Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

28
Jan12

Top's Mangakas #1: Takehiko Inoue

Dark-Fenix

 

Custou mas foi concluído, passado meses concluiu o top mangakas, com o meu mangaka favorito, Takehiko Inoue.

 

Como podem ver por todos os mangakas do top, eu gosto de mangakas que desenham bem e mesmo os que não são excelentes nisso todos eles têm uma arte própria. Num manga aguento qualquer arte desde que o manga seja bom, obviamente que uma arte melhor ajuda. Mas quando se trata de um mangaka, já é diferente, a arte do autor conta muito, e principalmente a sua originalidade, ou seja aquela arte que se olhe e se diz, isso é do Inoue, isso é do Murata, isso é sem dúvida Akira Toryama ou que arte horrível só pode ser do Togashi.


E o que é que o Inoue tem a ver com isso? Tudo, porque ele é o melhor desenhista entre todos os mangakas, só discorda quem nunca leu Vagabond ou quem tenha lido algum manga que eu não tenha lido e que tenha uma arte fantástica. Murata, Obata ou Miura (Berserk) podem ser muito bons desenhistas, cada um à sua maneira, mas Inoue está num nível acima, sem dúvida o melhor desenhista.

 

 

Mas por irónico não foi o traço que me fez ler as suas obras, apesar de que foi a sua maneira de desenhar que me fez respeitá-lo e se tornar o meu mangaka favorito. Com isso o que quero dizer é que Inoue não é apenas um génio na arte, mas também um génio de roteiro e sem dúvida o mangaka com o currículo mais completo desta lista, fora obviamente Tesuka.

 

Inoue é o criador de 3 hits, Slam Dunk, Real e Vagabond, todos eles enormes sucessos, todos passando a média de 500 mil cópias vendidas e de 1 milhão impressas. É complicado escolher uma obra que identifique Inoue, porque as 3 juntas é que mostram todas as qualidades de Inoue:

 

Slam Dunk:

 

Slam Dunk é um shounen de desporto, não apenas mais um shounen de desporto, mas sim um dos grandes shounens de desporto, publicado na Shounen Jump, foi o único manga na história a conseguir concorrer de frente com Dragon Ball, não lhe ganhou na popularidade e no estrangeiro, mas foi as únicas coisas que não lhe ganhou, porque arte, roteiro, vendas e carrinho dos japoneses, ele tem de sobra.

 

Slam Dunk é quase que unanimemente, no Japão, considerado o melhor manga de sempre, por uma junção de tudo o que foi a obra, há mangas com um melhor roteiro, com uma melhor arte, quase com o mesmo nível de popularidade e vendas, mas juntar isso tudo no mesmo lugar é difícil, Slam Dunk tem uma arte e roteiro excelentes, manga mais vendido de sempre e um dos mangas mais populares de sempre, por tudo isso Slam Dunk no mínimo é um manga obrigatório para qualquer um que se diga fã de mangas.

 

One Piece inevitavelmente vai lhe ultrapassar nas vendas e quem sabe em tudo o resto, mas por agora Slam Dunk ainda é o manga mais completo, e sem dúvida o manga da carreira de Takehiko Inoue e o que mais lhe identifica, apesar de os dois mangas que se seguem não serem de todo inferiores a Slam Dunk.

 

Vagabond:

 

Vagabond falha principalmente no roteiro, não que seja totalmente fraco, mas por ser adapto de um livro e por ser de longe o mais fracos dos 3 principais mangas de Inoue, acaba tendo o seu roteiro meio desvalorizado. É uma adaptação da lenda de Miamoto Musashi, o maior samurai que existiu, numa das mais importantes histórias japonesas.

 

Mas o que Vagabond não tem de roteiro tem de arte, onde cada capítulo é pura arte, seja pelos personagens paisagem ou qualquer outra coisa, cada capítulo de Vagabond é uma obra-prima em termos de arte. Vejam este video ou este, que provam bem o que disse.

 

Muitas vezes Vagabond é considerado como a grande obra de Inoue, por causa de ser mais adulto que Slam Dunk e por causa da arte perfeita, e principalmente por não ser sobre basquetebol ou termos gerais por não ser de desporto, mas mesmo assim Vagabond é apenas a melhor obra de Inoue no que se trata da arte, o resto não, até porque Inoue tem um segundo manga seinen, que esse sim é uma obra-prima.

 

Real:

 

Se eu disse-se que Real é o melhor manga que alguma vez li estaria a exagerar? Se calhar, mas não tanto assim, porque Real já tem mais de 10 volumes e continua interessante ou melhor cada vez mais interessante e parece ainda ter vários volumes pela frente. A maioria das histórias do tipo de Real, ou seja realistas e com uma grande carga dramática, são histórias curtas, mas Inoue conseguiu criar uma história desse género relativamente longa e sem perder a qualidade e o interesse do leitor, e só por isso já é algo memorável, até porque não é fácil criar uma história popular com um tema tão sério.

 

Real é das 3 a obra menos conhecida de Inoue, principalmente fora do Japão, mas sem dúvida alguma a sua melhor obra, realista seria a palavra que descreve Real, uma história sobre basquete em cadeiras de rodas, ou melhor uma história sobre a realidade por detrás de quem fica numa cadeira de rodas, os seus medos e as suas dificuldades, o basquete serve apenas para unir os personagens e vamos ver coisas que são simples para nós, para quem está numa cadeira de rodas é um inferno e o basquetebol será uma maneira de se esquecerem dos problemas.


Resumindo:

Mangas de Carreira (popularidade):
1ºSlam Dunk
2ºVagabond
3ºReal

 

Melhor Arte:
1ºVagabond
2ºReal
3ºSlam Dunk

 

Melhor Roteiro:
1ºReal
2ºSlam Dunk
3ºVagabond

Como disse no inicio Inoue não tem um manga que seja o seu melhor, aquele que realmente se sobressai aos outros, apesar de Slam Dunk levar uma clara vantagem, Inoue fez 3 manga diferentes que se complementam uns aos outros, a popularidade de Slam Dunk, o roteiro de Real e a arte de Vagabond, com isso pode-se dizer que Takehiko Inoue é sem dúvida um mangaka completo, apesar de que a maioria dos seus trabalhos serem sobre basquetebol, o que em nada o desvaloriza.

 

Concluindo, One Piece pode ser o meu manga favorito, mas Slam Dunk será sempre o manga pelo qual vou guardar mais carinho e Takehiko Inoue de longe é o meu mangaka favorito.

 

Onde ler:

Slam Dunk não foi traduzida a primeira fase, então tem de ser pelo anime, mas podem encontrar a segunda fase na comunidade orkut de Slam Dunk, a God Han Scans também está a traduzir o manga.

Real podem ler na AIUEO mangas, onde estão actualizados com o Japão.

Vagabond, actualmente em hiatus, traduzido pela antiga VagaProject, que se juntou à God Han Scans, quando voltar acompanhem por lá.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub