Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

12
Set11

Golden Future Cup

Dark-Fenix

 

Antes de mais o post, Opinião Semanal só amanhã, culpa de Bakuman que ainda não saiu e mesmo que saía já não vai dar tempo de fazer tudo antes de ir dormir, já agora St&rs, Ikkyu, Mágico também ainda não saíram, lá ver se saem antes de Bakuman, porque se não ficam para a próxima, só espero por Bakuman, mesmo estando uma desgraça.

 

Agora sobre o que quero falar, há alguns dias vi uma lista com todos os vencedores da Golden Future Cup e alguns que não ganharam, mas acabaram sendo serializados, podem ver a lista abaixo:

 

1ª Golden Future Cup (2004)

Campeão: Takaya - serializado

Vice: Muhyo to Roji - serializado

Kirihoushi também foi serializado 

2ª Golden Future Cup (2005)
Nenhum título foi serializado 

 

3ª Golden Future Cup (2007)

Campeão: Nurarihyon no Mago - serializado

Vice: Muddy - serializado 

4ª Golden Future Cup (2008)
Campeão: Beelzebub - serializado 

5ª Golden Future Cup (2009)
Campeão: Metallica Metalluca - serializado 

6ª Golden Future Cup (2010)
Campeão: Hanasaka Ikkyuu - serializado

 

 

Como podem ver a Golden Future Cup não é sinónimo de sucesso, bem pelo contrário parece mais uma maldição do que outra coisa, já que e 6 edições apenas dois vencedores obterão sucesso e um deles é constante no bottom 5. Mas analisando ano a ano, sem dúvida que a primeira edição foi a mais produtiva, com 3 mangas serializados, está certo que dois acabaram cancelados e nem faço a mínima ideia de quem são e do que se trata. Mesmo com o campeão não tendo sucesso o vice conseguiu durou alguns anos e foi um manga relativamente popular, mas que vai entrar no esquecimento daqui a alguns anos.

 

Se o primeiro ano foi o mais produtivo, o segundo foi uma desgraça, não sei o que aconteceu, mas parece que não houve vencedor e nenhum manga foi publicado, acredito que isso seja a culpa de no ano seguinte não ter havido, isso e o facto dos 3 mangas da edição de 2004, só um ter sobrevivido.

 

 

Em 2007 a Golden Future Cup voltou e Nura Mago foi o vencedor, houve outro manga serializado que também não faço a mínima ideia quem seja. Nura Mago faz sucesso, vende bem, o problema é que está sempre no bottom, sem dúvida que foi um dos poucos vencedores que se aproveitaram, mas está longe de se tornar naquele super sucesso que a Jump procura com a Golden Future Cup. Comparando com todos os outros vencedores ele fica em segundo e se comparar-se com todos os que foram publicados ele fica em terceiro, perdendo para Muhyo Roji.

 

Em 2008 foi o ano em que parecia que finalmente a Golden Future Cup tinha acertado, tanto é que quando Beelzebub estreou foi um sucesso imediato, chegando mesmo a derrotar One Piece, em pelo menos uma semana, e não foi apenas por acaso, realmente o Beelzebub daquela altura mereceu. O problema é que depois que o Oga derrotou os 4 reis da escola, não me lembro o nome por qual eram chamados, a história se perdeu, tanto no roteiro quando na popularidade, se fixando no meio da tabela, resumindo ainda não foi desta que a Jump acertou, apesar de que Beelzebub tem um enorme potencial, agora lá ver se ainda será aproveitado.

 

 

Os anos de 2009 e 2010 foram um completo fracasso, não sei acerca dos outros mangas que perderam, mas os vencedores desgraça atrás de desgraça, Metallica Metalluca é o cliché dos clichés, junta tudo o que é manga da Jump num único, fazendo algo bem sem sentido. Ikkyu, muita boa a ideia original e o protagonista parecia carismático, no capítulo 5 já estava farto do manga, e o que poderia ser genial ficou cansativo e desinteressante.

 

Sendo sincero esperava muito mais prestigio da Golden Future Cup, o único manga que serializou que se pode chamar de grande sucesso foi Beelzebub, teve dois sucessos, Muhyo Roji e Nura Mago e o resto foi tudo cancelado antes do capítulo 20, ainda bem que Nura Mago fez sucesso na altura e Beelzebub veio logo no ano a seguir, senão acho que a Jump já tinha desistido dessa ideia.

 

Agora a pergunta fica será que o vencedor deste ano seguirá o caminho de Beelzebub e Nura Mago ou o caminho de Metallica e Ikkyu? E já agora se haverá algum Muhyo Roji? Eu não acompanhei as edições anteriores, então não tenho como dizer se foram melhores ou piores que a deste ano, mas a deste ano me pareceu relativamente boa.

 

One Shot's:

 

 

Começou com, Tamagahara, eu gostei do manga, mas me pareceu algo Shonen Champion, muito exagerado e pesado para a Jump actual, é um manga que eu sei que iria acabar por gostar com o tempo, mas tempo é coisa que os mangas da Jump não têm, pelo menos no inicio, além de que como referi não acredito que tivesse muito publico. Seria na minha opinião o quarto melhor.

 

 

Sins que foi traduzido para português, não gostei, não é um bom manga e a Jump está cheia de shonenzinho desse tipo, resumindo mau manga que nem sequer teria espaço na jump, o problema é a sua fofura, o que me faz pensar que é um forte candidato a ganhar, mesmo que depois só venha entrar para o grupo dos enterrados.

 

 

Tsukumi no Sora não foi o pior, já que isso é para Sins, mas sem dúvida que merece destaque pela negativa, até pode ser que aja quem ache piada ao manga, mas sinceramente detestei o que vi da raw e de certeza que não irá ganhar.

 

 

Murahagane foi um dos meus favoritos, tendo sido traduzido para protuguês leva essa vantagem em relação a Hungry Joker e Wolf&Red, tem muito aquele clima do filme Homens de Negro e pode ser que saía uma boa história. Na lista fica em segundo.

 

 

Hungry Joker me faz ter algumas dúvidas, por um lado não gostei de vários aspectos da raw, por outro é dos mangas bons, o único que tem cara Jump, já que Tamagahara e Murahagane são mais sombrios e não sei se realmente fariam sucesso na jump, Tamagahara acredito seriamente que não, Murahagane tenho as minhas dúvidas. Hungry Joker encaixa perfeitamente e para mais, sem sombra de dúvidas tem o tema mais original dos 6 mangas. Então obviamente a minha aposta vai para Hungry Joker.

 

 

Wolf&Red por consequência é o nº3 da minha lista, por puro capricho, de não ter saído em português. Eu gostei do manga, de certa maneira até mais do que Hungry Joker e Murahagane, mas não sei combinação de Soul Eater e Ao no Exorcist é complicado de engolir, na Jump acredito que teria muitas dificuldades e se conseguisse sobreviver não seria mais do que um Kuroko ou um Nura Mago, então isso me leva ao ponto que se fosse publicado na Jump Square acabaria por ser sucesso certo, andaria dois anos como manga do meio de tabela e quando saísse anime seria o novo Ao no Exorcist, claro que nem tudo é perfeito, mas sem dúvida as hipóteses para Wolf&Red são muito maiores na Square que na Jump.

 

Com isto acabo o meu post. Retorno as perguntas que deixei antes de falar dos mangas deste ano e acrescento a pergunta óbvia:

 

Será que o vencedor deste ano seguirá o caminho de Beelzebub e Nura Mago ou o caminho de Metallica e Ikkyu?

Haverá algum Muhyo Roji?

Quem acham que ganha?

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    tiago107 13.09.2011

    pelas minhas impressoes e contando a jump atual
    eu aposto que dois vão ser serializados
    vai se hungry joker por ser inovador tanto na arte quanto no roteiro
    e sins pois provavelmente magico vai acabar e nura vai para square
    e sins vai prencher a lacuna dos dois mangas pois e cartunesco
    e trata de algo sobrenatural e e uma historia q da pra por muito normals days
    e muitos dias de batalha vai ser facil pro autor fazer

    sobre qual fara susseso ae ja fica foda opinar pois os dois tem chance
    depende apenas do roteiro
    e depois q eu li o one shot de naruto
    vi q um manga da pra concertar muito depois q o mangaka e o editor passam
    a trabalhar juntos
    entao tenho fe q talves sins pode durar pois vejo q
    a historia oferece muitos artificios paea se fazer um roteiro.
  • Imagem de perfil

    Dark-Fenix 14.09.2011

    Parece que a maioria aposta em Hungry Joker para ganhar, ainda bem.

    Até percebo a tua lógica com Sins, o problema é que o manga me pareceu um pouco mau e acredito que iria cair no mesmo erro de Mágico e sem dúvidas se for para escolher entre Sins e Mágico, escolho Mágico, apesar de não o achar nada de especial.

    Sobre mudanças do one shot para o primeiro capítulo de um manga, tenho de concordar contigo, Naruto melhorou muito, mas a grande mudança foi a de One Piece, o one shot é muito fraquinho, se salva apenas pela premissa do chapéu de palha, que não é por nada que é a única coisa que se mantém, além de claro a Nami e o Luffy, já o primeiro capítulo é simplesmente épico, também não é por nada que ganhou o primeiro lugar logo no seu segundo ano de publicação e de lá nunca mais saiu.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub