Opinião Semanal #28

Novamente atrasou, era para ter saído no Domingo, mas decidi postar Rookies, Segundas para mim é igual a dia sem tempo livre e na terça também não tive muito tempo.

 

Esta semana em vez de ir comentando como calhar, vou comentando o que achei o pior da semana até ao melhor, mas para quem quiser logo saber o ranking, pode olhar no final do post que está lá, igual como tenho vindo a postar nas semanas passadas. Então sem mais demoras vamos para o último colocado:

 

12º Fairy Tail:

 

O capítulo desta semana foi totalmente focado no Grey e no geral não foi até um mau capítulo, mas comparando com os outros, merece de certa maneira o último lugar, o que me dá piada, ao lembrar que se fizesse um ranking destes no início desta saga provavelmente Fairy Tail ocuparia o primeiro lugar, mas agora só espero que esta saga acabe depressa.

 

Como disse o capítulo foi totalmente Grey, eu pessoalmente gosto do personagem, só não gostei foi da maneira como o autor criou a história deste capítulo, será que alguém tinha dúvidas que ela estava a mentir, eu não gosto de ler algo que tenha total certeza do que venha a acontecer, gosto quando uma história deixa a dúvida, seja ela de que lado um personagem está ou se vai morrer ou não. E essa é a principal crítica a este capítulo. Já agora, para num futuro não disserem que me estou a contrariar, há momentos em que ser o mais obvio é o melhor.

 

E por fim outro ponto, a sério que o autor vai entrar de a cada personagem que aparece ele é que o chefe do grupo, sim porque havia um aí que era o chefe e outro que era o mais forte e agora aparece a Urtear, eles são 7 e 3 já passaram por chefe, um bocadinho exagerado, ainda mais se pensar-se que foi em tão curto espaço de tempo. Sobre o final deixo para comentar para a semana.

 

 

11ºReborn:

 

Capítulo que mostra tudo o que disse acima sobre ser óbvio, era obvio que a autora não ia matar o Enma, o que os leitores não sabiam era qual a solução que a autora ia usar para atacar o Daemon e mesmo assim não matar o Enma, então que surge Mukuro, que mais uma vez salva o dia.

Gostei bastante da última página, espero que Daemon morra de vez, assim pode-se terminar esta saga sem noção e começar uma outra que possa estar ao nível da saga Varia ou à do futuro, mas mais curta. Mas se fosse para apostar acredito que o Daemon não morra, mas é esperar pelo próximo capítulo que terá página colorida.

 

 

10ºBleach:

 

Mais um capítulo 100% Bleach, um capítulo enrolado que não vale nada, merecia o último lugar de qualquer ranking, mas que se salva mais uma vez pelo seu final. É incrível como Tite Kubo consegue fazer tantos anti-clímax, na semana passada acaba com Ichigo ganhando os poderes, parecia algo que iria mudar por completo o manga, para melhor, mas no final continuou tudo na mesma, nem parecia que tinha recuperado os poderes.

 

Para juntar a isso, ele se transforma no power ranger branco, sinceramente não gostei dessa transformação, ficou bem tosco, mas lá ver no futuro, pode ser que saía algo bom disso e que me habitue a esse novo estilo de Ichigo.

 

Agora sobre o que interessa, o final, só tenho uma palavra a dizer, Primo? Será que foi alguma lavagem cerebral à irmã do Ichigo ou realmente são primos e Ichigo já se tinha esquecido. Se forem realmente primos irei ficar surpreendido, mas sendo que estamos a falar do Tite Kubo, não meter a fasquia muito alta, porque ele tem tendência a decepcionar os fãs. De qualquer maneira parece que flashback vem a caminho.

 

 

9ºMágico:

 

Gostei do capítulo, cada vez estou a simpatizar mais com Mágico, bem que a Jump precisava de um manga desse tipo, meio acriançado, mas não ao ponto de se tornar um Inumuradashi.

 

Dito isto, o porquê de Mágico estar apenas em nono, é simples Mágico é o típico manga que agrada ao publico, mas que perde na história, igual a Dragon Ball, por exemplo, então na maioria das vezes irão ver esse manga entre os mangas maus e bons da semana, o que aconteceu aqui. Mas claro que não é por isso que de vez em quando não saía um capítulo realmente bom, como o da semana passada e mereça um lugar melhor.

 

 

8ºNaruto:

 

O capítulo desta semana de Naruto foi bem normal, nem muito bom, nem muito mau. O flashback durou menos do que esperava, mas foi bem feito e a “luta” de Raikage conta Bee e Naruto terminou. Pelo final fiquei meio em dúvida se ainda haveria um flashback sobre a memória perdida do Raikage, ou se ficará apenas por aquela lembrança rápida deles a apertarem as mãos? Não sei, de qualquer maneira espero que não demore muito a voltarem para a guerra.

 

Guerra essa que está bem fraquinha, pelo menos abaixo das expectativas, o que é algo irónico de se pensar, já que a guerra estava a ir muito bem, até que o Kishimoto decide colocar o Tobi e o Naruto na guerra e deixar Kakashi vs Espadachins da Névoa, Gaara vs antigos Kages, entre outras lutas de lado, está certo que até pode voltar a colocar, mas o clímax dessas lutas já passou.

 

 

7ºEnigma:

 

O capítulo que vou comentar é o 36, ou seja o da semana passada, as scans estão um pouco atrasadas, mas nada de que atrapalhe as análises. Gostei do capítulo, mas há dois pontos que tenho de destacar um positivo e outro positivo ou negativo, não tenho exactamente a certeza, tanto um como o outro tem a ver com o poder do protagonista, telepatia, que já agora o título do capítulo.

 

O ponto positivo/negativo é sobre essa mudança do poder de desenhar o futuro, para ouvir os pensamentos ou comunicar telepaticamente. Está certo que isso até faz sentido, por isso o ponto positivo, mas não acredito muito que de todas as vezes que ele desenhou no diário dos sonhos tenha sido com a ajuda da sua amiga, mas como teria de ler tudo outra vez para poder falar sobre isso, porque agora fica só a observação.

 

Já o ponto positivo é esse limitador, sim porque sempre defendi que Enigma funciona bem, com esses poderes limitados, porque se tirarem esses limitadores, ficam algo como o que pode entrar nas fotos ou este que pode controlar a escola, ou seja autênticos monstros ao pé do resto dos personagens.

 

E é isso este capítulo se focou praticamente apenas no poder do protagonista e foi um bom capítulo, só ainda não consigo gostar desse vilão, mas lá ver os próximos capítulos.

 

 

6ºGin no Saji:

 

Esta semana a estreia de Gin no Saji nas análises, como já falei várias vezes do manga e até mesmo já lancei os primeiros capítulos do manga, acredito que não precise de um post de recomendação, mas de qualquer maneira podem esperar que ainda irei falar mais sobre Gin no Saji num outro post, que já era para ter saído há quase duas semanas.

 

Mesmo assim uma breve introdução, Gin no Saji é o mais recente manga de Hiromu Arakawa, criadora de Full Metal Alchemist, o tema é Agricultura e em vez de um cenário de fantasia, habitual dos mangas de Arakawa, desta vez se passa num cenário escolar. O tema à partida poderia fazer com que muitos nem lêem-se o manga, mas sendo da Arakawa, muitos deram uma oportunidade e puderam ver há bons mangas, a partir dos temas mais estranhos.

 

O capítulo que vou comentar é o 8, acredito que não esteja totalmente em dia, mas a diferença deve ser pouca. Neste capítulo têm-se mais um dia normal na vida de Hachiken, até nada de mais, mas o seu final me deixou empolgado com os próximos capítulos, lá ver o que saí daí. De resto os seus capítulos são bem normais, dá para rir um pouco e a história está a ser bem desenvolvida, mas claro não dá nem para comparar com Full Metal Alchemist.

 

Gin no Saji será quase de certeza outro Mágico, ou seja irá ficar quase sempre entre os que gostei e os que não gostei, mas com esta semana foi a semana de estreia e gostei bastante do final mereceu melhor lugar.

 

 

5ºRookies:

 

O capítulo 27 de Rookies se focou num único personagem, que para ser sincero, nem sei bem quem é. De qualquer forma ele chegou, meteu terror entre os estudantes, falou o que tinha que falar e acabou por ir acertar as contas. Isto é o resumo do capítulo, um capítulo um ritmo bem rápido e que mudou completamente do avesso o sentido em que a história estava a seguir, pelo menos a parte dos estudantes, agora falta o director.

 

Com isto foi um grande passo para o protagonista, que nem apareceu, conseguir construir a equipa de basebol que irá rumar ao título no Koshien.

 

 

4ºBeelzebub:

 

Beelzebub continua com capítulos normais, bem ao seu estilo inicial que lhe levou ao ponto de até mesmo ganhar a One Piece, nas toc’s, algo quase impensável hoje em dia, ainda para mais para um manga que tinha estreado fazia pouco tempo. Continua com a mudança de corpos entre Oga e Beel e deu bons momentos, finalizando com chave de ouro, numa disputa entre Helga e Kunieda.

 

 

3ºToriko:

 

Eu já tinha grandes expectativas para o templo Gourmet, mas superou e muito as minhas expectativas, está certo que no geral ao autor exagerou geral, como logo na segunda página com aquela entrada gigante ou ainda na mesma páginas quando na nota falam que a área do Templo Gourmet é igual à região de Hokkaido, ou fazendo outra comparação é quase tão grande como Portugal, a diferença é de apenas 12 mil quilómetros quadrados.

 

Mas qualquer um que tenha minimamente o olho aberto irá reparar que em Toriko tudo é ligeiramente maior, afinal esse planeta de certeza absoluta é maior que a Terra, já que tudo o que foi mostrado até ao momento não passa é apenas 15/20% do planeta e mesmo assim é já tem mais quilómetros quadrados que o planeta Terra.

 

Para além dos exageros gostei bastante do festival, se isso fosse em qualquer outro manga provavelmente diriam que aquele dia em que os personagens foram lá era o dia do festival anual, mas sendo em Toriko, o autor coloca o templo Gourmet em festa todos os dias, é como se fosse um parque de diversões, com a única diferença de em vez de funcionarem apenas durante o Verão o Templo Gourmet festeja durante todo o ano.

 

 

Outra coisa que tenho de comentar foram os dois torneios em que Toriko e Komatsu participaram, torneios que só acontecem uma vez por ano, mais uma vez isso não quer dizer que foi por causa de eles estarem ali naquele momento, mas sim porque calhou a ser aquele torneio, já que pelo que percebi eles fazem torneios o dia inteiro e depois só um ano depois é que voltam a fazer o mesmo, um completo exagero de Shimabukuro, mas é isso que ele melhor sabe fazer.

 

Por fim Acacia, não simpatizei muito com o personagem, achei meio normal, para o personagem que é quase um Deus, mas mesmo assim não é o aspecto que faz de Acacia o personagem mítico que é, mas sim os seus feitos e nisso ele é o melhor de sempre dentro do Universo de Toriko. Já agora Acacia e Roger, mais uma curiosidade entre as parecenças entre One Piece e Toriko.

 

 

2ºOne Piece:

 

Esta semana One Piece volta da folga e como é normal depois de folgas, One Piece vêm com páginas coloridas e capa, tanto as páginas quanto a capa foram muito boas, principalmente a páginas colorida dupla, normalmente o Oda faz uma página com todos os mugiwaras em alguma paisagem, mas desta vez foi uma página sem paisagem e com eles em quadros separados, ficou muito bom mesmo.

 

Depois do flashback agora há que se focar no que está a acontecer na ilha, que virou completamente de pernas para o ar. Já agora um aparte, percebem o estava a dizer acima em Toriko, sobre tudo ser feito para que os protagonistas estejam sempre no lugar certo há hora, ou melhor dizendo no lugar errado há hora errada, sim mas isso é algo tão normal em tudo o que é história, seja manga, anime ou filme, todos usam isso, então não chega a ser uma critica, mas quando acontece o contrário é algo que tem de ser elogiado.

 

Hodi tomou conta da ilha, é o novo rei e capturou Neptuno e os mugiwaras que estavam no castelo, sim Zoro perdeu, apesar de ter ganho o primeiro assalto. Agora que Hodi conseguiu o que queria é hora de tratar dos assuntos pendentes, ou seja os traidores, que queriam que os tritões se dessem bem com os humanos, agora Hodi vai atrás dos tritões que assinaram os papeis da Rainha, além disso Luffy e o resto da tripulação não poderia passar despercebida e também estão na lista de Hodi.

 

Claro que seja qual for o capítulo de One Piece têm sempre de haver alguma parte cómica, está certo Marienford é excepção, mas se percebe já que se estava no meio de uma guerra e para falar a verdade mesmo na guerra, Luffy ainda mostrou um pouco da sua maluquice, pelos menos na primeira parte. Neste capítulo foi Brook a ter estragado tudo, além da sempre batida piada de ele estar morto, para além disso, a melhor, Luffy ao saber que a sua recompensa tinha aumentado, genial por parte do Oda.

 

Além disso mais um mistério que surge em One Piece, cada vez mais One Piece se torna o “Lost” dos mangas, só espero que no final não siga o caminho de “Lost”. Quem raios é Joy Boy? O que me irrita nisso é que Oda vai guardar esse segredo durante tanto tempo, que os leitores iram esquecer e depois quando aparecer vai ser mais uma sacada genial do Oda, mas até lá há que ficar na espera para saber quem raios é Joy Boy, isto até que apareça outro mistério que faça com que os leitores se esqueçam do Joy Boy.

 

 

Para o fim do capítulo Luffy vs Jinbei, será que a luta irá mesmo acontecer? Não consigo imaginar eles a lutarem, pelo menos a sério, no máximo algo como se está a passar agora por Naruto ou como a luta do Luffy contra o seu avô, que durou apenas um soco. De qualquer forma se a luta realmente acontecer só vejo um vencedor, Luffy, afinal o próprio Jinbei mostrou na guerra que não está no nível do Novo Mundo e se Luffy empatar com ele, me pergunto para que é que ele treinou durante 2 anos?

 

 

1ºBakuman:

 

Só não coloca em primeiro lugar Bakuman quem não lê actualmente este capítulo é mais do que prova disso, sem dúvida alguma colocaria este capítulo entre os melhores de sempre de Bakuman, podendo até mesmo arriscar dizer, o melhor de sempre, por um motivo que já comento. Só para verem como gostei do capítulo, devo ter levado mais de 15 minutos lendo o capítulo e quando cheguei ao fim penso para mim mesmo, “Já acabou, agora tenho de esperar mais uma semana”.

 

Antes de mais, na página colorida, que Bakuman recebeu esta semana, pode-se ver que já está marcada a segunda temporada, para Outubro, como já era de esperar. Gostei da capa e as letras em destaque resumem bem como está actualmente o manga, “Impeçam o génio, Impeçam o Eiji”.

 

 

Depois da notícia bombástica na semana passada, hora de pensar sobre o assunto, mas mais importante que isso colocar as mãos ao trabalho, os mangakas não perdem tempo, tentando dar o seu melhor para derrotar o Eiji. Mas parece que o editor do Eiji estava a achar a concorrência pequena e vai contar para todo o mundo do departamento editorial, no qual o editor do Hiramaru faz o enorme discurso que faz com que os editores não tenham dúvida alguma do que fazer e agora todos os mangakas serializados estão contra Eiji.

 

Agora o motivo de eu achar este o melhor capítulo de sempre, não é por causa da disputa de Eiji contra o resto dos mangakas, mas sim o nº de bons mangas em que o Ohba consegue pensar, num curto espaço de tempo, sim porque ao contrário de outros mangas, que precisam apenas de se focar em uma única coisa, em Bakuman, Ohba tem de criar Bakuman e dentro de Bakuman ainda tem de criar, mesmo que apenas o tema e personagens, mais mangas para poder fazer uma Jump fictícia.

 

 

E neste deu para ver a sua genialidade ao seu máximo, Crows, PCP, Rider, o manga do Hiramaru e do manga do tribunal, 5 mangas que eu digo sem dúvida alguma, se fossem mesmo publicados na Shounen Jump eu leria, quando pensei nisso tive a ideia de porquê é que a Jump não poderia criar uma outra revista, apenas com os mangas já publicados na Jump de Bakuman, não apenas esses 5, mas também Trap, Otthers 11, o antigo manga do Fukuda, entre outros que não me esteja a lembrar agora, acredito que faria bastante sucesso, já que a maioria bem trabalhados seriam bem melhores do que os actuais mangas da Jump.

 

Sobres os mangas em separado, o do Hiramaru por exclusão de partes acaba sempre por ser o que menos goste dos 5, afinal não sou o maior fã daquele tipo de arte, nem de romance e o manga é bem típico manga regular, meio de tabela, mas mesmo depois de dizer isso se o manga fosse publicado leria sem dúvida alguma, já que apesar de não ser do meu tipo favorito, gosto de ler um desse tipo mais maluco de vez em quando.

 

PCP também é do tipo regular meio de tabela e dificilmente irá realmente ganhar a Crow, mas não é impossível, já que na revista real já se viu Gintama ganhar a One Piece e no ano 1981 Dr. Slump, manga de comédia era o mais popular da revista, ou seja não é impossível, pelo menos ganhar uma vez, mas tanto para PCP quanto para o do Hiramaru acho bastante difícil. Vale lembrar que Gintama já tem uns 7 anos e que igualar o feito de Dr. Slump é quase impossível, já que Dr. Slump é um manga de comédia que conseguiu ser o mais popular da jump.

 

 

O manga do tribunal para mim seria o terceiro melhor entre os 3, gostei bastante da criatividade por detrás desse manga, mas por outro lado, igual a PCP e ao do Hiramaru não passa de mais um manga regular de meio de tabela, não é um manga que alguma vez chegará a primeiro, provavelmente será o grande derrotado dos 4 concorrentes, já que o personagem é o de menos destaque.

 

Crow eu considero-o como o segundo melhor dos 5, Crow seria o exemplo claro do que eu gostaria que Mágico se tornasse, um manga engraçado, com personagem carismático e ao mesmo tempo um manga de lutas, main stream. Além disso eu vejo Crow como uma espécie de Dragon Ball, com uma história aberta que pode terminar quando o mangaka quiser, agora a diferença é que Dragon Ball acabou já a decair e Eiji quer terminar Crow no auge, tanto de popularidade, quanto de criatividade, ou seja comparando com Dragon Ball, seria terminar depois da saga do Frieza.

 

Em primeiro lugar sem dúvida alguma o manga do Fukuda, essa página acima está simplesmente genial e aliando a isso ser um manga de corridas, acredito que faria um enorme sucesso na Jump real, já que é um tema pouco abordado. Eu gostaria que o Fukuda ganhasse do Eiji, mesmo que esteja a apoiar o Eiji, para começar seria algo que levantaria o nível de Bakuman, mostrando que não é apenas os protagonistas que podem ganhar, além de que isso daria mais tempo para a dupla preparar algo para um futuro embate contra o Eiji e ai sim ganhar, mas por agora não consigo ver uma maneira de PCP ganhar sem que pareça que ganhou apenas por ser o manga dos protagonistas.

 

 

Já me esquecia, mais uma vez poderia-se dizer Hiramaru roubou o capítulo, sensacional a maneira como o seu editor lhe deu a volta, apesar de tão obvia a sua ideia e a sua mentira, mas mesmo assim, quando li essa cena, ainda pensei será que Ohba vai fazer com que Hirumaru ganhe do Eiji, seria perfeito, mas igual a PCP bem forçado, de qualquer maneira, capítulo com Hiramaru = capítulo bastante cómico.

 

Escrevi bastante desta vez, mas quando se gosta de um capítulo, ainda para mais um capítulo cheio de informações com os de Bakuman, dá sempre azo a que aconteça algo deste tipo. Agora é esperar pelos próximos capítulos e saber se Eiji será derrotado ou se irá concluir o seu manga, como disse fico dividido entre Eiji concluir o manga e Fukuda lhe roubar o primeiro lugar, mas lá ver.

 

Ranking:

1ºBakuman

2ºOne Piece

3ºToriko

4ºBeelezebub

5ºGin no Saji

6ºRookies

7ºEnigma

8ºNaruto

9ºMágico

10ºBleach

11ºReborn

12ºFairy Tail

 

PS:Adicionei o ranking no final do post, esqueci-me completamente de o colocar.

publicado por Dark-Fenix às 15:31