Análise TOC Issue #27 Shonen Jump 2013

 

00-Nisekoi (Capa e Pagina Colorida de Abertura, Anuncio de anime)
01-Shokugeki no Souma
02-Assassination Classroom
00-Smoky B.B. (Pagina Colorida)
03-World Trigger
04-Toriko
00-Naruto (Pagina Colorida)
05-Kuroko no Basket
00-Mutou Black (Sem Rank)
06-PSI Kusuo Saiki
07-Bleach
00-Chouzunou Ouji Yunihei-sama Z (One Shot, Pagina Colorida)
00-Soul Catcher(S) (Sem Rank)
08-Haikyuu!
09-Gintama
10-Beelzebub
11-Kochikame
12-Sket Dance
13-Cross Manage
14-Koisuru Edison
00-Isobe Iso Hyoue Monogatari (One Shot)
00-One Piece (Ausente)

Shonen Jump Issue 28 de 2013 - Informações
One Piece (Capa e Pagina Colorida de Abertura)
Assassination Classroom (Pagina Colorida)
Shokugeki no Souma (Pagina Colorida)
Nigashiya (Pagina Colorida, One Shot)

Ranking
01-Shokugeki no Souma
02-Assassination Classroom
03-World Trigger
04-Toriko
05-Kuroko no Basket
06-PSI Kusuo Saiki
07-Bleach
08-Haikyuu!
09-Gintama
10-Beelzebub
11-Sket Dance
12-Cross Manage
13-Koisuru Edison

Capitulos Rankeados
Shokugeki no Souma 018
Assassination Classroom 038
World Trigger 009

Toriko 228
Kuroko no Basket 208
PSI Kusuo Saiki 046
Bleach 532
Haikyuu! 056
Gintama 440
Beelzebub 199
Sket Dance 276
Cross Manage 028

 

 

Toc louca, já acompanho as tocs da Shonen Jump há mais de 3 anos e diria que esta provavelmente ganha o título de mais estranha, a não ser que me esteja a esquecer de alguma. Indo por partes, até porque há várias coisas a comentar.

 

Nisekoi ganhou capa e páginas coloridas de abertura para anunciar o anime, qualquer manga semanal ganhar anime tendo menos de 100 capítulos sempre parecerá cedo. Por exemplo Beelzebub recebeu um anime cedo que não lhe serviu de nada, não aumentou as vendas e só lhe prejudicou a imagem frente ao público que espera o anime para ler o manga, acredito que a Jump tenha apreendido com os erros e pelo menos não irá falhar no que diz respeito aos assuntos de escritório (estúdio, nº de episódios, horário). Ou seja o mais aconselhável para Nisekoi seria um anime por temporada de 12 ou 25 episódios por ano, dando espaço para o anime continuar sem problemas com a proximidade com o manga.

 

 

Deixando de lado os aspectos técnicos que serão sempre um incógnita até se ver o resultado final, é cedo para um manga ganhar anime, mas ao mesmo tempo a Shueisha foi inteligente, já que Nisekoi claramente tem perdido o folgo inicial e caso o anime funcione a popularidade do manga irá aumentar e não vejo dificuldades em chegar aos habituais 15-20 volumes, que por norma (I’’s, To Love Ru e Ichog100%) são o máximo que um ecchi/romance dura na Jump. Resumindo, acho cedo, mas não posso dizer que seja mal pensado por parte da Shueisha que tenta dar uma nova vida à popularidade de Nisekoi.

 

Da maneira como tudo estava indo, ver Shokugeki no Souma em primeiro seria uma questão de tempo, mas pensava que iria demorar mais, tipo lá para o fim do ano, mas aproveitou a ausência de One Piece, Naruto com página colorida, Toriko e Kuroko em baixo de forma e apanhou AC desprevenido roubando o primeiro lugar, excelente resultado para o manga e acima de tudo para os novatos que ganham mais uma batalha contra os veteranos.

 

 

AC fica em segundo e para a maior surpresa da toc World Trigger consegue um terceiro lugar, antes de mais top3 totalmente composto por novatos. Sobre World Trigger apesar da subida que os fãs do manga não façam já a festa, pode ser que sim, mas pode ser também que seja apenas mais uma daquelas subidas aleatórias dos novatos antes de serem cancelados, apesar de que isso acontece mais com gags. Seja como for excelente resultado para World Trigger e esperar para a semana para ver se mantém-se.

 

Toriko e Kuroko fecham o top5, para Kuroko não deixa de ser um bom resultado, mas para Toriko o seu afastamento do top3, principalmente numa semana sem Naruto e One Piece é preocupante, não que esteja em perigo de cancelamento, mas juntando às vendas fica estranho vê-lo como terceiro grande da Jump. Smoky B.B. com página colorida de segundo capítulo, Mutou Black e Soul Catchers ainda não são rankeados.

 

Para começar já tinha sido estranho na semana passada ver Naruto ganhando página colorida sem ter destaque de abertura, mas agora ficar como segunda opção nas páginas coloridas conseguiu ainda ser mais estranho, claro que faz sentido, acima de tudo promover o seu novato, mas não vejo motivo para Naruto ter de se sujeitar a isso, que querendo ou não é quase uma despromoção ao segundo manga mais popular da Jump. Esta semana também houve mais dois one shots, sendo que ficou estranho ver um deles sendo colocado para fechar a revista.

 

 

PSI continua bem, Bleach estabilizou alí, Haikyuu parece ter caído, mas é principalmente pelo nº elevado de mangas não rankeados e também por World Trigger, já agora Haikyuu mais que provavelmente também ganhará anime antes dos 100 capítulos, até ao final do ano deve aparecer o anúncio.

 

Gintama nesta semana acabou ganhando a Beelzebub e Sket Dance e com isso ficou fora do bottom, já os outros dois estão lá e são posições complicadas, mas há dois escudos abaixo e mais virão a caminho. Seja como for não seria uma má ideia o autor de Beelzebub começar a pensar em terminar o manga, se nem neste arco sobe já não sobe mais. Sket Dance li que estava perto do fim, tendo em conta as posições na toc e um pouco de tudo o resto seria uma boa decisão, até para não tornar Sket Dance num manga gigantesco. No fim Cross Manage e Edison apenas esperando a ordem de cancelamento, no máximo mais 10 capítulos.

 

Para a próxima semana One Piece regressa, ganhando como habitual página colorida de abertura e capa, AC e Shokugeki no Souma terão página colorida e teremos mais um one shot. Resumindo curioso para ver onde World Trigger estará na próxima toc e quem ficará em primeiro, Naruto, Toriko ou Kuroko?

Tags: , ,
publicado por Dark-Fenix às 14:15