Top's Mangakas #1: Takehiko Inoue
Custou mas foi concluído, passado meses concluiu o top mangakas, com o meu mangaka favorito, Takehiko Inoue.
Como podem ver por todos os mangakas do top, eu gosto de mangakas que desenham bem e mesmo os que não são excelentes nisso todos eles têm uma arte própria. Num manga aguento qualquer arte desde que o manga seja bom, obviamente que uma arte melhor ajuda. Mas quando se trata de um mangaka, já é diferente, a arte do autor conta muito, e principalmente a sua originalidade, ou seja aquela arte que se olhe e se diz, isso é do Inoue, isso é do Murata, isso é sem dúvida Akira Toryama ou que arte horrível só pode ser do Togashi.
E o que é que o Inoue tem a ver com isso? Tudo, porque ele é o melhor desenhista entre todos os mangakas, só discorda quem nunca leu Vagabond ou quem tenha lido algum manga que eu não tenha lido e que tenha uma arte fantástica. Murata, Obata ou Miura (Berserk) podem ser muito bons desenhistas, cada um à sua maneira, mas Inoue está num nível acima, sem dúvida o melhor desenhista.
Mas por irónico não foi o traço que me fez ler as suas obras, apesar de que foi a sua maneira de desenhar que me fez respeitá-lo e se tornar o meu mangaka favorito. Com isso o que quero dizer é que Inoue não é apenas um génio na arte, mas também um génio de roteiro e sem dúvida o mangaka com o currículo mais completo desta lista, fora obviamente Tesuka.
Inoue é o criador de 3 hits, Slam Dunk, Real e Vagabond, todos eles enormes sucessos, todos passando a média de 500 mil cópias vendidas e de 1 milhão impressas. É complicado escolher uma obra que identifique Inoue, porque as 3 juntas é que mostram todas as qualidades de Inoue:
Slam Dunk:
Slam Dunk é um shounen de desporto, não apenas mais um shounen de desporto, mas sim um dos grandes shounens de desporto, publicado na Shounen Jump, foi o único manga na história a conseguir concorrer de frente com Dragon Ball, não lhe ganhou na popularidade e no estrangeiro, mas foi as únicas coisas que não lhe ganhou, porque arte, roteiro, vendas e carrinho dos japoneses, ele tem de sobra.
Slam Dunk é quase que unanimemente, no Japão, considerado o melhor manga de sempre, por uma junção de tudo o que foi a obra, há mangas com um melhor roteiro, com uma melhor arte, quase com o mesmo nível de popularidade e vendas, mas juntar isso tudo no mesmo lugar é difícil, Slam Dunk tem uma arte e roteiro excelentes, manga mais vendido de sempre e um dos mangas mais populares de sempre, por tudo isso Slam Dunk no mínimo é um manga obrigatório para qualquer um que se diga fã de mangas.
One Piece inevitavelmente vai lhe ultrapassar nas vendas e quem sabe em tudo o resto, mas por agora Slam Dunk ainda é o manga mais completo, e sem dúvida o manga da carreira de Takehiko Inoue e o que mais lhe identifica, apesar de os dois mangas que se seguem não serem de todo inferiores a Slam Dunk.
Vagabond:
Vagabond falha principalmente no roteiro, não que seja totalmente fraco, mas por ser adapto de um livro e por ser de longe o mais fracos dos 3 principais mangas de Inoue, acaba tendo o seu roteiro meio desvalorizado. É uma adaptação da lenda de Miamoto Musashi, o maior samurai que existiu, numa das mais importantes histórias japonesas.
Mas o que Vagabond não tem de roteiro tem de arte, onde cada capítulo é pura arte, seja pelos personagens paisagem ou qualquer outra coisa, cada capítulo de Vagabond é uma obra-prima em termos de arte. Vejam este video ou este, que provam bem o que disse.
Muitas vezes Vagabond é considerado como a grande obra de Inoue, por causa de ser mais adulto que Slam Dunk e por causa da arte perfeita, e principalmente por não ser sobre basquetebol ou termos gerais por não ser de desporto, mas mesmo assim Vagabond é apenas a melhor obra de Inoue no que se trata da arte, o resto não, até porque Inoue tem um segundo manga seinen, que esse sim é uma obra-prima.
Real:
Se eu disse-se que Real é o melhor manga que alguma vez li estaria a exagerar? Se calhar, mas não tanto assim, porque Real já tem mais de 10 volumes e continua interessante ou melhor cada vez mais interessante e parece ainda ter vários volumes pela frente. A maioria das histórias do tipo de Real, ou seja realistas e com uma grande carga dramática, são histórias curtas, mas Inoue conseguiu criar uma história desse género relativamente longa e sem perder a qualidade e o interesse do leitor, e só por isso já é algo memorável, até porque não é fácil criar uma história popular com um tema tão sério.
Real é das 3 a obra menos conhecida de Inoue, principalmente fora do Japão, mas sem dúvida alguma a sua melhor obra, realista seria a palavra que descreve Real, uma história sobre basquete em cadeiras de rodas, ou melhor uma história sobre a realidade por detrás de quem fica numa cadeira de rodas, os seus medos e as suas dificuldades, o basquete serve apenas para unir os personagens e vamos ver coisas que são simples para nós, para quem está numa cadeira de rodas é um inferno e o basquetebol será uma maneira de se esquecerem dos problemas.
Resumindo:
Mangas de Carreira (popularidade):
1ºSlam Dunk
2ºVagabond
3ºReal
Melhor Arte:
1ºVagabond
2ºReal
3ºSlam Dunk
Melhor Roteiro:
1ºReal
2ºSlam Dunk
3ºVagabond
Como disse no inicio Inoue não tem um manga que seja o seu melhor, aquele que realmente se sobressai aos outros, apesar de Slam Dunk levar uma clara vantagem, Inoue fez 3 manga diferentes que se complementam uns aos outros, a popularidade de Slam Dunk, o roteiro de Real e a arte de Vagabond, com isso pode-se dizer que Takehiko Inoue é sem dúvida um mangaka completo, apesar de que a maioria dos seus trabalhos serem sobre basquetebol, o que em nada o desvaloriza.
Concluindo, One Piece pode ser o meu manga favorito, mas Slam Dunk será sempre o manga pelo qual vou guardar mais carinho e Takehiko Inoue de longe é o meu mangaka favorito.
Onde ler:
Slam Dunk não foi traduzida a primeira fase, então tem de ser pelo anime, mas podem encontrar a segunda fase na comunidade orkut de Slam Dunk, a God Han Scans também está a traduzir o manga.
Real podem ler na AIUEO mangas, onde estão actualizados com o Japão.
Vagabond, actualmente em hiatus, traduzido pela antiga VagaProject, que se juntou à God Han Scans, quando voltar acompanhem por lá.