Solanin

 

Depois de várias semanas sem uma análise, voltando em grande. O manga em destaque é Solanin, um seinen, um daqueles pouco conhecidos, mas que têm uma história fantástica. Solanin tem apenas 2 volumes, cada um com 14 capítulos, criado por Inio Asano em 2005. O manga é curto e tem uma leitura rápida e, principalmente a partir do segundo capítulo, faz com que o leitor só pare quando termina, pelo menos foi isso que aconteceu comigo.

 

Este é um dos mangas mais realistas que já li, retrata a vida de um casal, Inoue Meiko e Taneda Shigeo, que tenta “sobreviver” naquela época, “Universidade/Pós-Universidade” ou “Adolescência/Vida Adulta” e sobre como a vida é complicada nessa altura. Vivem sozinhos em Tokyo, dependendo apenas deles próprios para viver. Inoue não sabe onde deve de ir trabalhar, se pergunta o que quer fazer da vida, não chega a conclusão nenhuma e está desempregada, às custas do namorado, que trabalha pelos dois, mas que acaba por cair no egoísmo da namorada e demite-se para se dedicar ao seu sonho de criar uma banda.

 

E é em volta esse tema, banda, que toda a história se desenrola, nas tentativas de Taneda e dos seus dois amigos de criarem uma banda de sucesso. O nome do manga, Solanin, vem de uma música composta por Taneda para a banda. Fico por aqui na apresentação do manga, para não soltar spoilers e já que tem apenas 2 volumes, fica mal contar tudo o que acontece em 1. Abaixo o que achei do manga, tentando fazer sem spoilers.

 

 

Comparando o primeiro capítulo com o último, a história mudou completamente, mas de maneira geral está tudo na mesma, afinal a vida é assim mesmo, aconteça o que acontecer o mundo não pára, as pessoas envelhecem e tentem de ultrapassar os traumas. A vida é dividda entre várias fases, umas mais longas que outras, mas sempre dividida entre várias fases, o que Solanin mostrou foi apenas uma fase da vida desses personagens, para alguns uma fase de transição, outras a fase de deixar de ser criança para se tornar adultos e outros infelizmente a última fase da sua vida.

 

Scanlator:

Onde li, é uma história engraçada, porque li o manga por ter scanlators diferentes, conheci o manga pela scanlator portuguesa, Manga PT, que li até ao capítulo 4, depois descobri que a Fuji e SmallBerserk estavam a fazer e li dessas, até o primeiro volume, pouco depois a AIUEO vem de termina os dois volumes, ao qual leio o último volume e finalmente termino de ler este manga. Os outros dois ainda não concluíram o manga, então recomendo a AIUEO.

 

Nota:

A partir de agora em todas as análises vou dar um nota ao manga, 1-10. Solanin é um excelente manga, um dos melhores seinens que já li, sendo assim lhe dou nota 9, nota de excelência.

 

Já agora sobre os outros mangas que fiz análises a nota seria:

Onani Master Kurosawa – 9

Ane Doki – 7

Hatsukoi Limited – 8

Afro Samurai – 8

Zombie Powder – 7

publicado por Dark-Fenix às 15:19