Top's Mangakas #8: Takeshi Obata

 

Obata é um dos mangakas veteranos da Jump actual, ele já foi mentor de vários mangakas, incluindo um que ainda vai aparecer nesta lista, mas uma das grandes surpresas foi saber que ele foi mentor de Watsuki, o autor de Samurai X. De qualquer maneira voltando ao Obata, ele teve um inicio de carreira mais de one shot’s, pelo que sei, já que o seu primeiro grande manga foi Hikaru no Go, publicado em 1999, ou seja estreou depois do seu pupilo ter terminado Samurai X.

 

Apesar de Hikaru no Go ter sido provavelmente o título que mais sucesso teve nos rankings de popularidade da Jump, como podem ver aqui, estreou logo em segundo, Obata ficou mais conhecido pela parceria com Tsugumi Ohba, primeiro com o mega sucesso Death Note, que não foi tão popular nos rankings da toc, mas que nas vendas arrasou até mesmo com One Piece, e actualmente com Bakuman, o manga de menor sucesso de Obata, mas que não é por isso que é mau, pelo contrário.

 

 

A imagem que vê acima é do one shot, Hello Baby. Falando de Obata é complicado não falar do seu traço único, ele é o primeiro dos 3 artistas (por artistas quis dizer os que realmente se destacam pelo traço e não apenas pela história) que irão aparecer neste ranking. Um traço super bem desenhado e com o seu estilo próprio, consegue ser o melhor dos artistas da actual grade da Jump, as capas dos volumes comprovam-no bem.

 

Agora falando do que realmente interessa, Hikaru no Go vs Death Note vs Bakuman, um dia ainda queria fazer um texto sobre toda a minha opinião sobre esses 3 mangas, mas por agora não quero alargar muito. Vou começar pelo fim, Bakuman poderia bem ser o melhor dos 3, por causa da ideia base de um manga que trata sobre mangas, mas o manga está cheio de altos e baixos, com a maioria dos arcos sendo excelentes ou então um fiasco total, com poucos arcos medianos.

 

 

Death Note é o super manga do Obata, o manga mais hypado dele e um dos 5 mangas mais rentáveis para a Shounen Jump, a par de Slam Dunk, One Piece, Dragon Ball e Yu Yu Hakusho. Mas porque parece que a frase soube um pouco a ironia, porque realmente foi, para começar o tema super original todo o mundo fala, eu incluído há tempos atrás, vai por água a abaixo quando se fica a saber da existência de Akumetsu, além disso o manga se perde completamente depois da morte do L, resumindo a única coisa boa do manga foi o L, já que a ideia original é simplesmente uma cópia, resumindo o pior dos 3, mas não achem que odeie Death Note, só não é aquela super história com que fiquei na ideia depois de acabar de ver o anime.

 

 

Hikaru no Go, quando terminei de ler o manga roguei-lhe pragas, estava a gostar tanto do manga e depois é isto, acaba assim, por causa daquele final detestei tanto o manga, que me esqueci de todos os outros volumes anteriores que foram simplesmente excelentes. Mas depois quando isso passa olha-se para o manga como um todo e vê-se o quando bom foi esse manga, sem dúvida alguma o melhor manga do Obata. Vale dizer que o manga tem como tema Go, um jogo mais aborrecido que xadrez, eu gosto de xadrez, mas não vou mentir que é aborrecido, o jogo se chama Go, um jogo que já nem os japoneses jogam hoje em dia, resumindo um jogo de velhos, mesmo assim a história conseguiu ser excelente, vale lembrar também que ninguém deve ter conseguido aprender Go com aquele manga e nem era esse o intuito, simplesmente foi mostrando a evolução do rapazinho que começou a jogar Go.

 

Como mencionei logo no inicio Hikaru no Go foi o manga do Obata que se deu melhor com os rankings, isso por um lado é verdade por outro, ele começou bem, mas a partir daí foi sempre a descer, até teoricamente ser cancelado, ou seja Hikaru no Go, junta-se a Shaman King (que o seu autor foi pupilo do Watsuki), como os dois maiores cancelamentos de sempre da Jump, sim apesar de nunca ter ouvido falar de cancelamento é meio obvio olhando para os rankings da Jump e para o facto de o manga não ter mostrado o jogo perfeito.

 

 

Concluíndo:

1ºHikaru no Go

2ºBakuman

3ºDeath Note

 

Então, para vocês qual o melhor manga do Obata?

publicado por Dark-Fenix às 23:44