Opinião Semanal #6&7 Parte1
Como já tinha avisado este post ia sair meio atrasado e nem está completo, mais uma vez vai ser dividido em duas partes, lá ver se adianto o resto ainda hoje para amanhã de manha já postar, antes de saírem os capítulos de One Piece, Naruto e Bleach. Há uma estreia no post, apesar de que só vai aparecer na segunda parte, é da Magazine e vem para substituir St&rs que não deve faltar muito para ser cancelado. A primeira parte vai ser mais crítica, afinal são os que ficaram pior classificados, mas não se enganem a semana foi boa, ou melhor dizendo mediana, com apenas 2 mangas que realmente foram mal e uns quantos que podiam ter sido melhores.
16ºFairy Tail:
Fairy Tail perdeu-se de vez e esses dois capítulos mostram bem isso, no inicio Fairy Tail era um manga agradável de ler, com uma história razoável, com um grande potencial, mas nada de genial, com personagens bastante carismáticos, que sabia bem separar comédia de luta e saber quando podia brincar e quando deveria de ser mais sério, resumindo é aquele tipo de história que se gosta de ler, que tem potencial para se tornar num sucesso, tanto em qualidade como em popularidade, mas que acabou sempre faltando o último passo para a fama e pior quando esse passo não acontece a qualidade começa a cair e é nesse ponto que Fairy Tail está. Só um aparte, obviamente Fairy Tail alcançou num nível elevado de popularidade, mas à que se concordar que longe do que era esperado.
Fairy Tail nunca foi um manga que chegou e disse há um nível de poder nesta história, pelo contrário Fairy Tail é o cliché dos clichés, com o protagonista ganhando sempre ao vilão de forma exagerada e sem nexo, por isso não critico Fairy Tail da mesma maneira que Naruto ou Bleach. Mas mesmo assim tinha o mínimo de coerência, pelo menos até ao final de cada arco, mas actualmente à uma competição entre guildas e quem é escolhido, Natsu, Erza, Grey, Lucy e Wendy, a sério? E pior deixaram a Wendy de fora para por o Elfman, agora como é que há coerência nessa guilda fraca ganhar o título de melhor guilda de fiore. Já nem digo o Gildarts e a Mirajane, mas o Luxus e o Gazell faziam todo o sentido em ir, principalmente o Gazell.
Mas mesmo com todos os problemas que já se sabe, o grande motivo para ter ficado em último, sem dúvida foi o capítulo 266, independentemente se existe ou não nível de poder e Fairy Tail nunca ter sido um manga para se levar a sério, a primeira fase da competição levar apenas um capítulo, foi ridículo, mesmo que em toda a história de Fairy Tail realmente nunca tenham sido apresentadas tantas guildas oficiais, não faz sentido reduzir do nada as guildas de mais de 100 para apenas 8.
Pior falam da Fairy Tail como a guilda que fica sempre em último, como é que é possível, já que ficara sim em último, mas também pode-se dizer que ficaram em nono. Como dito no manga as competições não são sempre iguais, mas mesmo assim coerência 0, já agora escolher a melhor guilda de Fiore numa competição de tiro ao alvo, corrida, excelentes ideias, o autor está super inspirado, o que vai ser este ano, salto em altura, natação, se calhar vai ser quidditch.
Pode ser cedo para dizer, mas o mais provável é ser mais um arco com uma boa ideia que vai ser desperdiçada.
15ºMágico:
Mágico não teve um mau capítulo, mas esquece por mim pode cancelar. Vou continuar a ler e provavelmente ainda vou gostar de alguns capítulos, mas não vale a pena, o autor ou o editor seja lá quem está por detrás da ideia “Junta tudo na mesma saga e pode ser que consigas votos o suficiente”, não deve ter um neurónio sequer, além de não estar nem aí para a qualidade.
Mágico é um manga cheio de potencial, personagens carismáticos e uma aventura simples que funciona, mas não dá, primeiro embirrou que lutas era a melhor solução e quase acabou cancelado, voltou melhor do que nunca, mas embirra de dar uma de Tite Kubo e fazer uma saga gigantesca, sim porque com o andar que isto anda, não vai dar para chamar de arco, vai ter mesmo que ser saga.
O arco nunca mais termina e já se tornou cansativo e o pior é que o leitor já nem sabe bem o que é Mágico, aventura, batalha ou romance? Aventura não é de certeza, porque uma aventura, implica eles terem uma aventura e viajar, não ficar num torneio que dura mais de 20 capítulos, num manga novato. Romance também não deve ser porque a história pouco ou nada teve de romance até agora, à excepção do fazer bebés. Batalha, se calhar o mais certo, mas nem se quer isso, como visto na batalha anterior e pior como visto no arco anterior, batalha não funciona em Mágico, pelo menos sendo o foco principal. Resumindo uma mistura de tudo que no final não dá nada.
E para terminar a cereja no topo do bolo, afinal não teria ficado aqui se o capítulo realmente tivesse sido bom, o irmão do Shion deu uma de revoltado e se tornou num personagem que mais parece vindo de manga shoujo. E o que é que ele decidi para mostrar que é um revoltado, ataca o ex adversário do Shion e brinca de matar e reviver e com isto adia por pelo menos mais uns 2 capítulos o duelo final pela posse da caravana do amor, ou como chamam ao prémio é que faz tanto tempo que se esquece.
PS: Na Jump Next de Dezembro saiu um omake de Mágico, com tema Natalicio, simples, mas muito melhor do que o capítulo normal, porque simplesmente é essa simplicidade que é o ponto forte de Mágico.
14ºBleach:
Não foi um capítulo mau, mas mostra bem como foi esta saga, sem nada demais, este capítulo tecnicamente termina esta saga e agora é partir para uma nova e que se espera ser a última, mas o capítulo que fecha a saga, apesar de trazer vários personagens que não se viam há algum tempo, não foi nada demais, com o reencontro do Ichigo com os generais da Soul Sociaty sendo apenas por ele querer enterrar o Ginjou, a sério, tanta espera pelo retorno dele à Soul Sociaty e volta com um motivo sem nexo como esse.
A única boa notícia do capítulo, fora a saga ter terminado, é o facto de Ginjou realmente ter morrido, em manga shounen só se sabe mesmo se alguém morreu quando realmente a confirmam e mesmo assim há quem faça da morte algo banal, né Mágico e Naruto. Uma coisa que achei meio estranho foi a falta de criatividade do Tite Kubo dando os postos de generais para os Vaizards, ok que eles já o foram, mas eles não disseram que não estavam interessados nisso e que nunca mais voltariam à Soul Sociaty? Ou foi só uma ideia errada que fiquei de Bleach?
Concluindo não foi um mau capítulo, apenas algo bem fraquinho para finalizar a saga e principalmente algo fraco para deixar os leitores à espera durante 3 semanas pela volta do manga. E numa semana onde a maioria dos mangas acabou sendo bem mediano, Bleach acabou prejudicado.
13ºNisekoi:
Ainda á espera do capítulo que mude a minha opinião acerca de Nisekoi, pensava que a introdução tinha durado 3 capítulos, mas afinal parece que foram 4. Nada de novo neste capítulo, apenas mais uma confusão entre os protagonistas, com as famílias deles à escuta, pelo menos desta vez não foi tão irritante, até porque o foco foi a segunda protagonista feminina.
Sinceramente neste momento só estou acompanhando o manga porque apanhei um spoiler que me agradou, principalmente, por já me agradar no que menos gostei neste capítulo, que foi em relação à promessa e ela ter decidido não contar para ele sobre ela ser a garota da promessa.
De resto ver se a história saí deste triângulo amoroso e ganha algum rumo mais interessante e que principalmente deixem um pouco de lado os gangsters e a yakuza, porque uma vez é uma boa ideia, mas repetir a mesma ideia em todo o santo capítulo não.
12ºSt&rs:
Não teve nada de mais e o facto do cancelamento cada vez estar mais próximo não ajuda o manga a ficar mais interessante, mesmo assim, um capítulo bem razoável. Só acabou não ficando melhor classificado, porque mesmo sendo um manga shounen e por consequência o foco serem personagens novos, não há coerência em crianças dizerem aos adultos como devem fazer as coisas. No máximo mandar para o ar uma ideia maluca, mas serem eles a resolver o problema é demais. De qualquer maneira esta introdução vai servir para explicar uma coisa acerca de outro manga que ficou em quarto lugar.
De resto como disse foi um capítulo razoável.
11ºBakuman:
Nas últimas semanas tenho vindo a comentar que não faz sentido no meio da saga final, tanta enrolação em assuntos secundários, mas que ironicamente são esses assuntos que tem salvo Bakuman de uma falta de qualidade absurda. O capítulo 162 foca-se apenas num desses assuntos secundários e apenas nisso, quase, o que fez com que fica-se bem classificado esta semana, na verdade não, mas como disse vários mangas medianos, além de que o capítulo não foi assim tão bom.
Antes de passar ao capítulo em si, junto do capítulo veio uma espécie de omake, com uma história em 4koma, sobre a síndrome Hiramaru ou em outras palavras preguiça. Parece que o Hiramaru também infectou os mangakas de Bakuman, porque a arte do Obata já não é o que era e sem dúvida a qualidade do manga caí a olhos vistos, parece que a culpa é do Hiramaru. Apesar de que isso na vida real seria o síndrome Togashi.
Sobre o capítulo, já se fala no anime para Reversi, o que indicaria que o fim cada vez está mais próximo, isto se não fosse o final do capítulo com o editor chefe a dizer: “Reversi ou Zumbi Gun”. Sinceramente me pergunto onde está a lógica, porque actualmente a Jump tem animes semanal sem paragens para One Piece, Naruto, Toriko, Hunter x Hunter, Gintama, Sket Dance e Beelzebub e chegou a ter para Reborn e Kochikame, além de claro os animes por temporada de Nura Mago, Bakuman, Medaka e Kuroko, mas na Jump de Bakuman parece que só um manga da Jump pode ter anime por vez já que Crow termina e abre-se a vaga, em vez de colocarem os dois mangas como anime ao mesmo tempo, até daria publicidade, “O duelo entre os mangas mais populares da Jump passa agora para anime, quem será o vencedor na audiência?”
O resto do capítulo foi razoável, mas concordo com o Mashiro, faltou mais drama, e não é só para o discurso do Takagi, mas sim para todo o resto do capítulo, que podia muito bem ter ficado melhor. Mas uma coisa correu bem que foi comemorar a passagem de ano na mesma altura que na vida real, isso é sempre um ponto positivo para os mangas mais realistas.
Para finalizar, ao longo do capítulo me fiquei perguntando quantos anos é que já se passaram desde o inicio do manga, pelo menos 10 já foram. E aí toco novamente no assunto Hikaru no Go e na arte do Obata, em Hikaru no Go o Obata fez uma das melhores transformaões de personagem que já vi num manga, com ele indo crescendo aos poucos, mostrando o brilhante desenhista que o Obata é, mas em Bakuman devem se ter passado dez anos e o Mashiro e o Takagi continuam com a mesma cara do inicio do manga.
PS: Desta vez não houve nenhuma deixa para encaixar a frase mítica do Takagi no texto.
10ºAo no Exorcist:
Mais um que entra para o grupo bom capítulo, mas muita enrolação, que podia ter sido melhor, provavelmente de todos os que critiquei esse foi o que enrolou menos, mas o problema é que Ao no Exorcist é mensal, então qualquer coisa que enrole um bocadinho já é um mês perdido. E esse capítulo continua da mesma maneira como o outro terminou, só situou os personagens do lugar certo, para preparar o próximo capítulo.
Provavelmente por isso a página colorida, para tentar deixar o capítulo melhorzinho, querendo ou não uma página colorida é sempre outra coisa, além de que os capítulos ultimamente tem vindo com menos páginas e a página colorida tente esconder esse facto. Apesar de isso não tira o facto que enrolou e que vai-se ter de esperar um mês por outro capítulo.
PS: Pena o comentário ter sido curto e o capítulo ter enrolado, porque apesar de tudo teve boas páginas duplas.
Gostei bastante deste capítulo, porque foi como uma volta aos bons tempos de Naruto, onde tudo era mais simples e melhor, finalmente deu para ver um ninja usando estratégia em vez de poder e deu tempo para um flashback recuperando os bons velhos tempos.
Apesar do flashback não ter sido assim tão grande, pode-se dizer que foi o foco do capítulo e na verdade esta é mesmo a altura para esses flashbacks, tecnicamente a última saga o que mais que tem de haver é nostalgia, algo que tem faltado ou quando há bastante aquém das expectativas, este também não foi prefeito, mas provavelmente o melhor em muito tempo.
O primeiro defeito do flashback é ser feito pela Kyuby, que como já comentei anteriormente, não faz muito sentido essa mudança de atitude repentina, não tão repentina assim, mas longe de ser algo coerente, algo que tivesse sido planeado desde o inicio, pode dizer nem todos são o Oda, sim é verdade, mas Kyuby e Naruto são o foco desde o primeiro capítulo, já agora tenho comentado bastante acerca da primeira página de One Piece representar 100% o One Pice de hoje em dia, mas Naruto não fica muito atrás, com a sua primeira página do manga representando pelo menos 70%, já que nem todo o foco de Naruto é o selamento da Kyuby.
De resto só achei estranho a passagem temporal do Naruto vs Kabuto para o Pain, faltou aí momentos mais nostálgicos, principalmente o Naruto vs Sasuke no final do Naruto clássico, fora mais algumas coisas do exame chunnin e o facto do Orochimaru ter sido completamente esquecido. De resto a luta entre o Naruto e o Neji é para mim o melhor momento de Naruto no manga.
Ranking:
9ºNaruto 569
10ºAo no Exorcist 31
11ºBakuman 162
12ºSt&rs 20
13ºNisekoi 4
14ºBleach 479
15ºMágico 41/Omake
16ºFairy Tail 265-266