Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

08
Jan12

Primeiras Tiragens Shounen Jump

Dark-Fenix

 

Ao passar pelo tópico acerca das Toc’s da Jump do site Manga Helpers, me deparei com esta lista, sobre as maiores tiragens iniciais dos mangas, e respectivos volumes, da Shounen Jump:


ONE PIECE(volume - 64) 4,000,000
SLAM DUNK(volume - 21,22,23) 2,500,000
Dr. Slump(volume - 6) 2,200,000
DRAGON BALL(volume - 35) 2,200,000
Yu Yu Hakusho(volume - 15) 1,700,000
NARUTO(volume - 27,31) 1,620,000
HUNTER×HUNTER(volume - 13) 1,600,000
Kinnikuman(volume - 17) 1,600,000
Rurouni Kenshin(volume - 17) 1,330,000
BLEACH( volume - 25) 1,330,000
DEATH NOTE(volume - 7) 1,270,000
Prince of Tennis(volume - 16,18) 1,110,000
BASTARD !!(volume - 16) 1,050,000
Dai's Great Adventure(volume - 17) 1,050,000
Fist of the North Star(Unknown) 1,000,000  
Rokudenashi BLUES(volume - 25) 1,000,000
Hikaru no Go(volume - 21) 880,000
BOY(volume - 4) 800,000
Houshin Engi(volume - 6) 800,000
Kochikame(volume - 84,100,101) 800,000
D.Gray-man(volume - 12) 740,000
Sexy Commando (volume - 3,4,6) 700,000
Hana no Keiji(volume - 5) 650,000
Gintama(volume - 22) 650,000
CITY HUNTER(volume - 23) 650,000
Tottemo! Lucky-Man(volume - 5) 630,000
Kateikyoushi Hitman REBORN!(volume - 21) 630,000

 

Antes de mais, esses números não reflectem necessariamente a realidade, já que a maioria dos volumes de Slam Dunk deve rondar os 3 milhões de vendas, fora a versão kanzeban, o que lhe dá uma média total por volume perto dos 4 milhões, na verdade mais alta que One Piece, apesar de isso ser uma questão de tempo.


Dá para ver também por Death Note que no ano que saiu o volume 7, conseguiu ganhar a One Piece como o manga mais vendido do ano, a única vez que One Piece perdeu em mais de 10 anos. Pode-se também ver por Prince of Tennis, claramente os volumes 16 e 18 devem ter sofrido dum imenso hype na altura. Resumindo, uma lista de primeira tiragem é igual a listas de audiências de programas de tv, é bem relativo e depende de muita coisa e não é por um ganhar ou outro que quer dizer que foi melhor e muito menos reflecte a qualidade.


Obviamente One Piece é primeiro, como números inalcançáveis para o futuro e pensar que há pouco mais de ano e meio a noticia era One Piece terá uma tiragem inicial de 3 milhões, agora um volume passar dos 3 milhões de vendas é o mínimo que se exige a One Piece. E com isso cada vez deixa mais claro que o recorde de Slam Dunk será ultrapassado e para mais, One Piece conseguirá o fazer sem recurso a edição kazenban.

 

 

Fiquei surpreso com o volume final de Slam Dunk não ter sido o que teve a maior tiragem inicial, mas claramente a culpa se deve ao facto do anime de Slam Dunk ter saído do ar, o que até hoje me pergunto porquê. E aqui poderia ser outro exemplo o que falei acima acerca dessa lista ser relativa, afinal não acredito que o último volume de Slam Dunk tenha vendido menos que esses 3 volumes que estão na lista.

 

Dr. Slump um sucesso gigantesco, o maior antes da chegada da era de ouro. Pena que com o tempo o manga acabou caindo na toc e nas vendas, numa altura onde mangas com mais de 20 volumes dificilmente se manteriam no topo da Jump. Ao contrário de Slam Dunk não fiquei surpreso que o melhor momento de Dragon Ball fosse a saga do Cell, o manga deveria ter terminado no Freeza, mas a saga do Cell ainda funcionou, além de que acredito que o publico tenha recebido bem a mudança de protagonista, já a saga seguinte foi totalmente "Vamos ver se ainda dá para mais uma". Apesar de tudo só um génio para criar dois dos maiores sucessos de sempre da Jump.

 

Dá para ver uma clara diferença entre os 4 primeiros e os restantes. Depois dos grandes medalhões da Jump, Yu Yu Hakusho a mostrar a sua força, ficando à frente do segundo manga mais popular da actualidade, Naruto, que obviamente aparece na lista com os volumes representantes do final da primeira fase do manga, inicio da segunda, algo parecido com o hype do ano passado em relação a One Piece, só espero que One Piece não siga o mesmo caminho de Naruto no pós time-skip.

 

Depois de Akira Toryama é a vez do Togashi que aparece com outro sucesso na lista, Hunter x Hunter, que vem com o volume 13, que engloba o final de York Shine e o inicio de Greed Island, agora qual dos dois é o culpado por esse sucesso, se calhar um pouco dos dois, tanto o final de uma grande saga, pessoalmente não gosto, mas foi uma excelente saga, e o inicio da saga mais aguardada. Kinnikuman com bons números, um dos principais sucessos da Jump antes da era de ouro, em disputa com Dr. Slump sobre a comédia mais bem sucedida da Jump.

 

 

Samurai X com o final da saga mais emblemática do manga, Bleach mais ou menos na aparição dos Vaizards, provavelmente ainda derivado ao hype à volta do final da saga da Soul Sociaty e esperança por outra saga do mesmo nível, que no final não veio a acontecer. O que dizer do volume onde L morre? Está tudo explicado, as vendas de Death Note estavam a aumentar a olhos vistos e com morte do L, as vendas caíram bruscamente, o quanto seria diferente se o Ohba soubesse conduzir uma história?


Sabia que Prince of Tennis tinha sido bem importante e de certa maneira considerado o terceiro grande da Jump, por algum tempo, até Bleach assumir a posição, mas não esperava números tão altos, principalmente quando Eyeshild21 que nem se quer aparece na lista, provavelmente devido a algum hype gigantesco nessa altura, igual a Slam Dunk também não teve o seu final mostrado em anime, pelo menos na televisão o que deve ter afectado as vendas dos últimos volumes, apesar de que dificilmente iriam bater essa marca. Já agora devem ter algum problema com mangas de desporto da Jump, porque Slam Dunk, Prince of Tennis, Eyeshild21 nenhum deles teve final na televisão, mas pelo menos a Prince of Tennis ainda lhe deram especiais vendidos directamente em DVD.


Não esperava que Bastard tivesse tão bem, apesar de ele figurar entre os 15 mangas com melhor média por volume na Jump. Também surpreso com Dai, que acabou ficando melhor que Hokuto no Ken, que mesmo sendo um super sucesso da Jump, digamos o quarto maior de sempre, não vendia tanto assim, provavelmente culpa do seu tema, que põe completamente de parte as leitoras femininas.

 

 

Rokudenashi Blues mostrando o sucesso que foi, olhando para os números de Hikaru no Go e mais especificamente para o volume me pergunto qual o motivo dos mangakas terem terminado o manga no volume 24, Hikaru no Go deve ser dos poucos mangas na Jump que se pode dizer que acabou cedo demais. E não é que Harluya Boy e Hounshin Engi fizeram sucesso, provavelmente devido à falta de mangas importantes da revista na altura pós Dragon Ball e Slam Dunk.

 

Kochikame aparece na lista, actualmente dificilmente passa das 100 mil cópias vendidas, mas realmente a marca dos 100 volumes deve ter sido um momento histórico para Kochikame, mas pelos vistos não foi somente pelos 100 volumes que Kochikame teve sucesso, já que o 84 também teve 800 mil, pode-se dizer que essa altura tenha sido o melhor momento de Kochikame na revista, o que explica o motivo de ele ter aparecido entre os 8 mais populares da revista em alguns anos da década de 90.

 

 

Olhando a lista pode-se dizer que se a autora de D. Gray Man não tivesse ficado doente, poderia muito bem hoje ser o terceiro grande ou quarto da Jump, dependendo de como Toriko fosse inserido no meio. Mas com isso acabou indo para a Jump Square e automaticamente perdeu o hype que se ganha por ser semanal e ainda mais na Jump. Mas pensava que Reborn se tinha saído melhor no duelo directo entre os dois mangas, mas pelos vistos Reborn apenas teve muita sorte em chegar a ser o quarto à uns anos atrás.

 

A maior surpresa da lista foi ver Sexy Commando aí, outro manga que poderia ter durado mais, até porque depois de ter terminado o manga o autor voltou à revista com Jaguar, mas pelos poucos capítulos que li de Jaguar não supera Sexy Commando. Não esperava que tivesse feito tanto sucesso, mas ainda bem, um excelente manga, provavelmente o melhor gag já publicado na Jump, não que tenha lido muitos.

 

Gintama também conseguiu melhor do que Reborn, também é surpresa, já que apesar de Gintama ser bem estável durante todos os seus anos de publicação, Reborn teve um hype maior durante um tempo. De qualquer maneira a diferença é mínima. Esperava mais de City Hunter, mas não se pode dizer que esteja mal. E por fim, é incrível ver mangas com o Luckyman ou Hana no Keiji, até mesmo Sexy Commando, como primeiras tiragens tão elevadas e olhar para a actualidade e Toriko estar quase no volume 20 e ainda não ter entrado na lista. Por falar em Toriko fiquei surpreso do Sekimatsu Leader Takeshi também não aparecer e já agora Yu-Gi-Oh.

 

Para concluir, dá para ver que a maioria dos mangas que aí aparecem chegaram ao seu melhor momento por volta do volume 20 e depois ou estabilizaram ou desceram, ou então chegaram a um hype bastante cedo e não conseguiram sustentar as expectativas. De qualquer maneira o que quero dizer é que antigamente havia espaço para os novos mangas progredirem rápido e para serem concluídos rápido para darem espaços a outras obras, actualmente quanto mais longo melhor e mangas como Naruto, Bleach e Reborn claramente nunca mais voltarão a ser o que já foram.


PS: Novamente repito One Piece não se abrange pelas leis normais, já que passado tanto tempo ele ainda não atingiu o seu máximo, e quem sabe qual será o máximo de One Piece?

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub