Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

20
Dez11

Opinião Semanal #3 Parte 1

Dark-Fenix

Decidi dividir o post em duas partes, porque ficou razoavelmente grande e porque esta semana também não saem os mangas da Jump. Resumindo esta semana, sem muitas mudanças no topo, algumas surpresas positivas e uma grande surpresa pela negativa, mas no geral foi uma boa semana. Sem Fairy Tail, que só sai sabado.

 

13ºMágico:

 

Antes de mais vou voltar a tocar no assunto que abordei há duas semanas, a longevidade do arco. Nessa altura comparei o tamanho do arco de Mágico com o de One Piece na altura, a conclusão que cheguei é que iria ser mais ou menos do mesmo tamanho, o que não faria sentido, já que One Piece era um manga de sucesso, nessa altura já era nº2 da Jump, enquanto Mágico é o nº2 na linha de cancelamento.

 

O pior é que passado estes dois últimos capítulos, o manga continua na mesma, terminando a luta do Shion e Enma contra o casal do Shiritori, ou seja ainda falta pelo menos a luta contra o outro casal, que deve levar no mínimo 3 capítulos, depois algumas enrolações e este arco de Mágico terminará com mais capítulos que o arco do Kuro em One Piece.

 

Resumindo este arco teve mais capítulos que o resto do manga inteiro. Novamente digo isso pode não querer dizer nada, mas o mais provável é ser a sentença de morte, afinal o grande momento do arco vai ser o final, e essa será a altura em que Mágico terá mais votos, por isso quanto menor o arco mais probabilidades de ter maiores picos de popularidade. De qualquer maneira já me alonguei mais do que queria e isso nem é o ponto principal de Mágico ter passado de terceiro para último.

 

 

Tanta expectativa em volta do Oni e no final sai um velho, que enrola praticamente metade do capítulo com partes echi e cenas sem graça, com o foco, “Vocês já fizeram bebes?” Depois disso o velho se torna jovem, que mais uma vez enrola e no final acaba com o Oni usando um poder que o permite controlar tudo ao redor num espaço de 10km. E eu me pergunto, para quê o exagero? Não chegava apenas os que estavam dentro do estádio? Não, tinham que ir chatear as pessoas da cidade vizinha que não tem nada a ver com isso. Apesar de tudo não é por este capítulo que coloquei Mágico em último.

 

Foi sim, pelo capítulo 39, tudo é ridículo, nem sei bem o que criticar, mas tentando ir por partes. Primeiro todo o estádio estar a ser controlado pelo Oni, importante referir que não é uma luta entre esses dois casais, mas sim entrem vários, com alguns deles ainda em jogo, mas tudo parou para assistir esses dois casais lutar e pior serem controlados.

 

Segundo, Enma e os seus echis forçados, tirou a roupa porque sim, simplesmente o autor está a jogar para todos os lados, tira a roupa, mete ataques super exagerados e tenta dar uma qualidade de vez em quando, o pior é que com isso, força o echi, os ataques já pouco agradam os fãs de manga shounen de luta e a qualidade perdeu-se completamente nestes dois capítulos. Resumindo, com o facto de estar á beira de ser cancelado usa todos os recursos que pode para sobreviver, mas com isso só estraga o que fez de bom.

 

 

E em terceiro, o pior momento de Mágico de sempre, sim conseguiu ser pior que o arco de batalha, é ridículo a maneira como essa batalha terminou, tudo começou com uma ideia genial, mas acaba com o Shion vencendo no modo Sanji, espirrando sangue para tudo o que é lado. A sério depois de derrotar o Sol e o Shinigami, Shion vence o mais forte ataque do casal do Shiritori com um beijo da Enma? Que lhe dá poderes sei lá de onde que o faz voar por todo o lado e ataque o Oni derrotando-o.

 

Terminando Mágico, para poder passar a algo melhor, depois de ter tido um arco lamentável e já agora longo para a altura, Mágico consegue reerguer-se, algo bem raro hoje em dia na Jump, conseguiu manter uma qualidade aceitável, apesar de mais uma vez exagerar no tamanho do arco, na verdade acredito que essa seja o grande problema, afinal no inicio do arco Mágico esteve bem nas toc’s, depois é que foi caindo ao ponto de agora estar pronto para ser cancelado, mas independentemente de tudo estragou tudo com dois capítulos de baixíssima qualidade.

 

Resumindo, Mágico quase de certeza vai ser cancelado, estes dois capítulos mostram bem isso, e a culpa será somente do autor, que fez por merecer, igual a St&rs, Enigma e tantos outros. E já agora me pergunto como é que editores que aprovam esses dois capítulos conseguem trabalho na Jump?

 

 

12ºNaruto:

 

A expressão que o Shinuki no Reborn usou para comentar o capítulo anterior de Naruto foi:

 

“O Naruto não ta fazendo nada! Ta só brincando de escorrega no Hachibi.”

 

Foi usado para o capítulo anterior, mas pode ser usado para qualquer outro desta batalha, e a penúltima página do capítulo demonstra bem isso, com o Naruto voando de um lado para o outro acabando por ir cair dentro da boca de um dos bijus inimigos.

 

Sobre o resto do capítulo é sempre bom quando o Kishimoto dá uma de trol, começa o capítulo com uma página colorida para o Sasuke, mas ele nem aparece no capítulo, pelo menos desta vez o título do capítulo não foi algo em relação com o Sasuke, como há alguns capítulos com o Itachi. Provavelmente o Sasuke só aparecerá daqui a uns 3 ou 4 capítulos, de qualquer maneira Kisjimoto já está a preparar o público para o facto do seu queridinho está a chegar e vai vir com tudo.

 

 

Já a página colorida dupla, o primeiro pensamento que tive ao vê-la foi: “Como eles poderiam ter sido melhor aproveitados pelo Kishimoto”. Mas pronto à que se contentar com uma luta entre Naruto e Bee vs os zumbis deles. Os amiguinhos do Sasuke também aparecem, apenas para o kishimoto dizer que não se esqueceu deles, mas provavelmente foi algum dos seus ajudantes que virou-se para ele e comentou:

 

“Então e aqueles dois que estavam sempre com o Sasuke?”

“Já me esqueci-a, se calhar é melhor colocar eles no próximo capítulo”

 

Sobre o Kakashi e o Gai, esperava mais por um lado, por outro foi exactamente o que já estava à espera. No meio aquele bicho que parece com o dragão do Gohan é derrotado e começa uma discussão interessante à volta da Kyubi. Sobre essa última parte isso teria sido épico se fosse algo trabalhado faz tempo, porque querendo ou não isso é algo que os leitores esperam praticamente desde o primeiro capítulo, o dia em que Kyubi e Naruto iram se ajudar um ao outro, o problema é que esse momento está para chegar e não passa qualquer emoção de nostalgia.

 

 

11ºNisekoi:

 

Há que dizer que mesmo que a história fosse boa, o hype à sua volta estava completamente em baixo, vou comentar aqui apenas o segundo capítulo, quando no Japão já estão no sétimo, é complicado criar algum hype à volta de um manga dessa maneira.

 

Juntando a isso o facto de que na capa da Shounen Jump desta semana o protagonista de Nisekoi praticamente passa despercebido, a sério quem é que olhou para ele e logo de primeira disse, olha é o protagonista de Nisekoi. Não, eu olhei e me perguntei quem é que é este personagem com cara de random? Só algum tempo depois é que me apercebi é verdade o Naoshi tem um manga na Jump se calhar esse personagem é o protagonista do manga do Naoshi.

 

E isso é o primeiro ponto negativo de Nisekoi, a sério que alguém pensou que o autor de Double Arts conseguiria criar uma série com personagens tão randoms, obviamente Nisekoi é melhor desenhado que Double Arts, mas os personagens de Double Arts tem carisma, os de Nisekoi parecem vindos daqueles livros, “Como desenhar magas?” Principalmente o protagonista. E antes de qualquer mal entendido há bons mangas com traço random, o caso não é esse, mas sim o facto do Naoshi ter deixado de lado um traço caracteristico para um traço mais random.

 

 

A segunda crítica é o facto do segundo capítulo ter sido igualzinho ao final do one shot, sem a parte do beijo que ficou bom no one shot e com a inclusão da terceira personagem, que só aparece na última página do capítulo. Não sei como o autor está a pensar em seguir com a história do manga, mas para mim essa briga exagerada entre os gangsters e os yakuzas já chega.

 

Como disse logo quando comentei sobre o one shot, é uma história que funciona como one shot, mas não dá para fazer disso um manga serializado. A única coisa que ainda me deixa com um pé atrás em relação a Nisekoi é que Harisugawa conseguiu contornar o seu tema e se tornou um manga interessante, lá ver como é com Nisekoi, mas a sério a história se continua assim se torna super irritante. Porque o Naoshi não escolheu Island em vez de Nisekoi?

 

 

10ºKurogane:

 

Antes de mais esta posição é meio injusta para Kurogane, já que todos os 10 primeiros mangas tiveram bem, Kurogane acabou sendo o que teve mais erros no meio deles. Para começar foi bem jogado pela parte do autor em coloca-lo como capitão, uma excelente decisão e um brilhante plano, principalmente contra equipas mais fortes, afinal nem todos os jogos se ganham com honra, parafraseando Game of Thornes: “O teu irmão foi um homem de honra, lutou com honra e morreu com honra”.

 

Já a segunda parte do capítulo, que tem como clímax a página acima, é extremamente desapontante. Porque dá a entender que mesmo ele sendo um completo novato, que mal percebe de kendo, ainda vai ter hipótese contra um dos melhores capitães de kendo do Japão, para não falar que essa parte dá a entender que ele vai mesmo é vencer.

 

Concluindo espero que realmente isto seja apenas algo estúpido do tipo, eu quero vencer, mas quando a altura chegar perder feio. Agora lá ver como o autor vai levar a história, só espero que não faça o Kurogane já ganhar aos melhores, afinal o que seria de Slam Dunk se o Hananamichi logo de inicio já fosse um excelente jogador de basquete?

 

Uma última coisa, acabei de notar que o autor de Kurogane é muito disso, cria coisas sem sentido no final do capítulo, mas no capítulo seguinte acaba sempre escolhendo a melhor opção, já o faz desde o quase despertar do sharigan ou ter tornado o kurogane capitão por táctica, espero que faça o mesmo no próximo capítulo.

 

 

9ºBakuman:

 

Tenho 4 coisas a dizer sobre este capítulo:

 

1ºDeath Note, é obvio que aquela conversa inicial devia ter sido feito em relação a Death Note, porque a sério Death Note é um manga super popular, mas o que seria se ele tivesse acabado na morte do L, seria épico, uma obra-prima, algo que ficaria lembrado para sempre como uma das melhores criações da Shounen Jump. Obviamente ainda haveria o factor Akumetsu e o factor de Death Note ter a suas falhas do género shounen, mas dá para fechar aos olhos. Com a continuação, por mais que tenha alguns defensores e se analisar minuciosamente até não ter sido assim tão mal, está longe do carisma do L, que sempre foi a alma de Death Note. Concluindo o Ohba está a ver a asneira que vez com Death Note, criticando em Bakuman todas as suas escolhas em Death Note, ou até mesmo a Jump.

 

2ºZumbi Gun vs Reversi, mais uma vez se comprova o que o Takagi disse, é complicado ficar em primeiro, a sério o Ohba conseguiu me por a odiar um dos meus personagens favoritos de Bakuman. Agora só falta mesmo dar o golpe final do Eiji e acabar com o Fukuda e o Hiramaru.

 

3ºMikata of Justice, a sério? É incrível como Nura Mago está há mais de um ano nos últimos lugares da Jump actual e ainda não foi cancelado, Mikata provavelmente há uns 6 meses quase conseguiu derrotar o Eiji e agora já está na rota do cancelamento, onde é que está a coerência? Como é que dá para descer dos 3 principais, sim PCP, Road Racer Giri e Mikata no pós Crows, para o ponto de uma série veterana ser quase cancelada? Para não falar que pela primeira vez na Jump de Bakuman se deparam com pouco espaço na revista, algo incrível, já que Reversi entrou para o lugar de PCP, ou seja a revista só perdeu um manga com a entrada de Zumbi Gun, que na verdade nem perdeu já que Crows terminou. Resumindo coerência em Bakuman actualmente é zero.

 

 

4ºHiramaru, o motivo para Bakuman não estar em último é o Hiramaru, claramente o melhor personagem de Bakuman, de longe. Este capítulo foi totalmente focado nele, o que não faz qualquer sentido, já que do nada passa da guerra Zumbi Gun vs Reversi para um completo filler, sim porque por melhor que seja, continua a ser um filler, por isso não estar em primeiro, a sério se o capítulo tivesse feito sentido e não tivesse tanta incoerência em apenas 4 páginas não tenho dúvidas algumas colocaria em primeiro nesta semana.

 

Sobre a parte do Hiramaru em si não há muito a dizer, simplesmente foi bom e se confirma que a única coisa que o Ohba ainda consegue fazer na perfeição é o humor através do Hiramaru, porque neste momento conseguiu estragar o Takagi.

 

Olhei por alto o capítulo 160 e a parte do Hiramaru parece excelente, já o resto prefiro esperar pela tradução, mas por alto, o Takagi cada vez mais tem razão, é difícil ficar em primeiro.

 

 

8ºReborn:

 

Igual ao capítulo anterior, este foi salvo pelo fim, com a entrada do Collonelo em jogo. Porque de resto foi bem fraquinho, começando pela dupla Tsuna e Byakuran, com a excelente página dupla do capítulo anterior acredito que todos esperavam mais do que o que realmente aconteceu, que na verdade não aconteceu nada que envolve-se a dupla.

 

Acredito que o objectivo da conversa inicial era fazer com que os leitores percebessem o porquê da mudança de lado do Byakuran, mas às vezes é melhor mesmo continuar na ignorância, porque no final a única coisa que a conversa fez foi que eu me lembrasse de tudo o que o Byakuran fez e me perguntar, onde está a coerência da sua mudança de lado? A sério, como é que alguém que destrói todos os Universos paralelos e faz um pandemónio no futuro muda assim de lado? Então é por isso que às vezes é melhor nem tentar explicar, porque não vai fazer sentido mesmo.

 

Sobre a luta entre o Mukuro e eles, é mais ou menos como se previa, uma luta com base em ilusões e com vários truques, sem realmente ser o batalha directamente, como disse acima em Kurogane, quem luta com honra normalmente perde, obviamente que falo da vida real, já que nos mangas shounen a honra é que conta, dito isso é bem possível que o time do Mukuro não passe deste round, principalmente por causa do fim.

 

 

Há uma parte que tenho de destacar, que é um dos membros da equipa do Mukuro sendo eliminado, fez-me lembrar de Community e dos seus episódios de paintball, onde tudo é feito como se fosse uma guerra, de quem é acertado morre, mas no final quando realmente é acertado, levanta-se vira e diz, “Perdi”, e saí do jogo como se nada fosse. Se quem ler isto já ter assistido Community deve entender, os outros provavelmente não, mas resumindo, ele está numa luta de vida ou morte, perde o relógio e agora já pode ir para casa descansar sem se preocupar que em algum momento entre alguém pela casa para lhe atacar.

 

Por fim o Collonelo, só espero mesmo que ele elimine alguém, seria estúpido de mais fazer tanto hype à volta dos arcobalenos e no final, o Skull não fez nada e o Collonelo falhar o tiro, os arcobalenos tem de ser os mais fortes da história e o melhor atirador não falha o tiro. Agora lá ver como a Amano vai resolver a situação, afinal não pode eliminar o Tsuna do jogo e o Mukuro e o Byakuran tem as duas equipas mais fortes do jogo, além de que se o Mukuro for eliminado, a equipa do Tsuna tem parceira com metade dos participantes.

 

 

Ranking:

8ºReborn 366
9ºBakuman 159
10ºKurogane 8
11ºNisekoi 2
12ºNaruto 567
13ºMágico 38-39

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 21.12.2011

    O grande problema de Mágico é o facto de ainda não ter criado uma personalidade própria, algo que comentei como joga para todos os lados e ainda não acertou em um, por isso haver quem tenha gostado e quem não tenha, pessoalmente não achei que a piada tenha encaixado em mágico, porque exagerado de mais para a situação, mas acredito que visto de outro ponto de vista possa fazer sentido.

    Sobre mangas sem noção, mas que mesmo assim se tornam agradáveis de ler, recentemente comecei a ler Yakitake Japan, é mau e não faz o menor sentido, mas o próprio manga sabe que é assim, por isso nem levo a sério toda a estupidez do manga, apenas aproveitando a leitura

    Ainda bem acerca de Kurogane.

    Pensava que tinha posto, mas devo ter tirado na hora que revi o texto, se fosse apenas pela parte do Hiramaru sem dúvida o capítulo estaria em primeiro, mas com o resto ficou a meio, que já não é nada mal.
  • Sem imagem de perfil

    Diego 22.12.2011

    Na verdade você falou sim sobre Bakuman poder ser o primeiro, foi só que pensei que o começo não pesaria tanto.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub