Óscares 2013 - Previsão

 

A uma semana da entrega dos Óscares, vou deixar neste post, e nos próximos que se tudo correr bem saem todos até Domingo, as minhas previsões para a mais importante gala de prémios no que diz respeito a filmes. Nos últimos anos sempre tive a ideia de ver todos os filmes antes da gala, mas infelizmente nunca cheguei realmente a concretizar isso, alguns anos porque deixei um ou outro de lado e em alguns, como no ano passado em que não vi praticamente nenhum antes da entrega dos prémios, nem mesmo o Artista, que foi o vencedor.

 

Não vou destacar todas as categorias, “apenas” as 9 principais, melhor filme, melhor realizador, melhor actor principal, melhor actriz principal, melhor actor secundário, melhor actriz secundária, melhor roteiro adaptado, melhor roteiro original e melhor filme de animação. Mas antes disso uma olhada rápida pelos grandes ausentes dos Óscares, o primeiro é sem dúvida alguma o filme The Hobbit, a nova versão da aclamada saga não agradou à critica e diga-se com razão, não que seja uma total desilusão, mas claramente ficou abaixo do esperado, e o formato mais realista que Peter Jackson quis implementar dizem que foi tão realista que parecia falso, agora resta esperar que o Peter Jackson repare os erros que cometeu neste e melhore nos dois próximos filmes.

 

 

A nível main-stream outro ausente é Batman, não que seja surpresa, mas depois do mais que surpreendente segundo filme da trilogia do Nolan, seria esperado que o último tivesse reconhecimento da Academia, igual aconteceu com Senhor dos Anéis, mas infelizmente o terceiro filme esteve abaixo do segundo, então exclusão que não surpreende ninguém. O mesmo se pode dizer dos Vingadores, um excelente filme de entretenimento, mas longe da qualidade esperada para ser nomeado a um óscar, mesmo que seja melhor do que alguns nomeados.

 

E também o mesmo se pode dizer de Looper, excelente surpresa, mas também longe do que foi A Origem há uns anos atrás, de Prometheus, que acaba ganhando a infame piada de prometheus mas não cumprius, e Cloud Atlas que apesar de bom, não chega para ser considerado um dos melhores do ano, dado que 80% de quem viu o filme ou adora ou odeia, consenso é algo difícil em Coud Atlas.

 

O que me leva aos filmes independentes, que até teria vários nomes a considerar, mas infelizmente nenhum deles realmente foi considerado aos óscares. À excepção de Moonrise Kingdom e As Vantagens de Ser Invisivel, dois dos melhores filmes do ano, que ainda havia algumas esperanças de serem candidatos aos óscares, mas acabaram ficando de fora em prol das nomeações surpresa de Amour e Beasts of Southern Wild, que claramente lhes tiraram o lugar, principalmente de Moonrise Kingdom. No que diz respeito ao melhor filme apenas, a grande surpresa foi não terem nomeado Impossivel e The Master, este último ainda não vi, mas do realizador que é ficaria surpreso se fosse um mau filme.

 

Agora sobre as categorias:

 

 

Melhor Filme de Animação
Frankenweenie
ParaNorman
Brave
Wreck-it Ralph
Pirates! Band of Misfits

 

Começando pelas animações, a Pixar já não é a mesma desde a morte de Steve Jobs e isso quanto mais tempo se passa mais se torna evidente, neste ano não foi o caso, mas a maior parte dos projectos da Pixar são continuações dos seus sucessos, até um À Procura de Nemo 2 já ouvi falar, com isso acaba bastante com aquela qualidade incontestável que a Pixar tinha até há mais ou menos 2 anos atrás e isso torna-se ainda mais evidente quando Brave, filme original, fica abaixo da qualidade habitual. Dito isto não vejo muitas possibilidades de vitória para Brave, mesmo que não seja impossível.

 

Sobre as restantes, surpresa com a nomeação de Pirates. ParaNorman tem sido bem recebido, mesmo eu pessoalmente o considere ao nível de Brave no máximo, e poderia ser uma surpresa, mas duvido. Acho que o óscar deve ser entregue entre Brave, Frankenweenie e Ralph, estando a torcer por Ralph para mim o melhor filme de animação do ano, já Frankenweenie não está ao nível de Jack ou a Noiva Cadaver, anteriores trabalhos do Tim Burton em animação, mas não me importava de o ver ganhando a estatueta.

 

Aposta: Wreck-it Ralph

Preferência: Wreck-it Ralph

 

 

Melhor Argumento Adaptado
Lincoln
Argo
Silver Linings Playbook
Beasts of the Southern Wild
Life of Pi

 

De há alguns anos para cá o roteiro adaptado sempre é mais complicado de saber o vencedor que o original, principalmente devido a cada vez menos haver obras originais de qualidade, com isso muitos se baseiam em factos históricos ou em livros ainda não explorados. Aqui qualquer um dos 5 pode ganhar, dependendo de como a Academia está querendo distribuir as estatuetas, por isso acredito que este prémio deve ser atribuído a um dos prováveis derrotados da noite ou então ao provável grande vencedor, com disso depende bastante de como eles querem distribuir os prémios.

 

De qualquer maneira, Beasts of Southern Wild pode ganhar este porque dificilmente ganha algum nas restantes principais categorias, pode também ser atribuído a Life of Pi, que infelizmente deve passar completamente ao lado da gala, pelo menos ao que diz respeito às categorias principais, a Academia gostou de Silver Linings Playbook e este pode ser o prémio ao conjunto como um todo, principalmente se os 4 actores nomeados às categorias de actuação perderem. Mas acredito que deve ser atribuído entre Argo e Lincoln, o provável vencedor e o provável grande perdedor da noite, e aí é o que disse acima, fica a questão quererão adicionar mais uma estatueta a Argo ou compensar Lincoln?

 

Aposta: Lincoln

Preferência: Silver Lining Playbook

 

 

Melhor Argumento Original
Zero Dark Thirty
Flight
Django Unchained
Moonrise Kingdom
Amour

 

Aqui as coisas são mais fáceis, Flight provavelmente passará completamente ao lado da gala, duvido que Amour ganhe, afinal filmes estrangeiros raramente saem com mais que 1 óscar das galas e se Amour ganhasse sairia com dois óscares, já contando com o filme estrangeiro que é mais que certo, e com a nomeação ao melhor filme, melhor realizador e melhor actriz principal duvido que a Academia lhe dei tanto valor, mesmo que o mereça. O mesmo para Moonrise Kingdom, que só a nomeação já deve ser vista como uma vitória, infelizmente.

 

Zero Dark Thirty acredito que seja um dos vários perdedores da noite, mas isso já estava quase certo na altura das nomeações, então se ganhasse seria apenas para compensar o filme por provavelmente não levar nenhuma estatueta para casa. Por fim, o mais que certo vencedor, Django, em termos de roteiro são poucos os que se comparam com o Quentin Tarantino e neste ano parece ser um vitória fácil para o realizador.

 

Aposta: Django

Preferência: Django/Moonrise Kingdom

 

 

Melhor Atriz Secundária
Anne Hathaway em "Les Misérables"
Sally Field em "Lincoln"
Amy Adams em "The Master"
Helen Hunt em "The Sessions"
Jacki Weaver em "Silver Linings Playbook"

 

Mais fácil que essa categoria só mesmo a de melhor actor, mas claro que sempre pode haver surpresas, mesmo assim duvido muito da vitória de qualquer uma que não seja a Anne Hathaway, pela sua brilhante participação em Les Miserables, que infelizmente só peca por ser curta, mas acredito que isso não acabe sendo levado muito em conta, principalmente olhando para as restantes nomeadas, que ou já ganharam óscares anteriormente, por consequência dificilmente ganharão novamente, ou os seus papeis não tiveram muito destaque, à conta dos filmes de menor destaque.

 

Aposta: Anne Hathaway

Preferência: Anne Hathaway

 

 

Melhor Ator Secundário
Philip Seymour Hoffman em "The Master"
Tommy Lee Jones em "Lincoln"
Alan Arkin em "Argo"
Robert De Niro em "Silver Linings Playbook"
Christoph Waltz em "Django Unchained"

 

Aqui já é mais complicado, ainda para mais porque todos eles já ganharam óscares. Se fosse levado em conta apenas a actuação diria que o óscar iria fácil para o Christoph Waltz, que apesar de não ter feito melhor que em Bastardos Inglórios consegue mais uma actuação brilhante com Django, que tendo em conta o tempo e o destaque em cena podia muito bem ser nomeado ao óscar de melhor actor principal. Infelizmente ainda não vi The Master, por isso acabo sem saber ao certo sobre a prestação do segundo principal candidato Philip Seymour Hoffman, mas pelos comentários que li, seria um possível candidato se não fosse The Master ter acabado tendo pouco destaque nos óscares, mas quem sabe o filme e o actor acabam ganhando um prémio de consolação.

 

Duvido da vitória de Tommy Lee Jones, a não ser lá está se for o prémio de consolação para Lincoln. O mesmo digo para Alan Arkin, que só ganha a estatueta se a Academia querer valorizar em excesso a qualidade de Argo. Sobre Robert de Niro que tem uma actuação como já não tinha há anos no filme e quem sabe ele e o filme não acabam ganhando, dos 5 ele é sem dúvida o melhor actor então se todos tivessem 2 óscares ele seria sem dúvida o vencedor, mas ele tem mais um óscar que todos os outros nomeados, então tanto pode sair ganhando como não, de qualquer maneira 3 óscares para Robert de Niro não se pode dizer que são exagerados.

 

Aposta: Christoph Waltz

Preferência: Christoph Waltz/Robert de Niro

 

 

Melhor Atriz Principal
Jessica Chastain em "Zero Dark Thirty"
Jennifer Lawrence em "Silver Linings Playbook"
Emmanuelle Riva em "Amour"
Naomi Watts em "The Impossible"
Quvenzhané Wallis em "Beasts of the Southern Wild"

 

Esta também é uma categoria complicada de prever, tirando a pequena Quvenzhané Wallis, que só a nomeação já é algo extraordinário, afinal tem apenas 9 anos, já agora edição curiosa já que tem a actriz mais nova de sempre a ser nomeada e também a mais velha, Emmanuelle Riva, que neste momento diria que é a principal candidata, pela sua actuação em Amour.

 

Já as outras 4 são uma incógnita gigantesca, por um lado a Academia pode optar por atribuir o prémio à Naomi Watts, deixando dessa forma mais uma actriz famosa com um óscar e dessa maneira já prevenindo duelos mais equilibrados no futuro para a actriz. Na altura dos nomeados a Jessica Chastain era a principal candidata, mas neste momento já veria como uma grande surpresa a vitória dela. E a Jennifer Lawrence é uma actriz novata, mas com grande talento, no que diz respeito a actuação só perdeu mesmo para a Emmanuelle Riva, de qualquer maneira ao contrário da Naomi Watts, e principalmente da Emmanuelle Riva, deve de haver muitas mais possibilidades para dar o prémio à actriz, o mesmo pode ser dito da Jessica Chastain que também deve ter muitas mais possibilidades.

 

Resumindo, prémio carreira a Emmanuelle Riva, prémio carreira a Naomi Watts, que realmente fez um óptimo papel em Impossivel, ou então óscar para as novatas, o que de certa forma seria apressado, e no caso de Lawrence poderia mesmo ser prejudicial, já que está em clara fase de ascensão e é bem provável ter uma, ou mais, actuações melhores nos próximos anos que acabariam por não serem recompensadas em prol de uma menor actuação.

 

Aposta: Emmanuelle Riva

Preferência: Jennifer Lawrence/Naomi Watts

 

 

Melhor Ator Principal
Daniel Day-Lewis em "Lincoln"
Joaquin Phoenix em "The Master"
Bradley Cooper em "Silver Linings Playbook"
Hugh Jackman em "Les Misérables"
Denzel Washington em "Flight"

 

Provavelmente a categoria mais fácil da noite, não que não tenha nomes fortes, mas porque Daniel Day Lewis a concorrer mais vale todo o mundo se afastar porque o prémio é dele, um dos melhores actores de sempre, que deve acabar recendo o seu 3º óscar e só não foram mais porque só trabalha de vez em quando, em média 1 filme de 2 em 2 anos. Além do Daniel Day-Lewis o único nome que vejo como mínimo rival é Hugh Jackman, que em Les Miserables apresenta provavelmente o papel, a nível de qualidade, da sua carreira, mas Les Miserables acabou sendo uma desilusão e o seu papel meio apagado, logo mesmo que tivesse apresentado uma actuação sem falhas já seria difícil ganhar, dessa forma é quase impossível.

 

Sobre os restantes concorrentes, The Master apesar de várias nomeações nas categorias de actuação não dá para ser visto como grande nome nos óscares então, mesmo se o Daniel Day-Lewis não estivesse concorrendo, seria complicado o Joaquin Phoenix ganhar. O mesmo se aplica ao Denzel Washington que parece estar aí apenas para preencher os lugares, o Bradley Cooper apesar de ter tido uma excelente actuação é um nome mais visto em comédias, por isso soaria estranho atribuir-lhe o óscar neste momento, mas pelo que sei já tem contratos com prováveis excelentes filmes, em destaque mais uma parceria com a Jennifer Lawrence, estreando nos próximos anos, então pode ser que daqui a alguns anos se veja com naturalidade o nome dele entre os nomeados e quem sabe até mesmo como vencedor.

 

Aposta: Daniel Day-Lewis

Preferência: Daniel Day-Lewis

 

 

Melhor Realizador
Steven Spielberg por "Lincoln"
Ang Lee por "Life of Pi"
David O. Russell por "Silver Linings Playbook"
Michael Haneke por "Amour"
Benh Zeitlin por "Beasts of the Southern Wild"

 

Para começar o melhor realizador do ano, pelo menos em todos os outros prémios foi Ben Affleck, que nem está nomeado, ficando de fora numa altura em que Argo ainda não era o principal candidato do ano e com isso acaba tirando destaque desta categoria, mas ao mesmo tempo lhe dando mais imprevisibilidade, que podia ser ainda mais imprevisível caso a Academia não tivesse querido surpreender e acabar por estragar quase tudo.

 

Obviamente é bom ver realizadores como os de Beasts of Southern Wild, Silver Linings Playbook e Amour serem reconhecidos, principalmente porque os seus filmes não tem qualquer hipótese na categoria principal, mas se não tem hipótese na categoria principal dificilmente ganham aqui, já que realizador e melhor filme andam de mãos dadas na maioria das vezes, sendo desses 3 apenas o realizador de Amour, Michael Haneke, o único que ainda pode surpreender, num prémio de carreira para o realizador austríaco.

 

De qualquer maneira os dois grandes candidatos são Steven Spielberg e Ang Lee, dois excelentes realizadores que provavelmente terão nesses óscar de melhor realizador um prémio de consolação pelas mais que prováveis derrotadas nas restantes principais categorias e Ang Lee parte em desvantagem já que provavelmente Life of Pi será o vencedor na maioria das categorias técnicas, fora que entre ele e Spielberg, o segundo merece mais um óscar adicional na carreira.

 

Resumindo, dois nomes praticamente afastados do prémio, um Michael Haneke que pode ter um prémio carreira, mas duvido, um Ang Lee que pode ter um prémio de consolação, mas ele já tem pelo menos um óscar então não faria sentido ganhar neste ano, então sobra o Steven Spielberg, que mesmo tendo já óscares merece mais que o Ang Lee, mesmo que eu pessoalmente não seja grande fã do Spielberg.

 

Aposta: Steven Spielberg

Preferência: Michael Haneke

 

 

Melhor Filme
Lincoln
Argo
Zero Dark Thirty
Les Misérables
Silver Linings Playbook
Life of Pi
Django Unchained
Amour
Beasts of the Southern Wild

 

Agora o prémio principal, Lincoln já foi o principal candidato, mas actualmente está quase certo que vai ser a grande desilusão da noite, ainda para mais pelo nº alto de nomeações que teve, 12. Zero Dark Thirty pelo tema do Bin Laden sempre foi um candidato, mas depois de se ver o filme percebesse que esta nomeação ao óscar foi bem precipitada, sair da gala com a estatueta seria uma surpresa gigantesca. Les Miserables completa o trio de desilusões, também bem cotado, até por ser do mesmo realizador que ganhou o óscar de melhor filme por O Discurso do Rei, de qualquer maneira neste momento também seria uma surpresa, até porque a par de Zero Dark Thirty nem sequer nomeados deveriam estar.

 

Silver Linings Playbook foi uma grande surpresa e claramente merece todo o destaque que tem tido e as excelentes criticas, apesar disso ainda é uma comédia romântica, então a vitória, por mais que merecesse, ainda seria uma surpresa maior do que a vitória de Zero Dark Thirty ou Les Miserables. Beasts of Shouthern Wild é um filme independente e só a nomeação é algo digno de nota, logo claramente está afastado do título.

 

Apesar do Tarantino ser sempre um nome forte no que diz respeito aos óscares de roteiro, no que diz ao melhor filme é quase sempre ignorado e se com Bastardos Inglórios não ganhou dificilmente ganharia com Django, logo mais um afastado, esperando um dia em que ele apresente algo melhor, ou pelo menos ao mesmo nível, que Pulp Fiction, seria óscar certo. Depois do que disse anteriormente é claro que Amour também é outro que está afastado do óscar de melhor filme, que só a nomeação já é digna de nota.

 

Quase todos os anos há sempre o campeão das categorias principais e o campeão das categorias técnicas, neste ano é bem provável que o campeão das categorias técnicas seja Life of Pi, um filme do melhor que já foi feito a respeito de efeitos visuais, o realizador até teve que provar que o tigre do filme era falso. Já do outro lado da moeda está o filme do Ben Affleck, vencedor de todos os prémios de melhor filme e melhor realizador até ao momento, perder nos óscares seria uma surpresa gigantesca.

 

Aposta: Argo

Preferência: Life of Pi/Silver Linings Playbook

 

Nos próximos dias vou colocando as análises sobre os 9 filmes nomeados ao óscar de melhor filme, por ordem decrescente de qualidade, em termos pessoais fica aí por ordem os meus favoritos:

1ºLife of Pi
2ºSilver Linings Playbook
3ºDjango
4ºArgo
5ºAmour
6ºZero Dark Thirty
7ºBeasts of Southern Wild

8ºLes Miserables
9ºLincoln

publicado por Dark-Fenix às 20:25