Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

15
Jun11

Opinião Semanal #27

Dark-Fenix

 

Antes de mais desculpem pelo atraso, tecnicamente este post está feito desde Sábado, mas ainda não tinha lido Bakuman e decidi esperar por Domingo para postar, no Domingo ocorreram alguns imprevistos e não deu tempo para concluir o post, Segunda e Quintas são dias em que não tenho tempo para nada, ou seja Segunda estava fora de questão e na Terça tive pouco tempo no computador, no qual aproveitei para ver a Raw (Wrestling), o sensacional episódio de Game of Thrones e ler o capítulo de Mágico que entretando tinha saído. Hoje pronto para terminar de vez o texto e ir posta-lo no blog, encontro Enigma para ler, então atrasou um pouco, mas ainda saiu hoje.

 

Com a ausência de One Piece e com os atrasos de Enigma e Mágico (que entretanto já li), decidi inovar esta semana, em vez de analisar sempre os mesmo 10 mangas, como fiz na semana passada, fiz uma lista sobre os possíveis mangas que poderia comentar aqui, claro tudo mangas que acompanho semanalmente, mensalmente, irregulares (como Vagabond, Real ou Berserk) ou pelas scans, claro que este último só irei usar mangas que as scans lançam semanalmente ou que tenham lançamentos constantes, como por exemplo a AIUEO, que lança sempre os seus mangas ao Domingo ou a Fuji com o manga Eden.

 

Esta semana irei estrear 3, o que dará um total de 12 mangas que irei comentar abaixo. Os 3 novos mangas são, Ao no Exorcist e New Prince of Tennis, mangas mensais da Jump Square, sendo mensais não vão ser frequentes nas análises, também era para comentar sobre Claymore, mas não tenho total certeza se estou em dia com o Japão, então fica para o próximo mês. O último é Rookies, um manga já terminado no Japão, mas que a AIUEO está a lançar actualmente, um capítulo por semana, ou seja exactamente o que estava a falar nos exemplos das scans. Depois da apresentação agora ao que interessa.

 

Toriko:

 

Até já tinha escrito esta parte, mas tive de refazer, porque a God Han Scans lançou os últimos capítulos de Toriko e agora está a par com o Japão. Tinha lido os capítulos em espanhol, mas houve algumas coisas que não entendi bem e reli o capítulo em português, apesar de no final do capítulo ainda não saber bem quem era esse personagem que apareceu, mas fui pesquisar e foi algo que já devia ter feito há algum tempo, porque ainda estava meio à toa com alguns aspectos do manga, principalmente sobre o Bishokokai, que já não apareciam faz tempo.

 

Sobre o capítulo gostei, apesar de ser o típico manga de inicio de saga, meio parado, mais conversa do que acção, mas foi bom. O que tenho de destacar é aqueles 7 ingredientes que o velho deu ao Toriko para treinar antes de poder entrar no Mundo Gourmet, ou seja ainda devem haver mais 4 aventuras antes de entrar no Mundo Gourmet e mesmo depois disso não sei não, o próprio Toriko diz que não tem pressa.

 

Eu sinceramente pensei que o Mundo Gourmet seria algo bem parecido com a Grand Line (One Piece), ou seja falavam horrores, mas depois até que foi uma viagem relativamente tranquila, deixando toda a dificuldade para a segunda parte da rota, Novo Mundo, mas em Toriko não é assim realmente é como é dito, poucos conseguem lá entrar e espero que continue, assim deixa os leitores com mais expectativa para o Mundo Gourmet.

 

Agora é esperar pela próxima aventura, que tem um tema que gostei, Templo Gourmet. Já agora as imagens acima são do capítulo 141, mas como eram as unicas imagens coloridas de Toriko obtei por colocar essas.

 

Naruto:

Vou ser curto e directo em Naruto, que eu ia gostar do flashback já sabia, o que não gostei foi o que disse na semana passada, flashback no meio da guerra não faz o menor sentido, parece que o Kishimoto está a remendar todos os furos para a história não afundar. Já que o Kishimoto decidiu criar o flashback no meio da guerra, pelo menos que dure mais alguns capítulos, mas que depois que termine não enrole e volte ao que realmente importa.

 

Bleach e Reborn:

 

 

Bleach e Reborn como na semana passada comento juntos, mais uma vez decepção, mas isso é o habitual. Em Bleach é o de sempre, páginas gastas para chegar ao fim e o Tite Kubo colocar algo razoável, só espero que desta vez acabe com os arcos de treino, porque ninguém merece esta lentidão do Tite Kubo. Já Reborn é o de sempre, também, Tsuna e Enma são os mesmos personagens irritantes e o Daemon depois de que mudou de forma ficou muito gay, aliado a isso o facto de ele agora ser quase invencível só piora o capítulo. O final do Enma a se sacrificar, sim gostei, mas claro que isso não irá acontecer, afinal não há bolas de cristal, não é um manga de espíritos, nem existe a técnica de ressuscitar os mortos, então não coloco grande fé nisso.

 

Beelzebub:

Beelzebub teve um capítulo normal, mas sinceramente foram esses capítulos que me fizeram gostar de Beelzebub, capítulos escolares e bem divertidos, é simples mas funciona. Achei sem sentido eles irem para a escola, depois de tudo, mas Beelzebub é mesmo isso sem sentido, e é bom rever personagens mais antigos como o grupo MK5, ou agora MK4. Beelzebub é aquele típico manga que não precisa inventar muito para ser bom é preciso ser apenas ele.

 

Fairy Tail:

Gostei do capítulo de Fairy Tail, mas igual a Bleach e a Reborn é preciso mais do que um simples gostei para me empolgar com a história. Pelo menos este arco está a encaminhar para o seu final e depois é rezar para ir directo para a saga dos dragões ou pelo menos para uma saga razoável, até diria para reiniciar o torneio Rank S, mas já não teria piada, além de que a Kana ganhou. Capítulo termina com o Grey no centro das atenções, mas claro que não será ele a derrotar Hades, afinal Natsu, como personagem principal, é que tem de puxar da cartola e derrotá-lo, mesmo que isso não faça sentido, como em quase todos os arcos anteriores, mas isso não é problema de Fairy Tail, mas sim de 75% dos manga shounen, Fairy Tail só usa o velho cliché.

 

Mágico:

 

 

Mágico teve páginas coloridas esta semana e para além disso um capítulo especial com 33 páginas, bem que alguns mangas poderiam seguir o mesmo caminho. Para além disso esta semana ouve a apresentação de mais um novo personagem, um mago de fogo, ou algo parecido, sinceramente ainda não entendi bem a magia de Mágico, pessoalmente gosto mais da Magia de Fairy Tail, mas pelo menos a de Mágico parece ter um limite e isso é sempre um ponto positivo.

 

Gostei do personagem e sinceramente cada vez estou a gostar mais de Mágico, comecei por não gostar muito de toda essa fofura e tema mais acriançado, mas actualmente estou a gostar, faz lembrar Dragon Ball Classico e Dr. Slump, apesar da diferença ser gigantesca, afinal Akira Toryama é o maior génio nesse tema e Dr. Slump não deixa mentir. Como disse ainda estou para entender como funciona isso dos rituais, mas estou a ler sem pressa e sem compromisso, apenas ler por ler e estou a gostar, sei que um dia irei entender tudo isso.

 

Enigma:

Gostei do capítulo 35, apesar de que ficou tudo no ar de quem é esse amigo de infância do protagonista, mas gostei do personagem e espero que entre nos próximos capítulos. Sobre a troca dos poderes dos personagens até que faz sentido por um lado, mas por outro é totalmente incoerente afinal ele só lia os pensamentos dela e de mais ninguém? Tá ele leu os pensamentos do mudo, mas deles e mais ninguém?

 

De qualquer forma agora é esperar para ver os próximos capítulos que espero que continuem no mínimo no nível deste, para contrariar o boato.

 

Ao no Exorcist:

 

 

Não sou grande fã de Ao no Exorcist, sinceramente não o vejo como um grande manga, mas sim como um manga mediano, bem do tipo Kekkaishi, não é bom nem mau, ou seja não tem grandes personagens nem grande história, mas nunca caí ao ponto de ser um mau manga, resumindo é o total oposto de Bleach, que ou é muito bom (saga Soul Sociaty) ou muito mau (resto). Então porque escolhi Ao no Exorcist para comentar? Sinceramente por completo acaso, porque calhou ao ter acabado de ler Ao no Exorcist, pensar na ideia de comentar sobre mais mangas além dos semanais e Ao no Exorcist veio logo à cabeça, para além disso gostei bastante deste último capítulo, que teve páginas coloridas e mais de metade foi um flashback.

 

Antes de mais isto serve mais para dizer, olhem eu leio Ao no Exorcist, que qualquer outra coisa, porque é meio complicado começar a falar de um manga que a maioria não lê. Até o próximo mês farei um post parecido com o de Toriko, mas mais pequeno, e também com alguns spoilers sobre o que achei dos capítulos anteriores.

 

New Prince of Tennis:

New Prince of Tennis é um dos mangas que traduzo, então é meio estúpido estar a falar sobre os capítulos mais avançados aqui, mas decidi comentar aqui, porque no sábado deu-me a pancada e fui ler os 5 capítulos em espanhol que me faltavam ler de New Prince of Tennis e fiquei bastante surpreendido, a par de Bakuman, os melhores mangas desta semana. Nos capítulos até os quais lancei aqui no blog, ainda está no início da 3ª fase, ou seja o jogo de intercâmbio da quadra 5 e 3, no Japão, já terminou essa fase e agora entrou na quarta, a chegada dos “Perdedores” e da elite do Instituto Sub-17.

 

A elite é composta por 20 elementos, gostei da maioria deles, claro que eles teriam de ser quase Deuses ao pé dos outros, mas não é algo que estrague a história, apesar de ser um pouco exagerado, de qualquer forma, a parte que mais gostei foi os escolhidos para enfrentar a elite, só membros do instituto e o Filho de Deus, que sinceramente está muito acima da média do ginásio, e que só perdeu para o Ryoma, pelo que disse na parte de Fairy Tail, protagonista tem sempre de ganhar, principalmente se for o último duelo, no caso jogo, do manga.

 

Mas claro que os estudantes do ginásio não podiam dar parte fraca e já estão a enfrentar a elite, agora é esperar para ver quem derrota quem, sinceramente espero que a maioria dos estudantes perca e fiquem somente os melhores dos melhores, até citava aqui os nomes, mas não os sei de cor. Fiquei surpreso por aquele da antiga quadra 3 ter perdido tão facilmente para a elite e ainda não entendi bem a diferença de poderes entre os da quadra 1 e o Oni para a elite, espero que seja explicado melhor nos próximos capítulos.

 

Igual a Ao no Exorcist farei o post de recomendação do manga e lá ver se amanhã adianto pelo menos mais uma tradução de New Prince of Tennis.

 

Rookies:

 

 

Rookies, foi a primeira escolha para representar as scans aqui, mas para as próximas semanas devo juntar mais alguns. Rookies é um manga de basebol em que o protagonista é o treinador do clube de beisebol da escola, Rookies é do mesmo autor de Rokudenashi Blues, um dos mangas mais populares de sempre da Jump, e estreou, segundo o anime de Bakuman, na mesma leva de estreias que Hunter x Hunter, em 1998. Até à próxima semana faço o post de recomendação, em que falarei mais sobre o manga.

 

Igual a Ao no Exorcist acho estranho estar a comentar sem comentar os capítulos anteriores, mas mesmo assim, no capítulo 26 o clube de basebol dá um passo atrás, depois do clube ter ficado mais unido, lá ver o que o treinador vai fazer para voltar a unir a equipa, o tempo está a se esgotar para o primeiro jogo. Rookies conta a história de uma maneira bem parecida com Slam Dunk, pelo menos até agora me pareceu, com mais foco nos personagens do que propriamente nos jogos, pelo menos na fase inicial, ou seja primeiro criar a base e depois partir para o que realmente interessa.

 

Bakuman:

Deixei Bakuman para o fim por duas razões, primeira porque só li o capítulo Domingo e segundo porque foi sem dúvida, mais uma vez o melhor manga da semana. Esqueçam qualquer outro manga, Bakuman é o manga do momento, quero mesmo ver esses capítulos rankeados e com Bakuman e Toriko em grande na mesma altura não sei não One Piece. O que é incrível esta saga vir logo depois de uma saga meio fraca e quase que se pode contar como filler, o arco do Nanamine.

 

Neste capítulo tem-se a confirmação de qual manga o Eiji vai cancelar e para surpresa geral não é PCP, mas sim o seu próprio manga. Pelas suas próprias palavras, não é que ele não goste de Crow, o problema é que quer terminar o seu manga enquanto está no auge. E isso levanta novamente a questão será que um manga deve ser sugado até ao máximo, exemplo de Bleach, Death Note, Hokuto no Ken e Dragon Ball, ou deve de acabar no seu auge, exemplo Slam Dunk, Yu Yu Hakusho ou Full Metal Alchemist.

 

É complicado, mas sempre defendi que um manga deve ter principio, meio e fim e se a isso conseguir que o fim seja o auge do manga é o melhor fim que um manga poderia ter e Full Metal é o exemplo perfeito disso, simplesmente terminou quando chegou ao patamar de segundo grande manga da actualidade, sim seria perfeito se fosse primeiro, mas com One Piece em jogo isso é impossível. Outro exemplo seria Slam Dunk, que sem dúvida alguma acabou no jogo mais emocionante e mais longo de sempre de todos os mangas, não vou falar sobre o final bem dúbio, mas durante essa etapa final Slam Dunk era de longe o nº1 da Jump e Inoue decidiu terminar o manga por ali, mesmo podendo durar mais uns 4 anos, se pensarmos que só o último jogo deve ter durado 1 ano para ser concluído.

 

Por contraposto Bleach bem podia ter terminado na Soul Sociaty, ou então seguir logo directo para o Inferno, em vez de enrolar até hoje. Death Note devia ter terminado com o Light a ganhar, mas isso era uma má imagem para a Jump e lá continuaram o manga, simplesmente depois da morte do L, vendas, popularidade e qualidade caíram a pique. Hokuto no Ken e Dragon Ball são os exemplos clássicos de, está a fazer sucesso então mais uma saga, se der certo faz-se mais uma, se não, termina-se o manga por ali, Hokuto no Ken até que foi mais ou menos, já Dragon Ball devia ter terminado no Freeza. De qualquer forma isso é assunto para outro post.

 

Para o final do manga uma competição interna no time Fukuda. Já agora três coisas sobre o time Fukuda, gosto do facto do nome do time não ser Ashirogi Muto ou o nome de um dos dois protagonistas, achei falta do Nakai na reunião e porra metade dos mangakas publicados na Jump já fazem parte do time Fukuda. Sinceramente seria muita incoerência o Eiji perder, mas se acontecesse algo como ganhar apenas numa semana e depois nunca mais, tipo um golpe de sorte, não seria assim tão incoerente, afinal isso pode bem acontecer, agora ganhar e fazer como Toriko tem vindo a fazer, ficar 3 semanas consecutivas em primeiro isso é incoerente, afinal como o próprio Eiji disse Crow está no auge da saga.

 

Ranking:

 

 

1ºBakuman                       

2ºNew Prince of Tennis              

3ºBeelzebub                    

4ºToriko                             

5ºMágico                           

6ºNaruto                           

7ºEnigma                           

8ºAo no Exorcist             

9ºRookies                          

10ºFairy Tail                      

11ºBleach                          

12ºReborn                        

 

Só não mete Bakuman em primeiro quem não lê actualmente. New Prince of Tennis foi por causa do impacto dos últimos capítulos, com a chegada dos personagens que todos os leitores queriam ver. Beelzebub em alta por causa da volta dos capítulos engraçados do inicio do manga. Toriko poderia bem estar em segundo ou terceiro, mas coloquei em quarto, porque provavelmente nos próximos virá com tudo, com melhores capítulos, então esta semana deixei Beelzebub e New Prince of Tennis no pódio.

 

Mágico por causa do capítulo de 33 páginas, Naruto pelo bom flashback, Enigma por um capítulo bom. Ao no Exorcist e Rookies podem parecer estar muito baixos, mas a verdade é que gostei dos capítulos, mas como disse, tanto um como o outro são mangas de meio de tabela, os nem bons nem maus. Os últimos 3 são os de sempre, Fairy Tail, Bleach e Reborn, Fairy Tail até que não foi mau, Bleach teve um bom final e Reborn é o mesmo de sempre.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub