Ranking Mangas: 1º Semestre

 

Top 10 Manga: Por volume

  1. One Piece 61 (3.133.092)
  2. One Piece 62 (2.698.663)
  3. Naruto 54 (1.178.643)
  4. Kimi ni Todoke 13 (1.120.177)
  5. Fullmetal Alchemist 27 (1.113.444)
  6. Naruto 55 (997.927)
  7. Nodame Cantabile 25 (981.451)
  8. Saint o­niisan 6 (942.762)
  9. Bleach 48 (822.941)
  10. Shingeki no Kyojin 3 (791.207)

Link: ANN 

 

Vou começar pelos top dos volumes individuais, como é óbvio, os primeiros lugares vão todos para One Piece, no caso dois já que só foram lançados apenas 2 nesses 6 meses, mas One Piece não fica por aí, mas já falo sobre isso. Por incrível que pareça, sim, tudo apontava para o contrário, Naruto fica logo atrás de One Piece, logo atrás como quem diz. Em terceiro lugar, como série, Kimi ni Todoke, sinceramente esperava que ficasse em terceiro, o que não esperava é que Naruto estivesse em segundo em vez do volume de Full Metal Alchemist, já que o manga terminou, de qualquer maneira qualquer um desses 3 podia ser o segundo, já que são claramente os mais vendidos a seguir a One Piece.

 

 

Em sexto novamente Naruto, seguido de mais um dos populares mangas, mas já cancelados, Nodame Contabile, Saint Young Men em oitavo, me surpreendeu ao vender quase 1 milhão, é incrível, porque se tirarmos Full Metal Alchemist e Nodame Contabile, Saint Young Men, actualmente é o quarto manga mais vendido. Bleach a aparecer em nono também me surpreendeu, mas olhem só a diferença entre esse o outro, que está em 11º lugar, está certo que esse último ainda deve chegar aos 700 mil, mas mesmo assim vê-se a queda. Em décimo, o manga da actualidade, Shingeki no Kyojin, que vêm com a publicidade de ter sido rejeitado pela Jump, a verdade é que se a Jump aceitasse teria sido cancelado e ao rejeitarem-na, ela foi para outra revista com o rótulo de rejeitada pela Jump, levou uma grande publicidade que fez muitas pessoas a lerem, se não fosse isso, acredito que Shingeki no Kyojin seria apenas mais um manga, mas Shingeki no Kyojin não é apenas publicidade, é bom mesmo.

 

Shingeki no Kyojin teve 4 volumes lançados até ao momento, nem todos lançados nestes 6 meses, mas estes 6 meses foram os melhores desse manga e por isso todos os 4 volumes foram muito vendidos e apareceram entre os 16 primeiros. No meio dos volumes de Shingeki no Kyojin também dá para ver mais um de One Piece, que nem foi lançado nesses 6 meses, mas vejam só onde ele aparece. Yotsuba, um dos mangas mais populares e dos melhores que já li, que já falei sobre ele aqui, a aparecer em 15º lugar.

 

 

Bakuman a vender muito, o quarto grande da Jump, se considerarmos apenas as vendas. Kuroshitsuji, o manga mais vendido da Square Enix a vender bem, Real a mostrar a força de Takehito Inoue, criador de Slam Dunk, o manga com a melhor média de vendas de sempre, recomendo a lerem Real, dos melhores mangas que já li, se forem fãs de mangas seinen e gostarem de mangas tipo Adachi que contam uma história com um fundo de manga de desporto é o melhor manga que podem ler. March comes in like a lion, a vender bem, o que me surpreendi, porque é raro ver mangas seinen a vender bem, isto claro sem terem publicidade, tipo Shingeki no Kyojin, ser rejeitado pela Jump e Real, ser do criador de Slam Dunk.

 

Dectetive Conan a representar a Sunday, como tem feito nos últimos anos. D. Gray Man a vender muito bem, não gosto de D. Gray Man, mas deixarei para falar sobre isso noutra altura, num post que já pensei em fazer. Fairy Tail ainda a vender bem, apesar de na minha opinião o manga ir muito mal ultimamente, este vou repetir o que sempre digo, a culpa é de terem feito uma saga no meio do exame de mago S, o que eu estava muito entusiasmado para ler, alem de estar bem longo, o que deixa um pouco aborrecido e no meio disso o autor a colocar cada vez mais echi, para ver se ainda arranja mais fãs.

 

 

Gintama consistente, essa seria a palavra que representa Gintama, ao contrário das Toc’s, nas vendas Gintama é muito estável. Reborn a baixar muito as vendas, perdendo o lugar de quarto grande, será culpa do final do anime, na minha opinião não, porque o manga vai mesmo mal, apesar dos últimos capítulos terem sido razoáveis. Okkiku Furikkabute, o grande manga de basebol actual, sempre a vender bem e pelos comentários que ouvi dos melhores mangas de basebol de sempre, parece que os japoneses acham o mesmo. Thermae Romae, mais um seinen a vender bem, acredito que este pelo facto do tema estranho, casas de banho romanas, além disso não sei do que mais o manga trata. One Piece volume 59, só para mostrar a força de One Piece, mas ainda não fica por aí.

 

Ouran Clube, um shoujo, que estava muito em falta no ranking. Mais um seinen com tema estranho, Moyashimon, que fala sobre micróbios e coisas do tipo, xxxHolic, manga seinen das Clamp, parece que é o mais popular da Clamp e pelo que sei está na recta final, não sei se já terminou ou não, mas as vendas estão boas. Um shoujo com nome difícil de pronunciar, Soul Eater, um dos meus mangas favoritos, mas que enquanto não entrar em recta final, como aconteceu com Full Metal Alchemist, não conseguirá aumentar as vendas, mas quando entrar na recta final, volta o anime e as vendas devem aumentar, não digo a vender 1 milhão por volume, mas acredito que chegue facilmente aos 700 mil por volume nessa altura. Mais um shoujo, Strobe Edge. Nura Mago a dar um ar da sua graça. Ahiru no Sora, ia dizer a representar o basquetebol, mas Real já o fez, então digo, a representar o basquetebol shounen, e por incrível que pareça o segundo manga mais popular da Shounen Magazine.

 

Para o fim, em 50º lugar, Toriko a mostrar que o que eu tenho dito, nos rankings da Jump não está errado, mas já falo mais sobre Toriko abaixo. Deixei para comentar no fim sobre One Piece, que consegue por os seus 5 primeiros volumes no ranking e se a isso juntarmos os 4 volumes 59-62, são 9 volumes em 50, quase 1 em 5 volumes é de One Piece, uma média assustadora, isso já mostrar que a diferença não será pouca no ranking geral.

 

 

Top 10 Manga: Por título incluindo todos os volumes

  1. One Piece (23.366.030)
  2. Gantz (3.110.842)
  3. Naruto (3.035.593)
  4. Shingeki no Kyojin (2.613.851)
  5. Fairy Tail (2.501.768)
  6. Bakuman. (2.471.448)
  7. Kimi ni Todoke (2.421.162)
  8. Gintama (2.332.551)
  9. Bleach (1.980.234)
  10. Toriko (1.836.000)

Link: ANN 

 

É obvio que One Piece seria o primeiro classificado e ainda seria obvio que a diferença seria gigantesca, mas 20 milhões de diferença? A sério? Simplesmente One Piece não deveria contar no ranking, ano passado vendeu num ano 32 milhões, neste em 6 meses já passou dos 23, se vender o mesmo nos outros 6 meses irá vender 46 milhões num ano, se pensarmos que neste 6 meses devem sair 3 novos volumes, essa realidade ainda parece ser mais certa, se isso chegar a acontecer não sei o que dizer. Mas comparando, Full Metal Alchemist vendeu num total de todos os seus volumes um pouco mais 50 milhões, One Piece caminha para fazer essa marca em apenas um ano.

 

Agora passando à parte que interessa, muitas surpresas, Gantz em segundo? Fiquei bastante surpreso, primeiro por nenhum volume aparecer no ranking individual e depois por ser um manga seinen, que em teoria tem sempre muito menos vendas, mas a sua classificação é explicável, os dois filmes live-action que Gantz teve este ano, como sempre digo anime e filmes servem como principal objectivo vender o manga e no caso de Gantz correu às mil maravilhas, conseguindo vencer Naruto e o resto dos grandes nomes da industria de mangas.

 

 

Naruto em terceiro, com vendas razoáveis para Naruto, era esperado mais por estar na sua recta final, mas desde que se mantenha assim, ainda termina de cabeça erguida. Em quarto o manga do ano, Shingeki no Kyojin, ao longo de semanas, se viu o manga a subir nos rankings, vendas atrás de vendas, sempre a subir e a vender cada vez mais, tendo chegado ao ponto de colocar os seus 4 volumes entre os 50 mais vendidos do primeiro semestre, provavelmente irão constar também dos 50 do ano, mas mais incrível que isso, na minha opinião, foi todas as semanas seguidas que conseguiu manter os seus 3 volumes, na altura, no top30 semanal da Oricon.

 

Fairy Tail, esperava que estivesse mais baixo, mas mesmo assim acho que deu para ver uma ligeira queda para o ano passado, acredito que se venha a notar mais no final do ano, já que há 6 meses Fairy Tail ainda estava em alta. Bakuman logo de seguida, mostrando a sua força na Jump, se contarmos de maneira geral, Bakuman é o terceiro grande da Jump, sinceramente não me surprende, já que mangas não main-stream na Jump tem tendência a vender bem, depois de certos volumes, claro, e aliado a isso o facto de ser da mesma dupla de Death Note, não é assim tão surpreendente, mas bom para bakuman, que depois de uma parte mais fraca está a voltar em alta.

 

 

Kimi ni Todoke a seguir de perto os seus rivais, há que lembrar que Kimi ni Todoke é mensal, já agora Shingeki no Kyojin também, ou seja a tendência é vender menos em geral, já que são lançados menos volumes, ou seja isso mostra bem a força do maior shoujo da actualidade, ainda gostava de ver Nana a voltar dos hiatus, para ver realmente uma disputa entre shoujos. Gintama como disse é bem constante nos rankings de vendas, é bem normal vê-lo por essas bandas, o que não é tão normal é vender mais que Bleach, o que só mostra a sua queda, apesar dos fãs tanto o defenderem, eu pessoalmente gosto desta queda de Bleach, não por detestar Bleach, ou por o querer ver entrando em ruína, tá também um pouco, mas o real motivo é porque já gostei de Bleach e se Tite Kubo conseguiu fazer uma saga como a da Soul Sociaty acredito que consiga fazer algo no mínimo igual e salvar esse manga da desgraça total, e com esses maus resultados pode ser que acorde e repare que alguma está mal.

 

Por fim, Toriko. O que dizer de Toriko, na altura em que a Jump decidiu apostar de vez em Toriko e deixar Bleach da mão, para quem não se lembra isso foi na altura em que sai a capa da Jump com todos os personagens principais e na frente estão Luffy, Naruto e Toriko, em vez de Luffy, Naruto e Ichigo, como era normal. Muitos diziam que Toriko podia ir bem nas toc’s, mas nunca iria vender tanto como Bleach, eu não sei, mas acredito que isso diga tudo. Não esperava que isso acontecesse tão depressa e pensando que Toriko agora só tem a crescer e Bleach ainda deve descer, o mais provável é já no fim do ano Toriko vender mais que Bleach, agora para todos os críticos, quem realmente é o terceiro grande da Jump?

 

 

Conclusão:

 

Então com isto tudo quem são os verdadeiros campeões deste primeiro semestre?

  1. One Piece
  2. Shingeki no Kyojin
  3. Gantz
  4. Toriko
  5. Bakuman
  6. Naruto
  7. Kimi ni Todoke
  8. Gintama
  9. Saint Young Men
  10. Full Metal Alchemist/Nodame Contabile

 

Esse ranking acima é totalmente feito por mim, com a minha opinião de quem são os 10 grandes vencedores deste primeiro semestre. Resumindo rapidamente, acho que não é preciso explicar o primeiro lugar, o segundo foi a grande surpresa, tanto no individual, quanto no geral, por isso ganhar a Gantz, a grande surpresa do geral. Toriko foi uma grande surpresa, sim não teve vendas tão grandes quantos nenhum dos outros rankeados abaixo, mas foi um dos grandes vencedores deste semetres. Bakuman entre uma boa surpresa e depois os que sempre vendem bem, Naruto, Kimi ni Todoke e Gintama. Saint Young Men foi uma questão de que quase passa a marca de 1 milhão e se junta a Naruto e Kimi ni Todoke, nos rankings individuais e Full Metal e Nodame Contabile foi por respeito, já que apesar de serem mais mangas do ano passado do que deste, não deixam de ser grandes mangas que já venderam muito.

publicado por Dark-Fenix às 23:57