Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dark-Fenix

Dark-Fenix

09
Nov12

Analise TOC Issue #50 Shonen Jump 2012

Dark-Fenix

 

00-Hungry Joker (Estreia, Capa e Pagina Colorida de Abertura)
01-Assassination Classroom
02-One Piece
03-PSI Kusuo Saiki
04-Nisekoi
05-Retsu!! Date Senpai
00-Kuroko no Basket (Pagina Colorida)
06-Naruto
07-Toriko
08-Sket Dance
09-Haikyuu!
00-Katekyo Hitman Reborn! (Pagina Colorida, Fim)
10-Beelzebub
11-Gintama
12-Bleach
13-Kochikame
14-Medaka Box
15-Cross Manage
16-Kurogane
17-Koisome Momiji

Shonen Jump Issue 51 de 212 - Informações
Rookie Policewoman Kiruko-san (Estreia, Capa e Pagina Colorida de Abertura)
Hungry Joker (Pagina Colorida)
PSI Kusuo Saiki (Pagina Colorida e Pôster Especial)
Beelzebub (Pagina Colorida)
One Piece (Ausente)

Ranking Real
01-Assassination Classroom
02-One Piece
03-PSI Kusuo Saiki
04-Nisekoi
05-Retsu!! Date Senpai
06-Naruto
07-Toriko
08-Sket Dance
09-Haikyuu!
10-Beelzebub
11-Gintama
12-Bleach
13-Medaka Box
14-Cross Manage
15-Kurogane
16-Koisome Momiji

Capitulos Rankeados
Assassination Classroom 012
One Piece 681
PSI Kusuo Saiki 019
Nisekoi 043
Retsu!! Date Senpai 003
Naruto 601
Toriko 204
Sket Dance 250
Haikyuu! 030
Beelzebub 173
Gintama 415
Bleach 508
Medaka Box
Cross Manage 002
Kurogane 052
Koisome Momiji 020

 

 

Uma das tocs mais estranhas desde que acompanho as tocs semanalmente, mas antes de comentar sobre as grandes surpresas, finalmente Hungry Joker estreia, admito já pensava que a Jump tinha desistido do manga, dado o tanto tempo já estava em espera para estrear, mas confirmou-se assim que a Jump tem bastante interesse que o manga funcione, afinal toda a gente já reparou que o género de batalha está bem em baixa actualmente na Jump, sem nenhum manga de relevo estreando desde Toriko e além disso mais um vencedor da Golden Future Cup cancelado não ajuda nada na credibilidade do concurso.

 

Basicamente actualmente existem apenas 4 mangas de batalha, 5 com Hunter x Hunter e agora 6 com Hungry Joker, então é essencial que o manga sobreviva e que tenha sucesso, já que Naruto e Bleach também não vão, ou não deveriam, ficar por muito mais tempo na Jump. E como disse nos comentários isso é algo que pode prejudicar, e muito, Hungry Joker, que inevitavelmente já estreia com os leitores colocando altas expectativas.

 

Pela raw não dá para dizer muita coisa em termos de qualidade, mas a impressão que fiquei não foi muito diferente da impressão que tive ao ver a raw de Cross Manage, foram feitas alterações para pior. Mas espero sinceramente que isso seja só uma impressão errada e que o manga seja realmente de qualidade e que tenha sucesso. Sobre esse problema no género batalha, acho que o grande problema é o primeiro funcionar, depois de um ter sucesso vão aparecer mais, já que a barreira das expectativas já foi ultrapassada.

 

Agora sobre as surpresas, que foram muitas, Assassination Classroom derrota tudo e todos conseguindo mais um primeiro lugar, o manga está com tudo, até no que diz respeito às vendas, que basicamente se tornou o manga da Jump mais vendido no primeiro volume desde que a Oricon começou a publicar as vendas, digo isto considerando que Bakuman teve ajuda por ser dos mesmos mangakas de Death Note e também teve mais dias de venda que AC. Só acho que o manga está a fazer sucesso rápido demais e que pode acabar sofrendo com isso, mas é esperar para ver no que vai dar.

 

 

One Piece perdeu o primeiro lugar e mostra bem como esta saga não está a ser o que se esperaria do primeiro grande momento no Novo Mundo. PSI continua com excelentes resultados, pena que a scanlator americana está bem atrasada, essa subida de Nisekoi foi meio do nada, se fosse o capítulo da confissão da Onodera até percebia, mas esse foi bem o básico de Nisekoi.

 

Para fechar o top5 a maior surpresa da toc, a maioria, para não dizer toda a gente, já considerava Date Senpai carta fora do baralho e ainda acho que seja uma questão de tempo até ser cancelado, mas esse quinto lugar complica e muito as contas do final da toc, principalmente a vida de Kurogane que fica em maus lençóis. Além desse lugar ser surpreende o que é mais surpreendente é ver-se 3 gags mangas no top5, fora Nisekoi que também não é um battle shounen e ainda o facto de serem 4 novatos no top5, sem dúvida foi uma toc estranha.

 

Kuroko ganhou páginas coloridas, para manter a popularidade em alta. Para muitos, eu inclusive, esta pode ser considerada a melhor toc do ano e isso tem um motivo, o final de Reborn, por mim a Amano pode continuar o manga na Square daqui a alguns meses ou anos, mas pelo menos terminou de vez na Jump e isso que importa. Vale ressaltar também que mais uma vez a Jump não colocou o manga finalizado muito acima na toc, mesmo que tenha ficado melhor que Bakuman.

 

Cada vez que vejo Naruto fora do top5, não tantas vezes assim, penso que isso tem algo a ver com alguma escolha dos editores da Jump, na última vez percebi a ideia, neste não consigo ver um padrão para o manga aparecer fora do top5, a não ser que a Jump tenha aproveitado para dizer, olha aí estamos a apostar nos novatos. De qualquer maneira gostava que esse resultado tivesse sido mesmo pelos japoneses não terem gostado de quem é o Tobi e de esses dramas ridículos do Obito, porque aí sair do top5 seria mais que justo. Depois dos óptimos resultados nas últimas semanas esse sétimo lugar de Toriko também é meio estranho.

 

Sket Dance bem rankeado, Haikyuu continua estável e é isso que importa, Beelzebub sofreu uma queda sem qualquer sentido, até porque essa regra de -7 estiver correcta o capítulo rankeado merecia o primeiro lugar. Gintama à porta do bottom, mesmo que isso cada vez importe menos, já que o manga sofre praticamente do mesmo estatuto de Kochikame e Hunter x Hunter.

 

 

Bleach abre o bottom 5 e depois de algumas semanas parecendo que afinal esta saga ainda poderia terminar em alta no que toca a popularidade, e também qualidade, o manga volta ao bottom e mesmo que de certa forma me surpreenda também não fico assim tão surpreso por ver que os fãs não tem ligado muito para o Yamamoto, já que o Kubo não soube trabalhar o personagem ao longo do manga.

 

É bom que Medaka Box continue aí nos últimos lugares, era preciso muito azar, ou muita sorte, para ver o manga cancelado já em Fevereiro, mas se manter-se por aí e os novos mangas terem sucesso o manga fica em má posição e espero que seja o suficiente para a Jump mandar os mangakas fecharem o manga antes que seja cancelado. Cross Manage é uma questão de tempo até ser cancelado, Kurogane está em má posição, principalmente depois da subida de Date-Senpai e Koisome Momiji deve acabar cancelado para a semana.

 

Para a semana estreia mais um novo manga e é claramente o que tem menos destaque dos 3 e isso pode jogar a seu favor ou então ser o cancelado em menos de 20 capítulos desta leva, esperar para ver, a imagem promocional não me chamou muita atenção, mas a ideia de ser um manga policial pode ajudar a ter sucesso.

 

Hungry Joker com página colorida, como normal nos segundos capítulos, PSI depois de um óptimo resultado ganhando página colorida e poster, na sequência do destaque que a Jump está a dar aos novatos e Beelzebub também com página colorida, por um lado é bom, mas estava curioso sobre o lugar que o manga iria ocupar para a semana. Por fim, One Piece mais uma vez ausente.

63 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub