Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

22
Mar11

Funeral à Chuva

Dark-Fenix

 

Desta vez não é sobre animes, nem mangas, mas sim sobre filmes, o melhor que vi nos últimos tempos e o melhor filme Português que já vi. O filme estreou em Junho do ano passado, mas apenas o vi esta semana, o que torna isto meio ridículo, já que um filme português tão bom passar completamente despercebido, mas quando fui procurar uma imagem para abrir o post descobri o porquê de ter passado completamente despercebido para os portugueses.

 

O motivo é que o filme foi feito supostamente sem gastar um cêntimo, claro que isso é impossível. Explicando, todos os gastos só seriam pagos depois de que o filme começasse a render, até lá os actores e todos os outros envolvidos não recebiam nada, claro que para isso o filme não seria algo com efeitos especiais e nada do tipo, o filme saiu algo bem simples, mas ao mesmo tempo complexo, mas já falo a seguir da história.

 

Antes de o realizador, Telmo Martins, ter essa ideia todo o seu roteiro já tinha sido recusado por algumas editoras portuguesas relacionadas a filmes, diga-se de passagem acho que é por isso que saiu um filme bom, porque até esta semana nunca tinha visto um filme português bom, melhor dizendo nem razoável, porque filmes portugueses tem apenas dois temas, ou filmes adaptados de livros clássicos, daqueles que só interessam aos professores de português, ou filmes que tentam vender por ter mulheres bonitas despidas no filme ao invés de uma boa história. O filme teve apenas 30 participantes, por participantes inclui-se os actores, realizadores e mais alguns técnicos, ou que só mostra que filmes com baixo recurso podem muito bem ser melhores que filmes com altos recursos.

 

Resumindo, o filme conta a história de 7 amigos da altura da universidade que com o passar do tempo foram perdendo o contacto, mas que passados anos se voltaram a encontrar, mas por um factor negativo, a morte de um deles, que tinha como sonho que eles se reencontrassem novamente, por isso todos se reuniram na noite anterior para relembrar os velhos tempos e no dia seguinte irem ao funeral. Para além deles os 7, há mais um oitavo personagem, que é gay e namora com um deles, esse personagem serve para fazer a ligação entre quem assiste o filme e a história deles, afinal alguém tem de perguntar, para a história fluir.

 

O filme se passa apenas em um dia, sendo a maioria do filme na noite em que eles relembram o passado. O filme não tem muita acção, se passa na maioria durante um jantar no qual eles relembram os bons tempos da universidade, onde se fica a saber sobre as mudanças de personalidade, os seus futuros e que eles eram uma espécie de Friends ou Big Bang Theory, dois apartamentos lado a lado em que estavam sempre abertos para os vizinhos, eles eram divididos em 4 rapazes num dos apartamentos e no outro duas raparigas e o irmão de uma delas. Isso é a história do filme não passa mais do que apenas de uma conversa de amigos sobre o passado e o presente e como lidam com a morte de um de seus amigos de universidade.

 

Este filme faz lembrar, apesar de não ter nada a ver, 127 horas, um filme de 1 hora e meia que praticamente tem apenas um personagem e nunca mudam de cena e mesmo assim o filme nunca chega a ser secante. Isso é o mesmo com Funeral à Chuva, tem mais personagens, mas mesmo assim é um filme que se não for bem dirigido é secante de certeza, mas Funeral à Chuva não chega a ser secante, apesar de ter tudo para o ser.

 

Sem querer dar spoilers, mas falando a minha parte favorita do filme. A melhor parte é sem dúvida a parte a seguir ao jantar, onde eles vão para o parque e se encontram com alguns alunos da universidade. Fiquem com o trailer para perceberem melhor o filme:

 

 

PS: Aproveitando para recomendar outros filmes, 127 horas, black Swan(não esperava um filme tão bom com um tema tão chato), King Speech(mais uma grande surpresa, apesar de meio secante em algumas partes), Viagens de Gulliver, Step Up3d, Turista e Unstoppable, estes são os mais recentes que vi, alguns nem tão recentes, que me lembro. Não tenho visto muitos filmes ultimamente e os a maioria dos que vi ou foi decepção ou nada de especial.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub