cabeça, órgãos e outras partes incomestíveis, fora a carne gorda que é a maior parte da carne do porco.
Ranking:
6ºGin no Saji 27-29
7ºMágico 46
8ºHunter x Hunter 336
9ºBakuman 166
10ºBleach 481
11ºNaruto 574
12ºFairy Tail 271
Nisekoi Omake
PS: Para quem ler isto e ainda for comentar antes do post de amanhã, os 5 que faltam são Ahiru no Sora, One Piece, Toriko, Reborn e Beelzebub, qual a ordem do top5? Neste post indirectamente já disse um dos lugares, mas falta saber os outros 4.