Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

21
Jan12

Top's Mangakas #2: Eichiro Oda

Dark-Fenix

 

Eiichiro Oda é sem dúvida o mangaka com o menor currículo entre os 10 mangakas do top, até mesmo que a Urakawa e o Murata, já que os dois trabalharam em mais do que um manga, mas sem dúvida tem um dos currículos mais invejáveis, ou não fosse ele o criador de One Piece, o maior sucesso da actualidade e grande candidato a destroçar Dragon Ball e Slam Dunk, que de certa forma dividem o primeiro lugar, apesar de Dragon Ball levar uma certa vantagem.


Na minha opinião um mangaka deveria ter mais que uma obra, ou melhor não viver apenas de um sucesso, porque na maioria das vezes quando um manga tem apenas uma obra ele nunca se destaca à obra, exemplo disso são George Moritaka e Osamu Akimoto, só um aparte o Tite Kubo se destaca a Bleach, pena ser pelo lado negativo. Mas Oda, mesmo tendo apenas One Piece como sucesso consegue se sobressair a One Piece, porque One Piece não é apenas uma ideia que correu bem, mas sim uma ideia genial, que é construída excepcionalmente bem, que está no topo há 14 anos e ainda terá mais alguns bons anos pela frente, sempre batendo recordes.

 

 

O problema em falar do Oda é que se restringe muito a One Piece, elogiando a obra e ao autor, mas sem saber como seria o autor a fazer outros mangas diferentes, se saíra-se bem ou seria apenas um mangaka de um manga só, numa comparação com o futebol seria ver o Messi a jogar noutra equipa que não o Barcelona. Pessoalmente acredito que se sairia bem, um génio que faz One Piece, consegue criar pelo menos uma outra obra de sucesso, mas isso dificilmente irá acontecer, porque não acredito que Oda venha a criar outro manga depois concluir One Piece, afinal ainda faltam uns bons anos para o fim e nessa altura não acredito que ele venha a criar algo novo, a não ser histórias pequenas igual o Akira Toryama tem feito.

 

De qualquer maneira Oda é um dos grandes mangakas de sempre, tanto o é que foi o único que figurou no top10 que foi feito há uns dois anos atrás, um ranking bem feito, só não concordo na ausência de Mitsuru Adachi de resto as posições são mais que merecidas.

 

Rank -Autor -Mangá
1º - Osamu Tezuka - Astroboy
2º - Akira Toriyama - Dragon Ball
3º - Fujiko F. Fujio - Doraemon
4º - Eiichiro Oda - One Piece
5º - Takehiko Inoue - Slam Dunk
6º - Shigeru Mizuki -GeGeGe no Kitaro
7º - Fujio Akatsuka -Gag Manga King
8º - Machiko Hasegawa- Sazae-san
9º - Hayao Miyazaki -Nausicaa
10º- Osamu Akimoto - Kochikame
10º - Naoki Urasawa -20th Century Boys

 

Teria colocado o link, mas acho que não comentei no blog e o único link que tenho para este post digo claramente quem é o nº1, apesar de que é meio obvio quem é o meu mangaka favorito.

 

E sendo One Piece um dos grandes mangas main-stream não me vou alongar a falar das suas qualidades e defeitos, já que faço isso toda a semana.

 

 

Além de One Piece, Oda só criou alguns crossovers, como o teve com Dragon Ball e mais recentemente com Toriko e antes de criar One Piece o volume encadernado, Wanted, um volume com 5 one shots que Oda criou antes de ser serializado na Jump. São 5 bons one shot’s, mas não dá para tirar conclusões de como seria ver Oda trabalhar com outros mangas, tanto por já terem mais de 15 anos, como por Romance Dawn, o capítulo piloto de One Piece constar desses 5 e provavelmente ser o pior deles e no entanto quando passado para a versão serializada saiu a obra-prima que é One Piece.


Saiu curto, mas como disse não dá para falar de Oda sem falar de One Piece e de One Piece já comento todas as semanas. E vale lembrar que este post nunca teva o intuito de ser informativo, mas sim apenas textos curtos para apresentar os meus 10 mangakas favoritos.

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub