Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

08
Jun11

Recomendação #2: Toriko

Dark-Fenix

 

Introdução:

A maioria já deve ter no mínimo lido algo sobre Toriko, mas vou fazer uma breve introdução antes de comentar realmente o que acho. Toriko é um manga publicado na Shounen Jump, com actualmente 143 capítulos publicados, do final do ano passado, inicio deste a Jump apostou bastante no manga e actualmente sem sombras de dúvidas é o terceiro grande da Jump.

 

O grande trunfo de Toriko é a sua parceria com One Piece e por causa dessa parceria já teve um filme, antes mesmo do anime estrear e o seu anime estreou na TV Fuji, que apesar de ter apenas 4 animes na sua grade, esses 4 são praticamente sempre os campeões de audiência, apesar de isso fugir um pouco da realidade actualmente, por no mesmo horário dar a novela Jin e sim ninguém consegue competir com novelas em termos de audiência, seja em qualquer país do mundo.

 

 

Mangaka:

Essa é uma breve apresentação de Toriko, mas ainda antes de passar ao que realmente importa ainda quero falar sobre o mangaka, sim porque Mitsutoshi Shimabukuro (oh que nome difícil de escrever) não é novato na Jump, antes de Toriko, Shimabukuro já tinha publicado Seikimatsu Leader den Takeshi, que na altura também era um dos 3 grande, a par de One Piece e Hunter x Hunter (antes de entrar nos seus hiatos), mas depois com o seu final a chegar foi caindo, sabe-se lá porquê e Naruto e Hikaru no Go ocuparam os lugares de Takeshi e Hunter x Hunter (provavelmente já tinha começado os hiatus).

 

Mas a verdade é que Shimabukuro não chegou a terminar o manga porque foi envolvido num caso de prostituição infantil e acabou preso por dois anos (se não estou em erro), o que lhe causou um grande impacto no seu trabalho como mangaka, afinal a sua imagem já não estava limpa e já ouvi dizer que muitos não lêem Toriko somente por causa desse caso e acredito que por isso a Jump não tenha apostado logo de caras em Toriko, mas a verdade é que o autor conseguiu passar por isso e agora publica Toriko, um dos mangas mais populares da Jump e com grande futuro pela frente.

 

 

História

Agora, finalmente, depois de 4 parágrafos vou falar sobre a história. Toriko é um manga sobre comida e o seu título vem do nome do protagonista, actualmente é um manga genial, muito bom e com um grande futuro pela frente, mas já falarei mais sobre isso na altura certa, mas no inicio era apenas um manga razoável com um tema bastante criativo, mas que podia também ser visto como bobo e estúpido. Pelo mundo há vários animais esquisitos e bizarros e o trabalho dos bishokais (caçadores de comida) é os capturar para servir nos restaurantes.

 

Já falei do mangaka, mas tenho de menciona-lo novamente, porque como disse Shimabukuro não é um mangaka desta geração, ele estreou naquela altura de transição que já mencionei uma vez aqui no blog, faz já algum tempo, por causa da popularidade de One Piece junto do público mais velho. Lider Den Takeshi estreou na mesma altura de One Piece, na altura em que a Jump estava a mudar para a nova geração, ou seja Shimabukuro ainda vem com aquele base personagens adultos em histórias para crianças funciona, como Dragon Ball, Samurai X ou Hokuto no Ken, por isso saiu Toriko. O que quero dizer com isto é que Toriko é bem diferente do que se está acostumado a ver hoje em dia, aquele personagem pequeno e bobão, e isso podia bem ser um dos pontos fracos de Toriko, ainda dentro do mesmo assunto, o facto de Toriko ser super forte logo desde o inicio do manga também poderia ser um ponto contra. Por outro lado, o sucesso também pode ser visto como, fazia falta um manga old school na grade actual da Jump, e sendo que cada vez mais a média de idades da Jump está a crescer não me admirava nada que a maioria dos leitores tenham gostado desse manga mais ao estilo de Hokuto no Ken.

 

Eu gostei bastante do primeiro capítulo, apesar de que nisso Toriko também não foi igual a todos os outros, porque a maioria cria o primeiro capítulo como uma história fechada, tipo Naruto, ou então começa com um flahsback, tipo One Piece, mas é raro hoje em dia o primeiro capítulo não ter um final, ainda para mais na Jump, que é super complicado passar dos 20 capítulos. Mas de qualquer maneira o primeiro capítulo foi bom no qual destaco 3 pontos:

 

1ºObviamente aquela abertura com Toriko a pescar.

2ºA parte em que o homem do barco comenta que Toriko está mais magro, uns 15 quilos e Toriko responde que não está mais magro, mas sim que cagou de manhã.

3ºO mais importante, o Menu Completo.

 

 

Menu Completo:

E sinceramente foi desse Menu Completo que eu mais gostei. O Menu Completo é provavelmente a melhor invenção do mangaka para Toriko, isso e a outra coisa que falarei abaixo, pelos menos para primeira metade do manga. Podem ver abaixo como é o Menu Completo:

 

Entrada

Sopa

Prato de Peixe

Prato de Carne

Prato Principal

Salada

Sobremesa

Bebida

 

É algo simples, algo fácil de pensar, mas que funciona na perfeição em Toriko, mas mesmo assim tenho alguns aspectos contra esse menu completo, é que é complicado realmente escolher uma comida como a favorita, ainda para mais quando se está a falar de um mundo que é gira torno em volta da comida, ainda para mais quando o manga começa Toriko é um dos personagens mais fortes do manga, mas tem o seu menu completo em branco, a sério que mesmo depois de ser tão famoso e comer tantas comidas, nunca conseguiu encontrar uma ao ponto de entrar no menu completo?

 

Mas nem tinha nada contra isso, já que como ele disse ainda há muitos alimentos que nunca experimentou então não pode sair preenchendo os espaços à parva, ele está totalmente correcto, o que não percebo é porque logo nos primeiros capítulos ele logo preenche um dos espaços, está certo que deve ter sido para chamar logo a atenção, mas mesmo assim vai prejudicar a história no futuro. Com isso ele acaba por preencher um alimento bastante cedo e quase que sacrificar essa espécie de alimento para o resto do manga, claro a não ser que mude de ideias e retire esse alimento e coloque outro, o que apoio, porque apesar de acreditar que saiba muito bem, tem um nível de captura muito baixo, o que faz com que o seu Menu Completo saía menos respeitado.

 

 

Nível de Captura:

E é desse nível de captura que vou falar a seguir, o nível de captura a par do Menu Completo são os grandes pontos positivos de Toriko, parecido com o Cartaz de Procurado em One Piece. O nível de captura é bem explicado em Toriko e faz total sentido até, no máximo, ao capítulo 7, porque a partir daí o autor simplesmente pensa num número e coloca, até o próprio autor já disse num capítulo qualquer que não faço a mínima ideia qual é, que tinha exagerado completamente nos níveis de captura das bestas.

 

Mas a verdade é que nem ligo muito a esse exagero, afinal é engraçado ver esse número exorbitantes que o autor coloca. E mesmo sendo números super exagerados dá mesmo assim para ter uma noção da diferença de forças de um animal para outro, então chega criticar uma vez, mas é bem estranho pensar que um monstro de nível 5 só podia ser derrotado quase por um exercito, mas depois Toriko vencer facilmente monstros de nível 50.

 

Já agora os animais são um grande ponto forte do manga, já que o autor tem uma grande imaginação, criando bestas estranhas uma atrás das outras, além disso o autor também usa uma fórmula que levou Kinikuman ao sucesso, deixar os fãs criarem monstros e depois os usar na história. Por um lado faz com que os fãs estejam mais perto do manga e por outro lado ajuda o mangaka a não ter de perder tanto tempo a pensar em criaturas bizarras, dedicando o seu tempo à história, que é o que realmente importa.

 

 

Aventuras:

Agora para o foco da história, a base de Toriko é, acaba uma aventura e começa outra, ou acaba uma missão e começa outra, resumindo uma espécie do que Naruto podia ter sido e o que é actualmente Fairy Tail, isso por um lado poderia ser secante como acontece com Fairy Tail, mas por sorte o autor sabe trabalhar bem dentro desse contexto, conseguindo sempre fazer uma aventura melhor do que a anterior, principalmente do arco do Inferno de Gelo para cima, foi só a melhorar. Então isso é um ponto positivo em Toriko.

 

As primeiras são um bocadinho secantes e nem gostei assim muito, especialmente a que está a dar actualmente no anime, a do Mamute (em que se engloba também o arco do coliseu), há dois motivos para isso, mas um contem spoiler, no qual podem ler no final da análise, já o outro é porque foi um arco demasiado grande para um manga, na altura, recente, o que ficou bastante secante. Mas as aventuras melhoram muito a partir daí e repito depois do Inferno de Gelo é só a subir.

 

 

Personagens:

Já falei sobre Toriko, mas foi apenas uma comparação com os antigos protagonistas da Jump, agora quero falar dele, sem comparações. Toriko é um bom personagem, à partida não gostei muito, mas são muito poucos os protagonistas de que gosto, então sou suspeito para falar, mas com o passar do tempo comecei a gostar de Toriko e posso dizer que não é de todo um mau personagem e funciona muito bem como protagonista, facilmente um dos 5 melhores da Jump.

 

Por um lado gostei do facto de Toriko já ser dos personagens mais fortes, já que pelo menos não vai haver aquela fase de tentar concretizar o sonho de se tornar forte e depois acontecer cenas como ganhar poderes quase dados em vez de ir evoluir com os poucos, como exemplo, Naruto e Sasuke, principalmente o Sasuke, além de gostar de personagens do tipo do Ken. Por outro lado não gostei, porque gosto de ver um personagem a evoluir com o tempo, mas claro quando bem feito, como exemplo, Luffy, Sena (Eyeshild 21) ou Shindou Hikaru (Hikaru no Go), mas evoluir personagens, principalmente os protagonista é bastante complicado.

 

O outro protagonista é o Komatsu, vou ser sincero, esse foi um dos motivos por não gostar do manga durante essa primeira fase, achei um personagem muito fraquinho e sem grande utilidade para um mundo onde bestas vivem, por bestas estou incluindo o Toriko, resumindo Komatsu seria aquele protagonista que odeio. Mas mais tarde, meio que entre dois arcos, o dos vegetais e o da faca Melk, Komatsu tornou-se num grande personagem e pode-se dizer que actualmente Komatsu é mais um dos pontos fortes do manga.

 

Para fechar os personagens, Toriko pertence a um grupo chamado dos 4 Reis Celestes, que são tipo o grupo dos 4 grandes bishokais. Eu pessoalmente sempre gostei desses grupos, seja os Shibukais, Supernovas, Younku, Gotei 13, Espadas ou Akatsuki, acho que esses grupos são sempre uma mais valia para a obra, mais uma vez se bem trabalhados. E tenho de destacar os Reis Celestes, não só por serem um grupo, mas sim por ser um grupo onde o personagem principal se insere.

 

Resumindo rapidamente, Toriko é o mais popular dos 4 entre o publico e já falei sobre ele. Sobre os outros 3, o Coco é o reservado, não gosto lá muito dele, mas também não tenho nada contra, já o Sani é o gay do grupo, não quer dizer que seja realmente, mas é aquele personagem afeminado do grupo, bem ao estilo dos mangas mais antigos, que não tinham personagem feminina no grupo, mas tinham de ter um representava, estou a me lembrar de Yu Yu Hakusho e Cavaleiros do Zodíaco, apesar de não me lembrar dos nomes neste momento. E é esse o motivo de não gostar do Sani, ter roubado o lugar da personagem feminina no grupo, acho que o manga ficava melhor com um toque feminino, em vez de 4 monstros. O último é o Zebra, só aparece bastante mais tarde no manga, mas é provavelmente o melhor personagem do manga.

 

 

Recomendação:

Não parem de ler o manga, porque o começo possa parecer meio fraquinho e que o traço não ajude, apesar de eu gostar do traço, é claramente um traço que não agrada a todos, pró motivos que já expliquei acima. Mas como também já disse Toriko evolui muito com o passar dos capítulos e como vêem pelas toc’s é dos mangas mais populares, está certo que popularidade não quer dizer qualidade, mas no caso de Toriko é.

 

Por incrível que pareça ainda não toquei muito na parecença de Toriko com One Piece, mas há muitas, como por exemplo o começo meio morno, afinal One Piece só me chamou mesmo à atenção no arco do Baratie, mais precisamente na primeira aparição do Mihawk, acredito que seja por isso que o Mihawk até hoje é o meu personagem favorito. Já em Toriko é por volta do mesmo capítulo que começa a melhor e mais tarde por volta do capítulo 100 há a noticia bombástica e em One Piece há a entrada na Grand Line, para quem não leu Toriko não entendeu o ponto, mas vão entender quando lá chegarem.

 

Há mais algumas parecenças entre Toriko e One Piece e deve ser por isso, além do facto de Shimabukuro e Oda serem amigos, que a dupla Toriko e One Piece parece estar a funcionar melhor do que se esperava.

 

Aconselho a verem o anime, antes de lerem o manga, o anime está a ser muito bem feito e está no ritmo muito veloz, assim vão poder em pouco tempo se acostumar com os personagens e a história, para falar a verdade esse é um dos poucos aspectos em que anime ganha a manga, já que é mais fácil entrar na história vendo imagens em movimento do que a ler um manga. Só não se apeguem muito à repórter, porque ela não aparece no manga.

 

 

Futuro do Manga:

Como podem ver pelas toc’s, o futuro é mais que promissor e juntar-se a isso o facto do mundo de Toriko ser gigantesco, provavelmente nem um décimo do mundo foi mostrado até agora, e sendo que claramente o planeta de Toriko é muito maior do que a Terra, ainda há muito por explorar e sendo que o autor tem bastante jeito para coisas bizarras ainda acredito ver lugares muito melhores dos que apresentou até agora. Toriko pode ser que se torne num manga bem longo, tem história para isso, se é bom ou não cada um tem a sua teoria, mas lá história tem.

 

Sinceramente esperava que Toriko ultrupasse Bleach no final deste, inicio do próximo ano, mas parece que Bleach já lá foi, já Naruto nunca pensei na possibilidade de Toriko lhe poder ultrupassar enquanto Naruto estivesse na activa, afinal desde há muito tempo, que One Piece e Naruto têm sido os mais populares da Jump e com uma diferença abismal para o resto, mesmo quando Bleach estava no seu auge, mas a verdade é que Toriko está numa óptima fase e pode ser que pelo menos nas toc’s possa bem enfrentar Naruto cara a cara já neste momento, o que é simplesmente incrível.

 

Já as vendas, como puderam ver no post sobre os mangas mais vendidos do primeiro semestre Toriko vendeu muito bem e neste semestre tem tudo para vender ainda melhor, provavelmente para o ano já deverá ter as vendas iniciais elevadas, ao contrário de agora que vende mais os volumes anteriores do que propriamente na semana de estreia.

 

 

Abaixo um pequeno spoiler, é algo que podem ler, mas decidi deixar como spoiler, para quem não gosta de nenhum tipo de spoiler, mas não é nada do tipo [Spoiler One Piece] O Ace é filho do Gol D. Roger [Spoiler One Piece] ou algo parecido.

 

Spoiler: O grande motivo para não ter gostado da saga do Mamute Real foi o Robô GT, não sou grande fã de robôs e achei bastante estúpido uma história que acabou de começar ter como inimigo um robô. Em contra-partida gostei bastante dos Nitro, os monstros reais nos quais os Robôs GT são inspirados.

 

PS: Amanhã coloco as imagens e os links para os post que mencionei no texto, estou sem muito tempo e entrei só mesmo para postar este enorme texto.

 

PS2: Hoje é que devia ter saído o post sobre o meu 10º mangaka favorito, já que faz hoje anos.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub