55º Shogakukan Manga Awards
A Shogakukan anunciou os vencedores da 55ª edição do Shogakukan Manga Awards, que premia os melhores mangas do ano. Os mangakas que ganham o prémio recebem uma estatueta em bronze e um prémio de 1 milhão de ienes (12 mil dólares).
Shogakukan Manga Awards acontece deste de 1956, e vem premiando os melhores mangas na categoria shounen, shoujo, kodomo (crianças) e geral (Seinen ou Josei). Apesar de o prémio ter o nome da editora Shogakukan, não quer dizer que só sejam premiados mangas da Shogakukan, um dos maiores prémios sobre mangas no Japão e provavelmente o maior na categoria Shounen.
Alguns dos mangas já prestigiados anteriormente foram por exemplo, não estão por ordem nem são sequer da mesma categoria, 20th Century Boys, Death Note, Hikaru no Go, Black Bird, Diamond no Ace, Cross Game, Inuyasha e no ano passado Sket Dance, na categoria shounen.
Os vencedores deste ano são:
Categoria Kodomo
- Yumeiro Pâtissière (Natsumi Matsumoto)
Revista: Ribon
Editora: Shueisha
Categoria Shounen
- King Golf (Ken Sasaki)
Revista: Weekly Shonen Sunday
Editora: Shogakukan
Categoria Shoujo
- Ooku: The Inner Chamber (Fumi Yoshinaga)
Revista: Melody
Editora: Hakusensha
Categoria Geral
- Ushijima the Loan Shark (Shohei Manabe)
Revista: Big Comic Spirits
Editora: Shogakukan
- Uchu Kyodai (Chuya Koyama)
Revista: Weekly Morning
Editora: Kodansha
De Kodomo não tenho o que falar, não conheço nenhum manga dessa categoria e nem me interessa. De Shoujo conheço mais que Kodomo, mais pelos rankings semanais, mas mesmo assim não é um tema que me interesse, obviamente. No geral, houve dois vencedores, não entendi o porquê, fiquei surpreendido de estes serem os escolhidos, não conheço nenhum dos dois, se calhar é mesmo esse o objectivo deste prémio, premiar os mangas menos conhecidos.
De Shounen, não cheguei a ler King Golf, nem em inglês tem muitos mangas traduzidos, por isso não vou reclamar ou elogiar até alguém traduza para português, fiquei curioso pelo tema, golf, não é muito habitual e mangas de desporto com temas menos populares raramente são maus. Mas na minha opinião Bakuman deveria ser premiado, pode ser que seja para o ano.
Resumindo, não li nenhum dos mangas.