Shonen Jump 2012: Dados e Curiosidades

 

Com o final do ano comercial da Shonen Jump é normal saírem as listas com os dados do ano, inicialmente era para vir comentar sobre os dados que já acompanho há 3 anos de um fórum italiano, mas o Shinuki acabou postando no Forum Project e vou utilizar os dados dele.

 

Faltou a parte das curiosidades, mas o forum project bloqueou o acesso a pessoas fora do Brasil, caso volte nos próximos dias logo edito.


MANGÁS QUE ESTREARAM EM 2012:
-Haikyuu!
-Pajama na Kanojo
-Koisome Momiji
-PSI Kusuo Saiki
-Sensei no Bulge
-Assassination Classroom
-Takamagahara
-Retsu!! Date Senpai
-Cross Manage
-Hungry Joker
-Rookie Policewoman Kiruko-san
-Shokugeki no Soma

 

Até ver os dados deste ano e comparando com os dos anos anteriores não tinha tomado muita atenção, mas a Jump nos últimos anos tem estreado cada vez mais mangas, em 2010 estreou apenas 8, em 2011 estreou 10 e agora em 2012 estreou 12, esperando que essa tendência para aumentar o número de estreias termine neste ano, porque mais estreias também querem dizer mais cancelamentos e assim fica difícil algum se estabilizar.

 

É só olhar para esses números 30 estreias em 3 anos, de 2010 não sobra nenhum, de 2011 só resta Nisekoi, que relembro estreou praticamente no final do ano, e Kurogane, que deverá ser cancelado ainda este ano. Só de 2012 se têm mantido, mas ainda é cedo para dizer. De qualquer maneira houve boas estreias neste ano, Haikyuu, PSI e AC foram as melhores e esperando que Hungry Joker se junte ao grupo.

 


MANGÁS FINALIZADOS E CANCELADOS:
-Kagami no Kuni no Harisugawa (29 Capitulos)
-ST&RS (39 Capitulos)
-Bakuman (176 Capitulos)
-Genso! Kodatsu Seibutsu-shi Pakky (23 Capitulos)
-Inumaru Dashi (180 Capitulos)
-Nurarihyon no Mago (208 Capitulos na Shonen Jump)
-Magico (66 Capitulos)
-Pajama na Kanojo (26 Capitulos)
-Sensei no Bulge (16 Capitulos)
-Takamagahara (17 Capitulos)
-Katekyo Hitman Reborn! (409 Capitulos)
-Koisome Momiji (28 Capitulos)

 

Um dado interessante ao ver os mangas que foram cancelados é ver que este ano, ao contrário dos anteriores, dos 12 cancelados, apenas 2 não chegaram aos tão falados 20 capítulos e que acima de tudo foram concluídos 4 mangas acima dos 100 capítulos, incluindo Reborn que já passava dos 400, ou seja a Jump já está a tomar algumas atitudes diferentes dos anos anteriores e esperando que no próximo ano também se despeçam da revista pelo menos uns 3 ou 4 mangas com mais de 100 capítulos.

 

Também não houve nenhum cancelamento muito injusto, no geral foram cancelados os piores, o máximo que se poderia dizer seria Harisugawa, mas como o manga não dava para ser muito longo o autor até conseguiu fechar bem a história, parecendo mesmo a muitos olhos que foi concluído e não cancelado.

 


MANGÁS QUE MAIS FICARAM EM PRIMEIRO LUGAR:
-One Piece (17)
-Naruto (14)
-Toriko (10)
-Assassination Classroom (3)
-Gintama (2)
-Bleach (1)
-Kuroko no Basket (1)

 

One Piece este ano não controlou como era costume nos anos anteriores, o trio de mais populares se manter na ordem actual, mas muito equilibrado com apenas 7 primeiros lugares separando One Piece de Toriko, com Naruto exactamente a 3 de cada, seguindo a tendência para estabilizar Toriko para o ano pode fazer uma bela surpresa.

 

No que diz respeitos aos primeiros lugares ainda está tudo muito centrado no top3, mas AC no final do ano conseguiu surpreender e quem sabe se a popularidade se manter por um ano não possa também meter-se nas contas com os 3 grandes da Jump. Para quem acompanha a toc há pouco tempo u não ter uma mémoria muita boa pode ate achar estranho Gintama estar aí, mas sim o início de 2012 foi excelente para Gintama.

 

Bleach com o final da saga dos Fullbringers conseguiu um primeiro lugar, contrariando todo o mau ano de Bleach na Jump, o motivo para o primeiro lugar depende de quem o analisar. E Kuroko a maior surpresa do ano conseguiu um excelente primeiro lugar e tendo em conta as últimas tocs tem tudo para voltar a recriar a faceta, nem que seja uma única vez.

 


MANGÁS QUE MAIS FICARAM ULTIMO LUGAR:
-ST&RS (12)
-Takamagahara (8)
-Nurarihyon no Mago (6)
-Sensei no Bulge (4)
-Magico (3)
-Pajama na Kanojo (3)
-Kagami no Kuni no Harisugawa (2)
-Genso! Kodatsu Seibutsu-shi Pakky (2)
-Koisome Momiji (2)
-Kurogane (2)
-Inumaru Dashi (1)
-Retsu!! Date Senpai (1)
-Kuroko no Basket (1)
-Hunter x Hunter (1)

 

Ao contrário do primeiro lugar, o último é muito mais frequentado, nem que seja pelo facto óbvio que quem fica em último tem tendência a ser cancelado. St&rs é sem surpresas o campeão, afinal o facto de se ter mantido na Jump tanto tempo foi mais por sorte do que qualquer outra coisa. Takamagahara também não surpreende e só não tem mais porque foi cancelado entretanto, o mesmo para Sensei no Bulge.

 

Infelizmente Nura Mago frequentador habitual do último lugar, de resto é tudo manga cancelado ou que vai ser cancelado nos próximos tempos, excepto Hunter x Hunter e Kuroko, que fez a faceta de no mesmo ano ficar em último e em primeiro, apesar de não aparecer aí Bleach também não esteve longe de fazer o mesmo.

 


MANGÁS QUE GANHARAM CAPA:
-Naruto (6)
-Jump Cast (4)
-Toriko (3)
-Bleach (3)
-Sket Dance (3)
-Medaka Box (3)
-One Piece (2)
-Assasasination Classroom (2)
-Haikyuu! (2)
-PSI Kusuo Saiki (2)
-Kuroko no Basket (2)
-Nisekoi (2)
-Gintama (2)
-Bakuman (2)
-Beelzebub (2)
-Kochikame (1)
-Pajama na Kanojo (1)
-Koisome Momiji (1)
-Sensei no Bulge (1)
-Takamagahara (1)
-Retsu!! Date Senpai (1)
-Cross Manage (1)
-Hungry Joker (1)
-Rookie Policewoman Kiruko-san (1)
-Shokugeki no Soma (1)

 

Esta sempre foi a categoria onde Naruto e One Piece mais estavam equilibrados, mas neste ano One Piece perdeu feio, ou não, depende da perspectiva, já que One Piece podia ter 5 capas se não fosse o amnga mais popular da revista, o que faz com que tenha de ocupar na maioria das vezes o protagonistas nas issues duplas.

 

De resto sem muito o que destacar, só que até nisso a Jump mostra que está a investir mais nos seus mangas e não só nos mais populares, com muitos mangas novatos e mangas menos populares a ter duas capas, no aspecto negativo de destacar que mesmo com Medaka tendo ganho 3 capas não serviu para aumentar a sua popularidade em nada, na verdade a cada semana que passa parece que ainda caí mais. De destacar também Gintama que tem 2 capas, mas nem sequer teve uma página colorida este ano.

 


PAGINAS COLORIDAS DE ABERTURA:
-Naruto (6)
-One Piece (5)
-Toriko (5)
-Bleach (4)
-Kuroko no Basket (4)
-Sket Dance (3)
-Beelzebub (3)
-Bakuman (2)
-Haikyuu! (2)
-PSI Kusuo Saiki (2)
-Assassination Classroom (2)
-Kochikame (1)
-Medaka Box (1)
-Nisekoi (1)
-Pajama na Kanojo (1)
-Koisome Momiji (1)
-Sensei no Bulge (1)
-Takamagahara (1)
-Retsu!! Date Senpai (1)
-Cross Manage (1)
-Hungry Joker (1)
-Rookie Policewoman Kiruko-san (1)
-Shokugeki no Soma (1)

 

A lista de maneira geral é parecida com a de cima, com a diferença que aqui dá para ter uma ideia melhor do que a Jump está realmente a apostar, sem surpresas Naruto, One Piece e Toriko no topo, seguidos de Bleach, numa tentativa de ainda sair algo de bom desta saga final, mas que não tem sortido muito efeito, e Kuroko, a surpresa do ano, a par de AC.


De resto também é bom ver que a Jump destribuiu melhor o destaque dado a cada manga, algo que nos últimos anos se tinha resumindo aos 3 grandes.

 


PAGINAS COLORIDAS (TOTAL):
-Kuroko no Basket (13)
-Medaka Box (12)
-Haikyuu! (11)
-Katekyo Hitman Reborn! (10)
-Bleach (9)
-Beelzebub (9)
-Nisekoi (9)
-PSI Kusuo Saiki (8)
-Toriko (7)
-Naruto (6)
-Kurogane (6)
-One Piece (5)
-Assassination Classroom (5)
-Bakuman (5)
-Nurarihyon no Mago (5)
-Kochikame (4)
-Sket Dance (4)
-Pajama na Kanojo (4)
-Koisome Momiji (4)
-Sensei no Bulge (3)
-Magico (2)
-Takamagahara (2)
-Retsu!! Date Senpai (2)
-Cross Manage (2)
-Hungry Joker (2)
-Rookie Policewoman Kiruko-san (2)
-Hunter x Hunter (1)
-Kagami no Kuni no Harisugawa (1)
-Genso! Kodatsu Seibutsu-shi Pakky (1)
-Shokugeki no Soma (1)

 

De destacar logo o facto de Gintama não ter tido sequer uma página colorida, mas mostra bem a força do manga e o que o manga significa para a Jump, ou seja que não precisa de ter destaque para continuar a ser um dos mangas mais importantes da revista. Esta também é normalmente a lista que os grandes da revista mais perdem, afinal páginas coloridas são um incentivo para os leitores e quem precisa de ser destacado são os novatos ou quem está em ascensão, por isso sem surpresas de Kuroko ser o manga com mais páginas coloridas.

 

Por outro lado Medaka volta a mostrar que tanta publicidade não lhe serviu de nada, Haikyuu também recebeu um bom tratamento por parte da Jump e apesar de não ser um sucesso incondicional, o facto de estar mais que estável na toc, mostra bem a força do manga. E de resto nada de especial a dizer.

 

 

MELHOR ESTREIA:
-Assassination Classroom

 

DESTAQUE DO ANO:
-Kuroko no Basket


PIOR ESTREIA:
-Takamagahara


SHOUNEN:
-One Piece
-Naruto
-Toriko
-Hunter x Hunter
-Bleach
-Katekyo Hitman Reborn!
-Nurarihyon no Mago
-Sensei no Bulge
-Takamagahara
-Hungry Joker

 

Um género sem muito sucesso nos últimos anos, pelo menos no que diz respeito às estreias, esperando que Hungry Joker acabe com o enguiço, mas tenhas as minhas dúvidas tendo em conta as posições onde a Jump o colocou nas últimas tocs. Actualmente na revista apenas, One Piece, Naruto, Toriko, Hunter x Hunter, Bleach e Hungry Joker.

 


GAG E COMÉDIA:
-Kochikame
-Gintama
-Sket Dance
-Beelzebub
-Assassination Classroom
-PSI Kusuo Saiki
-Inumaru Dashi
-Genso! Kodatsu Seibutsu-shi Pakky
-Retsu!! Date Senpai
-Rookie Policewoman Kiruko-san

 

Um género há alguns anos ninguém ligava e até criticava apenas porque sim, hoje em dia é mais tem tido sucesso na Jump, com AC se tornando num dos mais sucessos dos últimos e tendo em conta apenas dados, diria o maior desde One Piece e PSI que a cada semana teima em sair dos primeiros lugares na toc.

DESPORTO:
-Kuroko no Basket
-Haikyuu!
-Kurogane
-Cross Manage

 

Depois de anos a viver só de Kuroko este ano foi bom para o género na Jump, com Kuroko tendo finalmente sucesso e com Haikyuu tendo estreado bem e sendo excelente do ponto de vista qualidade. Cross Manage é apenas uma questão de tempo até ser cancelado e Kurogane deve seguir o mesmo caminho, mas pelo menos este ano mostrou que afinal é possível publicar mangas de desporto na Jump.

COMÉDIA ROMÂNTICA:
-Nisekoi
-Magico
-Kagami no Kuni no Harisugawa
-Koisome Momiji
-Pajama na Kanojo

 

Género que a Jump teima em publicar novos mangas, apenas para acabarem cancelados, lista relativamente extensa, mas que basicamente resume-se apenas a Nisekoi.

 


SLICE OF LIFE/OUTROS:
-Bakuman
-Medaka Box
-ST&RS
-Shokugeki no Soma

 

Mais alguns meses e esta categoria, Outros, pode deixar de existir, mas era bom que a Jump apostasse noutros géneros, o público já pede há um bom tempo por algo de mistério.

 

 

 

OnePiece 1,6
Naruto 2,4   
AnsatsuKyoshitsu 2,6
Toriko 2,9
PSIKusouSaiki 4,6
Nisekoi 5,3
Bakuman 5,6
Haikyuu 6
Sket Dance 6,3
Gintama 6,3

Beelzebub 8
KurokonoBasket 8,8
Bleach 9,1
Katekyou Hitman Reborn 9,8   
InumaruDashi 10,3
Kochikame 10,4
Retsu!!DateSenpai 10,7
Kurogane 11
MedakaBox 11,4
Genso! Kodai Seibutsu-shi Packy 11,9
PajamanaKanojo 11,9
Magico 12,3
KoisomeMomiji 12,5

HunterXHunter 13,3
Kagami no Kuni no Harisugawa 13,5
Nurarihyon no Mago 13,9
Cross Manage 14
SenseinoBalge 14,1
Takamagahara 15,5
ST&RS     15,9

 

Esta lista, foi feito pelo Rafinhadfl, usuário do fórum project, como tudo não é uma lista perfeita, já que não leva em conta muitas outras variaveis, mesmo assim reflecte bastante bem a realidade dos mangas da Jump, agora não levem isso há letra, por exemplo Takamagahaea e Sensei no Bulge foram fracassos maiores que St&rs, mas por causa de St&rs só ter tido últimos lugares este ano acaba ficando pior rankeado. O mesmo para a PSI e Nisekoi, os dois tem um registo muito parecido, mas PSI neste momento está à frente porque Nisekoi estreou antes e por isso logo já está mais instavel que PSI.

publicado por Dark-Fenix às 23:19