Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

28
Jan12

Top's Mangakas #1: Takehiko Inoue

Dark-Fenix

 

Custou mas foi concluído, passado meses concluiu o top mangakas, com o meu mangaka favorito, Takehiko Inoue.

 

Como podem ver por todos os mangakas do top, eu gosto de mangakas que desenham bem e mesmo os que não são excelentes nisso todos eles têm uma arte própria. Num manga aguento qualquer arte desde que o manga seja bom, obviamente que uma arte melhor ajuda. Mas quando se trata de um mangaka, já é diferente, a arte do autor conta muito, e principalmente a sua originalidade, ou seja aquela arte que se olhe e se diz, isso é do Inoue, isso é do Murata, isso é sem dúvida Akira Toryama ou que arte horrível só pode ser do Togashi.


E o que é que o Inoue tem a ver com isso? Tudo, porque ele é o melhor desenhista entre todos os mangakas, só discorda quem nunca leu Vagabond ou quem tenha lido algum manga que eu não tenha lido e que tenha uma arte fantástica. Murata, Obata ou Miura (Berserk) podem ser muito bons desenhistas, cada um à sua maneira, mas Inoue está num nível acima, sem dúvida o melhor desenhista.

 

 

Mas por irónico não foi o traço que me fez ler as suas obras, apesar de que foi a sua maneira de desenhar que me fez respeitá-lo e se tornar o meu mangaka favorito. Com isso o que quero dizer é que Inoue não é apenas um génio na arte, mas também um génio de roteiro e sem dúvida o mangaka com o currículo mais completo desta lista, fora obviamente Tesuka.

 

Inoue é o criador de 3 hits, Slam Dunk, Real e Vagabond, todos eles enormes sucessos, todos passando a média de 500 mil cópias vendidas e de 1 milhão impressas. É complicado escolher uma obra que identifique Inoue, porque as 3 juntas é que mostram todas as qualidades de Inoue:

 

Slam Dunk:

 

Slam Dunk é um shounen de desporto, não apenas mais um shounen de desporto, mas sim um dos grandes shounens de desporto, publicado na Shounen Jump, foi o único manga na história a conseguir concorrer de frente com Dragon Ball, não lhe ganhou na popularidade e no estrangeiro, mas foi as únicas coisas que não lhe ganhou, porque arte, roteiro, vendas e carrinho dos japoneses, ele tem de sobra.

 

Slam Dunk é quase que unanimemente, no Japão, considerado o melhor manga de sempre, por uma junção de tudo o que foi a obra, há mangas com um melhor roteiro, com uma melhor arte, quase com o mesmo nível de popularidade e vendas, mas juntar isso tudo no mesmo lugar é difícil, Slam Dunk tem uma arte e roteiro excelentes, manga mais vendido de sempre e um dos mangas mais populares de sempre, por tudo isso Slam Dunk no mínimo é um manga obrigatório para qualquer um que se diga fã de mangas.

 

One Piece inevitavelmente vai lhe ultrapassar nas vendas e quem sabe em tudo o resto, mas por agora Slam Dunk ainda é o manga mais completo, e sem dúvida o manga da carreira de Takehiko Inoue e o que mais lhe identifica, apesar de os dois mangas que se seguem não serem de todo inferiores a Slam Dunk.

 

Vagabond:

 

Vagabond falha principalmente no roteiro, não que seja totalmente fraco, mas por ser adapto de um livro e por ser de longe o mais fracos dos 3 principais mangas de Inoue, acaba tendo o seu roteiro meio desvalorizado. É uma adaptação da lenda de Miamoto Musashi, o maior samurai que existiu, numa das mais importantes histórias japonesas.

 

Mas o que Vagabond não tem de roteiro tem de arte, onde cada capítulo é pura arte, seja pelos personagens paisagem ou qualquer outra coisa, cada capítulo de Vagabond é uma obra-prima em termos de arte. Vejam este video ou este, que provam bem o que disse.

 

Muitas vezes Vagabond é considerado como a grande obra de Inoue, por causa de ser mais adulto que Slam Dunk e por causa da arte perfeita, e principalmente por não ser sobre basquetebol ou termos gerais por não ser de desporto, mas mesmo assim Vagabond é apenas a melhor obra de Inoue no que se trata da arte, o resto não, até porque Inoue tem um segundo manga seinen, que esse sim é uma obra-prima.

 

Real:

 

Se eu disse-se que Real é o melhor manga que alguma vez li estaria a exagerar? Se calhar, mas não tanto assim, porque Real já tem mais de 10 volumes e continua interessante ou melhor cada vez mais interessante e parece ainda ter vários volumes pela frente. A maioria das histórias do tipo de Real, ou seja realistas e com uma grande carga dramática, são histórias curtas, mas Inoue conseguiu criar uma história desse género relativamente longa e sem perder a qualidade e o interesse do leitor, e só por isso já é algo memorável, até porque não é fácil criar uma história popular com um tema tão sério.

 

Real é das 3 a obra menos conhecida de Inoue, principalmente fora do Japão, mas sem dúvida alguma a sua melhor obra, realista seria a palavra que descreve Real, uma história sobre basquete em cadeiras de rodas, ou melhor uma história sobre a realidade por detrás de quem fica numa cadeira de rodas, os seus medos e as suas dificuldades, o basquete serve apenas para unir os personagens e vamos ver coisas que são simples para nós, para quem está numa cadeira de rodas é um inferno e o basquetebol será uma maneira de se esquecerem dos problemas.


Resumindo:

Mangas de Carreira (popularidade):
1ºSlam Dunk
2ºVagabond
3ºReal

 

Melhor Arte:
1ºVagabond
2ºReal
3ºSlam Dunk

 

Melhor Roteiro:
1ºReal
2ºSlam Dunk
3ºVagabond

Como disse no inicio Inoue não tem um manga que seja o seu melhor, aquele que realmente se sobressai aos outros, apesar de Slam Dunk levar uma clara vantagem, Inoue fez 3 manga diferentes que se complementam uns aos outros, a popularidade de Slam Dunk, o roteiro de Real e a arte de Vagabond, com isso pode-se dizer que Takehiko Inoue é sem dúvida um mangaka completo, apesar de que a maioria dos seus trabalhos serem sobre basquetebol, o que em nada o desvaloriza.

 

Concluindo, One Piece pode ser o meu manga favorito, mas Slam Dunk será sempre o manga pelo qual vou guardar mais carinho e Takehiko Inoue de longe é o meu mangaka favorito.

 

Onde ler:

Slam Dunk não foi traduzida a primeira fase, então tem de ser pelo anime, mas podem encontrar a segunda fase na comunidade orkut de Slam Dunk, a God Han Scans também está a traduzir o manga.

Real podem ler na AIUEO mangas, onde estão actualizados com o Japão.

Vagabond, actualmente em hiatus, traduzido pela antiga VagaProject, que se juntou à God Han Scans, quando voltar acompanhem por lá.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 29.01.2012

    Também não me interesso muito por animes, preferindo ler mangas, mas Slam Dunk é um anime que não chateia ao assistir, pelo menos para mim.

    As obras de Inoue nunca são muito fantasiosas, até mesmo Slam Dunk não passa assim tão longe da realidade, apesar de japoneses com aquela altura é algo raro. Mas Real é exactamente como o nome dis, é realista.

    Sem dúvida Inoue é um dos maiores mangakas de sempre.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub